Como fazer um colar elizabetano com garrafa, papelão e mais!

Como fazer um colar elizabetano com garrafa, papelão e mais!

Descubra como fazer um colar elizabetano caseiro com materiais que você possui em casa, de forma prática e confortável para seu cachorro.


O que é um colar elizabetano?

Cachorro preto com colar elizabetano

Neste artigo, vamos conhecer algumas maneiras de fazer um colar elizabetano caseiro com materiais comuns que todos temos em casa. O colar elizabetano nada mais é que um cone colocado em volta do pescoço do pet, preso juntamente com a coleira. Ele serve para evitar que o animal interfira na recuperação de algum machucado ou em um pós-operatório.

A maioria desses cones, ou colares, é feito de plásticos e possuem um preço mais elevado e não são confortáveis. Eles possuem vários tamanhos para se adequar a qualquer tipo de animal que precise usar, é importante escolher o tamanho correto para seu animalzinho.

Quando seu pet precisa de um colar elizabetano?

Cachorro com colar elizabetano

O colar sempre é recomendado quando o animal não deve lamber ou morder alguma área lesionada. Veja mais algumas situações onde o colar elizabetano se torna necessário:

Infecções na pele

A infecção na pele é muito comum em animais alérgicos, devido o excesso de necessidade de se coçar. Pois a pele se torna frágil e acaba abrindo fissuras, e é por ali que entram as bactérias que geram a infecção. Nestes casos, é altamente recomendado o uso do colar, para evitar que o animal lamba ou morda o local ferido.

Ferimento ou fratura no pet

Em um grande ferimento que levará muitos dias para se curar é importante que o animal não se lamba e nem fique cutucando a ferida, pois isso desacelera a recuperação. Em casos de atropelamento, o animal, dependendo da gravidade da situação, já fica um pouco debilitado, mas ainda é necessário o uso do colar para que ele fique curado mais rápido.

Uso de curativos por muito tempo

Devido a ferimentos muito graves, o pet pode ter que usar curativos por um determinado tempo, o que causa incômodo para o animalzinho. O que faz que ele sinta a necessidade de lamber, coçar e morder o local lesionado. Nesta situação, também é necessário à utilização do colar, por mais que eles detestem usar, devemos pensar sempre no que é melhor para eles.

Como fazer um colar elizabetano

Depois de entendermos o que é um colar elizabetano e descobrir quando ele é necessário, vamos pôr em prática algumas opções de colares caseiros para fazer e ajudar nossos amiguinhos de quatro patas a se recuperarem mais rápido.

Como fazer um colar elizabetano com garrafa pet

Recomendado para animais de porte pequeno, calcule o tamanho do colar, medindo da ponta do focinho até a coleira do seu bichinho. Marque essas medidas no plástico de uma garrafa pet. Feito todas as marcações de medidas, você pode cortar seguindo os pontos demarcados.

Em seguida, recorte na forma de um “V”, desde a borda externa até o circulo que se formou internamente. O último passo é fazer buracos nas extremidades do colar, é por ali que irá passar a coleira que penderá no pescoço do seu animalzinho.

Como fazer um colar elizabetano com papelão

Um pouquinho mais complexo, porém, acreditamos ser mais confortável por ser um material mais leve. Primeiramente, meça em seu cachorro qual o comprimento do seu pescoço e multiplique por 1,5. Após, desenhe um traçado de colar no pedaço de papelão que você tem disponível.

Essa parte será a que fica presa à coleira, o resultado da medida calculada será a parte maior, que forma o cone. Utilizando uma régua, encontre a medida calculada, no circulo que você desenhou e marque ela. Depois, desenhe outro circulo, iniciando no ponto marcado e até voltar novamente. Feito isso, o colar já pode ser cortado.

Comece pelo circulo maior, e depois recorte o menor. Seu cone já está pronto, você pode recortar buracos na extremidade para prender na cólera.

