Raças de cachorro de grande porte: lista completa com características!

Raças de cachorro de grande porte: lista completa com características!

Você gosta de cachorros grandes? Descubra neste artigo tudo sobre cães de grande porte para encontrar a raça ideal para você!


Estas raças de cachorro grande vão te encantar!

Bull Terrier cheirando uma flor dente-de-leão

Nem só os cachorros de pequeno e médio porte podem ser considerados dóceis e companheiros. Os cachorros de grande porte podem ser tão amáveis e atenciosos quanto os outros. Basta você criá-los com muito amor e carinho que eles vão retribuir da mesma forma.

As raças de grande porte podem te encantar pela energia que eles têm. Além de serem cães de guarda, eles adoram pular, correr e brincar. Por isso, precisam de um bom espaço que possa o acolher, sendo mais indicados para casas, onde podem gastar sua energia no jardim. Nesse espaço ele irá se divertir, dormir e fazer suas necessidades.

Ficou curioso para conhecer as diferentes raças desses grandes companheiros? Então, continue lendo este artigo e descubra quais as raças que podem fazer você se apaixonar.

Veja as raças de cachorro de grande porte

Quem nunca ouviu alguma história sobre a braveza de um Pit Bull? E sobre a bagunça oferecida pela criança eterna que existe em um Labrador? O que você acha de falarmos dessas raças e muitas outras? Veja abaixo as raças que separamos para você conhecer.

Pit Bull

Pit bull andando em um rio raso em meio a pedras

Registrado em 1898 pela United Kennel Club, o Pit Bull é o resultado de um cruzamento entre Bulldogs e Terriers. Essa raça é um ótimo cão de caça e trabalha muito bem conduzindo gado. Considerado um bom companheiro para a família, precisa ser treinado e socializado.

Suas características são a força, confiança, o amor pelas crianças e seu entusiasmo. Com uma constituição sólida, pelo curto e musculatura lisa e bem definida, esse cão de tamanho médio foi criado para participar de rinhas de cães, por isso pode apresentar um comportamento agressivo. Se bem adestrado, é a melhor raça utilizada como cães de terapia.

Rottweiler

Rottweiler atento na neve

Essa raça protegeu o exército alemão antes mesmo da Primeira Guerra Mundial. É considerado um cão de guarda excepcional e precisa conviver com os humanos desde os primeiros momentos de vida.

Muito ativo e territorialista, é um cão de porte robusto, pelo preto e com a mordida considerada uma das mais fortes entre os cachorros. Suas características são a coragem, a obediência e a lealdade. Como cão inteligente que é, precisa ser educado diariamente para poder retribuir o carinho do dono e amenizar a agressividade.

Bull Terrier

Bull terrier correndo na grama

Também conhecido como cavaleiro branco, essa raça surgiu em 1862. Com o focinho longo, cabeça oval e orelhas apontadas para cima, essa raça é muito inteligente e aprende rápido os comandos de adestramento.

Sua pele é sensível, o que torna ideal apenas dois banhos no mês e com pouco produto. Muito ativo, forte e brincalhão não é uma raça indicada para crianças e não gosta de ficar muito tempo sozinho. Latindo apenas quando algo estranho acontece, é um cão observador e quieto.

Husky Siberiano

Husky Siberiano caramelo na neve

Forte, atlético, carinhoso e muito apegado ao dono, essa raça surgiu na Sibéria e tinha como responsabilidade puxar trenós, o que faz dele um cão nada preguiçoso. O Husky Siberiano adora fazer atividade física e vive melhor em ambientes com temperaturas baixas, graças a sua dupla pelagem que o protege do frio.

É um cão muito inteligente, extrovertido, gentil, amigável e sempre alerta. Adora uivar e latir. Apesar da sua independência, não é chegado a ficar sozinho. Desde o surgimento da raça, o Husky é acostumado a estar sempre no meio de pessoas e de outros cachorros, se dando muito bem com crianças.

Golden Retriever

Golden retriever com a língua de fora

Com um corpo muito peludo, que exige uma escovação de seus lindos pelos dourados ao menos três vezes por semana, é uma raça companheira, que ama estar dentro de casa. É obediente, carismático e muito brincalhão.

Acredite! É um cão capaz de te acordar no meio da noite pensando que já é hora de brincar. Afinal, ele já descansou demais. Isso pode acontecer porque é um cachorro com muita energia, por isso precisa de exercício físico diariamente.

