Cachorro pode comer batata? Veja dicas e cuidados a tomar

Cachorro pode comer batata? Veja dicas e cuidados a tomar

Batatas são ótimos alimentos, mas será que seu cachorro pode comer? Confira a resposta para essa pergunta e muito mais!


Cachorro pode comer batata inglesa? Faz mal?

Cachorro ao lado de várias batatas

A alimentação baseada em uma dieta natural vem se tornando cada vez mais comum na vida dos cachorros no mundo todo. Para quem está introduzindo esse tipo de alimentação, sempre surge a dúvida do que pode ou não ser dado ao animal. Isso acontece muito com a batata, afinal, o cão pode ou não comê-la?

A resposta é sim! Cachorros podem se alimentar com batatas, afinal elas possuem vitamina C e B6, potássio, ferro, colágeno, entre outros ótimos nutrientes. Porém, há certas restrições para que esse alimento tão nutritivo não se torne algo maléfico para o organismo canino. Confira a seguir os benefícios da inserção de batata na alimentação dos cães e como servir tal insumo aos seus companheiros caninos. Vamos lá?

Benefícios do cachorro comer batata inglesa

Muitas batatas na mesa

Fazendo a batata da forma correta, ela pode enriquecer bastante o organismo desses animais de quatro patas tão amados pelos seus donos. Isso, porque esse vegetal traz muitos benefícios aos cães vindos dos poderosos nutrientes que as batatas possuem. Quer saber quais? Descubra conferindo os benefícios a seguir:

Atua no sistema imunológico

As batatas inglesas possuem uma vitamina muito importante: o ácido ascórbico, popularmente conhecido como vitamina C. Esse nutriente é um ótimo antioxidante, que retarda o envelhecimento do seu pet, permitindo que ele fique com você por mais algum tempo.

Além disso, tal vitamina encontrada na batata pode atuar diretamente no sistema imunológico, fortalecendo-o! Portanto, em questão de fortalecimento, a batata inglesa não deixa a desejar, por isso é tão benéfica. Caso seu cão esteja debilitado ou enfraquecido por motivos adversos, oferecê-lo batatas inglesas pode ser uma boa ideia!

Melhora a saúde da pele e dos rins

Outro benefício da inserção das batatas na alimentação dos cães pode ser observado na pele e nos rins. Novamente, devido à vitamina C, há um aumento na produção de colágeno, o que torna a pele do cão muito mais saudável.

Além disso, essas batatas também possuem outros nutrientes, como a vitamina B6, ferro, potássio, entre outros. Com isso, essa grande quantidade de bons nutrientes também fortalece os rins, impedindo a criação de pedras que podem ser muito dolorosas e prejudiciais ao seu parceiro. Assim como nós, que devemos prezar pelo equilíbrio osmótico dos fluidos do corpo, os cães também precisam consumir alimentos capazes de ajudar no balanceamento hídrico corpóreo, intrinsecamente ligado aos rins!

É bom para o coração

A batata também contém ferro e potássio, dois nutrientes que fazem muito bem ao coração. Responsável pela criação da hemoglobina, o ferro é de extrema importância para o transporte de oxigênio não só para o coração como para o corpo todo.

Já o potássio tem uma função central na saúde do coração. A falta dele no organismo canino pode aumentar as chances do seu animalzinho ter uma insuficiência cardíaca ou outros problemas cardíacos. Portanto, introduzir potássio na alimentação do cão é muito importante. Além de saborosa, a batata inglesa pode auxiliar o fluxo sanguíneo do órgão com excelência!

Fortalece a estrutura óssea e dentária

Como foi possível observar, as vitaminas são tão importantes para os cachorros como para os humanos. A presença do colágeno vindo da vitamina C também traz ótimos benefícios para os amigos caninos.

Ele auxilia no funcionamento das articulações, fortalecendo os ossos dos cachorros. Para os cães que são propensos a ter problemas ósseos, ele é ainda mais benéfico. O magnésio, também presente na batata, fornece uma boa consistência em todo o esqueleto canino melhorando a saúde do cão por completa.