Como fazer um colar elizabetano com um balde

O método mais simples e rápido de se ter um colar elizabetano é com um balde. Esse modelo é recomendado para cachorros de grande porte. Corte o fundo do balde, no tamanho que você achar adequado para seu animal. É importante verificar se as extremidades não irão machucar o pescoço, caso precisar, lixe as arestas.

Não deixe o balde muito fundo, pois isso prejudicará na alimentação do cachorro. Recorte o balde no tamanho que se torne confortável para o animal manter sua rotina.

Como fazer um colar elizabetano com toalha

Esse formato é mais indicado para cães, pois o material é mais pesado, apesar de ser mais confortável para eles. Dobre uma toalha e enrole em volta do pescoço do animal, mas tome cuidado para não exagerar na firmeza, pois o seu cãozinho pode ficar desconfortável.

Após enrolar a toalha em volta do pescoço do animal, prenda com algo de sua preferencia. Pode ser uma presilha, uma cordinha ou até mesmo um pano mais fino para amarrar por cima da toalha.

Dicas de cuidados para fazer um colar elizabetano

Cachorro com colar elizabetano

É claro que para fazer algo tão importante para seu amiguinho, é necessário ter alguns cuidados essenciais. Veja abaixo os itens que devem ser observados com bastante atenção:

Faça as medidas certas do colar elizabetano

Esse é o cuidado principal que deve ser tomado, pois só com as medidas corretas, é garantido que o animal tenha conforto e praticidade para se alimentar e ingerir água, além de obter a segurança necessária para a lesão ou ferimento no qual deve evitar o contato.

Outro fato que se deve cuidar, é que o colar não deve ficar solto o suficiente para que o animal consiga tirar sozinho, mas também não deve ficar tão apertado a ponto de quase sufocar seu bichinho.

Faça um colar elizabetano confortável

Ter que usar este colar pode gerar estresse no seu pet, por isso é muito importante que apesar do incomodo, o colar seja confortável para que o animal possa seguir com sua rotina de dormir, brincar, correr e se alimentar.

Se o colar estiver de forma confortável em seu pescoço, o animal tende a se acostumar com mais rapidez, e não ficará tentado retirar o cone. Se caso desejar, você pode fazer uma capa de proteção com tecido para o cone, isso com certeza deixará mais confortável e com uma aparência mais bonita, até o animalzinho irá gostar.

Respeite o tempo necessário de uso do colar

Sabemos que o cãozinho ou o gatinho detestam usar o colar elizabetano, mas é de extrema importância usar o tempo que for determinado para total recuperação. Pense sempre que está fazendo o melhor pelo seu animalzinho. Da mesma forma, que passado o período necessário da utilização, retire e guarde para se precisar utilizar novamente.

Como acostumá-los a usar o colar elizabetano

Tendo todos os cuidados vistos, a hora de colocar o colar no pet é um grande desafio. Não há muito que fazer para evitar que o animalzinho fique chateado. Dê muito carinho, o mime, faça as coisas que ele gosta, faça sua comidinha preferida e tente se mantiver o mais próximo que puder para ele sentir que é para o seu bem e não um castigo.

Deixe o confortável para que sua recuperação seja eficaz e rápida, dessa forma o colar poderá ser retirado.

Finalizando seu colar elizabetano

Colar elizabetano

Neste artigo, vimos o que é um colar elizabetano, e sua importância na recuperação dos nossos pets e quando ele se torna necessário. Além disso, trouxemos diversas maneiras de se fazer um colar com materiais do nosso cotidiano como garrafa pet, papelão e radiografia, para seu cachorro.

Além de ser mais prático e econômico, o colar elizabetano caseiro se torna mais confortável por ser feito nas medidas necessárias para seu animalzinho. Agora que você já sabe tudo o que precisa e como fazer, mãos a obra. Faça você mesmo o colar elisabetano com um desses materiais, depois nos conte como ficou.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


dicas cuidados tipos

Artigos relacionados


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.


Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Quer ter um cachorro marrom? Conheça a seguir várias raças com essa coloração dividida em porte grande, médio e pequeno, assim como suas características!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.