Poodle: características, filhote, preço, cuidados e mais

Poodle: características, filhote, preço, cuidados e mais

Você já pensou em ter um poodle como animal de estimação? Então, confira todas as informações sobre este incrível pet!


Conheça o popular cão poodle

cão poodle

O poodle é uma das raças mais conhecidas no mundo todo, uma vez que é um cãozinho muito amável e companheiro. Ele ama agradar o seu dono, logo, é uma excelente opção de animal de estimação e é bastante procurado como pet. Além disso, o poodle é cheio de energia e de alegria, por isso, cativa quem convive com ele!

O cachorro tem diferentes tamanhos e uma das suas características marcantes é o seu pelo encaracolado. É considerado a segunda raça mais inteligente do mundo é muito obediente e fiel ao seu tutor. Você está interessado em ter um poodle como animal de estimação? Então, leia este artigo para descobrir as principais características e curiosidades sobre a raça! Vamos lá?

Características da raça poodle

cão poodle

O poodle possui características fascinantes que encantam as pessoas. Se você quer saber sobre a sua origem, expectativa de vida e características físicas, continue lendo este artigo para descobrir. Acompanhe.

Origem e história do poodle

O poodle é oficialmente um cachorro de origem francesa, entretanto, muitos historiadores acreditam que a raça tenha surgido na Alemanha por meio do cruzamento das raças d'água das etnias portuguesa, espanhola, alemã, francesa e húngara. O nome "poodle", por exemplo, é de origem alemã e vem de "pudel" ou "pudelin", que significa "espirrar na água". Isso, porque historicamente a raça foi criada para trabalhar na água.

Uma coisa é certa: a raça é bem antiga. Registros históricos mostram a raça presente em pinturas e esculturas de mais de 400 anos, mas, apenas em 1887 a raça passou a ser reconhecida pelo American Kennel Club, um dos maiores clubes de registro de cães de raça pura no mundo

Tamanho e peso da raça

O poodle possui quatro portes de tamanhos diferentes. O poodle grande mede cerca de 45 cm a 60 cm de comprimento. O poodle médio tem de 35 cm a 45 cm. Já o poodle anão mede entre 28 cm e 35 cm de comprimento, e o poodle toy mede de 24 cm a 28 cm de comprimento.

Além disso, o peso do cão varia conforme o seu tamanho. O poodle grande pesa aproximadamente 22 kg, mas pode chegar a pesar 32 kg. O médio pesa cerca de 12 kg. Já o anão pesa 7 kg, enquanto o poodle toy tem um peso inferior a 7 kg.

Pelagem do cachorro poodle

Uma característica marcante do poodle é que ele é facilmente reconhecido por seus pelos enrolados. Os pelos são cacheados, bem macios, espessos e fartos. É normal o animal adulto ficar com a mesma cor do pelo quando filhote, mas um pouco mais claro.

A cor da pelagem do poodle é uniforme e sólida. É possível encontrar o pet nas cores preto, branco, creme, marrom, cinza, azul e vermelho. Outra cor comum de se encontrar o poodle é em tons de cinza com mistura de cores. Já nos pets com pelos mais escuros, é possível ver tons mais escuros nas orelhas e no focinho.

Expectativa de vida da raça

O poodle tem uma alta expectativa de vida, uma vez que dificilmente fica doente e é um pet muito saudável. Por isso, se você quer um animal de estimação que viva muitos anos, o poodle é o animal ideal! O pet tem uma expectativa de vida que varia de 12 a 18 anos.

Uma coisa é certa: cuidar da saúde do pet prolonga os seus dias de vida. Por isso, é essencial manter as vacinas da raça em dia e sempre realizar exames anuais no pet no veterinário para monitorar a saúde do seu animal. Assim, você poderá viver muitos anos na companhia do seu poodle.

Diferentes tipos da raça poodle

Você sabia que existem diferentes tipos da raça poodle? De fato, existem! São 4 opções diferentes de pet para você escolher ao querer adotar um dessa raça. Se você tem interesse em criar um cão da raça, acompanhe a seguir e saiba mais!