Auxilia na saúde mental

Pode parecer impensável, mas além de saúde física, o cachorro também deve possuir uma boa saúde mental. Nesse caso, a vitamina B6, também presente na batata, auxilia na saúde mental, que por muitas vezes pode ser ignorada pelos donos dos cães

Ao ingressar no organismo dos cães, essa vitamina produz hormônios, proteínas e neurotransmissores que auxiliam em toda a saúde do seu animal, tanto física quanto mental. Os benefícios disso são enormes, incluindo uma qualidade de vida melhor e mais tempo de vida também.

Como preparar batata para cachorro

Como você pôde observar, a batata tem muitos nutrientes que geram grandes benefícios para o seu amigo canino. No entanto, para que ela não tenha o efeito reverso, é necessário saber como cozinhá-la sem torná-la maléfica. Isso inclui deixar alguns alimentos e temperos de fora, que podem ser muito prejudiciais. Confira dicas de preparo a seguir.

Batata cozida

Batatas cruas são ruins para os cães, pois possuem solanina, que é toxica para eles. Ao cozinhar as batatas, essa substância é diminuída a níveis seguros, por isso é tão importante realizar e nunca pular esse processo.

Cozinhar batatas é bem fácil, coloque ela numa panela com agua quente, ela deve estar coberta por pelo menos 2 dedos de agua. Cozinhe no fogo alto em torno de 15 a 25 minutos. Vá espetando ela a cada 5 minutos após os primeiros 15, para ver se a batata esta totalmente cozida.

Entretanto, em algumas circunstâncias, mesmo após cozinhar a batata, essa toxina pode permanecer. Isso ocorre com as batatas verdes, ou seja, com as que não estão maduras. Mesmo bem cozida, ela ainda será tóxica, portanto, além de realizar esse processo, é importante saber escolher bem as batatas que serão consumidas.

Purê de batata

Purê de batata é um tanto quanto complicado para os cachorros. Para que ele não faça mal ao seu companheiro canino, é importante saber prepará-lo. O purê não pode conter nenhum tipo de tempero, como sal e alho, pois eles fazem muito mal ao organismo do seu amigo.

O modo de preparo é praticamente igual ao da simples batata cozida, a diferença aqui é que você vai descascar a batata quando terminar de cozinhar, e espremer com um espremedor ou algum utensilio de sua preferencia.

A manteiga e a margarina também deve ser descartadas, pois são gordurosas e bastante prejudiciais à saúde do cachorro. Tirando esses ingredientes, você pode tentar fazer um purê bem leve, pois não fará mal ao seu amigo.

Batata assada

Seguindo o raciocínio do purê, as batatas assadas podem ser dadas aos cachorros se forem preparadas da maneira correta. Elas não podem conter nenhum tipo de tempero, como cebola e alho, pois eles podem gerar uma anemia severa nos cachorros. Manteiga ou margarina também são proibidas pelo excesso de gordura que elas contêm.

Para assar uma batata, coloque ela em um forno pré-aquecido a 200 graus célsius até dourar, o que deve levar uns 20 minutos.

Além dos ingredientes já citados, outro que também não pode ser incluído no preparo da batata assada é o óleo. A inclusão dele pode causar fortes dores estomacais, por isso, ele não deve ser usado. No geral, as batatas assadas devem ser preparadas da forma mais natural possível.

Cuidados ao dar batata inglesa para cachorro

menino oferecendo batata a cão

Como já mostrado anteriormente, as batatas são ótimas para os cachorros, mas precisam de muitos cuidados para não acabarem se tornando prejudicial para eles. Apesar de todos os bons nutrientes, elas precisam de certa limitação, assim como todo alimento. Descubra a seguir os cuidados que você deve ter ao dar batata ao seu amigo.

