Aranhas venenosas do Brasil: veja a lista das mais perigosas

Aranhas venenosas do Brasil: veja a lista das mais perigosas

Venha conhecer quais são as aranhas mais perigosas do Brasil e descubra o que fazer para se proteger delas!


As aranhas venenosas do Brasil são perigosas!

Aranha venenosa em meio a galhos

As aranhas são animais invertebrados de 8 patas bem pequenos que podem assustar mais que muita gente. Zoólogos e cientistas veterinários distinguem animais “venenosos” de “não venenosos” dependendo do mecanismo de liberação de suas toxinas. Como as aranhas injetam toxinas deliberadamente, a maioria delas é considerada venenosa.

Muitas aranhas são consideradas extremamente perigosas devido à reação provocada no corpo humano. Algumas podem, inclusive, gerar muitos problemas e causar até mesmo morte em questão de pouco tempo. Sendo assim, é muito importante que, caso você seja picado ou tenha alguma suspeita, vá direto à emergência médica mais próxima de onde está localizado.

Dessa forma, falaremos adiante sobre quais são as aranhas mais venenosas no Brasil, como evitar as picadas delas, e o que fazer caso você seja picado para livrar sua saúde de maiores problemas. Vamos lá?

Aranhas mais venenosas do Brasil

As aranhas são animais muito temidos pelas pessoas e, com certeza, até mesmo os amantes de aranhas também sentem algum receio ao mexer com elas. Vamos conhecer, então, quais são as aranhas mais perigosas e quais são os sintomas que elas geram quando você é picado. Veja:

Aranha-reclusa-chilena

Aranha-reclusa-chilena em cima de pedra

A aranha-reclusa-chilena é uma aranha venenosa intimamente relacionada com a aranha-reclusa-marrom. Ela é pequena e possui cerca de 4 cm.

Ela é considerada por muitos a mais perigosa das aranhas e o seu veneno pode causar necrose em um curto período de tempo, além de poder resultar em reações sistêmicas graves, incluindo a morte.

Como o próprio nome diz, elas vivem reclusas e não interagem com o ser humano. Apenas picam quando se sentem extremamente ameaçadas. A picada da aranha-reclusa-chilena é considerada até 15 vezes mais perigosa que uma picada de cobra e é até 10 vezes mais potente do que ácido sulfúrico!

Viúva-negra

Aranha viuva-negra

As viúvas-negras são aranhas notórias identificadas pela marca predominantemente vermelha no seu abdome. A fêmea é bem brilhante e o macho é raramente visto, porque muitas vezes é morto e comido pela fêmea após o acasalamento. Ela tem, em média, 2,5 cm.

Viúvas-negras são muito encontradas em locais velhos e antigos, com lenha e plantas. Geralmente, sua picada produz fortes dores musculares, cãibras, náuseas e paralisia leve do diafragma, o que torna a respiração difícil. A maioria das vítimas se recupera sem complicações graves, embora a picada seja considerada fatal para crianças muito pequenas e idosos.

Viúva-marrom

Aranha Viúva-marrom em cima de folhas

As aranhas viúva-marrom têm pernas relativamente compridas. O abdome tem uma ou várias manchas vermelhas. As viúvas-marrom macho, como a maioria das espécies de aranhas, são muito menores do que as fêmeas e geralmente são menos perigosas, de modo que apenas morderão se a teia for perturbada e a aranha se sentir amedrontada.

As aranhas viúva-marrom são animais que carregam um veneno neurotóxico que pode causar um conjunto de sintomas e pode ser duas vezes mais forte do que a viúva-negra! Como muitas aranhas, a viúva-marrom tem uma visão muito ruim e se move com dificuldade quando não está em sua teia.

Aranha armadeira

Aranha armadeira atacando

A aranha armadeira também é uma das espécies mais perigosas do Brasil. Ela vive em locais escondidos e escuros. O local perfeito para ela procriar é em florestas, em jardins e principalmente em folhas secas de coqueiros. Ela apresenta um veneno bem potente, e os sintomas abrangem vertigem, dificuldade de respirar, náusea, aceleração do pulso, febre e sudorese.

Ela consegue saltar até 1 metro de distância para atacar ou se defender, por isso o apelido. Além disso, ela apresenta um comportamento bastante marcante, pois se ergue e fica somente sobre as patas traseiras antes de atacar. Se você presenciar isso, se afaste!

