Quantas vezes o cachorro deve urinar por dia? Descubra agora!

Quantas vezes o cachorro deve urinar por dia? Descubra agora!

Você sabia que o quanto um cachorro precisa urinar por dia varia de acordo com características como idade, raça e tamanho? Saiba mais aqui neste artigo!


Sabe quantas vezes seu cachorro deve urinar por dia?

Cachorro poodle fazendo xixi na árvore

Já parou para pensar quantas vezes seu cachorro faz xixi por dia? Você saberia dizer se é uma frequência normal para um cachorro saudável com as mesmas caraterísticas que o seu? O número diário de idas ao banheiro varia de acordo com vários fatores, como a raça, a alimentação e a criação do cachorro, por exemplo.

O importante é monitorar se a frequência tem diminuído ou aumentado e a regularidade em que isso ocorre. Neste artigo, iremos te mostrar os fatores que podem contribuir para a quantidade média de urina de cada animal e o que pode causar uma variação prejudicial, além de mostrar como você pode observar a saúde do seu cão através disso tudo.

Portanto, leia este artigo e descubra se o seu cachorro está urinando na quantidade correta e, se necessário, o que fazer para regularizar a situação.

Frequência diária do xixi de cachorro

Bulldog sentado na privada

A principal diferença na frequência de idas ao banheiro de um cão está na sua idade, que pode ser dividida em 3 fases da vida: filhote, adulto e idoso. Para cada fase, o animal necessita urinar em uma quantidade diária específica para se manter saudável. Descubra a seguir!

Xixi do cachorro filhote

Quando são filhotes, os cães fazem muito xixi devido ao fato de terem uma bexiga muito pequena e de que ainda estão se desenvolvendo, aprendendo a lidar com o próprio corpo.

Existe uma regra básica para saber, em média, por quanto tempo um filhote consegue segurar o xixi: o número de meses de vida do animal +1. Exemplo: um cachorro de 5 meses consegue segurar o xixi por até 6 horas (dividindo pelas 24 horas do dia, dá em média 4 idas ao banheiro diariamente). Esta regra é válida até a média diária ficar entre 4 e 5 vezes ao dia.

Xixi do cachorro adulto

Na fase adulta, o número de idas ao banheiro fica entre 3 e 5 vezes ao dia, dependendo muito do porte do cachorro e de sua rotina. O ideal é você observar a frequência do seu cão e onde ele sente mais segurança para urinar.

Por já terem uma bexiga formada e um maior controle do corpo, alguns cães conseguem segurar o xixi até se sentirem confortáveis o suficiente para se liberarem. Portanto, fique atento e forneça o melhor conforto para seu animal, seja trocando o local do banheiro dele em casa ou passeando mais regularmente.

Xixi do cachorro idoso

Os cães mais velhos, assim como os filhotes, não conseguem segurar a bexiga por muito tempo. Isso acontece porque os órgãos não estão mais funcionando tão bem, havendo uma diminuição da função do sistema urinário.

Com média de idas ao banheiro de 5 ou 6 vezes por dia, é importante manter uma rotina saudável de passeios e alimentação para o cão idoso. Isso é essencial para que ele não desenvolva problemas de saúde relacionados à retenção de urina ou que acabe se urinando em lugares indevidos.

Alguns cachorros mais velhos podem precisar urinar ainda mais, dependendo de como está a saúde dele. Para isso, é melhor notar o comportamento do animal e consultar um veterinário.

O que mais influencia a frequência diária de urina do cachorro?

Cachorro fazendo xixi durante passeio

Existem outros fatores importantes para se levar em consideração ao analisar se o cachorro está urinando em uma frequência adequada. Cada cão é um indivíduo único com suas próprias peculiaridades, gostos e manias. Por isso, a melhor forma de auxiliar na saúde do seu animal é conhecendo suas necessidades. Saiba como logo abaixo.