Poodle standard

dois Poodles standard

O poodle standard é a variação mais antiga dos poodles, e também é conhecido como poodle gigante. A raça é a maior dos poodles, sendo que o pet tem pernas fortes, orelhas e focinho longos. Ele é ideal para quem vive em casas muito grandes, pois pode medir até 60 cm.

Apesar do seu tamanho gigante, o cachorro possui um temperamento muito dócil, por isso, vive bem com todas as pessoas e cachorros, desde que socializado quando filhote. O pet possui muita energia e, devido a isso, precisa realizar exercícios físicos com frequência. Ele é muito observador e esperto, por isso, é um cão muito fácil de se treinar.

Poodle médio

poodle médio

O poodle médio é o pet ideal para os mais diferentes espaços e ambientes. É uma das raças mais populares nas casas brasileiras, sendo este cão muito procurado como animal de estimação. Ele possui muita pelagem, o que permite os diferentes tipos de penteados caninos.

Além disso, o cão pode medir até 45 cm de comprimento e aprecia viver em espaços abertos. O pet é um pouco mais dependente do tutor que o poodle standard. Entretanto, ele pode ser facilmente adestrado em qualquer idade, pois é muito inteligente.

Poodle anão

dois poodles anão

O poodle anão ou mini poodle é muito encantador. O pet possui uma inteligência impressionante e é muito carinhoso. Ele trata os humanos com muito amor, por isso, tem sido muito procurado como animal de estimação, posto que é um cãozinho muito próximo de sua família.

Esse tipo de poodle, que pode medir até 35 cm, é muito ativo e precisa de exercícios físicos constantemente, mas nada de exageros, devido ao seu tamanho. O recomendado é proporcionar ao pet exercícios leves, como uma caminhada e até mesmo natação.

Poodle toy

poodle toy

O poodle toy surgiu por volta de 1950 e, desde então, encanta as pessoas ao redor do mundo devido à sua fofura. O cão pode chegar a medir 24 cm de comprimento e é um excelente pet de companhia. Ele ama a presença de pessoas, principalmente de crianças. Isso, porque ele é muito dócil e brincalhão.

É um cão muito fácil de se adestrar e sempre late quando algo desperta sua atenção. Devido ao seu tamanho, requer cuidados especiais, como na hora das brincadeiras, para evitar ferir o animal. Além disso, deve-se ter cuidado com a sua alimentação para que ele não ganhe muito peso.

Personalidade do cão da raça poodle

cão poodle

Você sabe como é a personalidade de um poodle? Se você tem interesse em adotar um cão da raça, continue lendo este artigo para descobrir como o pet se comporta, como é a convivência com pessoas e animais, e muito mais informações sobre a raça. Confira!

É uma raça muito barulhenta ou bagunceira?

Nem todo poodle late muito. O fato de o pet latir está relacionado ao temperamento de cada poodle e da forma como o animal é tratado. É certo que o poodle não late sem ter um motivo específico. Entretanto, pode acontecer de o cão latir muito dependendo do que está acontecendo à sua volta.

Além disso, uma vez que ocorre o adestramento do poodle, ele não se torna um cão bagunceiro. Devido à sua grande inteligência, seu comportamento deve ser moldado para que ele não se torne um problema ao dono. De uma forma geral, o pet é muito obediente ao seu dono.

Compatibilidade com outros animais

O poodle é uma raça muito sociável e brincalhona. Uma dúvida que surge sobre a raça é sobre o seu relacionamento com outros animais. Se você está interessado em ter o poodle, saiba que esse pet se dá muito bem com outros animais de estimação. Por isso, é possível ter um poodle e outros pets.

O relacionamento do poodle com outros animais é ainda melhor quando o pet cresce junto com os demais animais de estimação. Mas, é importante saber que, caso seja o único pet da casa, ele precisará de um tempo para se adaptar a outros animais. Tudo é uma questão de adaptação e adestramento!

