Legumes que cachorro pode comer: lista completa com cuidados e mais!

Legumes que cachorro pode comer: lista completa com cuidados e mais!

Os legumes podem ser uma opção de petisco saudável e nutritivo para os cães, você sabe quais são os indicados? Leia neste artigo uma lista completa deles!


Conheça alguns legumes que o seu cachorro pode comer

Casal oferecendo legumes ao cachorro

Quem não adora oferecer petiscos para seus cãezinhos? Ainda mais quando usam seus olhos 'pidões'? Muitas vezes nos preocupamos com a saúde deles e não damos algo diferente de ração ou guloseimas caninas. Mas, os legumes se apresentam como uma ótima alternativa para isso.

Com os legumes, você poderá oferecer uma opção de petisco saudável, que além de satisfazer aquela vontade que os cachorros têm de experimentar nossa comida, também será um alimento nutritivo, natural, com muitas vitaminas e minerais importantes.

Portanto, preparamos uma lista grande com todos os legumes que um cãozinho pode comer, alguns legumes não recomendados, e também adicionamos dicas sobre as melhores maneiras de servir esses legumes ao companheiro canino! Continue sua leitura e saiba tudo sobre isso!

Legumes que seu cachorro pode comer do tipo frutos

Pimentões de várias cores

Existem muitos legumes que entram em outra categoria: frutos. O tomate é um legume do tipo fruto muito conhecido. Veja agora um pouco mais sobre quais legumes do tipo fruto podem ser comidos por cachorros!

Abóboras

A abóbora é um alimento rico em zinco, ferro e betacaroteno, além de também ser rico em fibras. Todos esses nutrientes são muito bem aceitos pelos cãezinhos. Introduzir uma pequena porção desse alimento nas refeições diárias de um cão pode regular seu intestino e até evitar o desenvolvimento de câncer.

De preferência, ela deve ser servida cozida, sem tempero e sem casca, assim ficará mais fácil para o cachorro digerir. Suas sementes também são recebidas pelo organismo do cãozinho sem problemas, e pode ser incluída para aumentar ainda mais a oferta de fibras na dieta dele.

Abobrinha

A abobrinha é um alimento muito baixo em calorias, cheio de líquido e com vitamina A, E e minerais, além de ser rica em fibras. Tudo isso torna ela uma ótima opção de legumes para um cãozinho, especialmente se ele é uma raça sensível e precisa de alguma dieta especial.

As baixas calorias da abobrinha, junto com a grande quantidade de fibras que possui, ajudam na saciedade do animal sem adição de gorduras ou açúcares. Isso é altamente indicado para evitar obesidade canina, ou para reduzir sobrepeso.

Chuchu

O chuchu é um ótimo alimento para os cães. Esse legume possui vitaminas A e B, boas para a visão e, o sistema nervoso, também é rico em fósforo, cálcio e ferro, contribuindo para o sistema imunológico e ósseo do cãozinho.

Além de tudo isso, ele também é rico em fibras e poderá ser ingerido para ajudar na regulação do funcionamento intestinal do pet. Também é baixo em calorias, e torna-se uma ótima opção, junto com outros legumes para cães que estão precisando manter ou perder peso.

Pepino

O pepino é um legume excelente para oferecer aos cãezinhos! Ele é muito leve, cheio de líquidos que ajudarão na hidratação canina, são legumes com alto teor de fibras, além de serem ricos em potássio e magnésio, minerais importantes em várias funções metabólicas.

Corte pedaços pequenos quando for oferecer, e se você perceber que ele está com dificuldades em digerir a casca do pepino, retire-a antes de dar ao cão para comer. Assim, você terá uma opção refrescante e saudável de petisco para o cãozinho.

Pimentão

O pimentão pode ser comido pelo cachorro, especialmente o pimentão verde, por possuir o menor teor de acidez entre as qualidades dos pimentões. É um alimento rico em vitaminas e minerais importantes. Deve ser oferecido sem sementes, e em quantidade muito reduzida.

Este fruto pode ser controverso na alimentação de um cachorro. Isso porque, ele pode ser oferecido, desde que observado rigorosamente a quantidade, já que o pimentão pode ser acido demais para o estômago canino, podendo causar mal-estar com facilidade.

