Tipos de tosa Poodle: bebê, carneirinho, pompom e muito mais

Tipos de tosa Poodle: bebê, carneirinho, pompom e muito mais

Você sabe nomear algum dos diferentes tipos de tosa para Poodle? Descubra as principais características de cada um deles e escolha o seu preferido!


Estes tipos de tosa para Poodle vão te encantar

Poodle sendo tosado

O Poodle é um cãozinho adorável que conquistou amantes no mundo todo devido a sua pelagem encantadora. Além de dócil e carinhoso, essa fofa raça possui pelos encaracolados e volumosos de diversas cores. Com essa característica tão marcante, os tutores se divertem a imensidão de possibilidades de tosa, que além de deixar o pet bonito também alivia o calor, sendo um cuidado essencial.

Você tem um Poodle e não sabe que estilo de tosa escolher? Então confira a seguir as inúmeras possibilidades que alteram totalmente o visual do cãozinho, o deixando ainda mais fofo. Tosa para filhote, japonesa, leão e carneirinho são algumas delas. Descubra mais estilos de tosa e também saiba alguns cuidados que você deve ter nesse momento tão importante para o seu Poodle.

Veja estes lindos tipos de tosa de Poodle

Agora irá descobrir os tipos de tosa que você pode aplicar no seu Poodle! Algumas são bem peculiares e até engraçadas, mas todas são ótimas opções para incrementar ainda mais a beleza do seu pet.

Tosa Poodle bebê para filhote

Poodle tosa filhote

É um dos estilos de tosas mais populares para Poodles filhotes. O seu corte deixa um aspecto extremamente fofo, macio e consistente em todo o seu comprimento. Além de ser totalmente fácil de repicar, sendo um ponto primordial para os Poodles que nunca fizeram alguma tosa.

Deve-se ressaltar que esse estilo é adequado apenas para Poodles que possuem menos de um ano de idade. Para aqueles que já passaram dessa idade existem outras várias opções mais adequadas, que você verá a seguir.

Tosa Poodle tipo carneirinho

Poodle tosa carneirinho

O corte tipo carneirinho cresceu e se tornou muito popular recentemente, é totalmente fácil de perceber o motivo. Além de ser extremamente simples de fazer, deixa o seu Poodle com uma pelagem lisa em todo o corpo, tendo a aparência de um carneiro.

Se você está pensando em tosar o seu Poodle e quer um corte mais fácil de manter, que seja sofisticado e elegante, essa tosa é perfeita para você. Além disso, ela permite que o seu Poodle adquira uma aparência mais fofa, arrancando suspiros por onde passa.

Tosa para Poodle pompom ou leão

Este corte pomposo, porém elegante, é famoso no mundo todo! Ele consiste em estilizar o pelo do seu Poodle em "pufes" ao invés de cortar, fazendo-o parecer uma bola de neve. É semelhante a um corte continental, mas permite que mais pelo permaneça nas costas do pet.

Este é o segundo corte aprovado pelo American Kennel Club, caso o seu Poodle seja um cão de exposição. Por isso, é muito comum encontrar Poodles com esse tipo de tosa até nas telas de cinema.

Tosa Poodle japonesa

Poodle tosa japonesa

Muito parecido com os cortes chamados de princesa e cupcake, que também estão nessa lista, o corte japonês concentra-se na cabeça e nas orelhas do seu Poodle. No entanto, a diferença aqui é que você estiliza a cabeça do seu cão para que pareça mais redonda, fazendo com que a face se destaque mais, sendo o foco principal.

Para conseguir uma tosa com sucesso, deixe o pelo do seu Poodle crescer, na cabeça e nas orelhas, até atingir o mesmo comprimento, isso permitirá que você o estilize perfeitamente nesse estilo de tosa mais arredondada.

Tosa Poodle tipo verão

Poodle tosa verão

Em contraste com uma tosa de inverno, uma tosa de verão, também conhecida como tosa utilitária, mantém o pelo do seu Poodle o mais curto possível. Esse corte ajuda a evitar que ele superaqueça em climas quentes, sendo muito prático se você mora em um lugar assim.

Este também é um estilo fácil de fazer se você for novo na preparação de tosa do seu Poodle, pois enfatiza a praticidade ao invés do estilo. Além de parecer um corte mais leve para o doguinho.

Tosa Poodle tipo ursinho de pelúcia

Poodle tosa tipo ursinho de pelúcia

O corte do urso de pelúcia é quase idêntico ao corte do filhote de cachorro, mas há uma diferença crucial: o pelo no rosto do seu Poodle é mais longo do que o pelo em seu corpo.