Aranha marrom

Aranha marrom caminhando sobre pessoa

A aranha marrom é também altamente encontrada nas regiões sul e sudeste do Brasil. São aranhas pequeninas, que medem em torno de 3 cm. A sua picada não dói, então, muitas vezes, não é percebida no momento, de modo que os sintomas só aparecem de 12 a 24 horas depois.

Ela não tem o costume de atacar o homem, e o faz somente quando se sente ameaçada. Os sintomas abrangem pele machucada com bolhas, inchaço e coceira. A região acaba ficando quente e pode levar até à necrose da pele se não for administrado o antídoto.

Como evitar problemas com as aranhas venenosas aqui do Brasil

Aranha venenosa em telha

É muito importante nós tratarmos a causa antes da consequência, certo? Sendo assim, vamos te explicar como você deve se preparar para evitar problemas com aranhas antes que eles aconteçam, como cuidar de locais propícios para o aparecimento de aranhas, como jardins, e o que você não deve fazer se encontrar uma aranha. Veja:

Mantenha o quintal e o jardim

É muito importante você manter o seu jardim sempre em ordem, com a grama em dia, cortada e podada da maneira correta, posto que, caso uma aranha apareça por lá, você conseguirá vê-la! Além disso, caso você tenha árvores em casa, não deixe folhas soltas e secas jogadas, pois elas adoram se esconder lá.

Corte folhas sem uso e, quando for cortar, sempre use luvas. As aranhas armadeiras ou aranhas de jardim gostam de fazer ninho em locais escuros e no meio de folhagens. Então, sempre tenha uma atenção redobrada quanto a isso.

Mantenha a grama aparada

É muito importante você manter a grama da sua casa sempre aparada e em comprimento curto. O tamanho ideal para um gramado é em torno de 3 cm a 5 cm. Não deixe a grama crescer demais por motivos de higiene e por motivos visuais.

A grama mais curta consegue te fornecer uma melhor visão a olho nu caso uma aranha passe por lá, ou até mesmo outros bichos. Além disso, locais sujos e com muitas folhas são ideais para o aparecimento de aranhas. Mantenha a limpeza e higiene da sua grama e, caso vá andar por ela antes de aparar, coloque tênis.

Evite a formação de folhagens e pilhas

As aranhas adoram fazer os seus ninhos em locais escuros, secos e sem umidade. Pilhas de folhas ou cascas de folhas de coqueiros e outros tipos de árvores são locais muito propícios para viverem.

Por isso, sempre corte e não acumule folhas soltas no jardim. Já apare e coloque-as em um saco fechado para mandar embora, pois assim você estará diminuindo a probabilidade da chegada de novas aranhas em sua casa.

Verifique roupas e calçados antes de usar

É essencial você verificar os seus calçados e roupas antes de usar, pois aranhas gostam de ficar escondidas em locais parados e escuros. Mesmo se você morar em uma casa que não possui jardim ou em apartamento, confira os seus objetos e sempre bata seus sapatos no chão antes de usar.

Sacuda as suas roupas algumas vezes antes de vestir também. As aranhas não gostam de ser vistas e nem incomodadas. Por isso, ficar dentro de gavetas no meio de roupas e sapatos seria um lugar ideal para ela. Logo, sempre verifique tais locais antes do uso!

Não coloque a mão em buracos e frestas

Inúmeras aranhas gostam de viver escondidas, é claro. Não é muito comum presenciarmos aranhas todos os dias. Geralmente, elas gostam de viver em buracos na terra, na grama ou até mesmo em vãos e frestas entre o concreto do piso, em áreas de lazer.

Além disso, é bastante comum elas se esconderem em pequenos buracos de azulejos de piscina quebrados, geralmente em bordas, onde a água não pega. Por isso, nunca coloque sua mão em locais assim e tente sempre manter o local com a limpeza em dia.

O que fazer se eu levar uma picada de aranha?

Homem com dor picado por aranha no pé

Essa é basicamente a pergunta mais temida e questionada. Bom, a seguir nós vamos te alertar sobre o que fazer caso você seja picado e quais cuidados deve tomar. Mesmo se a picada for de uma aranha que você reconheça não ser perigosa, é melhor pecar para a cautela e consultar um profissional Vamos entender!

