Tipos de tosa para schnauzer: padrão, de rosto, bebê e mais

Tipos de tosa para schnauzer: padrão, de rosto, bebê e mais

Está em dúvida sobre qual tosa escolher para seu schnauzer? Confira aqui todos os modelos e dicas para a tosagem da raça!


Procurando modelos de tosa para schnauzer?

Schnauzer preto deitado

O schnauzer é um cachorro extremamente companheiro e carinhoso. Dependendo do modelo de tosa que você escolher para o seu amiguinho, o aspecto fofo dessa raça ressaltará ainda mais.

Entretanto, os modelos são variados e com estilos diferentes. Você pode escolher desde um corte mais clássico, como a tosa padrão do schnauzer, ou pode ousar mais e escolher um corte carneirinho de calças longas para o seu amigo de quatro patas.

Foi para te ajudar na busca do modelo de tosa ideal para o seu animal, que o Guia Animal desenvolveu esse artigo para você. Sendo assim, continue lendo e fique por dentro de tudo que você precisa saber sobre os tipos de tosa para a raça schnauzer!

Tipos de tosa para a raça schnauzer

Existem inúmeros modelos de tosa para a raça schnauzer. Sendo assim, certamente você encontrará no decorrer desse artigo uma que te agrade. As opções vão desde tosas específicas para a região do rosto, até cortes longos para realçar o lindo pelo do seu cãozinho. Vamos conferir!

Tosa padrão da raça schnauzer

Segundo especialistas a tosa para schnauzer é uma das mais difíceis de fazer. E para auxiliar nessa questão a AMSC (American Miniature Schnauzer Clube) desenvolveu um corte padrão para a raça.

O corte da parte da cabeça do animal deve ser feito da frente para trás, na parte de fora dos olhos, o corte deve ser feito com tesoura. E atenção, a região do focinho não deve ser tosada.

Já os pelos das orelhas merecem um cuidado especial. Nessa região ao retirar os pelinhos do canal auditivo do animal, o ouvido pode ficar vulnerável. Dessa maneira, caso aconteça isso seu cachorro pode sofrer com infecções no local ou até mesmo ter uma perda auditiva. Sendo assim, nessa parte apenas uma limpeza já é o suficiente.

Agora quando o assunto são as sobrancelhas, na tosa padrão elas devem ser cortadas em diagonal. Dessa maneira, as pontas da parte de dentro devem ficar maiores e na altura do focinho. E não precisa se preocupar com a barba e o bigode do seu cãozinho. Como ambos demoram a crescer, eles podem ser pouco aparados.

Já o modelo da “saia” deve começar o corte a partir do ombro. E atenção, ela deve ser cortada com tesoura e em diagonal. Já na barriga e na parte interna das patas, o corte deve ser feito no sentido contrário do crescimento do pelo canino. A tesoura também deve ser utilizada pra fazer o corte das pernas do animal. Nessa região deve ser cortado em linhas retas.

Tosa de rosto para schnauzer

Segundo especialistas, o schnauzer se sente melhor quando é tosado. Em relação a isso, uma parte do corpo do animal merece uma atenção especial, o rosto do seu cãozinho. Quando pensamos em tosa animal muitas vezes pode passar pela nossa cabeça apenas o corte do corpo do cachorro. Entretanto, a tosa do rosto também é extremamente importante e deve ser feita a cada 5 a 8 semanas.

Para o corte ficar mais uniforme, é importante escovar o pelo antes da tosa. E deve-se ter muito cuidado ao pentear as sobrancelhas, pois essa região é muito sensível. O corte deve ser feito no sentido oposto ao crescimento dos fios. Além de ser iniciado na parte de trás da base da cabeça do animal. Na sequência o corte deve seguir em direção a testa.

Já rem relação a barba, ela deve ser cortada abaixo da linha da mesma até a garganta. Em contrapartida, para o molde do rosto deve ser feito com tesouras apropriadas indicadas pelos especialistas. Os fios soltos devem ser removidos, de forma que mantenha um formato triangular nessa região.

Tosa de sobrancelhas para schnauzer

Dando sequência ao tema anterior, para finalizar a tosa do rosto do seu cachorro o corte das sobrancelhas é fundamental. Elas devem ser aparadas de modo que criem um formato triangular.

