Enriquecimento ambiental para cães: tipos e ideias de como fazer!

Enriquecimento ambiental para cães: tipos e ideias de como fazer!

O enriquecimento ambiental vai ajudar na saúde do seu pet, deixando-o mais inteligente e desenvolvendo suas habilidades naturais. Entre e sabia mais!


Ótimas ideias de enriquecimento ambiental para cães

Cachorro feliz recebendo carinho

O enriquecimento ambiental para cães consiste em criar situações nas quais as habilidades do seu pet serão trabalhadas. Trabalha as inúmeras percepções dos animais a fim de que fiquem mais inteligentes, promovam suas habilidades naturais, além de prevenir doenças melhorando o bem-estar do animal.

O enriquecimento ambiental pode ser feito de diversas formas. Inserir estímulos e desafios diários na vida do seu cachorro pode ajudar a desenvolver a sua mente e seus sentidos, o que é essencial para mantê-lo saudável.

Pensando nisso, nós criamos este artigo para você! Aqui, você aprenderá as melhores formas de tornar seu pet mais saudável de maneira holística através dos diferentes tipos de enriquecimento ambiental para cães.

Benefícios do enriquecimento ambiental para cães

Cachorro feliz de barriga para cima recebendo carinho

De fato, o enriquecimento ambiental é algo interessante para seu pet. As atividades estimulam a cognição dos animais, mas você sabe quais são os benefícios das atividades para seu pet? Agora, você descobrirá as vantagens dos diversos tipos de enriquecimento ambiental para os cães.

Os cães se tornam mais inteligentes

O enriquecimento ambiental cognitivo deixa os cães mais inteligentes. Está comprovado cientificamente que os cães têm Q.I. Isso quer dizer que algumas raças de cachorros são mais inteligentes do que outras, mas que o intelecto do animal é algo ensinável e treinável.

Através das atividades de enriquecimento ambiental cognitivo, físico e alimentar, os cães são capazes de estimular habilidades intrínsecas como caçar, associar sons, resolver problemas, vencer desafios, entre outras habilidades. Dessa maneira, tornam-se mais inteligentes, aumentando o seu próprio Q.I"

Reduz a agressividade

Através do enriquecimento ambiental cognitivo, social e alimentar, os cães tornam-se mais calmos. Quando os animais estão distraídos socializando, eles diminuem os níveis de competitividade e podem ficar mais alegres.

O cão também ficará relaxado através do estímulo cognitivo, porque ficam ocupados aprendendo novas habilidades, mordiscando coisas novas e descobrindo novos desafios. Por isso, todas essas atividades ajudam a reduzir o estresse do seu pet e, consequentemente, a agressividade.

Seu cãozinho vive mais feliz!

Através do enriquecimento ambiental cognitivo, social e alimentar, os cães estimulam as capacidades intrínsecas a eles como cheirar, caçar, buscar objetos, solucionar problemas, agir com ímpeto diante de desafios, etc. Todas essas atividades deixam o animal equilibrado emocionalmente e fisicamente.

Dessa forma tornam-se sadios e felizes em sua totalidade. Cães precisam ser tratados como cães e não como humanos. Portanto, para que seu pet seja um animal feliz, estimule nele seus sentidos caninos e atividades que desenvolvam suas habilidades animais de forma saudável preservando sua essência canina.

Tipos de enriquecimento ambiental para cães

Labrador preto com óculos escuros e fone de ouvido pendurado no pescoço

Nós separamos para você os tipos de enriquecimento ambiental para cães a fim de que você aprenda a tornar estes enriquecimentos uma realidade para seu pet. Cães solitários, sem estímulos, com baixas calorias e dieta incorreta, tendem a desenvolver problemas de saúde. A seguir, você aprenderá a criar um ambiente ideal para seu pet, e dar a ele uma vida mais saudável.

Físico

O enriquecimento ambiental físico para cães consiste em conceder um ambiente espaçoso para o animal. Este ambiente dependerá do porte de cada pet. Caso o seu animal seja um cão grande, por exemplo, ele necessitará de um ambiente maior para caminhar, correr e brincar diariamente.