Eleve o local da picada

Se você levou uma picada de aranha, em primeiro lugar, você deve elevar o local. Se foi nos membros inferiores, tente usar alguns travesseiros para manter a elevação por um tempo, e mesmo se a picada foi nos braços ou mão, tente deixar o membro esticado para cima.

Isso faz com que a circulação sanguínea diminua até o local e com que o veneno se espalhe mais lentamente do que seria se você estivesse em posição normal. Se foi uma aranha perigosa que te picou, essa lentidão do veneno pode retardar os sintomas até maiores cuidados, já em uma clínica médica.

Lave o local com água e sabão

Assim que você sentir que foi picado, é bem importante higienizar a região, para que outras bactérias e micro-organismos não auxiliem na inflamação e na infecção do local. Com certeza, a sua pele vai ficar sensível e machucada, então tente limpá-la o quanto antes. Assim, você não contrai viroses ou parasitoses pelas feridas da picada.

Use compressa morna

A temperatura quente tem o grande poder de desinflamar a região afetada. Tente esquentar compressas e colocá-las no local, posto que isso vai auxiliar tanto nos seus sintomas de dor, quanto na inflamação.

Use a compressa enquanto você não for ao médico, mas tente não se tratar sozinho, já que, dependendo da picada, somente o soro com antídoto poderá realmente fazer a inflamação cessar.

Evite sugar o veneno ou apertar o local

Jamais sugue o veneno da aranha que te picou! Geralmente, quando crianças são picadas por abelhas ou marimbondos, os pais sugam a região na tentativa de retirar o veneno.

Entretanto, não existe como comparar o veneno de uma abelha ao veneno de uma aranha perigosa. Sendo assim, jamais sugue a região que ela te picou, pois, além de você ajudar a machucar ainda mais a região, gerando novas inflamações e infecção, você pode levar o veneno dela para a sua boca e contaminar outras regiões de seu corpo.

Conte com ajuda profissional

Mesmo na dúvida se a aranha que te picou é altamente venenosa ou não, se você sentir qualquer sintoma ou perceber que a picada pode inflamar, vá imediatamente ao hospital mais próximo de você ou centro emergencial.

Não hesite, pois, ainda que existam aranhas que a picada é bastante dolorida e perceptível, existem outras que picam de modo praticamente indolor, mas que podem representar riscos. Assim, na presença de qualquer sintoma fora do comum, consulte um especialista.

Viu como é importante conhecer quais são as aranhas perigosas?

Aranha caminhando sobre superfície

As aranhas são animais extremamente inteligentes e adaptáveis. Como a maioria possui hábitos noturnos, elas gostam de viver em locais escondidos, seja em buracos, em jardins, em florestas ou no meio das folhas.

Algumas delas, inclusive, apresentam o veneno muito forte e que consegue levar a região afetada da sua pele à necrose, além de causar sintomas muito fortes, como dores, febre, vômitos e infecções. Entretanto, outras espécies optam por liberar o veneno majoritariamente em suas presas para se alimentarem, não sendo muito nocivas aos seres humanos.

Dessa forma, é bem importante você cuidar bem da sua casa, sempre manter gramados aparados, janelas fechadas à noite e não deixar folhas soltas na área de lazer. Ademais, mesmo que você não possua áreas verdes na sua casa, verifique sempre seus sapatos e roupas antes de usar. Não dê bobeira!

Autor deste artigo

Artigos relacionados


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


 Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Está tendo problemas com aracnídeos? Confira neste artigo quais insetos ou animais são predadores deles e aprenda muitas dicas para se livrar desses venenosos!


Cores do Lulu da Pomerânia: conheça cores raras e populares

Cores do Lulu da Pomerânia: conheça cores raras e populares

Diferentemente de outras raças, este pequeno e fofo cachorro possui 23 cores possíveis! Descubra aqui as inúmeras possibilidades de pelagem desta raça!


O que hamster pode comer? Banana, cenoura, morango e mais

O que hamster pode comer? Banana, cenoura, morango e mais

Você já se perguntou o que um hamster pode e o que não pode comer? Neste artigo, falaremos sobre o que oferecer em uma dieta correta para o seu pequeno roedor!


Sonhar com aranha preta: grande, caranguejeira e mais tipos

Sonhar com aranha preta: grande, caranguejeira e mais tipos

Você sonhou com uma aranha preta recentemente? Então, confira este artigo com atenção e conheça cada um dos significados expostos aqui!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.