Molinésia: veja curiosidades e como criar este peixe ornamental!

Molinésia: veja curiosidades e como criar este peixe ornamental!

Neste artigo, vamos conhecer alguns peixes com cores vivas e variadas que são fascinantes. Estamos falando das maravilhosas molinésias!


Curiosidades sobre a molinésia

Molinésia: curiosidades sobre o peixe

Molinésia é como popularmente são chamados os peixes do gênero Poecilia, pertencentes à família dos Poeciliidae, com as exceções do barrigudinho (Poecilia reticulata) e do guppy campona (Poecilia wingei).

O nome genérico das molinésias, Poecilia, vem do grego antigo “poikílos”, que significa “variado, manchado, salpicado”, em referência à cor da pele dessas espécies de peixe. Todas as espécies de molinésias são comuns nas águas doces e salgadas das Américas do Sul e Central.

Por ser um peixe de cores vivas e variadas, com uma capacidade muito decorativa, a molinésia é muito procurada pelos aquaristas. Além disso, tornaram-se muito populares nos aquários também pela facilidade de manutenção em cativeiro e reprodução.

Aqui, vamos ver as características dessa interessante espécie de peixe e conselhos para sua criação.

Características deste peixe ornamental

molinésia: características

A popularidade deste pequeno peixe tropical o torna uma das espécies mais comuns em nossos aquários. Suas vantagens? A gama de cores e padrões implantados por suas muitas variedades e seu caráter comunitário, que o torna fácil de conviver.

Comportamento do peixe

Como é grupal por natureza, a molinésia se comporta bem em um aquário comunitário. Mas quem melhor compartilha seu aquário são os peixes tropicais, porque as molinésias necessitam de água cuja dureza excede a de outros peixes mantidos com ela.

Por outro lado, o acasalamento das molinésia com outras espécies pode gerar hibridizações e superpopulação descontrolada. Portanto, é preferível constituir um cardume, de pelo menos, seis indivíduos da mesma espécie e adotar ao menos duas fêmeas para um macho.

Molinésia: quais tipos existem?

O número das espécies de molinésia ainda vem sendo debatido, mas na natureza há uma ampla variedade delas em diferentes cores: branca, dourada, amarelada, alaranjada, preta, cinza, etc.

Entre as mais populares está a molinésia negra ou molinésia preta (Poecilia sphenops), que tolera muito bem a água salgada a ponto de poder viver e se reproduzir no mar. Entre essas, está também a molinésia velifera ou molinésia dourada (Poecilia velifera).

Muitas outras variedades fazem sucesso e, além disso, fora da natureza muitas outras espécies surgiram. Como resultado de sua criação em cativeiro e numerosos cruzamentos, apareceu uma infinidade de variedades.

Reprodução da molinésia

Se o macho atingiu a maturidade sexual, a reprodução pode ocorrer assim que os peixes forem introduzidos no aquário. É por meio de sua nadadeira anal, o gonópode, que o macho fecundará a fêmea, que pode colocar até cem alevinos por mês, após uma gestação de 26 a 45 dias.

Como se vê, a molinésia é uma espécie extremamente prolífica e não pode, portanto, evoluir em um tanque de menos de 200 litros, sob o risco de o aquarista ter que lidar com uma invasão de peixes.

Como cuidar da molinésia?

molinésia: como cuidar do peixe

A molinésia faz parte de um grupo fundamental de peixes que podem viver tanto na água doce quanto na água marinha, além de poder viver em uma ampla gama de outras condições. Sendo assim, a molinésia é um peixe bonito, muito brincalhão e fácil de criar, desde que se cumpram determinados requisitos.

Alimentação do peixe

Para manter os peixes pequenos com boa saúde, é necessário variar sua alimentação. Onívora, a molinésia pode comer alimentos secos (flocos, grânulos) e alimentos frescos.

A molinésia tem preferência por plantas e se você não lhe fornecer alimentos vegetais suficientes, ela se voltará para as plantas do aquário. Dessa forma, é possível diversificar o seu cardápio com presas vivas ou congeladas e oferecer um suplemento vegetal regular (espinafre picado, ervilha triturada, abobrinha, etc).

Mas atenção, uma refeição por dia é suficiente, e cuidado para não colocar demais, porque o que a molinésia não come apodrece no fundo do aquário e ajuda no desenvolvimento de bactérias.