Costuma se dar bem com desconhecidos?

A raça poodle se dá muito bem com as pessoas devido à sua personalidade carinhosa e brincalhona. Entretanto, como mecanismo de defesa, o pet pode latir ou rosnar para estranhos, como carteiros, por exemplo. Mas, ele não tem atitudes de ataque em relação às pessoas, ele apenas late.

Depois que o pet se acostuma à pessoa desconhecida, ele se torna um amigo dela. Entretanto, é importante sempre manter o poodle em companhias confiáveis. Isso, porque deve-se tomar muito cuidado com a raça, principalmente com as variações menores, pois tais cães são frágeis e podem se machucar facilmente.

Pode ficar sozinho por muito tempo?

Quando treinado, o poodle tem bons hábitos, mas também pode desenvolver péssimos comportamentos. Não é recomendado, por exemplo, deixar a raça por muito tempo sozinha e sem atenção. Isso pode fazer com que o poodle se torne um verdadeiro destruidor.

Por isso, caso seja necessário deixar o animal sozinho, não o deixe por muito tempo! Isso também pode fazer com que a raça desenvolva ansiedade de separação, que é uma doença emocional e comportamental. Então, para manter o poodle saudável, é mais indicado deixar o pet sempre na companhia de outras pessoas e animais.

Preço e custos do cachorro poodle

cão poodle

Agora você já conhece as principais características do poodle, sua origem, tamanho, comportamento e personalidade. Você ficou interessado em adotar o cachorro dessa raça? Então, confira as informações abaixo para descobrir mais sobre esse pet!

Preço do cachorro poodle

Antes de saber o preço, saiba que, se você deseja adotar esse pet, é preciso estar financeiramente preparado! Isso, porque o preço médio do filhote do poodle custa entre R$1.000,00 e R$3.000,00. O preço varia muito pois esta raça é muito difundida aqui no Brasil, então não é difícil de encontrar cães de ninhadas de outros donos de Poodle, geralmente saindo bem mais em conta do que adquirir em um Petshop.

Caso você opte por essa raça, lembre-se de escolher canis confiáveis e credenciados para que a sua compra seja segura, ou exija conhecer os pais e o ambiente em que os cães são criados. Caso você encontre um canil que esteja vendendo o animal com um preço muito inferior ou muito superior ao descrito neste artigo, desconfie.

Onde comprar o cachorro

Você pode comprar cachorro da raça poodle em canis confiáveis. Para descobrir quais são eles, você pode consultar na Confederação Brasileira de Cinofilia, que possui uma lista dos melhores criadores brasileiros de cães, a qual é atualizada anualmente. O que torna esses canis confiáveis é o fato de eles oferecem certificados em relação às normas de higiene e segurança.

Além disso, é recomendado comprar o animal que possui o certificado de Pedigree. Esse certificado é um documento oficial que confirma a raça do cachorro. Por meio dele, é possível conhecer a linhagem do pet, como os pais, avós e bisavós, confirmando a pureza da linhagem.

Custos com alimentação

O tipo mais comum de comida que deve ser oferecida ao poodle é a ração, pois é muito nutritiva e beneficia a saúde do animal. Sabe-se que 2,5 kg de ração de excelente qualidade e com muitos nutrientes pode custar cerca de R$120,00. Existem também rações de qualidade inferior custando em torno de R$50,00.

Ademais, outro tipo de comida que você pode oferecer ao animal são os sachês, que podem custar cerca de R$3,00 por porção. Biscoitos e petiscos também são bem-recebidos pelo pet e o seu preço costuma ser de R$20,00 o pacote com 1 kg.

Custos com vacina e veterinário

É fundamental realizar exames periódicos e aplicar vacinas no pet para manter o animal saudável e livre de doenças. A consulta ao veterinário deve ser realizada pelo menos uma vez ao ano para prevenção de doenças. O valor de uma consulta básica varia conforme a clínica veterinária e a região, mas custa a partir de R$80,00.