Isso ocorre porque o segredo para este corte é a modelagem da face do Poodle, tornando-o tão macio quanto de um ursinho de pelúcia. A aparência é encantadora fazendo qualquer um se derreter pelo Poodle.

Tosa Poodle do tipo inglês

Poodle tosa do tipo inglês

O corte inglês é muito parecido com o leão, já citado nessa lista. A única diferença é a forma como é feito o corte na pata traseira do Poodle. Nela é adicionada outro pompom e, além disso, a área pélvica fica semelhante à região do peito.

Esse tipo de tosa é muito admirado pelos amantes do Poodle, pois dão um ar pomposo ao seu pet, deixando-o ainda mais elegante.

Tosa Poodle do tipo holandês

Poodle tosa do tipo holandês

Existem dois tipos de tosas holandesas: a padrão e a real. Uma tosa holandesa padrão difere da tosa holandesa real por não ter "faixas" raspadas, mas sim um comprimento de pelo uniforme em todo o seu Poodle, com um pequeno "pufe" no final da cauda dele.

Este é um estilo popular e adequado para qualquer tamanho de Poodle e é um dos cortes aprovados pelo UK Kennel Club, logo, pode ser utilizado em competições.

Tosa Poodle do tipo alemão

Poodle tosado

O corte alemão é similar a um corte de verão, mas com o pescoço e a cauda do seu Poodle totalmente raspados. É uma boa opção para quem gosta da tosa estilo verão mas quer mudar um pouco com um toque único e diferenciado.

Por serem muito parecidos, tanto a de verão quanto a alemã, as duas são ótimas para estações do ano mais quentes ou locais que o calor seja muito intenso.

Tosa Poodle do tipo Kennel

Poodle tosa Kennel

Essa tosa é diferente e específica, principalmente por ser feita na tesoura. Os pelos ficam um pouco mais curtos que os da tosa bebê. No rosto, nas patas e na base do rabinho, os pelos são bem aparados. Já no topete, orelhas e na ponta do rabo, eles ficam um pouco mais compridos.

Esse estilo de corte acaba formando pompons mais cheios e fofos. É o tipo mais clássico de tosa para Poodles e a maioria das pessoas são apaixonadas.

Tosa Poodle moderna

Poodle tosa moderna

O corte moderno é outra opção para os donos de Poodle que desejam que seu cão tenha um corte estiloso e de fácil manutenção.

O corte moderno não envolve nada complicado, pois o segredo é acentuar as características naturais do seu Poodle. Ao contrário de outros cortes simples, este também permite que seu pet mantenha o volume do pelo, tornando-o fofo e elegante.

Tosa Poodle do tipo cupcake

A tosa de cupcake também é rara, mas é muito mais fácil de se conseguir. O segredo para esse corte, mais uma vez, é o rosto do Poodle, já que as orelhas devem ser estilizadas de maneira fofa para parecerem um cupcake.

Embora isso seja mais fácil do que um corte com fio, ainda não deve ser feito por alguém com pouca experiência em escovação, pois cortar ao redor do rosto do Poodle é um procedimento um tanto quanto delicado.

Tosa country para Poodle

Poodle tosa country

Uma das tosas de Poodle mais conhecidas, a tosa country, é totalmente sofisticada, elegante, estilosa e mais fácil de aplicar do que você imagina. O segredo dessa tosa é deixar o pelo do corpo do seu cãozinho o mais natural possível para enfatizar a cabeça e as pernas.

Com este corte simples de fazer, a cabeça e as pernas do seu Poodle irão se destacar por possuírem um pelo estilizado e arredondado. Isso fará com que as pernas dela tenham uma aparência cilíndrica, algo perfeitamente normal para este tipo de corte.

Tosa Poodle de tipo curto

Poodle com tosa pelo curto

Esse é um tipo de tosa que se diferencia bastante das anteriores. Nela, os pelos são cortados com tesoura, ficam curtos, mas ainda continuam com bom comprimento, como se fossem filhotes com pelo crescendo.

Essa tosa não é muito estética. Ela é boa para evitar pelos embolados, o que tira a necessidade de muitas escovações.

Tosa Poodle do tipo continental

Poodle tosa continental

No rosto, nas patas e na base do rabinho, os pelos são bem aparados. No topete, orelhas e na ponta do rabo, ficam um pouco mais compridos, formando pompons mais cheios e fofos.

Como citado anteriormente, a tosa continental é muito similar ao estilo leão. No entanto, há uma diferença nas costas, pois essa tosa retira mais pelos do que a outra. A diferença é bem pouca, mas existe. Apesar disso, as duas proporcionam muita elegância ao seu pet!