Ervilhas

Este é um alimento que pode ser oferecido tranquilamente ao cachorro, não há qualquer restrição. Apenas lembre-se que qualquer dieta deve ser balanceada e diversificada. As ervilhas possuem um grande número de vitaminas diferente, carboidratos e fibras.

Tudo isso é importante para o organismo do cachorro. Ela pode ser oferecida fresca ou cozida, e trará benefícios para o estômago do animal, ajudando na prevenção do câncer e, também, com suas funções intestinais e metabólicas.

Legumes que cachorro pode comer: raízes e tubérculos

Cenouras

Neste trecho falaremos de outra classe de legumes, os que são retirados do solo: mandioca, batata, cenoura, entre outros. Estes alimentos também são indicados para uma alimentação natural e saudável dos bichos. Saiba mais sobre eles a seguir!

Batata-doce

A batata-doce tem muitos nutrientes para o cãozinho: Vitamina A, importante para a visão, regeneração da pele, e fabricação de hormônios; cálcio, necessário para fortalecer ossos, dentes e unhas. Além disso, o potássio, elemento essencial na transmissão de impulsos neuronais. Possui também fibras, que ajudarão na saciedade e digestão do animal.

Por isso ela não é um tubérculo querido apenas pelos humanos, mas, ela jamais deve ser oferecida crua para um cachorro! Delas também devem ser removidas as cascas da batata-doce, só assim ela ficará livre de toxinas que são perigosas para um cão. E ainda, apesar dos benefícios, deve ser oferecida apenas como petisco, em pequena quantidade.

Batata inglesa

A batata inglesa, que geralmente é usada para fazer a batata frita, também é saudável para os cachorros. Mas apenas se for servida cozida e sem casca. As cascas das batatas são muito ricas em uma substância chamada solanina, presente também no tomate, que pode oferecer perigo à saúde dos cães.

Observando esses detalhes, você está oferecendo um alimento rico em carboidratos saudáveis, potássio, fibras e outros nutrientes que serão muito bem-vindos pelo organismo do seu cachorrinho.

Cenoura

Mais uma opção saudável e saborosa para um cão: a cenoura! Ela contém vitaminas e nutrientes importantes para os olhos dos cachorros, sua pele, as membranas celulares, sistema nervoso e intestino, além de possuir uma textura crocante que os cachorros adoram.

Além disso, ela possui um sabor adocicado, que com certeza deixará seu pet mais satisfeito e cheio de alegria por experimentar uma comida diferente! Tudo isso com muita saúde.

Beterraba

A beterraba é muito rica em fibras, várias vitaminas e minerais presentes em outras raízes e também contém muita vitamina C, o que é ótimo para o cãozinho, quando for oferecida em pouca quantidade! Qualquer excesso pode causar um desconforto ou indisposição no cachorro, já este legume tem uma acidez alta.

Ela também é muito rica em açúcares, o que pode desencadear diabetes ou outras disfunções metabólicas em um cão. Portanto, apesar de não ser tóxica e vir com muitos benefícios. A beterraba deve ser oferecida com muita cautela.

Mandioca

Esse alimento é muito saudável para o organismo canino, e um cão poderá comer mandioca sem problemas. Acontece que a mandioca possui uma grande quantidade de carboidratos, e deve ser oferecida em porções muito pequenas, para evitar sobrepeso.

Ela só pode ser oferecida cozida. Dessa forma, poderá ser uma opção de petisco que irá agradar seu pet, sem expor ele a qualquer tipo de problema.

Inhame

Esta raiz é rica em vitamina C, minerais e antioxidantes, o que pode trazer vários benefícios à saúde de um cachorro. O inhame também pode ser oferecido sem problemas para um cachorrinho, desde que seja cozido e sem casca. Assim, ele terá uma fonte leve de carboidratos.

Além de estar ingerindo várias propriedades que ajudarão a combater o envelhecimento precoce de suas células, os antioxidantes. Sempre opte pelo inhame natural e fresco, já que os enlatados são colocados em líquidos ricos em açúcares, sódio e conservantes que podem prejudicar a saúde do seu cachorro.

