Mariposa dentro de casa: Mau presságio ou boa sorte? Descubra!

Mariposa dentro de casa: Mau presságio ou boa sorte? Descubra!

O que pode significar uma mariposa dentro de casa? São mesmo seres perigosos, que anunciam más notícias? Confira agora.


Mariposa dentro de casa: Crendices, Significados e Importância

Mariposa dentro de casa

Os insetos representam mais de 70% dos seres vivos existentes no planeta, somando mais de 800.000 espécies catalogadas que vivem nos mais diversos biomas e, muitas vezes, com funções no ecossistema desconhecidas pela maioria das pessoas. Uma classe que desperta nos cientistas tanto estudo e análise, atrai também a curiosidade popular através de crenças que atravessam gerações.

Muitas histórias, simbologias e superstições rondam o mundo dos insetos, especialmente seres tão misteriosos como as mariposas. Diz a lenda que simbolizam a passagem para o mundo dos mortos, e receber a visita de uma mariposa pode significar que uma má notícia se aproxima...

Simbologias e lendas sobre mariposas em casa

Mariposa preta voando dentro de casa

Afinal, encontrar uma mariposa dentro de casa é ou não é um bom sinal? Vamos entender de onde surgiu a crença de que ela traz mau agouro e qual a relação deste inseto com o mundo espiritual.

Mau agouro

Muitas pessoas acreditam que o aparecimento de uma mariposa dentro de casa é má notícia. Isso porque uma das simbologias associadas a este inseto diz que ele anuncia a chegada da morte.

A mariposa-bruxa, ou mariposa-negra, espécie nativa mais comum no Brasil, carrega essa simbologia negativa por conta de suas cores escuras e a denominação “bruxa”, historicamente associada a criaturas mágicas e perigosas, que têm relação próxima com o mundo dos mortos.

Entretanto, crenças como essa acabam sendo passadas entre gerações e conquistando seu espaço no imaginário popular, tornando difícil identificarmos sua origem exata. Ainda assim, se você acreditar nesse simbolismo, é melhor torcer para uma mariposa não dar uma passadinha em sua casa.

Boa sorte

Embora a mariposa-bruxa seja a espécie mais popular, nem toda crença associada à mariposa é negativa, já que as espécies possuem diferentes significados.

Existe quem acredite e defenda a simbologia de que mariposas são insetos que estão ligados a acontecimentos positivos ou boas notícias que virão, principalmente se você notar a presença de uma mariposa branca dentro de casa.

Segundo essa crença, o inseto é visto como portador de energias positivas que trarão alegria, sorte e abundância, indicando um período de prosperidade. Uma mariposa branca seria então uma visita daquelas que não queremos que vá embora.

Significado das cores

Assim como outros insetos, as mariposas possuem uma variedade muito grande de cores. E, claro, para cada uma delas há uma simbologia. Já falamos do significado por trás das espécies preta e branca, mas você sabia que existem mariposas até mesmo das cores azul e amarela?

A mariposa marrom carrega o simbolismo tradicional das mariposas, associado à morte ou desgraça. Mas também simboliza conhecimento e experiência, por estar ligada à terra.

Já a mariposa amarela está ligada à boa sorte e prosperidade, tanto material quanto financeiramente. Além disso, é conhecida por ser um sinal de que vem chuva por aí!

A mariposa azul é uma espécie é muito confundida com borboletas devido a sua cor intensa e detalhes nas asas. Representa leveza, alegria e plenitude, até mesmo romantismo. Agora, sempre que ver uma mariposa dentro de casa, não esqueça de conferir a cor dela, só para garantir.

Simbologia espiritual

As mariposas possuem em sua simbologia uma forte conexão com a espiritualidade humana. Uma de suas características é a metamorfose, na qual o inseto passa por diversas fases até atingir o estágio completo de desenvolvimento. Por isso, a mariposa é conhecida como um ser que simboliza a transformação que a morte proporciona através da passagem para o mundo espiritual.

Na mitologia do povo asteca, mariposas são associadas à deusa Itzpapalotl. Sua aparição era marcada pela atração da alma das mulheres que provocava um calor intenso que as queimava. Desta forma, o significado das mariposas para os astecas remete ao fogo, morte e transformação. Na representação da deusa através de seu desenho facilmente podemos reconhecer características de uma mariposa.

Diferença entre a mariposa e a borboleta

Mariposa com asas abertas

Ambas as espécies são insetos pertencentes à classe dos lepidópteros, do grego lépido (escama) e ptero (asa). Por mais que sejam fisicamente parecidas, mariposas e borboletas possuem algumas diferenças entre si.