Já as vacinas são fundamentais para proteger o pet contra doenças como a raiva. A vacina antirrábica, por exemplo, custa em torno de R$70,00. Já as vacinas V8 e V10 previnem uma série de doenças, pois são vacinas múltiplas e custam entre R$60,00 e R$90,00 cada dose.

Custos com brinquedos, casinhas e acessórios

Proporcionar um ambiente agradável ao poodle é fundamental para a sua boa convivência no lar. Brinquedos e acessórios, por exemplo, proporcionam momentos de muita diversão. Em muitas lojas, é possível encontrar mordedores e bolas de borracha que custam em média R$5,00.

Outro item importante para o poodle é a sua casinha. Existem gaiolas específicas para cachorros que custam a partir de R$250,00. Mas, há casinhas mais simples que podem custar de R$50,00 a R$150,00, sendo que o preço varia conforme o tamanho e o material. Além disso, acessórios como travesseiros e caminhas proporcionam conforto ao pet e custam a partir de R$40,00.

Cuidados com o cachorro poodle

cão poodle no pet shop

Todo pet exige uma série de cuidados que devem ser seguidos para manter a qualidade de vida do animal. Por isso, se você deseja ter um poodle, continue acompanhando este artigo para descobrir os cuidados necessários com o cachorro poodle.

Cuidados com o filhote

De forma geral, deve-se ter cuidados especiais com a pele dos filhotes de poodle, já que, caso ela não seja bem-cuidada, pode desenvolver problemas. Deve-se vigiar se na pele há presença de vermelhidão, coceira e feridas.

Outra recomendação é limpar diariamente o rosto do poodle com um pano e água morna para evitar que manchas de lágrimas se formem em seu rosto. Além disso, já nos primeiros dias de vida, o animal deve ser levado ao veterinário para ser avaliado e deve ser vacinado aos 45 dias de vida com a vacina polivalente.

Quanto devo dar de comida

É recomendado alimentar o poodle com ração específica para raças pequenas, pois, dessa forma, as necessidades nutricionais do pet serão supridas. Até 1 ano de idade, o cachorro deve ser alimentado com ração para filhotes. Depois disso, a ração deve ser de adulto para raças pequenas.

Além disso, enquanto filhote, o poodle deve ser alimentado com uma quantidade de ração de 95 g a 425 g, dependendo do tipo e do tamanho do poodle. Já enquanto adulto, o poodle grande deve ser alimentado com uma quantidade de 235 g a 295 g e o poodle médio com 125 g a 195 g. Já os poodles anão e o toy precisam de uma quantidade que varia de 55 g a 105 g.

Essa raça necessita de muita atividade física?

Uma das características do poodle é que ele tem energia de sobra! Diante disso, é importante que esse pet realize muitos exercícios físicos para gastar essa energia. Caso contrário, o animal pode ficar ansioso ou estressado.

Por isso, recomenda-se que, diariamente, o pet realize atividades físicas em torno de 45 minutos. Esses exercícios podem ser caminhadas curtas de 1,5 km, por exemplo. Entretanto, ainda é preciso realizar brincadeiras com o cão, pois, mesmo depois da caminhada, ele ainda terá energia para brincar e fazer outras atividades.

Cuidados com o pelo do poodle

Uma vez que o poodle tem muito pelo, é extremamente recomendado que sejam realizadas escovações diárias, já que podem ser formados nós na pelagem. Além disso, como o pelo do pet cresce de forma contínua, deve-se realizar tosas regulares do pelo.

Ademais, são recomendados banhos semanais ou quinzenais com um shampoo específico para cães com muito pelo. E, visto que o poodle pode soltar secreções que mancham seus pelos, deve-se limpar a região dos olhos todos os dias com pano molhado e água morna. Seguindo todos os cuidados necessários, o animal terá um pelo encantador!

