Adaptação de gatos a novos donos: como acostumá-los à nova casa

Adaptação de gatos a novos donos: como acostumá-los à nova casa

Seu gatinho está com dificuldade para se acostumar à casa nova? Leia este artigo e descubra como adaptá-lo a ela sem mistérios!


A adaptação de gatos a novos donos leva muito tempo?

gato ganhando carinho

A adaptação de gatos aos novos donos não costuma passar de duas semanas, sejam eles adultos ou filhotes. Esse tempo, porém, pode variar por se tratar de indivíduos únicos, com as próprias personalidades, possíveis temores e até mesmo traumas advindos de maus-tratos sofridos no passado.

Além disso, as ações dos tutores também poderão interferir na adaptação, acelerando esse processo ou tornando-o mais longo. Tendo seus instintos e necessidades básicas respeitados, os bichanos devem se acostumar ao novo ambiente com mais facilidade.

Adeptos de rotinas, os gatos precisam ser guiados da forma correta pelos novos donos para que a casa onde irão viver se torne um verdadeiro lar harmonioso não só para esses animais, mas para toda a família. Como fazer isso é a dúvida da maior parte dos donos de gatos. Para descobrir, acompanhe este artigo e fique atento às dicas!

Dicas para adaptação de gatos a novos donos

gato pedindo carinho para dono

Gatos precisam de tempo para administrar as novidades e se adaptar ao convívio com pessoas que antes eles desconheciam. Para facilitar esse processo, confira a seguir dicas sobre o ambiente adequado para seu gatinho, além de informações sobre brinquedos e alimentação que tornarão a adaptação à nova casa mais simples!

Separe um ambiente seguro

Reservar previamente um local seguro para receber o gato é um dos primeiros passos para garantir uma adaptação eficiente. Territorialistas, os felinos frequentemente apresentam uma dificuldade momentânea para considerar que um ambiente novo pertence-lhes. Por não ter seu cheiro, nem qualquer aspecto familiar, a nova casa pode assustar o gato em um primeiro momento.

Para auxiliá-lo, abrandando suas dificuldades, o dono deve preparar um ambiente que faça o animal se sentir seguro e confortável. É recomendado também, se possível, limitar o acesso do gato ao resto do imóvel para ele conhecer uma parte da casa por vez.

Deixe um lugar para o bichano se esconder

Esconder-se é instintivo para os gatos em momentos de estresse, medo, e até mesmo de descanso e brincadeiras. Não é atoa que são fãs de caixas de papelão (se elas estiverem conectadas umas às outras, formando uma espécie de abrigo improvisado, se transformarão em um “parque de diversões felino”).

Tocas vendidas em pet shops também podem servir. A espécie, porém, é conhecida por gostar de coisas simples. Se der para se esconder embaixo do sofá, o gato irá adorar. Mas se houver um esconderijo em um lugar alto, será melhor ainda, já que além de estarem escondidos, estarão nas alturas, e eles adoram isso.

Coloque comida e água

Uma tarefa importante a ser realizada antes da chegada do gato ao lar é a aquisição da ração ideal. Quando esse passo estiver resolvido, basta organizar um espaço na casa para os potes de água e comida, sempre distantes da caixa de areia.

Vasilhas mais altas e de materiais como porcelana e aço inoxidável são as mais recomendadas – inclusive para a água, que deve ser colocada ao lado da ração. Outros materiais, como o plástico, podem colaborar para a proliferação de bactérias e gerar problemas como a acne felina.

Coloque um arranhador e caixa de areia

A compra da caixa e da areia específica para gatos é essencial para a saúde do animal e para a limpeza do ambiente. Diferentes da areia comum, as areias higiênicas são produzidas para impedir a proliferação de bactérias, o que as torna indispensáveis.

Adquirir a caixa e limpá-la diariamente auxilia, inclusive, na adaptação ao novo lar, assim como ter um arranhador. Usado para afiar as unhas, pode ser comprado ou feito em casa com cordas e outros materiais, e serve, inclusive, para tirar o foco de móveis como o sofá, que pode ser arranhado por esses animais.

Coloque brinquedos por perto

Os brinquedos são distrações para os gatos, especialmente durante o período de adaptação. Cheios de energia, esses animais precisam se distrair para que não fiquem estressados, o que pode torná-los destrutivos para extravasar.

Há uma infinidade de brinquedos à venda para gatos. Outros tantos podem ser improvisados com o que se tem em casa. Uma meia enrolada pode se tornar uma bolinha atrativa, uma caixa de papelão pode gerar muita diversão, assim como uma garrafa plástica cheia de furinhos e com ração dentro tem potencial de atrair e divertir o felino.

Deixe o gato explorar a casa naturalmente

Após manter o gato recluso em um cômodo para ele ficar mais calmo diante da mudança de endereço, é importante começar a liberar o restante da casa. Permitir que o animal circule livremente pelo imóvel, desde que no tempo dele, é benéfico.

Impedir, porém, pode levar o gato a se incomodar por estar restrito a um único cômodo. Por isso, liberá-lo para reconhecer toda a casa e deixar seu cheiro próprio no local, reconhecendo a si mesmo no ambiente, é uma boa forma de ajudá-lo a se adaptar melhor.