Para finalizar, é importante verificar se pelos que podiam estar cobrindo a visão do cão, foram retirados. Afinal, você não quer predicar a visão do seu amigo canino, certo?

Tosa bebê para schnauzer filhote

A tosa bebê é muita usada em cachorros que tenham pelos mais longos, como é o caso do schnauzer. Se você quer deixar o seu cãozinho com uma aparência ainda mais fofa do que ele já tem, essa é a tosa indicada para o seu animal.

Esse modelo de corte é ainda recomendado para cães que estão sofrendo com problemas de nó, sejam eles bebês ou adultos. Além do mais, também é uma ótima opção para o verão.

Mas atenção. O pelo do animal deve ser cortado com o mesmo comprimento em todo o seu corpo. Já na região do rosto deve ser utilizada uma tesoura para que os pelos fiquem com uma aparência arredondada.

Tosa de verão para schnauzer

Se você quer um corte bonito e que ao mesmo tempo te de menos trabalho, a tosa verão é a ideal para o seu cãozinho. Ela é a combinação perfeita entre beleza e pouca manutenção. Além disso, seu animal vai precisar de uma escovação mínima. O que vai proporcionar menos cuidados estéticos no dia a dia.

É de conhecimento de todos que o schnauzer possui pelos longos. Dessa maneira, optando pela tosa verão, nos dias mais quentes seu cachorro ficará muito mais confortável. Esse corte é feito com a máquina, no qual a altura do pelo fica em torno de meio centímetro. Entretanto, para os pelos do rosto ainda é necessário que você utilize a tesoura.

Além de garantir um maior conforto para seu cão nos dias mais quentes, a tosa verão proporciona uma limpeza profunda dos pelos mortos do cachorro. E ainda evita o surgimento de fungos e doenças de pele em geral.

Tosa longa para schnauzer

Schnauzer de lado olhando para a câmera

A tosa longa vem com a finalidade de manter o comprimento original dos pelos do seu pet. Dessa maneira, apenas as pontas são aparadas. Nesse modelo de corte, o seu schnauzer ficará com os pelos retos e mais próximos do chão.

Atenção: com os pelos mais longos, o aparecimento de nós é mais comum. Sendo assim, esteja ciente que precisará escovar os pelos do animal com uma frequência maior.

Tosa longa para schnauzer com pelo encaracolado

Se você gosta de cachos é possível deixar o pelo do seu cãozinho com esse aspecto. Para isso é necessário que corte o pelo longo do animal de maneira suficiente para que o restante se vire, a ponto de formar os cachinhos.

Entretanto, não é aconselhável que você tente fazer isso sozinho, pois dependendo do tipo do pelo do seu animal, pode ser que não dê certo. Dessa maneira, leve o animal até um pet shop de sua confiança e analise se existe essa possibilidade.

Agora, se o seu schnauzer já possui o pelo encaracolado de forma natural, saiba que será necessário tosá-lo durante o ano todo. Isso se dá pelo fato desse tipo de pelo geralmente crescer rapidamente. Além disso, cães com pelo encaracolado necessitam de uma frequência maior de banho para limpar todo e qualquer resíduo de sujeira preso.

Tosa carneirinho de calças longas para schnauzer

A tosa carneirinho não é uma das mais utilizadas para essa raça no Brasil. Entretanto, ela pode ser muito interessante, pois é mais um modelo para você variar o estilo do seu cãozinho.

Esse corte possui algumas variações, mas no caso o modelo “calças longas”, em que a tosa tem como objetivo deixar uma parte dos pelos do animal mais curtos. Porém, seu diferencial está no rabo e as patas, no qual os pelos ficam longos e encaracolados, ganhando de fato o aspecto de um par de calças. Por conta disso, essa região do corpo do animal acaba de destacando.

Tosa carneirinho com calças curtas para schnauzer

Bem parecida com a tosa citada anteriormente, esse corte é feito normalmente com uma máquina e uma tesoura ao mesmo tempo. A principal diferença da tosa “calça curta”, para o modelo “calça longa” está justamente na variação do tamanho da “calça”.

Ou seja, você pode querer ousar e alterar a altura do corte nas regiões do rabo e da pata. Entretanto, vale lembrar que como esse ainda não é um modelo de tosa muito utilizado em nosso país, nem todos os pet shop fazem esse corte.