Além disso, o enriquecimento ambiental físico ajuda o animal a estimular suas habilidades caninas como cheirar, sentir o ambiente, escutar, cavar, comer ervas, caçar pequenos insetos, etc. Todas essas habilidades serão expressadas através de um ambiente espaçoso e cheio de estímulos para o seu cão.

Social

O enriquecimento ambiental social para cães consiste em ensinar seu pet sobre viver em comunidade. Seja com outros humanos ou com outros bichos da mesma espécie ou não. Os cães são descendentes dos lobos, por isso as habilidades sociais nos cães devem ser estimuladas a fim de que não repitam seu padrão ancestral de competição e rivalidade.

Ou seja, a falta de inteligência social em cães é perigosa porque gera indivíduos agressivos com outros animais e pessoas, gerando situações desagradáveis e às vezes irreversíveis. Além disso, caso a sociabilidade seja negligenciada, os cães podem tornar-se deprimidos.

Cognitivo

O enriquecimento cognitivo consiste em oferecer atividades que estimulem a inteligência do seu pet. Essas atividades podem ser: quebra-cabeças, esconde-esconde de brinquedos e esconderijos de petiscos. Quaisquer atividades que estimulem a resolução de problemas e a superação de obstáculos podem ser considerados jogos cognitivos.

Sendo assim, os jogos cognitivos estimulam a saúde mental dos pets. Fazendo com que doenças como demência, Alzheimer, depressão, ansiedade e agressividade se manifestem com menos facilidade. Além disso, estes exercícios ajudam a minimizar problemas com cães de comportamento tímido, hiperativo ou territorialista.

Alimentar

O enriquecimento ambiental alimentar para cães é sobre variar a alimentação do seu pet e oferecer os nutrientes necessários para uma vida feliz. Muitos tutores oferecem apenas ração para os animais e, por falta de informação ou esquecimento, não levam em consideração que os pets também sentem sabores.

Portanto, o enriquecimento ambiental para cães através da alimentação é estimular os 5 sentidos do pet oferecendo nutrientes que vão além da ração tradicional. Negligenciar uma alimentação rica em nutrientes e prazeres como os sabores, irá causar mal em todos os aspectos da vida do seu animal.

Enriquecimento ambiental para cães do tipo físico e social

Três cachorros passeando ao lado de três pessoas

Agora que você já entendeu quais são os tipos de enriquecimento ambiental para cães, você aprenderá como colocá-los em prática. Separamos algumas dicas para você realizar com seu pet e promover a saúde do seu animal. Além disso, você aprenderá algumas informações valiosas sobre como deixá-los mais inteligentes. Vamos lá?

Faça caminhadas com seu cachorro

As caminhadas são uma ótima forma de enriquecimento ambiental para cães. Você já deve saber que os cães são descendentes dos lobos e, por isso, quando caminham podem exercer seus próprios instintos e sentidos. Além disso, a caminhada previne problemas como ansiedade, depressão, displasia e obesidade.

Também há outros benefícios provenientes das caminhadas, como o aumento da intimidade entre o tutor e o cão, combate ao estresse, criação de hierarquia, estabilidade do humor, bom comportamento dentro de casa, além da criação de bons hábitos.

No entanto, atente-se aos horários de passeio, pois os cães são sensíveis ao calor em excesso. Também perceba a necessidade de tempo de passeio, para cães hiperativos ou de grande porte maior tempo de passeio pode ser interessante.

Monte uma pista de obstáculos

Para estimular os aspectos físicos e cognitivos do seu animal, você pode criar desafios para seu pet. Uma boa ideia é montar um circuito com obstáculos. Este método é muito utilizado por treinadores a fim de que os animais promovam suas mais incríveis habilidades. Para você fazer isto serão necessários alguns itens.

