Sugar glider: conheça esse fascinante marsupial

Sugar glider: conheça esse fascinante marsupial

O petauro-do-açúcar, conhecido também pelo nome sugar glider, surgiu na Oceania e é criado como animal de estimação em alguns países. Saiba mais aqui!


Origem do sugar glider

sugar glider

O sugar glider pode ter o seu nome traduzido para o português como petauro-do-açúcar. Esse mamífero encantador é muito conhecido no continente da Oceania, o seu local de origem, em países como Austrália e Nova Guiné. No entanto, diversos territórios dos Estados Unidos e do Canadá contam com legalização para adotá-lo como animal de estimação.

No Brasil, o sugar glider é um animal exótico. Ou seja, ele não é nativo da fauna brasileira, chegando ao país por meio da ação humana há muitos anos. Sabendo disso, é importante mencionar que para adquirir um petauro-do-açúcar e mantê-lo em cativeiro é necessário ter uma licença.

Esse animalzinho é muito dócil e adora a companhia dos seres humanos. Quer saber muitos outros fatos interessantes sobre o adorável sugar glider? Continue lendo este artigo e surpreenda-se!

Características do sugar glider

sugar glider voando

Olhando rapidamente, o petauro-do-açúcar é bem parecido com um tipo de esquilo voador. Mas, na realidade, esses bichos pertencem a diferentes subclasses e não podem ser confundidos. Enquanto o primeiro é um marsupial (assim como os cangurus), o segundo é um roedor.

Além disso, o sugar glider possui diversas características peculiares, as quais você poderá conhecer ao ler este artigo.

Anatomia do petauro

Esse mamífero é realmente único na natureza. Seus olhos são redondos e bem escuros, as orelhas grandes, o pelo grosso é acinzentado e uma faixa preta inicia-se no nariz e pode ir até suas costas. Além disso, o que realmente o torna diferente são as duas membranas nas laterais do corpo, estendendo-se das patas dianteiras até as patas traseiras.

Nas fêmeas, há uma pequena bolsa na região da barriga para carregar os filhotes, a qual é característica dos marsupiais. O sugar glider tem um tamanho muito reduzido e não costuma passar de 20 centímetros de comprimento, incluindo sua cauda. Sendo assim, ele cabe na mão de uma pessoa adulta.

O sugar glider é um animal leve

Por ser um animal bem pequeno, o petauro-do-açúcar tem um peso corporal bastante reduzido, chegando a cerca de 120 gramas já na fase adulta. Sua leveza, junto com as membranas que mencionamos anteriormente, o ajuda a planar rapidamente quando ele salta.
Com isso, o bichinho deve ser visto como um ser frágil e delicado. Portanto, tenha cuidado ao brincar com ele e evite deixá-lo próximo de móveis ou objetos pesados, quando criado em casa. No mais, ele é um bichinho esperto que sabe aventurar-se por lugares altos.

O petauro-do-açúcar pode voar?

Tecnicamente, esse mamífero não voa, mas sim flutua no ar. Não à toa, ele também é conhecido pelo nome de marsupial planador.

Além de ser leve, as membranas laterais do sugar glider servem como uma espécie de asa que o ajuda a manter-se no ar por mais tempo. Quando ele está no solo, essa pele fica “recolhida” junto ao corpo. Por outro lado, no ar, elas esticam e possibilitam voos curtos.

Na natureza, eles são capazes de planar de uma árvore para a outra e os saltos podem alcançar até 50 metros de distância, perdendo altitude e nunca ganhando.

Vida familiar do marsupial sugar glider

sugar glider com criança

O petauro-do-açúcar convive muito bem com outros indivíduos de sua espécie. A companhia de outros sugar gliders é sempre bem-vinda e, inclusive, é incentivada para quem opta pela criação doméstica.

Em alguns casos, eles podem ficar até mesmo deprimidos e estressados se passarem muito tempo sozinhos ou abandonados pelos donos. Tenha cuidado para que isso não aconteça.

Reprodução do sugar glider

A gestação de um petauro dura no máximo 20 dias. Porém, depois do nascimento, eles passam cerca de 60 dias dentro das bolsas maternas até se desenvolver completamente. A partir dos dois meses do nascimento de um petauro, ele passa a viver fora da bolsa de sua mãe.

Após acostumar-se à vida externa, ele torna-se independente e atinge a maturidade com um ano de vida. Cerca de dois sugar gliders são desenvolvidos por gestação. Além disso, em seu habitat natural, a reprodução ocorre em duas épocas do ano, sendo que não há uma temporada específica.

Hábitos do sugar glider

O marsupial planador é um animal de hábitos noturnos. Aliás, os olhos grandes bem desenvolvidos explicam o fato de ficarem mais ativos no escuro. Já que eles estão habituados a escalar, pular e planar, as árvores e a vegetação de florestas em geral costumam ser o seu local preferido para viver na natureza.

Um fato curioso é que mães e filhotes de sugar glider costumam viver por um bom tempo juntos, em família. Os petauros adoram viver em grupo, sendo que até sete indivíduos podem compartilhar o mesmo espaço sem que haja disputa por território ou aumento de estresse.