Saiba que, se você procura um cão de guarda, esta raça não é ideal. O Golden Retriever é usado como cão guia e como companheiro de crianças. Além disso, fazem amizade com muita facilidade e amam ganhar mimos.

Pinscher Alemão

Criados para caçar ratos, essa raça surgiu na Alemanha e se dá muito bem com crianças. Porém, é muito possessivo e não aceita dividir seu espaço com outros animais. Além disso, defende seus donos como ninguém, sendo muito autoconfiante, animado e ativo.

Exercícios físicos diários são essenciais para não se sentirem entediados e causarem a verdadeira "destruição" em casa, fazendo bastante bagunça para se distrair.

Seu adestramento precisa ser feito com muita cautela. Como possui um perfil rebelde, caso seja intimidado ou compelido nas suas aulas de educação, torna-se muito teimoso e desobediente.

Pastor Alemão

Pastor alemão com a boca aberta

Vistos como a raça militar na Segunda Guerra Mundial, o Pastor Alemão surgiu na Alemanha e ganhou fama nos Estados Unidos. Considerado um ótimo cão de guarda, é o preferido pelos policiais. É inteligente, disciplinado e fiel, porém podem ser desconfiados com relação a pessoas estranhas graças ao seu instinto de guardião.

Seu faro aguçado traz junto a coragem necessária para que este legítimo cão de guarda cuide de seus tutores. Para evitar se tornar aborrecido e nervoso, gerando um comportamento agressivo, essa raça precisa de treinamento adequado desde filhote.

São-Bernardo

São-bernardo deitado na grama com a língua de fora

Calmo, forte, paciente e atencioso, a raça São-Bernardo surgiu nos Alpes e ajudou no resgate de pessoas perdidas na neve. Grande e peludo, é tolerante ao calor e muito teimoso. Adora seus tutores e são muito companheiros. Mas atenção, eles sempre querem as coisas do jeito deles.

É um aprendiz fácil de comandos de adestramento e precisa ser educado para não saltar nas pessoas ou roubar comida da mesa. Costuma ser um cão muito dócil, com os olhos levemente caídos e uma cara que conquista qualquer um. Seu tamanho é impressionante, podendo medir 90 cm de altura e pesar até 80 kg.

Doberman

Doberman deitado no meio de flores amarelas

O Doberman é um cachorro que transmite muita confiança. Com sua cara de mau, pelo liso, curto e grosso, é uma raça fiel, carinhosa, gentil e que adora atenção e carinho.

Com instinto de defesa apurado, esta raça está sempre alerta ao que acontece em sua volta. É obediente, focado e muito inteligente. Por serem líderes natos, precisa ser adestrado desde filhote para saber que quem manda na casa é o tutor.

Além disso, é importante destacar que o Doberman é uma raça muito propensa a doença quando envelhece. Pode apresentar síndromes de wobble, doença de von willebrand, hipotireoidismo e cardiomiopatia, por exemplo. Portanto, tenha em mente os cuidados extras que essa raça precisará no futuro.

Poodle Gigante

Poodle gigante correndo

O preferido entre reis e príncipes, o Poodle Gigante tem pernas bem desenvolvidas, orelhas longas e focinho longo, reto e fino. É o mais inteligente das raças caninas. É muito apegado ao dono e adora ser o centro das atenções. Ganhar aplausos e prêmios é com ele mesmo.

Totalmente dependente, é uma raça dócil, brincalhona e observadora. Exige cuidado com os ouvidos, que devem ser limpos semanalmente para evitar infecções, assim como seu pelo que precisa ser escovado com frequência. Quando criados com crianças, adoram a correria, a bagunça e a gritaria.

Mastiff

Podendo chegar a mais de 100 kg, o Mastiff é um potente cão de guarda. Considerado o maior cão do mundo, teve seu caminho percorrido desde a Roma antiga onde lutou com gladiadores e leões.

Muito leal à família, é preciso ter cuidado ao brincar com essa raça. Seu instinto de defesa muito aguçado pode ser desastroso em momentos de descontração. Respeitando seus limites e espaço, ele é um cachorro tranquilo, que raramente late. É bem-humorado, amável e um pouco babão.

Apesar de seu tamanho gigante, prefere o conforto da casa e a presença dos familiares a um espaço aberto. Quando adulto, fica um pouco mais preguiçoso e adora uma soneca, chegando até a roncar. Apesar da sua vida útil ser um pouco mais curta, é muito amoroso e um ótimo companheiro.