Você pode cortar cabos de vassoura e enfiá-los na areia ou grama de forma vertical em fileiras e guiar seu pet a passar por entre os espaços em movimento de zigue-zague. Ou também pode comprar bolinhas coloridas de plástico, colocá-las dentro de um pneu antigo de caminhão e estimular seu pet a encontrar petiscos.

Estas são apenas ideias iniciais para você, crie e solte sua criatividade!

Enriqueça o ambiente com música

Você sabia que a música pode ser um elemento incrível para promover a inteligência do seu pet? Foi cientificamente comprovado que a música auxilia na saúde animal. Segundo as pesquisas, os pets ficam mais calmos e seguros quando escutam canções clássicas ou músicas instrumentais.

Você pode colocar as canções em volume mediano para seu cachorrinho escutar. Busque por Mozart, Beethoven, Chopin e Vivaldi. Você pode também estimular seu animal com músicas clássicas brasileiras como Villa Lobos, Hermeto Pascoal.

Deixe seu cão dar uma olhada na vizinhança

Você também pode deixar seu cão olhar o lado de fora, diariamente. Para isto acontecer, deixe uma cadeira em alguma janela de sua residência para que o animal possa subir e olhar a rua. Ou, deixe seu animal próximo à vista da rua para que possa bisbilhotar.

Isso também ajuda o animal a se comunicar com outros cães mesmo que à distância, afinal de contas estes animais têm percepções muitíssimo aguçadas e escutam centenas de quilômetros. Dessa forma, o cão mantém suas assimilações intrínsecas que fazem parte da manutenção de sua saúde e instinto.

Além disso, é importante que o tutor invista em grades nas janelas a fim de evitar a fuga do animal. Essas grades podem ser de ferro conectadas ao cimento da parede ou grades menos densas, feitas de aço ou tecido reforçado presas nas janelas.

Um outro amigo para o cachorro é uma boa ideia

Você já pensou em trazer um amiguinho para fazer dupla com seu pet? Ter uma dupla de cães ou mais pode ser saudável, pois dessa forma os cães podem exercer as características de matilha. Portanto, esta é uma boa opção de enriquecimento ambiental.

Além disso, os cães ganham mais vivacidade e energia quando estão em grupo. As hierarquias são estabelecidas e os cães exercem seus comportamentos de bando, e isso é muito bom para eles.

Outro benefício é que cachorros que vivem com outros cães fazem mais exercícios físicos, brincam mais e consequentemente tornam-se mais saudáveis e inteligentes. Um cachorrinho extra exige maiores investimentos financeiros e de tempo do tutor, mas com certeza vale muito a pena.

Estimule a interação do cachorro com outras pessoas

Outra forma de estimular o físico e a cognição do seu animal é apresentá-lo a outros seres humanos. Desta forma, seu pet aprenderá sobre limites, regras e interação com os seres humanos. Você pode começar deixando seu pet solto dentro de casa, assim será natural para o cão interagir com seus visitantes.

Você também pode soltá-lo em parques, levá-lo para clubes caninos onde há outros tutores e estimulá-lo a brincar com outras pessoas. Sempre esteja observando a linguagem corporal do seu animal e vigiando para evitar situações atípicas.

Use recompensas por bom comportamento

As recompensas são excelentes estímulo resposta para seu cão. Quando um tutor presenteia o pet com petiscos, o animal faz uma neuroassociação positiva e tenderá a repetir o comportamento correto. Compre petiscos e sempre que seu pet acertar nas atitudes, dê uma recompensa a ele.

Muitos tutores brigam com os animais quando eles desobedecem ou cometem erros, quando na verdade, a melhor maneira de corrigir é ignorando os erros e reforçando os acertos. Dessa maneira o animal cria boa autoconfiança e neuroassociações positivas. Presenteie seu pet sempre que possível e reflita sobre educação canina.

Como fazer enriquecimento ambiental cognitivo para cães

Cachorro com vários brinquedos

Agora que você aprendeu dicas práticas sobre enriquecimento ambiental físico e social para o seu cãozinho, nos separamos para você algumas dicas de enriquecimento de outro tipo. A seguir, você aprenderá dicas práticas que ajudarão no estímulo à cognição do seu pet.