Apresente os membros da casa aos poucos

Um dos cuidados a serem tomados ao adaptar um gato à rotina do novo lar é apresentar os moradores da casa gradualmente, seja a pessoas ou a outros animais. O excesso de informação em pouco tempo pode gerar estresse demasiado e desnecessário e, por isso, deve ser evitado.

Abaixar-se diante do felino, para que ele não se assuste com o tamanho de uma pessoa em pé, manter-se quieto e evitar movimentos bruscos também ajuda o animal a se sentir seguro. Carícias só devem ser feitas quando o gato buscar por elas e, claro, devem vir de uma pessoa por vez.

Cuidados na adaptação de gatos a novos donos

gato ganhando carinho

Atentar-se aos detalhes para facilitar a adaptação do gato é primordial. Não pular etapas desse processo, dar espaço para que o animal se adapte em seu próprio tempo e respeitar a vontade dele ao acariciá-lo são alguns dos passos a serem seguidos. Quer aprender mais? Confira os tópicos abaixo!

Dê espaço para o gato se acostumar

Para adaptar um gato a uma casa nova, garantir um ambiente adequado e saudável não basta. É necessário também dar espaço para que ele se acostume sem se sentir ameaçado pela aproximação excessiva das pessoas.

O segredo para o sucesso da fase de adaptação está no entendimento de que o animal precisa ter um ambiente com o qual se reconhece e se sente seguro, além de compreender que gatos têm comportamentos e necessidades que demandam paciência e respeito por parte dos tutores, que precisam dar espaço para o animal ser quem é dentro de seu próprio tempo.

Evite exibir o gato a outras pessoas

Um gato como novo membro da família pode levar amigos e parentes a ter o interesse de conhecê-lo. E isso pode ser concretizado, desde que no tempo certo. Trazer uma pessoa nova para uma casa onde o animal já não conhece quase nada nem ninguém não é adequado.

O recomendado é aguardar a finalização do período de adaptação. Assim que estiver adaptado aos novos donos e à casa, o gato poderá, gradualmente, ser apresentado a familiares e amigos, mas sempre respeitando os limites e vontades do animal.

Cuidado ao acariciar

Ao contrário do que julga o senso comum, gatos são animais carinhosos e afetuosos. Mas são também independentes e capazes de impor os próprios limites, que devem ser respeitados. Isso vale, inclusive, para os momentos de carinho.

Haverá tempo para o afeto, mas ele deverá ser aproveitado não só segundo a vontade do dono, mas respeitando também o desejo do animal. Quando ele permitir, se não fugir, se não reagir demonstrando desinteresse, o tutor que tiver criado um laço de confiança prévio com o animal poderá acariciá-lo, desfrutando desse momento especial.

Evite a fuga do gato

Ter um gato em casa é uma decisão tomada por quem o quer por perto pelo máximo de tempo possível. Para que isso se concretize, mantê-lo seguro é essencial. E impedir o acesso à rua é a única forma de garantir essa proteção, já que nas ruas os felinos podem morrer por atropelamento, envenenamento, agressões, além de serem expostos ao risco de contrair doenças.

Telas podem ser colocadas em janelas ou quintais para delimitar o espaço do gato, impedindo assim que ele consiga ir para as ruas. Também faz parte desse processo entender que gatos são animais domésticos, não silvestres, e que por isso não precisam de liberdade para serem felizes.

Evite pular etapas na adaptação

O tempo de adaptação de cada gato é singular por se tratar de indivíduos únicos. Por essa razão, tentar encurtar o período necessário para o animal se adaptar ao novo lar e aos novos donos é um equívoco que poderá colocar tudo a perder.

Se possível, não pule etapas. Respeite cada uma delas, dedique-se e tenha paciência com os limites do animal. O resultado final te provará que essa terá sido a escolha acertada a se fazer.

A adaptação de gatos a novos donos pode levar tempo, mas valerá a pena!

gato ganhando carinho

A adaptação de gatos aos novos donos não tem tempo certo para acontecer, já que cada animal é um ser único. Durante esse processo, é importante não ter pressa em pular etapas, mesmo que o gato leve um pouco mais de tempo para se adaptar. Garantir a alimentação adequada, oferecer brinquedos, respeitar o espaço do animal e saber dar carinho apenas quando ele estiver aberto a recebê-lo são passos que precisam ser seguidos.

Se tiver um ambiente seguro e sem rotas de fuga para viver e puder desfrutar de um arranhador para afiar as unhas, um bom lugar para se esconder, além de água limpinha e caixa de areia, todo gato conseguirá dar os próprios passos em direção a uma vida plenamente adaptada ao novo lar. Explorando cada cantinho de sua nova casa e conhecendo gradualmente as pessoas com quem irão conviver, esses animais viverão felizes e, em seus novos donos, enxergarão protetores leais pelos quais irão nutrir amor e respeito.

Autor deste artigo

Jornalista formada pela PUC, atua na área do jornalismo animalista há quatro anos e está sempre antenada sobre assuntos relacionados aos animais, já que é apaixonada por eles desde à infância.

Artigos relacionados


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Quer ter um cachorro marrom? Conheça a seguir várias raças com essa coloração dividida em porte grande, médio e pequeno, assim como suas características!


Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Você já se perguntou de onde surgiu o cavalo? Conheça a origem e os ancestrais do cavalo, um dos animais mais majestosos e antigos do reino animal!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.