Cuidados com as unhas e dentes

Outro cuidado necessário com esses cães é em relação aos seus dentes. O pet pode desenvolver tártaro, mal que pode prejudicar a saúde bucal e até mesmo a estética do pet. Por isso, deve-se escovar os dentes do poodle ao menos uma vez no mês.

Já as unhas do poodle também precisam de cuidados. Elas devem ser cortadas regularmente, a cada quinze dias. Entretanto, o corte deve ser feito com cuidado para evitar que ela se quebre na raiz e machuque o cachorro.

Curiosidades sobre o cão da raça poodle

cão poodle

Você sabia que existem muitas outras curiosidades sobre a raça poodle? Eles são cães mais corajosos do que parecem, eram vistos como estrelas nos anos 90, são carentes e muito inteligentes. Quer conhecer os detalhes? Acompanhe!

É o segundo cachorro mais inteligente

O poodle está em segundo lugar na lista de cães mais inteligentes do mundo. Para você ter uma ideia, o pet era utilizado no passado como cão de caça de aves aquáticas. Além disso, devido à sua inteligência, esse pet já foi treinado para o circo.

Além disso, o poodle é uma das raças mais fáceis de se adestrar. Isso, porque ele absorve comandos com muita facilidade. O pet também consegue dominar vários truques e é muito bom em esportes para cães.

Eram vistos como estrelas nos anos 90

O cachorro da raça poodle sempre foi muito popular em todo o mundo. E, nos anos 90, era considerado uma verdadeira estrela! Foi nessa década que o pet se popularizou no Brasil e, por isso, muitas famílias tinham um cão da raça em casa.

Além disso, devido à sua personalidade amável e brincalhona, e à sua aparência fofa, o pet tornou-se muito popular entre as celebridades. Famosos, como Walt Disney, Rihanna, Katy Perry, Elvis Presley, Chopin e Elizabeth Taylor já adotaram um poodle. Como você pôde ver, essa raça é muito procurada!

O cão é um tanto carente

Outra curiosidade sobre o poodle é que ele é muito carente, sendo que é uma das raças mais carentes do mundo. No geral, ele faz de tudo para chamar atenção das pessoas que convivem com ele e pode ser até exagerado, sendo que essa característica é fruto de sua personalidade.

Essa carência do poodle pode, às vezes, ser desconfortável. Por isso, para evitar ou reduzir esse comportamento do cão, é recomendado colocar limites quando o pet ainda é filhote, por meio do adestramento. Dessa forma, o pet não será tão carente no futuro.

Não aparenta o quão corajoso é

Antigamente, era comum ouvir pessoas se referindo aos poodles como "cara de leão". Isso, porque o pet era utilizado para espantar lobos que tinham o costume de atacar os rebanhos de ovelhas.

Ele era tão utilizado para essa finalidade, que seus donos faziam uma tosa específica para que o poodle tivesse uma juba parecida com a de um leão. Ainda hoje, em situações de perigo, o poodle defende seus tutores. No Brasil, por exemplo, já houve um caso em que o poodle defendeu seus tutores de um ataque de pitbull.

Poodle: um animal impressionante!

cão poodle

Por meio deste artigo, você descobriu que o poodle é um animal extremamente inteligente, amável, brincalhão e corajoso! O pet tem uma aparência fofa e é muito popular nas casas brasileiras. Por isso, é uma excelente opção de animal de estimação para quem deseja ter um cachorro.

Você descobriu também que existem quatro tipos diferentes de poodle com características específicas. Além disso, o pet convive bem com pessoas e outros animais, mas pode defender o seu tutor em caso de perigo! O poodle também não requer tantos cuidados, sendo, assim, o pet ideal para você ter em sua casa!

Autor deste artigo

Artigos relacionados


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Quer ter um cachorro marrom? Conheça a seguir várias raças com essa coloração dividida em porte grande, médio e pequeno, assim como suas características!


Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Você já se perguntou de onde surgiu o cavalo? Conheça a origem e os ancestrais do cavalo, um dos animais mais majestosos e antigos do reino animal!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.