Use brinquedos estimulantes

Existem uma infinidade de brinquedos interessantes que você pode comprar para seu pet. Você encontrará brinquedos em pet shops de lojas físicas ou online.

Aposte em brinquedos de cores vibrantes, materiais resistentes e que tenham estimuladores. Bolinhas com luzes e barulhos são uma ótima ideia. Há também brinquedos como insetos de centopeias gigantes que seu pet adorará perseguir. Seja criativo na escolha de brinquedos interessantes.

Os brinquedos estimulam o desafio mental, ajudam a manter a saúde dos dentes, diminuem a ansiedade e ainda deixa o seu cãozinho mais feliz.

Faça atividades desafiadoras

Os desafios exigem que seus cães resolvam problemas e isto é muito positivo para os cachorros. Muitos cães são usados profissionalmente para encontrar pessoas desaparecidas e achar objetos escondidos. Mas você também pode fazer atividades desafiadores para o seu cachorro em casa.

Você pode esconder petiscos em bacias cheias de bolinhas ou água e estimular que seu animal busque-as. Você também pode colocar um petisco dentro do brinquedo do seu animal, dessa forma ele irá morder até encontrar o petisco. Brincadeiras como cabo de guerra também são interessantes, use sua criatividade!

Ensine sempre truques novos

Estimular seu pet através de truques novos é uma ótima ideia! Isso fará com que seu animal esteja sempre usando o cérebro e aprendendo coisas novas. Ocorrem vários estímulos quando um ser humano aprende atividades novas e com os cães não seria diferente.

Você pode começar ensinando seu cão a dar a patinha. Para fazer seu cão aprender, use comandos de voz e mantenha um padrão em sua linguagem corporal. À medida em que seu cão fizer o que você pede, ofereça um petisco e carinho de recompensa

A mesma lógica pode ser feita para ensiná-lo a deitar, rolar, sentar, etc. Lembre-se de manter sempre o mesmo tom de voz, postura corporal e usar apenas um verbo de ação, pois assim seu cão não ficará confuso.

Use um tapete snuffle

Uma boa ideia para estimular a cognição do seu pet é usar tapete snuffle. Este tipo de tapete tem pedaços de tecidos longos nos quais você pode esconder coisas e estimular seu animal a encontrá-las. Alguns tapetes têm peças de pano para seu animal roer, cheirar e caçar.

O tapete snuffle é um excelente tipo de brinquedo que ajudará seu pet a manter-se distraído enquanto aumenta as habilidades cognitivas, tudo isso de forma divertida e saudável!

Enriquecimento ambiental para cães do tipo alimentar

Pug no quintal com um biscoito na boca

O enriquecimento do tipo alimentar é super importante para os cães! Até aqui você aprendeu sobre várias maneiras de gerar enriquecimento ao seu pet. Agora falaremos sobre como usar o paladar de forma estratégica e estimular a inteligência do seu animal!

Coloque petiscos pela casa

Distribuir petiscos pela casa é uma ótima ideia para estimular seu animal. Dessa forma ele ativará o modo caçador e usará o faro para encontrar os petiscos. Este tipo de atividade é ótima para os cães, porque estimula as habilidades de seus antepassados presentes ainda em seu DNA: a caça.

Você também pode esconder petiscos pelo quintal ou na rua quando for levá-lo para passear. Só tenha cuidado para não ousar demais nos desafios. Esconda em locais que garantam que seu animal não vá se machucar ou ingerir outros elementos por engano.

Use cubinhos de gelo

Você já experimentou deixar um cubinho de gelo no chão para seu cãozinho brincar? Tenho certeza de que será uma experiência divertida. O cubinho de gelo é uma boa ideia de estímulo através do enriquecimento ambiental para seu pet.

É importante que você deixe o gelo em uma superfície lisa para que deslize e seu pet tente pegar. Seu pet irá tentar capturar o gelo, mas o gelo escorrega pelo chão e o cão irá correr atrás do cubinho de gelo. É uma brincadeira cômica e alegre para o animal e o tutor. Experimente!