Legumes que cachorro pode comer: caules e sementes

Cachorro com brócolis na boca

Existem mais opções para oferecer como petisco e alimento saudável e nutritivo a um cãozinho. As leguminosas, caules e sementes também participam dessa lista, e vamos mostrar isso agora. Continue sua leitura se quiser saber mais!

Feijão

Ricos em antioxidantes, fibras, potássio e fósforo, o feijão é um alimento altamente nutritivo para cães, e que pode ser oferecido para eles sem nenhum problema. Mas, é necessário deixar o feijão de molho por pelo menos meia hora para evitar gases no animal e garantir melhor digestão.

Além disso, ele sempre deve ser servido cozido. E assim, o cachorrinho terá uma fonte de nutrientes que vai ajudar a equilibrar a acidez de seu estômago, ajudará nas funções celulares, formação óssea, e diminui a velocidade de envelhecimento das células.

Brócolis e couve-flor

Os dois caules podem ser oferecidos para os cachorros. E são riquíssimos em vitaminas e minerais extremamente importantes: cálcio, vitamina C, fósforo, potássio, entre outros. Varias as fontes desses nutrientes é importante porque cada alimente possui um jeito de absorvido pelo organismo.

Portanto, essas são duas opções de variação extremamente leves, baixas em calorias e saudáveis. Sem risco de gerar uma intoxicação quando forem oferecidos em quantidades pequenas, como petisco.

Vagem

A vagem é uma ótima opção para quem quer introduzir uma fonte saudável e saborosa de vitaminas e minerais na alimentação do cachorro. Ela possui vitaminas A, complexo B e K, além de potássio e magnésio. Cada um desses itens desempenha uma função importante no organismo canino.

A vagem pode ajudar na saúde do pelo, da pele, estrutura óssea e dentária, além de contribuir para mais de trezentas funções metabólicas, graças à presença do magnésio.

Arroz

O arroz é um ótimo cereal para incluir na dieta de um cão. Isso porque, ele tem um nível de gordura muito baixo, possui carboidratos leves, e também é uma ótima fonte de proteínas vegetais. Nada no arroz oferece perigo para um cachorro.

Portanto, é um alimento seguro para fazer parte das opções de petisco e pequenas porções de mimos gastronômicos que o cãozinho poderá saborear sem consequências negativas e sem a preocupação de seu tutor.

Legumes que cachorro não pode comer

Homem dando comida para cachorro

Apesar da lista grande de alimentos permitidos, um cão ainda possui restrições a certos alimentos. E aqui este artigo vai falar mais sobre eles, e porque evitá-los. Continue lendo e saiba o que pode fazer mal para um cachorrinho!

Cebola e cebolinha

Os cachorros não deve comer cebola ou cebolinha, em qualquer medida ou forma de preparo. Esses alimentos são ricos em tiossulfato, que pode literalmente destruir os glóbulos vermelhos do seu animal de estimação. Esses glóbulos são responsáveis pelo transporte de oxigênio na corrente sanguínea e coagulação do sangue.

Portanto, jamais ofereça a qualquer cachorro, não se sabe a quantidade mínima para causar uma intoxicação grave, já que pode variar de acordo com o porte do cão.

Alho

Assim como as uvas e chocolates, os alhos são perigosos para qualquer cachorro e não devem ser colocados a disposição do animal em qualquer circunstância, para eles o alho agirá como um veneno. As substâncias que são benéficas para os seres humanos, não serão processadas pelo organismo canino.

Isso causará diversos problemas no organismo do cãozinho, assim como alterações metabólicas importantes. Não há uma quantidade mínima segura, se ele ingerir por acidente observe bem de perto, e qualquer sinal de mudança em seu comportamento deve ser um alerta para levá-lo ao veterinário.

Milho

O cuidado com o milho deve ser tomado na forma como é oferecido. O milho em si não oferece um risco e pode até ser incluído na alimentação. Porém, ele deve ser servido cozido e as sementes do milho devem ser retiradas da espiga.

O perigo está justamente na espiga. Os cães podem engolir porções grandes dessa parte do milho e isso fará com que eles corram risco de desenvolver obstrução intestinal, causando vômitos, diarreia, indisposição e até levar a um grave quadro de infecção e inflamação intestinal.

