O que o caranguejo come? Entenda os hábitos desse animal!

O que o caranguejo come? Entenda os hábitos desse animal!

Você sabia que o caranguejo é um crustáceo que come tudo o que ele encontra? Conheça aqui seus hábitos alimentares e o que influencia a sua alimentação!


Você sabe o que um caranguejo come?

caranguejo procurando comida

O caranguejo é um crustáceo representado por uma grande quantidade de espécies, e a sua alimentação é influenciada por diversos motivos. Neste artigo, você vai descobrir que ele é um animal onívoro, que come praticamente tudo que é de origem animal ou vegetal.

Mas, para saber o que o caranguejo come, é preciso considerar alguns detalhes, como saber se ele é de água doce, de água salgada, de terra e areia, se é criado em cativeiro, qual é o seu habitat e até mesmo o seu tamanho. Vamos destrinchar tudo isso para descobrir do que o caranguejo se alimenta! Portanto, se você está curioso quanto a esse animal, acompanhe este artigo com atenção para sanar todas as suas dúvidas! Vamos lá?

O que comem os caranguejos em geral

caranguejo procurando comida

Você sabia que existem caranguejos de água doce, de água salgada, de terra e areia, e o criado em cativeiro? Conheça cada um desses tipos e confira o que cada um deles costuma comer. Acompanhe:

Caranguejos de água doce

O caranguejo de água doce é aquele que vive em lagos e rios. Como ele não é um bom caçador, acaba comendo o que estiver por perto, seja um animal ou vegetal, e o que viver ou cair na água. No caso de ter os animais como alimento, esse tipo de caranguejo dá preferência pelas presas vivas.

No seu cardápio podem aparecer peixes pequenos, répteis pequenos que ele encontra entre as pedras, lombrigas de terra, alguns anfíbios, moluscos, minhocas, ovos, insetos, larvas e pulgas-d’água. Mas quando se depara com escassez de animais para se alimentar, ele vai atrás dos vegetais, como algas aquáticas e talos de plantas para matar a fome.

Caranguejos de água salgada

Já os caranguejos marinhos são aqueles que estão sempre nas águas salgadas. São classificados como caranguejos predadores, quando são de porte maior, ou como caranguejos carniceiros, quando são de porte menor. Como qualquer outro tipo de caranguejo, ele é onívoro e come de tudo, ou seja, ele não é exigente na hora da refeição, já que sua alimentação inclui tanto matéria animal quanto matéria vegetal.

Em seu cardápio, podem entrar animais bivalves, como amêijoas, mexilhões, mariscos e moluscos. Ele come também peixes pequenos presos em redes, crias de tartarugas, insetos marinhos e pequenos crustáceos, além de algas. Inclusive, ele também pode se alimentar de material orgânico em estado avançado de decomposição, como cadáveres de aves e animais mortos!

Caranguejos de terra e areia

Os caranguejos de terra e areia são crustáceos que comem carnes, tubérculos e vegetais. Geralmente eles se alimentam de caranguejos menores da mesma espécie, além de moluscos, pulgões de areia e filhotes de tartarugas.

O maria-farinha é um exemplo de caranguejo de areia, já que vive nas areias de praia em todo o litoral brasileiro e na costa leste dos Estados Unidos. Essa espécie costuma se alimentar de micro-organismos marinhos, insetos e detritos humanos, como restos de alimentos. Esses caranguejos também comem plantas e material em decomposição de peixes e outros animais mortos que encontram na praia.

Existe também o caranguejo-chama-maré, animal de terra e areia que tem em seu cardápio uma variedade de bactérias, algas azuis e outras espécies da microflora bentônica.

Caranguejos em cativeiro

Diferente dos caranguejos que ficam soltos na natureza que podem escolher o seu alimento ou comer o que estiver por perto, os caranguejos criados em cativeiro comem apenas o que os seus criadores lhes dão, pois, nessas condições é difícil oferecer-lhes com frequência os alimentos que esses invertebrados encontram em seu habitat.

Nesse caso, é comum entrar em sua alimentação algumas carnes, verduras, frutas e moluscos. Outras opções de alimento para os caranguejos criados em cativeiro são a ração de tartaruga e a ração de crustáceos. Mas a ração ideal mesmo é aquela que contém algas marinhas, vegetais, espirulina e farinha de peixe, pois ela oferece uma nutrição balanceada com minerais e vitaminas essenciais para a saúde desse animal.

Mais sobre alimentação dos caranguejos

caranguejo procurando comida

Agora que você já conhece alguns tipos de caranguejo em geral e o que eles comem, continue acompanhando o artigo para ficar por dentro de diversas curiosidades interessantes sobre a alimentação desse crustáceo. Veja:

Caranguejos são considerados os “urubus do mar”

Ao decorrer do artigo, foi comentado que o caranguejo não é exigente na hora da refeição, sendo um animal onívoro que come de tudo. Essa informação é tão relevante e precisa que faz com que os caranguejos sejam considerados "Urubus do mar”, pois comem também todo tipo de detrito, carniça de outros animais e resíduos de alimentos.