Dogue Alemão

Dogue alemão na floresta

Gigante e com um porte imponente, o Dogue Alemão não tem noção de sua força e tamanho. Sendo assim, ele costuma acreditar que você consegue facilmente segurá-lo no colo e lhe dar carinho sem maiores problemas.

É um cão amigo, dócil, calmo, espirituoso, confiante e corajoso. A agressividade passa longe dessa raça, apesar de transparecer medo pelo seu tamanho. Conhecido como o Apolo dos cachorros, é considerado uma das raças mais altas do mundo e que não dispensam nem um passeio: amam uma caminhada.

Labrador

Labrador no mar

Preto, chocolate e caramelo, essas são as três cores dessa raça com instinto brincalhão e que adora água. Não pode ver um lago ou mar que já quer nadar, o que é facilitado pela sua membrana interdigital nas patas, tornando o nado mais rápido. A sua energia é tanta, que o Labrador não nega caminhadas, corridas e brincadeiras de alta intensidade.

Extremamente inteligente e obediente, adora mostrar ao seu dono como aprende fácil os comandos. Quando bem treinado, é um ótimo cão-guia e ajuda os deficientes. A agressividade e a timidez não fazem parte dessa raça.

Dálmata

Dálmata andando na grama com coleira vermelha

Sua marca registrada é a pelagem branca com manchas marrons ou pretas espalhadas pelo corpo. A queda de pelo é muito intensa nessa raça, sendo necessária escovação frequente para controlar a quantidade de pelos perdidos.

Os Dálmatas são ótimos cães de companhia. Brincalhões, leais e altamente energéticos, são bons com crianças, mas sempre com a supervisão de um adulto. Por terem muita energia, precisam de muito exercício. Portanto, se sua casa não oferece um quintal amplo para extravasar toda essa energia, será necessário fazer atividades físicas diárias.

Akita

Akita deitado

Vindos do norte do Japão, essa raça é conhecida como “cães das montanhas repletas de neve”. Cheio de personalidade, Akita é um cão muito inteligente que adora estar entre os humanos. Podemos dizer serem suas características ser um cão leal, protetor, amoroso e muito brincalhão.

Territorialista, corajosa e independente, a Akita é uma raça com personalidade forte e possui dificuldades de viver em ambientes com clima muito quente. Por isso, alguns cuidados são importantes quando a temperatura estiver alta.

Entre os principais cuidados, podemos destacar: manter a hidratação do animal com uma bacia de água fresca sempre por perto, garantir um ambiente arejado e protegido do sol e evitar passear com ele durante o dia, pois as temperaturas são mais elevadas.

Collie

Collie na natureza

Apaixonados por brincadeiras com bolas, Collie é uma raça muito indicada para quem tem crianças. Sem traços de agressividade, é um cachorro muito dependente de atenção. Pode se tornar bagunceiro quando se sentir abandonado ou frustrado. Portanto, o exercício é sempre bem-vindo para diminuir a energia canalizada.

A Collie pode ter pelos curtos ou longos. Independente do cumprimento de seu pelo, é necessário escová-los ao menos uma vez ao dia para evitar a criação de nós e retirar o pelo morto. Esta raça tende a soltar muito pelo, portanto, se não tomar esse cuidado, esteja preparado para limpar os pelos caídos pela casa.

Schnauzer Gigante

O Schnauzer Gigante surgiu para guiar o gado e é um ótimo cão de guarda. Com uma inteligência acima da média, sabe utilizá-la para aprender comandos rápidos e também maneiras de deixar de desobedecê-los.

Com uma pelagem dura e resistente à água, é um cão forte e confiável. Também considerado sereno, atento, corajoso e leal, é uma das raças mais úteis para o trabalho.
A necessidade de exercício não é apenas diária, e sim, essencial várias vezes ao longo do dia.

Sua barba, charme particular nessa raça, precisa de atenção e deve ser cuidada após as refeições para deixá-la sempre seca e limpa.

Border Collie

Border Collie pulando com um brinquedo na boca

Considerado uma das raças mais inteligentes, possui uma capacidade física e mental de criar suas próprias brincadeiras quando não recebe atenção do seu tutor. Portanto, se você passa o dia no trabalho e não tem tempo para exercitar e brincar com seu cachorro, esta raça pode não ser a mais indicada para você.