Características

As borboletas são conhecidas por suas cores intensas e texturas variadas e pelos desenhos delicados e simétricos entre as asas. Além disso, elas possuem um corpo muito leve, o que facilita o pouso sob as flores para sugar o seu néctar.

Já as mariposas são identificadas por suas cores escuras, mais terrosas, salvo algumas exceções. No desenvolvimento, apesar de ambas passarem pela fase da pupa, apenas as mariposas têm a habilidade de fazer seus próprios casulos com fios de seda que saem da sua boca. Você provavelmente só verá uma mariposa dentro de casa em sua fase adulta.

Hábitos

Quando falamos sobre essas duas espécies, também encontramos diferenças em seus hábitos. Qual delas você acha que prefere dar longos voos durante o dia em busca de alimento e repousar suas asas na vertical? Se você pensou nas borboletas, acertou.

Em contrapartida, as mariposas são insetos noturnos, atraídos por focos de luz. É por isso que aparecem mariposas dentro de casa à noite, quando há alguma luz acesa. E, mesmo em repouso, mantém suas asas sempre abertas.

Localização geográfica

Existem cerca de 100 mil espécies de borboletas e mariposas, que vivem nos mais variados habitats ao redor do mundo. Porém, as mariposas são facilmente encontradas em regiões tropicais da América, enquanto as borboletas podem ser vistas em qualquer local, com exceção de regiões glaciais.

Importância das mariposas

Mariposa em flor polinizando.

Medo e desconhecimento são fatores que levam as pessoas a pensarem que mariposas não têm importância. Porém, quando passamos a enxergar estes seres como parte de um ecossistema, com um papel a desempenhar, entendemos que mariposas não podem ser resumidas à crença de que trazem mau agouro.

Polinização

Abelhas e borboletas são mais conhecidas por seu papel, mas as mariposas são essenciais no processo de polinização noturna. Um estudo publicado na revista científica inglesa Biology Letters mostrou que a rede de transporte de pólen das mariposas é maior e mais complexa que os demais polinizadores diurnos, visitando mais plantas e de espécies diferentes.

Ecossistemas

A função de uma mariposa dentro do ecossistema é bem clara. Por ser um inseto e atuar na polinização, permite que as plantas se reproduzam e mantenham sua população diversa e abundante, que por sua vez servirão de alimento para outras espécies de animais, colaborando para um ecossistema equilibrado.

A mariposa dentro de casa poderá servir de alimento para aranhas, lagartixas e outros predadores que vivem escondidos em sua casa.

Agricultura

Os agentes polinizadores são de suma importância para a agricultura, e as mariposas desempenham uma função que colabora com a manutenção das espécies e aumenta a produtividade agrícola, sendo essenciais para a sobrevivência até mesmo de nós, seres humanos. Incrível, né?

Riscos à espécie

Diz a crença que só há um jeito de evitar o mau agouro trazido pela visita da mariposa-bruxa: matar o inseto. Tal atitude apresenta risco à espécie, podendo levar a redução significativa de sua população.

Por isso, é essencial dosar o quanto se acredita em simbologias e evitar levá-las ao extremo, pensando no impacto que ações como essa podem trazer a um ser vivo que compõe e equilibra o ecossistema. Ao ver uma mariposa dentro de casa, tente guiá-la para fora.

Espécies de mariposas

Agora que você já é praticamente um expert em mariposas e suas principais características, vamos conferir algumas espécies incríveis que existem desse inseto que reforçam sua diversidade no meio ambiente.

Mariposa-bruxa

Mariposa Bruza pousada em folha verde

Popularmente conhecida no Brasil como “bruxa”, essa espécie é a mais temida entre as demais por seu tamanho, podendo medir até 17 centímetros, e suas cores escuras, facilitando sua camuflagem à noite. Além das características, existe a superstição sobre sua passagem trazer mau agouro.

Mariposa Leopardo

Mariposa Leopardo pousada em flor vermelha

É isso mesmo que você está vendo, um crossover de uma mariposa e um leopardo! Essa espécie é muito comum no leste dos Estados Unidos e no México, e tem uma coloração incrível, que foge do senso comum das mariposas que costumamos ver por aí.

No Brasil, você com certeza não verá essa mariposa dentro de casa, já que esta não é uma espécie endêmica daqui.

Mariposa da Cecrópia

Mariposa da Cecrópia pousada em mão humana

A Cecropia Moth (Hyalophora cecropia) é uma das maiores espécies da América Norte, chegando a aproximadamente 16 centímetros de envergadura.

Mariposa-tigre

Mariposa tigre pousada em folha

Com suas asas lembrando o desenho das listras dos tigres, esta mariposa é predominante no sudoeste norte-americano. A espécie é conhecida por uma característica importante para sua sobrevivência ao emitir cliques ultrassônicos que desorientam predadores como os morcegos e acabam por espantá-los.