Use quebra-cabeças de comida

O quebra-cabeças de comida é uma brincadeira divertida que seu animal irá amar! Através dessa atividade seu pet poderá desenvolver a mente enquanto é presenteado por petiscos deliciosos. O quebra-cabeças de comida é um brinquedo que pode ser encontrado em diversas lojas pet shop.

É uma brincadeira que consiste que o cão interaja com o brinquedo descobrindo maneiras de encontrar comida. O cão poderá aprender a apertar botões, escolher potes esconderijos, apertar alavancas com as patinhas, associar sons, abrir e fechar esconderijos com o focinho, entre outras possibilidades.

Mais ideias de enriquecimento ambiental para cães

Cachorro deitado em sua cama

Até aqui você leu sobre muitas ideias de enriquecimento ambiental para cães! Agora você aprenderá mais dicas fáceis para você aplicar no seu dia a dia com seu cachorro. Vamos continuar.

Ofereça uma caminha confortável

Oferecer uma caminha confortável para seu pet é um dos fatores que podem acalmar seu animal. Um local confortável que o proteja do frio, da chuva e do calor em excesso é primordial. Aposte em caminhas com casas acopladas, elas são um ótimo investimento.

Você também pode investir em camas revestidas com materiais confortáveis. Há caminhas de pelúcia de interior com penas, outras com bolinhas de ar que são super confortáveis para seu animal. Avalie sempre a qualidade dos materiais que você pode encontrar em lojas pet shop.

Coloque uma caixa de areia para seu cão escavar

Cavar é uma atividade muito útil aos cães. Eles adoram porque estimula o desafio, afia as unhas, estimula o olfato, diminui a ansiedade, diverte e distrai. Você pode comprar areia em pet shop ou em loja de material de construção e despejá-la em uma caixa.

Você também pode deixar a areia no chão do quintal e estimular seu animal a brincar na areia. É importante que o tutor vigie para que o animal não faça as necessidades físicas dentro da caixinha. Também é legal que o dono do pet não meça esforços para entrar na brincadeira junto com o animal.

Fale com seu cachorro

Muitas pessoas podem achar que conversar com cães é um ato ilógico, mas há engano neste julgamento. Os cães são capazes de entender entonações humanas, associar palavras aos comandos e obedecer às coordenações de seus tutores.

Portanto, sempre esteja conversando com seu animal, pois esta é uma ótima forma de estimular o seu cãozinho. Por isso, é importante que o tutor inclua o cão como um membro da família, dessa forma o tutor tem mais empatia ao interagir com o pet.

Conversas simples como falar sobre a ração, a água, sobre os brinquedos do pet são suficientes para ajudar a cognição do animal.

O enriquecimento ambiental deixa seu pet mais inteligente

Cachorro correndo feliz em meio a flores amarelas

Como você viu neste artigo, os cães são animais que necessitam de muitos estímulos diários. O enriquecimento ambiental, seja físico, cognitivo, alimentar ou social, vai auxiliar no desenvolvimento físico e intelectual do cão até o final de sua vida. Portanto, nunca deixe de estimular a inteligência do seu pet!

Ensinar pequenos truques, fazer caminhadas diariamente e até mesmo brincadeiras são ações muito benéficas para a saúde do cachorro. São estímulos que vão melhorar tanto a sua saúde física como mental, fazendo com o que o cachorro se sinta melhor no dia a dia.

Então, se você é tutor ou deseja se tornar um, brinque com seu animal e não tenha receio de se aventurar com ele! Afinal, os cães são os melhores amigos do homem e seu tutor deve acompanhá-lo em todos os momentos.

Artigos relacionados


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Quer ter um cachorro marrom? Conheça a seguir várias raças com essa coloração dividida em porte grande, médio e pequeno, assim como suas características!


 Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Está tendo problemas com aracnídeos? Confira neste artigo quais insetos ou animais são predadores deles e aprenda muitas dicas para se livrar desses venenosos!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.