Soja

A soja não é um alimento recomendado para os cães. Acontece que a soja contém uma concentração altíssima de fibras, e pode levar o cachorro a ter diversos problemas intestinais.

Outra forma de mal-estar possível causado pela soja, é algum tipo de alergia que os cães possam manifestar ao ingerir o alimento. Fique atento, e para não ter surpresas, inclua esse alimento apenas com a supervisão de um veterinário.

Cuidados ao dar legume para cachorro

Dois Cachorro em mesa demonstrando estar com fome

Há uma longa lista de legumes e de benefícios que eles podem trazer para a saúde dos cachorros em geral. Porém, tudo vai depender da forma como esses legumes são oferecidos. Agora vamos saber mais sobre a forma correta de introduzir esses alimentos na dieta canina. Continue e saiba mais sobre isso!

Sirva os legumes adequadamente

É essencial que os legumes estejam cozidos e mais moles. A maioria dos legumes tem muitas fibras, e caso estejam cru, elas podem ficar "emperradas" no sistema digestivo, causando uma complicação que poderá ser grave. Nunca ofereça sementes, salvo algumas exceções como a da abóbora.

Além disso, retire a casca dos alimentos que também poderão causar obstrução intestinal, e por fim, sirva tudo em porções pequenas. Muitos cães não mastigam completamente antes de engolir, e por isso podem ingerir pedaços grandes de fibras que vão permanecer no intestino, impedindo seu funcionamento pleno.

Não exagere na quantidade de legumes

Tudo em exagero pode fazer mal, e, às vezes, até causar um efeito contrário ao esperado. O mesmo acontece com a quantidade de legumes que você pretende dar a um cãozinho. Seja moderado, já que as rações são desenvolvidas com a quantidade necessária de nutrientes para um funcionamento pleno do organismo do cachorro.

Sirva os legumes, caules, frutos e outros, como uma opção de petisco saudável para seu cão, em pequenas porções, para não provocar uma supernutrição que levará a disfunções metabólicas.

Higienize bem os legumes antes de preparar

Os legumes vendidos em mercados, hortifrútis, e outros estabelecimentos grandes e conhecidos, passam por um cultivo com agrotóxicos, e eventualmente isso permanece até o momento do consumo do alimento. Além disso, todo o caminho feito do campo até a prateleira pode ter algum agente patológico contaminante.

Por isso é importante lavar muito bem os legumes e qualquer verdura antes de prepará-lo como alimento de um cachorrinho, assim você evitará qualquer tipo de contaminação por agentes microbiológicos que não possam ser vistos a olho nu.

Legumes são petiscos nutritivos para um cachorro feliz!

Cachorro com abobora

É muito comum perceber a atenção que os cachorros depositam nos momentos das refeições dos tutores. Com esse artigo não há mais dúvidas: os legumes podem ser uma opção saudável para não deixá-los passando vontade nesse momento.

Há uma lista grande de legumes que podem ser oferecidos sem representar qualquer risco de saúde para os cãezinhos. Tomate, brócolis, batatas, feijão e abóbora são só alguns. Eles possuem grandes quantidades de fibras, vitaminas e minerais com valores importantes para a nutrição canina.

Contudo, foi visto também que eles não podem ser oferecidos sem cuidado. Devem estar sem casca, cozidos e sem qualquer tipo de tempero, para realmente ser um petisco saudável, saboroso e nutritivo para um cachorrinho. Com todas as dicas trazidas aqui, certamente você estará bem mais seguro em introduzir os legumes na alimentação do seu cachorro.

Autor deste artigo

É formado em Letras pela USP - Inglês e Português.

Ama todos os animais: grandes, pequenos, "bonitos" e "feios", ferozes ou amáveis!
Entre outros textos e letras, contribui com toda dedicação ao blog, para difundir cada vez mais o respeito aos bichinhos e a integração das pessoas aos animais que convivem em nosso planeta!

Artigos relacionados


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.


Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Quer ter um cachorro marrom? Conheça a seguir várias raças com essa coloração dividida em porte grande, médio e pequeno, assim como suas características!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.