Tamanho do cachorro

O porte do cachorro mostra o quanto ele consegue segurar o xixi. Cães de raça pequena possuem uma capacidade menor de reter a urina. Ou seja, quanto mais eles bebem água, mais precisam ir ao banheiro, em um intervalo de tempo menor do que se o cão tivesse um porte maior.

Os cães raça grande têm mais capacidade de segurar a urina, porém possuem uma probabilidade maior de apresentarem problemas com isso em relação aos cães menores. Ficar atento ao consumo de água, de acordo com o tamanho do animal, te ajuda a entender a necessidade de água necessária para uma boa média de idas ao banheiro.

A raça influencia na quantidade de xixi

Raças de cães diferentes acabam tendo necessidades sociais e fisiológicas diferentes. Algumas raças têm predisposição de serem mais reservadas, como o Husky Siberiano, o que pode ocasionar em animais que só urinam em casa em um lugar específico e em intervalo de tempo maiores.

Outras raças, mais brincalhonas e amigáveis, como o Beagle, sentem mais conforto em urinar na rua e às vezes até se acostumam a apenas fazer o xixi na rua. Nesse caso, é muito importante levar o animal para passear frequentemente para que ele possa urinar.

A raça pode até ser um fator importante, porém cada animal tem seu jeito! E ninguém melhor que o dono para entender do que o bichinho precisa, não é mesmo?

Dieta do cachorro

Alimentos a base de água são importantes para a saúde do animal e, consequentemente, para uma boa frequência de xixi. Animais acostumados a ingerir ração molhada geralmente urinam mais do que os que só se alimentam de ração seca.

Outros alimentos, como frutas (próprias para consumo canino!), apresentam um papel considerável para a circulação de sangue no cachorro e para que a água retida no sistema urinário se renove. É importante também trocar regularmente a água do cachorro, o incentivando a beber uma mais fresca.

Fique atento para a necessidade de líquidos na dieta do animal, variando com a temperatura do dia e a época do ano que geram mais desidratação.

Marcação de território

Marcar território durante um passeio é um hábito conhecido dos cães, mais presentes nos machos do que nas fêmeas. Como ocorre através da urina, é um hábito que pode elevar o número de idas ao banheiro dos cães que estão acostumados a passeios frequentes, principalmente em lugares onde outros cães passeiam.

Isso ocorre porque ao sentir o cheiro da urina de outro animal, o cachorro geralmente urina em cima do mesmo lugar, “reivindicando” aquele território. É preciso observar com que frequência seu animal faz isso em um passeio, tomando cuidado para não gerar desidratação.

Quando me preocupar com o meu cachorro ao fazer xixi?

Cachorro preto sentado no tapete higiênico olhando para a câmera

É essencial se manter vigilante às pequenas mudanças que podem ocorrer em relação à urina do cachorro. Observar se os intervalos de idas ao banheiro têm apresentado uma variação maior do que o normal (para mais ou para menos), por exemplo, pode ser um sinal de que algo está errado. Continue lendo o artigo para saber mais sobre o assunto.

Cachorro prendendo o xixi

Se o seu cão passou um dia inteiro sem urinar, é bom ficar ligado. Procure sinais para identificar o possível problema do animal segurar o xixi ou se ele não consegue urinar mesmo.

Se só estiver segurando, procure deixar o seu banheirinho o mais limpo possível e passeie com ele com mais frequência por lugares que você sabe que ele gosta de fazer xixi. Mesmo após tomar todos os cuidados, se notar que ele continuar segurando a urina, o certo é levar a um veterinário imediatamente.

Cachorro não consegue fazer xixi

Muitas vezes pensamos que o cão está segurando o xixi, quando na verdade ele está sem conseguir fazer mesmo. Cuidado para não se confundir!

Algumas dicas importantes para saber se algo o impede de urinar é notar se ele está tentando. Perceba se ele se agacha na posição habitual de urinar e não sai nada, se tem latido ou gemido ao tentar urinar, ou até mesmo se tem urinado em pequenas quantidades o tempo todo.