Dicas de cuidados com a tosa do Poodle

Poodle tosados

A tosa é um processo essencial na vida dos Poodles. Ela não ocorre apenas por estética, e sim, para o bem da saúde do seu cãozinho. Para que ela ocorra corretamente é importante ter alguns cuidados! Confira-os a seguir.

Faça a primeira tosa do Poodle na idade certa

A tosa, como dito anteriormente, é um processo que vai além da estética. Ela pode ajudar o cãozinho não apenas com o calor, mas até com sua mobilidade. Por isso, é de extrema importância conversar com o veterinário do seu Poodle sobre a tosa, assim, ele irá te orientar completamente e solucionará as suas outras dúvidas.

Normalmente, os Poodles podem ser tosados a partir do 6º mês, quando já se passou o primeiro ciclo de vacinas. Por mais que o Poodle filhote pareça frágil, é importante tosá-lo no momento certo, para o bem da sua saúde. Além disso, os pelos dessa raça mudam quando se tornam adultos, a partir de, mais ou menos, sete meses. Portanto, fique atento!

Escolha atentamente a tosa para o seu Poodle

A escolha do tipo de tosa que será feita no seu Poodle é algo que deve ser muito bem pensado, levando alguns pontos em consideração como seus aspectos físicos. Avaliar o tipo, a quantidade e o tamanho do pelo é de extrema necessidade, pois apenas com essas informações você saberá qual tosa é a ideal para o seu pet.

Deve-se seguir a orientação da própria pelagem, respeitando o sentido do pelo e seu volume. Além disso, a época do ano e o local em que o pet vive também influenciam. Em países mais quentes é necessária uma tosa mais refrescante, e nos mais frios o importante é uma tosa que não deixe a pele tão exposta.

A tosa para o Poodle precisa ser frequente

A tosa do Poodle impacta diretamente na vida do pet, por isso ela é tão necessária. Esse procedimento deve ser feito pelo menos uma vez ao mês, se o tutor fizer a escovação corretamente. No entanto, mesmo assim, em alguns Poodles ela deverá ser mais frequente.

Os benefícios da tosa são vários, incluindo a prevenção do acúmulo de sujeira e aglomeração de fungos, que podem trazer algumas doenças. Além disso, uma tosa regular faz com que seu cão não faça feridas ao se coçar incessantemente, pois, dessa forma, ele não se sente incomodado com os pelos longos.

Escolha um bom tosador para o seu Poodle

Para garantir que a tosa seja feita da maneira correta, sem machucar ou maltratar seu Poodle, são necessário alguns cuidados. O primeiro ponto é escolher um tosador confiável, no qual seja possível você ver todo o procedimento sendo feito. Nesse caso, procure com amigos e familiares um contato de um tosador da confiança deles, assim, as chances de você encontrar um adequado se torna bem maior.

Além disso, a observação do local onde a tosa será realizada é imprescindível. O ambiente deve ser muito limpo e elogiado por aqueles que o frequentam. Portanto, busque encontrar clientes que o frequentem e converse com eles.

Ademais, procure prestar atenção no comportamento do seu cãozinho quando ele sai da tosa. Fique atento se o seu Poodle não está com medo e se ficou confortável, pois o importante é seu bem estar.

Já escolheu a tosa do seu Poodle

Poodle sendo tosado

Além de adoráveis, os Poodles são animais muito elegantes que podem apresentar diversos cortes diferentes em sua pelagem. Nesse artigo, você pôde ver as inúmeras possibilidades de tosa que o seu Poodle possui, além de, descobrir o quanto eles podem ficar fofos, elegantes, modernos, entre outros.

Você também pode compreender a importância da tosa para a raça. Ela vai além de apenas beleza, englobando toda a saúde e bem estar do seu cãozinho. Por seu um procedimento tão necessário, é preciso alguns cuidados para que ele seja feito da maneira correta, sem causar traumas aos cães.

Agora você está pronto para escolher a tosa perfeita para o seu Poodle. Ele com certeza vai ficar ainda mais bonito do que já é, e irá adquirir um estilo único que pode, inclusive, combinar com o próprio tutor. Faça a escolha correta e se divirta com as inúmeras possibilidades.

Autor deste artigo

Artigos relacionados


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.


Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Quer ter um cachorro marrom? Conheça a seguir várias raças com essa coloração dividida em porte grande, médio e pequeno, assim como suas características!


Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Conheça a expectativa de vida de um gato e quais são os aspectos gerais que podem influenciar essa qualidade.


Últimos posts


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.