O tipo de aquário

Na natureza, o molinésia é frequentemente encontrada na foz de um rio e do mar, daí sua capacidade de crescer em água salobra. Portanto, é recomendável mantê-la em água dura e alcalina.

É necessário disponibilizar para este fim, um tanque de, no mínimo, 200 litros para seis indivíduos. Para ser mais apropriado ainda, o comprimento deve ser de, no mínimo, 80 cm, permitindo-lhes assim, nadar à vontade.

Prefira uma corrente lenta, porque essa espécie não lida bem com a água poluída e são ligeiramente mais propensos ao íctio, fungos e outras doenças do que outros peixes.

Cuidados necessários com o aquário

molinésia: cuidados com o aquário

Vivaz, mas nunca agressiva, a molinésia também é apreciada pela sua robustez e pela sua longevidade média de 2 a 3 anos. Mas para a sua molinésia viver tanto, é preciso alguns cuidados com o seu aquário.

Temperatura da água

Este peixe é ideal para a criação doméstica, sendo muito tranquilo e sossegado. No aquário, ele é bastante ativo e nada muito, mas embora não seja tão exigente, os cuidados com a água são necessários.

Primeiro, a temperatura deve ficar entre 18 e 28º C (o ideal é 26º C no caso da criação). Por fim, é aconselhável renovar de 10 a 20% da água todas as semanas, sem esquecer de manter o mesmo nível de salinidade.

Ph da água

Dessa maneira, o Ph da água é algo que não pode ser negligenciado. Sendo assim, deve-se ter em conta, que para a molinésia se sentir em casa com a acidez do seu aquário, a água deve apresentar um pH entre 7 e 8,2.

Para obter um ambiente vivo mais próximo do seu ambiente natural, pode-se então adicionar uma colher rasa de sal marinho ou sal de aquário para cada 20 litros de água.

Decoração

A molinésia geralmente vive na superfície e na parte central do tanque. É bom que sejam aquários com plantas onde esconderijos permitam à fêmea escapar do macho. Pensando nisso, faça uma decoração com plantas arbustivas, pedras e raízes.

A adição de plantas flutuantes fornecerá alguns infusórios aos alevinos. Mas certifique-se de que as plantas possam suportar a salinidade da água (como anúbias ou musgo de Java).

Um maravilhoso peixinho tropical

molinésia: lindo peixe tropical

A popularidade deste pequeno peixe tropical o torna uma das espécies mais comuns em nossos aquários. Isso porque há uma gama de cores e padrões implantados por suas muitas variedades e seu caráter gregário, que o torna fácil de conviver.

As molinésias são consideradas pacíficas e são compatíveis com muitos peixes de aquário, como guppies, barrigudinhos, coridoras pimentas (Corydoras paleatus), vários tipos de acará e gouramis anões.

Por isso, nesse post, você viu muitas características da molinésia e alguns conselhos, principalmente, se pretende ter algumas dessas no seu aquário. Com certeza, com os cuidados mínimos você terá um aquário muito bonito e animado para embelezar seu ambiente!

Autor deste artigo

Artigos relacionados


Cachorro pode comer sardinha? Veja os benefícios, cuidados e mais

Cachorro pode comer sardinha? Veja os benefícios, cuidados e mais

Existem muitos mitos envolvendo peixes como alimento aos cães. Venha descobrir se seu pet pode comer sardinha, e quais são os benefícios oferecidos a eles.


Guppy: Curiosidades, características e mais sobre o peixe!

Guppy: Curiosidades, características e mais sobre o peixe!

Donos de lindas e coloridas caudas, o Guppy, queridinho dos aquaristas, vem conquistando a todos com sua beleza e comportamento. Conheça mais esse lindo peixe.


Peixe Paraíso: saiba tudo sobre esta espécie ornamental

Peixe Paraíso: saiba tudo sobre esta espécie ornamental

Neste artigo você verá a descrição do peixe paraíso e ainda aprenderá dicas importantes para a criação do peixe ornamental.


Conheça o peixe papagaio: alimentação, preço e cores!

Conheça o peixe papagaio: alimentação, preço e cores!

O peixe papagaio é uma espécie híbrida de cores exuberantes. Veja neste artigo alguns cuidados para manter o bem estar, longevidade e evitar estresses!


Peixes para aquário pequeno: conheça as melhores espécies!

Peixes para aquário pequeno: conheça as melhores espécies!

Peixes são animais tranquilos, que ocupam pouco espaço e ainda são lindos. Descubra as espécies e veja dicas de como cuidar de um aquário pequeno!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.