Mariposa da Lua

Mariposa da lua, verde pousada em folha.

Com uma cauda incrivelmente longa e colorida, a Actias selene é encontrada em diversas regiões da Ásia.

Como evitar as mariposas dentro de casa?

Como afastar mariposas dentro de casa

O aparecimento de uma mariposa, independente de ser mau agouro ou boa sorte, pode ser incômodo. Por isso, aqui vão algumas dicas para evitar que esses insetos entrem em sua casa.

Óleos essenciais

Lavanda, citronela, canela, hortelã, todas são ótimas opções de óleos essenciais para afastar mariposas dentro de casa. Você pode colocar pequenos pedaços de algodão embebidos de óleo essencial dentro de armários e caixas, e o aroma forte irá repelir os insetos do local.

Cravos-da-índia

Outra alternativa é fazer saquinhos de tecido com cravo-da-índia e colocá-los próximo às lâmpadas para afastar os insetos.

Guarde bem os grãos

As mariposas podem ser atraídas para dentro da sua casa por grãos e outros alimentos mal conservados. Mantenha sempre estes produtos bem fechados.

Ambientes arejados

Mantenha armários e outros ambientes arejados durante o dia e feche as janelas ao anoitecer, pois as mariposas costumam estar mais ativas neste horário.

Da lagarta à mariposa

Mariposa em flor polinizando.

Insetos incríveis e repletos de crendices que as tornam ainda mais misteriosas vivem uma vida curta, de no máximo 12 meses. Como um símbolo, elas dividem sentimentos, mas como um ser vivo podemos concordar que seu papel de uma mariposa para a biodiversidade é essencial, mesmo que desempenhado de forma discreta, ao cair da noite.

Autor deste artigo

Artigos relacionados


O que significa sonhar com touro? Preto, branco, bravo, atacando e mais!

O que significa sonhar com touro? Preto, branco, bravo, atacando e mais!

Saiba quais são os significados de sonhar com touro. Dependendo de cada detalhe, a interpretação do sonho pode variar muito, podendo ser algo muito bom ou não.


O que é um aquário jumbo? Peixes e modelos de aquário!

O que é um aquário jumbo? Peixes e modelos de aquário!

Abrigando grandes peixes, o aquário jumbo está conquistando os amantes de peixes. Quer saber como montar o seu e se divertir fazendo isso? Confira as dicas!


Veja qual o preço de uma cacatua e dicas de como criar um filhote!

Veja qual o preço de uma cacatua e dicas de como criar um filhote!

Neste artigo você vai ficar sabendo mais sobre as cacatuas, bem como onde encontrá-las e quanto você terá que desembolsar por uma dessas magníficas aves.


Calopsitas: veja tipos de mutações genéticas e muito mais!

Calopsitas: veja tipos de mutações genéticas e muito mais!

Você sabia que as calopsitas podem sofrer mutações genéticas? Essas alterações mudam características da espécie. Confira!


Animais com M: descubra nomes de espécies com esta letra!

Animais com M: descubra nomes de espécies com esta letra!

Descubra agora animais com a letra M que você nem imaginava que existiam! Aves, peixes, mamíferos, répteis e muito mais!


Últimos posts


 Hotel para gatos: veja benefícios, preço e dicas importantes

Hotel para gatos: veja benefícios, preço e dicas importantes

Conhece os hotéis para gatos? Confira aqui os benefícios e entenda se essa é uma boa opção para você e para seu pet!


Descubra por que o cachorro gosta de dormir encostado no dono

Descubra por que o cachorro gosta de dormir encostado no dono

Neste artigo, falaremos tudo sobre as particularidades e razões caninas que fazem seu cachorro amar dormir perto de você. Confira e conheça várias curiosidades!


Cachorro dormindo: tudo sobre posições, gestos e cuidados

Cachorro dormindo: tudo sobre posições, gestos e cuidados

Você sabe o que as posições do cachorro dormindo significam? Saiba os significados de diversas situações relacionadas ao sono canino. Confira


Quer adotar cachorro? Veja onde, como, o que precisa e mais!

Quer adotar cachorro? Veja onde, como, o que precisa e mais!

Entenda todo o planejamento que deve preceder esse ato de amor, da oferta de espaço aos custos e tempo disponível. Reunimos tudo o que você precisa saber aqui.


Red Heeler: veja características, preço e mais do cachorro!

Red Heeler: veja características, preço e mais do cachorro!

Conhecido por pastorear animais mordiscando os calcanhares do rebanho, o Red Heeler é um cão que encanta pela sua personalidade. Confira mais detalhes aqui!