O bicho age como um necrófago e come tranquilamente restos de plantas e animais mortos e em decomposição, como crustáceos menores, moluscos e peixes. Essa atitude é benéfica, já que ele ajuda a “limpar” o ambiente, a reaproveitar nutrientes e a impedir a proliferação de pragas e doenças.

Como os caranguejos encontram comida?

O caranguejo utiliza o olfato para encontrar suas presas, assim como fazem muitos outros animais marinhos. Para isso, esse crustáceo utiliza seus quimiorreceptores, que detectam substâncias químicas na água liberadas por suas presas.

Esses quimiorreceptores são receptores sensoriais, conhecidos como estetos, são sensíveis à concentração e à presença de certas substâncias químicas e ficam localizados nas antênulas e nas partes bucais do caranguejo. Esses quimiorreceptores são, também, apêndices segmentados que ficam próximos aos olhos do animal e permitem que ele sinta o ambiente ao redor.

Outra curiosidade sobre esse crustáceo é que ele pode “sentir o sabor” por meio de seus pelos das pernas, de suas garras e até mesmo pelas patas.

Como o habitat influencia na alimentação?

Existem cerca de 4.500 espécies de caranguejo. Embora todas elas compartilhem alguns hábitos em comum na sua dieta, um fator que também deve ser levado em conta em relação a isso é o habitat desses animais, já que eles podem ser terrestres ou encontrados em ambientes como mangue, areia, água doce e água salgada.

Mesmo todos eles sendo onívoros, consumidores de carne, material orgânico em decomposição, algas, frutas, vegetais e plantas, o habitat do caranguejo também vai definir o que esse animal terá disponível em seu cardápio. Outro fator determinante é seu comportamento, suas características próprias e sua fisionomia. Isso quer dizer que a alimentação dos caranguejos pode variar muito de uma espécie para outra.

Como o tamanho do caranguejo influencia na alimentação?

Nem só o habitat influencia na alimentação desse animal. A dieta do caranguejo é influenciada também pelo tamanho que ele tem. O caranguejo sapateira-do-pacífico, por exemplo, mede de 20 cm a 25 cm e pode comer lulas e minhocas.

O caranguejo-real, que é grande, podendo ter carapaça de cerca de 23 cm e extensão das patas entre 1,5 metro e 1,8 metro, gosta de comer mariscos, mexilhões, minhocas e ouriços-do-mar. Basicamente, ele caça presas no fundo do oceano e frequentemente come matéria animal em decomposição.

O caranguejo guaiamu, por outro lado, mede cerca de 10 cm e se alimenta de folhas, frutos, carcaça de outros animais, insetos, matéria orgânica em decomposição e até mesmo outros caranguejos.

Como a alimentação influencia a aparência

A aparência do caranguejo pode ser influenciada pela alimentação. Essa influência pode até determinar a cor desse crustáceo. Os alimentos ricos em caroteno tornam as cores dos caranguejos mais brilhantes, especialmente se a espécie for naturalmente vermelha ou laranja.

Outro fato curioso desse animal é que as duas patas dianteiras que ele tem são modificadas para a alimentação. No caso do caranguejo-maria-fumaça, suas garras são de tamanho médio e viradas para baixo para que sua alimentação seja mais fácil, pois suas presas costumam ser mariscos e tatuíras que vivem enterrados na areia.

O caranguejo se alimenta de quase tudo!

caranguejo procurando comida

Depois de acompanhar este artigo, você pôde conhecer os hábitos alimentares do caranguejo e viu como a alimentação desse crustáceo pode influenciar a sua aparência. Além disso, você entendeu que o olfato desse animal é um dispositivo essencial para ele encontrar comida.

Mas o que chama mais a atenção é a capacidade desse crustáceo de se alimentar de praticamente tudo. Isso nos faz concluir que ele é um animal muito importante na natureza, já que, por meio de sua alimentação, ele “limpa” o ambiente onde vive e aproveita nutrientes que seriam desperdiçados. Graças a essa capacidade, podemos afirmar que ele tem uma função muito importante no ecossistema, tendo um lugar de destaque nele.

Autor deste artigo

Artigos relacionados


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


 Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Está tendo problemas com aracnídeos? Confira neste artigo quais insetos ou animais são predadores deles e aprenda muitas dicas para se livrar desses venenosos!


O que hamster pode comer? Banana, cenoura, morango e mais

O que hamster pode comer? Banana, cenoura, morango e mais

Você já se perguntou o que um hamster pode e o que não pode comer? Neste artigo, falaremos sobre o que oferecer em uma dieta correta para o seu pequeno roedor!


Tenébrio: características, como criar, alimentação e mais

Tenébrio: características, como criar, alimentação e mais

Você já ouviu falar do tenébrio? Sabia que há pessoas que criam a famosa larva de farinha? Acesse este artigo e descubra esses e outros fatos interessantes!


Sonhar com aranha preta: grande, caranguejeira e mais tipos

Sonhar com aranha preta: grande, caranguejeira e mais tipos

Você sonhou com uma aranha preta recentemente? Então, confira este artigo com atenção e conheça cada um dos significados expostos aqui!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.