Por que os gatos mordem quando fazemos carinho? Veja aqui!

Por que os gatos mordem quando fazemos carinho? Veja aqui!

Você tem um gato e já foi mordido por ele enquanto o acariciava? Descubra aqui o motivo pelo qual os gatos costumam morder quando fazemos carinho neles!


Seu gato te mordeu quando fez carinho?

Gato branco e preto mordendo a mão do dono de brincadeira

Já imaginou você fazer carinho no seu gato e de repente ganhar de presente uma mordida? Provavelmente, você irá tomar um susto e se questionar por que isso aconteceu.

Gatos são felinos com instinto caçador que amam estar sozinhos e serem donos do mundo. E assim como qualquer outro animal, podem possuir problemas de comportamento. Esses problemas levam muitos donos a procurarem o veterinário para entender melhor o que seu bichano está passando e encontrar uma solução.

Um dos problemas de comportamento muito comum é a agressão felina. Inclusive, esta é a vice-campeã para pedidos de eutanásia em gatos ou motivos para se livrar do bichinho, perdendo apenas para a sujeira que o gato faz na casa.

Mas não se desespere. Você não precisará recorrer a isso. Aqui, você encontrará ótimas dicas para driblar esse comportamento. Vamos lá!

Por que os gatos mordem quando fazemos carinho?

Gato deitado de barriga para cima recebendo carinho

Existem vários motivos que podem levar seu bichano a te presentear com uma bocada. Ele pode estar apenas dizendo que gosta muito de você ou te chamando a atenção para alguma coisa que o está desagradando. Continue lendo para saber mais sobre isso.

Retribuição do próprio carinho

Quem resiste a um pedido de atenção do seu bichano? Quando ele vem chegando de mansinho, se enroscando nas suas pernas, pulando na sua mesa de trabalho ou, até mesmo, se colocando na sua frente como quem diz: "Olha quem chegou!", o que ele quer é atenção. E nesses momentos, automaticamente você lhe dará atenção. Afinal, é irresistível.

Após receber um afago seu ele decide que precisa retribuir todo esse amor. A forma de retribuição dos gatos é mordendo de leve seu dono. É uma forma de dizer: "Eu te amo!". E até mesmo, de chamar sua atenção para uma nova rodada de carinhos e brincadeiras.

Excesso de energia do gato

Os gatos, principalmente quando filhotes, têm muita energia. Ao ter um gatinho é necessário que você prepare um ambiente para ele poder explorar seu instinto caçador. Inclusive, um ambiente propício para seu bichano ajuda a conservar seus móveis.

Por exemplo, um arranhador é essencial para ele poder cuidar das garras e não usar suas cadeiras e poltronas para isso. Além de alguns brinquedos que entretenham como cordas, varinhas ou até mesmo, canetas soltas. Tudo é motivo de diversão e gasto de energia.

Um ambiente tedioso pode levar seu bichano a ficar estressado e esta energia acumulada pode levá-lo à agressividade. Por isso, é sempre importante vê-lo gastar energia com brincadeiras e objetos.

Territorialismo

Outro ponto que pode despertar o modo: "Vale uma mordida" é o aviso de quem manda na casa é ele. O gato é um felino altamente territorialista. Por ser um caçador solitário, ele tem a necessidade de estar no controle absoluto de tudo. E para isso, é capaz de marcar o seu território e colocar as ameaças para correr.

Aí você pergunta: e se eu quiser ter mais de um gato? Como eu posso fazer? Bem, nesse caso, é necessária a adaptação dos dois, muita paciência e um cantinho para cada um até que se acostumem a reinar juntos.

Ferimento ou enfermidade

Nossa forma de avisar as pessoas que estamos com um pequeno enjoo ou um arranhão no braço ardendo bastante é falando. Se for algo mais grave então, somos capazes de gritar aos quatro cantos. Mas gatos não falam, então o que eles fazem nessas situações?

A forma de expressar um mal-estar, uma dor ou um machucado dos gatos é diferente do nosso. Eles se expressam do jeito deles: usando as patas, as garras e a boca. Quando eles estão doentinhos ou com algum machucado no corpo, a forma que eles têm de chamar sua atenção é através de uma mordida.

Ao vê-los amuados, tente se aproximar. Se a resposta for um pouco agressiva, leve seu bichano ao veterinário. Ele pode estar com alguma indisposição ou ferimento.

Medo ou estresse

Imagine a cena: você compra um sofá novo e vai recebê-lo em casa. No instante em que abre a porta para os entregadores entrarem com o sofá, seu gato sai disparado e se esconde. Quando você o encontra e tenta pegá-lo, ele te lança uma mordida.

Nesse momento, você se questiona: "Por quê? Quero te ajudar!", mas veja! Para o gato, que é o chefe do canto que mora e que ama uma tranquilidade, ter estranhos entrando em seu ambiente e ameaçando o seu espaço, o deixa extremamente estressado e com medo. Se ele se escondeu, foi para se proteger. E se você tentar expô-lo, ele irá te morder a fim de se proteger!

Sinais de que o gato não está curtindo o carinho

Gato com cara de bravo

Conhecer seu gato e o comportamento dele é algo fundamental para conseguir se comunicar com ele. Podemos dizer que o gato é um animal que possui "um prazo de validade para atenção". Como assim, um prazo de validade? Bem, o gato é um animal extremamente reservado e cheio de regras. Vamos conhecer um pouco desses sinais.