Dê batata na quantidade certa

Batata é um carboidrato, logo, quando dada em excesso, pode causar alguns problemas para o seu cachorro, já ditos anteriormente. Por isso, é importante fracioná-la, ou seja, dar poucas quantidades com um significativo intervalo de tempo.

As batatas são ótimas para a saúde canina, portanto, inseri-las na alimentação é importante. Para saber a quantidade ideal para o seu amigo, consulte um veterinário, pois cada cão tem sua devida necessidade, e ele saberá qual é a do seu cão.

Não ofereça batata crua ou com casca

Como já citado anteriormente, a batata crua e com casca possui solanina, algo extremamente tóxico para o seu cão. Por isso, é importante escolher batatas maduras e cozinhá-las antes de alimentar seu companheiro.

Caso seu cachorro coma alguma batata crua, leve-o imediatamente ao veterinário, pois ele saberá a extensão da intoxicação. Portanto, tenha cuidado e fique de olho no seu cão perto das batatas. Ao sinal de sintomas adversos, como os citados, socorra seu cão.

Evite dar batata frita ao cachorro

Batatas fritas são péssimos alimentos para os cães. Apesar de as batatas serem saudáveis, quando são fritas, o oposto completo acaba acontecendo. Devido à grande quantidade de gordura e de sódio vinda do óleo da fritura e do sal, as batatas acabam se tornando alimentos não saudáveis para o seu cão.

A mistura de gordura com sal faz com que os cachorros possam ter problemas de saúde no futuro. Tanto em um curto como em um longo espaço de tempo, as batatas fritas podem gerar uma inflamação no pâncreas dos cães, que causam muita dor. Portanto, não dê batata frita ao seu animal de estimação.

Chips de batata não é saudável

Batata chips parecem ser bons petiscos para oferecer ao seu animalzinho, no entanto, elas não são nada saudáveis. Assim como as batatas fritas, as chips possuem uma grande quantidade de sal, além de conterem também uma grande porção de sódio. Tanto o sal, quanto o sódio fazem mal ao seu amigo canino.

Para substituir as batatas chips, existem muitos petiscos que podem ser comprados em pet shops ou feitos em casa. É sempre bom evitar alimentos industrializados, portanto, chips de legumes são ótimas opções que você mesmo pode fazer.

Cães podem comer batata, mas tenha cuidado!

Batatas podem ser uma ótima fonte de nutrientes para o seu melhor amigo, mas elas devem ser feitas com muito cuidado e atenção para que ele não adoeça. Preparadas da maneira certa, as batatas trazem muitos benefícios, como já foi citado anteriormente, além de serem uma boa opção para deixar seu cão mais feliz e se alimentando melhor.

Tanto como refeição quanto como petisco, as batatas são ótimas, mas é importante fornecer a batata certa para o seu amigo. Afinal, não queremos que ele tenha problemas de saúde ou sinta alguma dor. Para que isso não ocorra, basta deixar batatas fritas ou com temperos de fora. Assim, seu cão estará seguro!

Autor deste artigo

Olá!!
Meu nome é Thulany Dhara, sou jornalista e amante de animais. No momento tenho uma gatinha, chamada Kesha(sim, amo nomes artísticos), um buldogue francês chamado Eros e uma linda dobermann chamada Nala. Eles são os amores da minha vida e quando não estou com eles, estou montando quebra cabeça sobre animais também haha.

Artigos relacionados


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


 Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Está tendo problemas com aracnídeos? Confira neste artigo quais insetos ou animais são predadores deles e aprenda muitas dicas para se livrar desses venenosos!


 Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Você já ouviu falar do rato Topolino? Este artigo mostrará tudo a respeito dele, de modo que você poderá criá-lo em casa, se quiser! Confira!


Como deixar o cachorro bravo? Dicas para seu cão de guarda

Como deixar o cachorro bravo? Dicas para seu cão de guarda

Você tem a intenção de deixar seu cão bravo para ele realizar a guarda da sua casa e da sua família? Então, confira este artigo e confira todas as dicas!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.