Sociabilidade do sugar glider

Não é somente a companhia de outros animais de sua espécie que os petauros-do-açúcar apreciam. Como já mencionamos antes, eles também demonstram ser bastante dóceis com os seres humanos, motivo pelo qual ele acabou sendo um ótimo animal de estimação.

De qualquer forma, é necessário incentivar a interação humana com esses animais para que eles se sintam confortáveis. Eles adoram brinquedos e galhos, além de locais que possam ficar escondidos como bolsos largos e confortáveis, redes e bolsas.

Lembre-se que os sugar gliders vivem cerca de 15 anos e a falta de atenção pode deixá-los tristes e doentes. Por isso, a socialização constante é muito importante para o bem-estar deles.

Alimentação e Ambiente do sugar glider

sugar glider

Mesmo que essa espécie tenha adaptado-se muito bem à vida doméstica, é importante não esquecer que eles necessitam de cuidados bastante específicos. Principalmente no que se refere à dieta e à moradia, os petauros devem sentir-se o mais próximo possível da natureza. Mas a boa notícia é que existem meios para possibilitar isso.

O que o sugar glider gosta de comer?

Como o próprio nome já dá a entender, o sugar glider tem preferência por alimentos naturalmente açucarados. Entretanto, uma alimentação balanceada é essencial para que ele não adoeça ou tenha o metabolismo comprometido com o tempo.

Esse animal é onívoro, o que significa que ele pode comer tanto plantas quanto outros animais. No habitat natural, ele pode ingerir seiva de plantas, frutas, ovos, pequenos lagartos e insetos, entre outros alimentos que encontra no seu ambiente.

Sendo assim, não é recomendado dar apenas ração, portanto, o dono do petauro deverá dedicar um tempo especial para preparar refeições com todos os nutrientes necessários.

Habitat do sugar glider

É fundamental criar um ambiente confortável para o petauro-do-açúcar doméstico. A gaiola, item indispensável para quem tem o animal de estimação, deve ser grande e com uma boa diversidade de acessórios e brinquedos. Isso fará com que o bichinho fique ativo e não sinta que está preso.

Além disso, quem cria um sugar glider deve soltá-lo em casa pelo menos uma vez ao dia. Como já falamos ao longo deste artigo, a interação social é muito importante para esse marsupial. Contudo, não o deixe sem a sua supervisão, já que qualquer acidente pode ser muito prejudicial para o seu pet.

Acessórios

Uma das partes mais divertidas de ter um sugar glider como animal de estimação são as brincadeiras. Existem várias possibilidades para proporcionar diversão aos bichinhos, como roda de exercícios, balanços de rede, caixinhas, galhos de eucalipto e até mesmo brinquedos de plástico, como aqueles de cachorros e gatos.

Outra atividade que pode ser incentivada diariamente é a prática de truques simples, como o salto de um ponto para outro. Quando bem treinado, os petauros podem planar de um local alto até a mão de seu instrutor.

Como sempre, é essencial priorizar a segurança dos animais, evitando objetos cortantes ou muito pesados que possam cair em cima dele e machucá-lo.

Água e outros cuidados

Assim como a comida diversificada, a disponibilidade de água é outro ponto de muita atenção. O petauro-do-açúcar adora água fresca, portanto certifique-se de que sempre tenha um recipiente cheio e na temperatura adequada para que ele se hidrate quando precisar.

Como esse animal costuma dormir durante as manhãs, o ideal é cuidar da alimentação durante a noite. Também, os potes de comida devem ser pesados e fixos para não tombar, e a água pode estar disposta em um bebedouro próprio para gaiolas. O responsável poderá realizar a troca dos alimentos uma vez por dia, definindo uma rotina regular.

O sugar glider é um pet diferenciado

homem segurando sugar glider

Apesar de ser classificado como um animal exótico no Brasil, aqueles que conseguem licença para criar o petauro-do-açúcar em cativeiro encantam-se com a sua personalidade. Esses pets são ótimos amigos dos seres humanos, assim como de outros sugar glider.

Cuidado para não incentivar o tráfico ilegal das espécies, e compre sempre de profissionais confiáveis. Mas antes de procurar um sugar glider legalizado em seu país para comprar, tenha em mente que eles são animais selvagens e que precisam de muitos cuidados, bem mais do que os pets tradicionais. Além do mais, com a expectativa de vida alta, é exigido muito comprometimento por parte dos donos e dos criadores responsáveis.

Você, que é um apaixonado e curioso pela vida animal, também ficará admirado pelas qualidades do marsupial planador. Não se esqueça de compartilhar esse texto com outras pessoas que possam gostar do tema!

Autor deste artigo

Artigos relacionados


Petauro do açúcar: veja curiosidades e como cuidar do sugar glider

Petauro do açúcar: veja curiosidades e como cuidar do sugar glider

Agora você vai conhecer o petauro do açúcar, um interessante marsupial planador também chamado de sugar glider e que já é criado por alguns hobbystas no Brasil.


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.