O melhor a se fazer em qualquer uma das situações é levar ao veterinário para a realização de exames e assim descobrir o que pode estar causando problemas ao animal.

Mudança na cor do xixi

A mudança na cor da urina é um forte alerta de um problema com a saúde do seu cachorro! A mudança mais comum é o xixi ficar muito escuro ou muito vermelho, um grande indicativo de problemas renais ou intestinais no animal.

Muitos fatores podem ser responsáveis por essas mudanças, portanto tente lembrar o que de diferente seu animal pode ter feito nos últimos dias para causar esse desconforto. Pode ter sido algum alimento diferente que não fez bem a ele, por exemplo. Nunca se esqueça de consultar um veterinário!

Dicas para regular o xixi do cachorro

Pessoa dando água mineral para um cachorro

Dar uma rotina para o seu cachorro, desde a alimentação até os momentos de descanso, faz com que ele se mantenha saudável e com um controle regular de idas ao banheiro. Veja a seguir algumas práticas que podem te auxiliar nessa regularidade de xixi do seu animal!

Mantenha seu cão bem alimentado e hidratado

Uma alimentação balanceada é a parte mais fundamental para a saúde renal de um cão. Opte por rações mais saudáveis, lanches ricos em fibras e minerais que auxiliam o sistema digestivo do animal. E o mais importante, sempre ofereça sempre água fresca!

São pequenos cuidados do dia a dia que fazem uma grande diferença no controle do xixi dos cães. Tome cuidado principalmente com a alimentação e hidratação após longos passeios ou em dias quentes! Assim como nós, os cães podem sofrer desidratação.

Proporcione lugar limpo para o cachorro fazer xixi

Manter o banheiro do cachorro limpo o incentiva a usar mais vezes, evitando que o animal prenda o xixi. Limpe seu espaço sempre que necessário o leve para passear mais vezes por lugares diferentes. Manter isso na rotina ajuda a ter um controle e um conhecimento de quantas vezes por dia seu animal precisa fazer xixi.

Coloque as tigelas longe do banheiro do cachorro

Nós nunca comemos no banheiro, não é mesmo? Com os cachorros não é diferente! Seu animal precisa de um espaço para se alimentar relativamente longe de onde ele faz suas necessidades.

Eles também são higiênicos e manter o pote de comida perto do banheirinho pode fazer com que o animal perca o interessa na comida, no próprio banheiro ou até mesmo nos dois.

O cachorro não deve urinar muito nem pouco por dia, apenas o ideal

Cachorro fazendo xixi em um terreno vazio

Lendo o artigo você pode perceber o quanto é importante observar a quantidade de vezes que seu cachorro urina. Com essas informações, é possível aprender muito sobre nossos bichinhos e como ajudá-los a se manterem fortes e saudáveis. Contudo, é importante ter um fato sempre em mente: cada cachorro é único!

Apenas conhecendo bem seu cachorro você consegue observar o que ele necessita, como reagir a pequenas mudanças que podem gerar problemas e o quanto de xixi ele faz e precisa fazer por dia. Seguir as dicas deste post é tão importante quanto compreender as particularidades do seu cão!

Só você pode dizer se é normal a variação de idas no banheiro do cachorro entre um dia e outro, por exemplo. E não se esqueça: ao sinal de qualquer mudança significativa, leve seu bichinho ao veterinário.

Autor deste artigo

Escritor e redator, apaixonado por animais, pela leitura e por contar histórias. Sou estudante de jornalismo na UFF, onde aprimoro minha prática e alimento minhas paixões profissionais. Escrevo por aqui como troca de conhecimento, inspirado no amor pela minha gatinha Gina.

Artigos relacionados


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Quer ter um cachorro marrom? Conheça a seguir várias raças com essa coloração dividida em porte grande, médio e pequeno, assim como suas características!


 Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Está tendo problemas com aracnídeos? Confira neste artigo quais insetos ou animais são predadores deles e aprenda muitas dicas para se livrar desses venenosos!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.