Virar a cabeça ou sacudir a cauda

Quando seu bichano chicotear sua cauda ou até mesmo deixá-la bem esticada no ar, preste atenção. Ele quer te falar que está em posição de defesa. É como se fosse um "Não me incomode". Ele está nervoso ou inseguro. Nessa situação, o melhor é se afastar e deixá-lo se acalmar.

Afastamento

Existem dois motivos importantes que podemos pontuar para você poder compreender o porquê de seu bichano estar a fim de "dar um tempo" de você. O primeiro deles é a concorrência.

Concorrência? Sim. Se o seu gato não for castrado e tiver uma fêmea por perto no cio, ele irá se afastar dos seus carinhos para ir atrás da fêmea. Seu instinto de macho alfa estará apurado e nesse momento, socializar com você será a última coisa que ele irá querer fazer.

O segundo, é quando chega o "prazo de validade para atenção" determinado pelo gato. Sua reação será no estilo de "Chega disso! Já deu por hoje!". Então, se de repente ele quer sair, mas você não deixa e insiste na sessão carinho, a forma de avisar a você que para ele já está bom será lhe dando uma pequena mordida.

Barulho diferente do ronronar

Através do miado de um gato, você consegue identificar se ele está te pedindo atenção, água, comida ou se está atrás de uma briga. Se o barulho que ele fizer foi curto e agudo, seu bichano está feliz e quer cumprimentar você e ganhar um carinho.

Se esse barulho for em um tom médio, ele precisa beber água ou comer, ou seja, pedidos à vista. Porém, se for longo e grave, prepare-se! Ele quer brigar!

Orelhas viradas para baixo

Se você olhar para seu gatinho e vê-lo de orelhas baixas, fazendo seu rosto e suas orelhas parecerem uma coisa só, como uma pequena bola, ligue seu sinal de alerta. Alguma coisa no ambiente está deixando o bichano assustado.

O gato assustado entra em estado de alerta e fica pronto para se defender. Portanto, este momento não é um bom momento para você tentar uma aproximação.

Como fazer carinho no gato sem levar uma mordida

Gato cinza recebendo carinho no queixo

Para garantir a sessão carinho de sucesso, você precisa saber exatamente onde, como e o tempo que o carinho deve acontecer. Lembre que, ao contrário de muitos humanos, os gatos quando estão estressados não querem carinho como forma de acalento. Eles preferem estar só e se tranquilizar. Listamos abaixo dicas infalíveis.

Faça carinho no gato no lugar certo

Para ganhar muitos sons de ronronar de seu bichano, acertar o lugar do carinho é o ideal. Assim como existem os lugares proibidos de serem tocados, como a barriga, existem os lugares preferidos. Os lugares preferidos são pescoço, atrás das orelhas, mandíbula, nuca e a parte posterior do lombo, exatamente onde começa a cauda.

Faça carinho da forma correta

Ao fazer carinho no seu bichano, não "pese" a mão. Deixe a mão leve e faça movimentos lentos. Você pode utilizar as costas das mãos ou as pontas dos dedos para isso. Um bom teste para você fazer é passar os dedinhos no pescoço, como se estivesse coçando. Veja se ele não fecha o olhinho como quem diz que está adorando e está relaxado!

Não faça carinho por muito tempo ou bruscamente

Fique atento às reações do seu gato e comece os carinhos com um período curto até você conseguir saber como e o quanto ele gosta de carinho. Se ele começar a sair de perto de você, deixe-o ir. Isso significa que ele já ganhou atenção suficiente para aquele momento.

E nada de puxar ele de volta, ou o apertar como se fosse a personagem felícia do desenho animado, viu?

Use reforço positivo

Reforço positivo nada mais é do que retribuir um comportamento esperado com algo gostoso e diferente. Então, ao observar que seu bichano se comportou bem, faça algo que o agrade. Ofereça uma comida diferente, que não seja ração. Pode ser uma nova guloseima ou um novo biscoitinho, por exemplo.

Os gatos se apegam muito ao reforço positivo e você os atrai para mais perto. Ao contrário da punição, que os afasta e os transforma em gatos irritados, agressivos e com medo.

Gatos mordem quando fazemos carinho por diversos motivos

Gato levemente mordendo a mão de uma mulher

Agora que já descobrimos porque os gatos mordem quando fazemos carinho, podemos observar melhor as atitudes do nosso gato e propiciar momentos de puro relaxamento para eles.

Respeite o espaço e o tempo do seu bichano, entendendo que quando ele quiser atenção ele irá atrás de você para solicitar, assim como, irá se afastar quando se der por satisfeito. Não leve isso para o lado pessoal! Ele continua amando você.

E mais: nada de bater ou colocar força nas mãos ao acariciá-lo. Passe a mão nele de forma sutil, dê as coçadinhas embaixo do queixo e você verá seu bichinho ronronar e dormir de felicidade e tranquilidade. Com essas dicas, com certeza você e seu felino terão uma ligação ainda mais forte e feliz!

Autor deste artigo

Artigos relacionados


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Quer ter um cachorro marrom? Conheça a seguir várias raças com essa coloração dividida em porte grande, médio e pequeno, assim como suas características!


Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Você já se perguntou de onde surgiu o cavalo? Conheça a origem e os ancestrais do cavalo, um dos animais mais majestosos e antigos do reino animal!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.