Podendo ser visto em figuras e fotografias antigas, foi o "menino dos olhos" da Rainha Vitória do Reino Unido no século XIX. Muito fiel ao dono, o Border Collie é ótimo para adultos e crianças, contanto que estes tenham tempo para se entregar a uma rotina de exercícios e muita dedicação.

Samoieda

Samoieda branco correndo com a língua de fora

Direto da Sibéria, essa raça é uma senhora companheira. Amigo, fiel, gentil, brincalhão e sociável, esta raça ganha você com o charme de sua pelagem longa e com a tentativa de se comunicar com você através de sons diferentes.

A sua pelagem, chamada de típica polar, pode ser branca ou creme e exige escovação pelo menos três vezes por semana para evitar emaranhar.

Com muita energia e altamente extrovertido, se dá muito bem com crianças e outros animais. Seu adestramento é necessário desde filhote para conter sua teimosia que é do mesmo tamanho, se não maior, que sua independência.

Fila Brasileiro

Espaçoso e territorialista, seu tamanho chama atenção por onde passa. Por ser valente e defensor é considerado cão de guarda e, por alguns, do tipo perigoso. Isso até levou com que tivesse sua criação proibida no Reino Unido.

É extremamente saudável, por isso é preciso tomar cuidado apenas com a obesidade ao longo da vida. Mantendo exercícios diários e uma alimentação equilibrada, o Fila Brasileiro pode viver entre 9 e 11 anos. É um cão obediente, determinado, corajoso e que exige adestramento desde seu primeiro dia de vida.

Bernese

Bernese deitado no mato

Também conhecido como Boiadeiro de Berna, essa raça é confiante e um ótimo cão de guarda. Trinta minutos diários de caminhada é o suficiente para manter sua forma forte e musculosa. Mas, se precisar de mais exercício, ele não negará.

Adepto de estar entre os humanos, não fica bem estando sozinho no quintal ou fora de casa. O hábito de se esticar no chão, exige um pouco de espaço físico. Com seu pelo grosso consegue enfrentar baixas temperaturas e está sempre disposto a realizar tarefas.

Mastim Tibetano

Essa é uma raça rara e criada por pessoas muito ricas na China. Apesar de sua aparência assustar as pessoas, é um cão brincalhão e carinhoso. Seu pelo grosso e volumoso dá a sensação de estarmos diante de um urso de pelúcia.

Adepto ao frio, é uma raça muito cara e que chegou a ser extinta em 1800. Essa raça foi recriada pelos britânicos para servir de cão de guarda. Muito ligada ao seu dono e com espírito protetor, é uma raça que exige atenção ao se aproximar de estranhos.

Boxer

Boxer em uma trilha com a língua de fora

Considerado um eterno filhote, o Boxer demora pelo menos três anos para amadurecer. Encantado com as crianças, são ótimas companhias para elas. Amoroso e destemido é considerado um dos cachorros mais fiéis aos donos.

Seu nome Boxer é devido a sua postura altiva e o seu costume de brigar com as patas dianteiras, lembrando os boxeadores. Ágil, resistente, brincalhão e com muita energia, é uma raça própria para lugares abertos e com bastante espaço.

Mas não se engane! O Boxer não aceita pessoas estranhas, por isso precisa ser adestrado para conseguir se socializar com pessoas que não fazem parte de seu convívio.

Tosa Inu

Tosa inu preto deitado no tapete da sala

É uma raça rara, oriunda do Japão e também conhecida como "lutador de sumô". O Tosa Inu pode ser confundido com os cães da raça Mastiff. Porém, o Tosa Inu é um cachorro preparado para a luta, proibido em muitos países e a calma não é o seu forte.

Precisa de um bom espaço para correr e sua caminhada com o tutor pode ser semanal. Para educá-lo é preciso pulso firme e sua socialização com outros cachorros precisa ser feita desde muito cedo. É um cão muito apegado à família, protetor e territorialista.

Cane Corso

Cane corso preto

Obediente, leal, amigável e dócil são características marcantes nesta raça. Grande, musculoso e com origem italiana, é um cachorro muito indicado para famílias com crianças. Podemos dizer que esse cachorro só tem tamanho, pois adora um carinho e atenção.

Muito inteligente e territorialista, precisa de atividade física diariamente, ao menos duas vezes por dia para manter-se saudável. Também chamado de Mastim Italiano, comunica-se com o tutor fazendo sons estranhos e bufando.

Terra-Nova

Com medidas parecidas a de um elefante filhote, esse gigante pode chegar a pesar incríveis 117 kg. Considerado um ótimo nadador, era usado para salvar vítimas de afogamento. Além de ser um herói na água, também ajudava no transporte de cargas pesadas.

Calmo, alegre e com muita energia, precisa de espaço para atividades físicas e ama estar com a família. O que tem de tamanho, essa raça tem de coração. Muito apegado a crianças, não têm o costume de latir e é um cão que baba bastante.

Dogue Bordeaux

Dogue Bordeaux em um terreno vazio com a língua de fora

Muito apegado ao dono, é uma das raças mais antigas da França. Popular por ser o cachorro do famoso jogador de futebol Leonel Messi, possui a cabeça grande e consegue ganhar velocidade em pequenas distâncias.

Podendo ser chamado de Mastiff de Bordeaux ou Bulldog de Bordeaux, é valente e corajoso, enquanto é um cão dependente, dócil, leal e brincalhão.

Não vive bem em lugares com alta temperatura e sua pelagem, apesar de curta, exige cuidados. Com tendência a perder muito pelo no decorrer do ano, escová-lo e retirar os pelos mortos é um requisito semanal. Para isso é preciso utilizar luvas com cerdas de borracha ou escovas de lâmina.

Dogo Argentino

Dogo argentino deitado na grama olhando para cima

Proibido no Reino Unido, na Austrália e na Nova Zelândia por ser criado para a caça de animais ao longo da história, essa raça tem sua origem na região central da Argentina. Podendo ser confundido com o Pit Bull, esta raça possui uma cabeça maior e um focinho mais largo.

Calmo, tranquilo e sensível, faz de tudo para cuidar e proteger sua família. Sem tendência a latir por qualquer coisa, é bastante companheiro.

Por possuir pelo curto, precisa de banho apenas uma vez por mês e não deve passear debaixo de sol forte, pois sua pele sensível pode sofrer com queimaduras. Para proteger seu cão dessa situação, use sempre protetor solar específico para cachorro.

Pastor Belga Groenendael

Pastor belga groenendael

Parecido com um lobo, graças a sua pelagem preta e brilhante, essa raça é muito inteligente e ativa. É um ótimo companheiro para quem ama se exercitar e o quer como companhia. Ser fiel e protetor são características natas desse cachorro.

De fácil socialização e com a agressividade não fazendo parte do rol de seus atributos, é forte e destemido. Muitas famílias o colocam no papel de cão de guarda, já que está sempre atento a tudo que acontece. Em troca de toda essa proteção ao tutor, essa raça pede muito amor e atenção.

Leonberger ou Leão da Montanha

Leonberger andando na grama

Com pele dourada, juba e olhos cor de ouro, essa raça é pouco conhecida no Brasil. Com origem alemã, é um cão forte, resistente e ativo. Por seu legado de cão destruidor, precisa de adestramento e muita paciência até a chegada da fase adulta.

Apesar de ter muita energia e precisar de exercícios diários para não deixá-lo entediado, é um cachorro que ama estar junto da família e não aceita ficar do lado de fora da casa. Adora atenção e convive bem com crianças sob a supervisão de um adulto.

Escolha a raça de cachorro grande ideal para você

Labrador correndo

Como um teste de revista, vamos às perguntas cruciais para a escolha de sua raça ideal: tem crianças ou pretende ter? Está disposto a movimentar seu corpo diariamente? Tem preferência por um super companheiro ou um cão bravo que proteja a sua casa sem pensar duas vezes? Poderá dedicar tempo e atenção?

Essas são perguntas importantes que você deve responder para decidir qual a raça mais indicada para você e sua família. Como vimos ao longo do artigo, muitas são as raças que podem fazer parte da sua vida. Salientando que, no geral, cachorros de grande porte precisam de espaço e exercício físico. Além disso, muitos necessitam de adestramento desde cedo.

Ao decidir por aumentar sua família com um gigante, esteja disposto a dar-lhe atenção, tempo e muito carinho. Afinal de contas, eles dão a vida para ganhar seus afagos e estar perto de você a todo momento.

Autor deste artigo

Artigos relacionados


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Quer ter um cachorro marrom? Conheça a seguir várias raças com essa coloração dividida em porte grande, médio e pequeno, assim como suas características!


Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Você já se perguntou de onde surgiu o cavalo? Conheça a origem e os ancestrais do cavalo, um dos animais mais majestosos e antigos do reino animal!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.