Vale lembrar ainda, que todas as variações da tosa carneirinho exigem uma habilidade maior. Sendo assim, não é aconselhável que você tente fazer sozinho. Procure sempre um pet shop de sua confiança e caso ele não faça essa tosa, escolha outro modelo.

Cuidados com a tosa para o schnauzer

Mulher cortando o pelo da barba de um schnauzer com tesoura

O momento da tosa geralmente é muito esperado pelos donos. É normal você ficar eufórico aguardando o novo visual do seu cãozinho. Entretanto, alguns cuidados devem ser levados em consideração nesse momento. Vamos conferir algumas dicas!

Primeira tosa no schnauzer na idade certa

Muito se fala sobre a idade ideal para a primeira tosa, mas os especialistas não afirmam uma idade certa. Normalmente, é sugerido que a primeira tosa seja feita entre o sétimo e o décimo quarto mês de vida do animal. É sugerido esse período pois é nessa fase que ocorrem alterações no pelo do animal, que passa por uma fase de transição de filhote para adulto.

Entretanto, antes de tomar qualquer decisão consulte um veterinário de confiança. Dessa maneira, as chances de seu cãozinho se contaminar por meio dos materiais utilizados na tosa ou apresentar problemas serão menores.

Dê banho no schnauzer na frequência certa

A tosa do seu pet vai muito além da questão estética, ela também é de extrema importância para a higiene do animal. Outra prática que é extremamente importante para seu cãozinho é o banho com frequência correta.

Sendo assim, é importante se atentar para algumas informações. A frequência do banho do seu pet vai sempre depender do tipo de pelo que ele tem. Por exemplo, pelos mais longos merecem uma atenção maior. Outro aspecto relevante é em relação ao local que o cachorro vive. Lugares com mais poeira ou terra, por exemplo, vão demandar uma maior frequência de banho.

Entretanto, de forma geral é recomendado que o cachorro tome banho pelo menos de 15 em 15 dias. Porém, se o pelo do animal for muito denso normalmente o intervalo indicado é um pouco maior, para evitar que a umidade em excesso cause doenças no pelo. Por conta disso, é interessante que você confirme antes com seu veterinário o que ele te sugere.

Cuide do rosto do schnauzer

O rostinho do seu schnauzer merece sempre uma atenção especial. Sendo assim, tome cuidado com os pelos dessa região. É aconselhável que eles sejam aparados com uma tesoura, pois trata-se de uma região muito sensível.

Além disso, o bigode e a sobrancelha do schnauzer em conjunto com o restante do rosto do animal, formam uma configuração na qual é a marca registrada dessa raça.

Faça escovação no schnauzer regularmente

Os cuidados com a escovação dos pelos do schnauzer são fundamentais para complementar a higiene do animal. Vale ressaltar que esse cuidado é ainda mais importante entre o décimo segundo e o décimo quinto mês de vida do animal. Isso ocorre pois é nesse período que o pelo cresce de maneira definitiva.

Dessa maneira, é de extrema importância que você faça a escovação da maneira correta. O ideal é que você escova de forma suave, começando pela base do pelo e indo até a parte exterior, fazendo assim a remoção dos pelos mortos.

Entretanto, apesar dessa fase precisar de uma atenção maior, não é a apenas nesse período que a escovação deve ser feita. Conforme seu animalzinho for crescendo, é fundamental que você dê sequência na escovação regular principalmente se seu pet tiver pelos longos para evitar problema com nós.

É importante ainda que você de atenção também na escovação da região da barba. Pois nesse local é comum que grude pedaços de comida. Sendo assim, é importante que você sempre esteja observando e cuidando.

Pronto para deixar seu schnauzer lindo?

Schnauzer deitado com uma orelha levantada

Como você pode perceber, não existe apenas uma tosa para schnauzer. A escolha da tosa vai depender do estilo de vida do cachorro e também do gosto do dono. Você deve levar em consideração o local onde vive, o conforto que a tosa proporciona para ele, a manutenção e também a estação do ano.

No momento de escolher a tosa ideal você deve primeiramente pensar se vai optar por um corte curto ou longo. Nessa decisão é fundamental considerar o tempo que você tem para a manutenção do pelo do seu amigo, para não se arrepender depois. Mas lembre-se que a tosa não é apenas uma questão estética! Ela também é extremamente importante para a higiene e saúde do animal.

Pronto, agora você já pode levar o seu amigo de quatro patas no petshop de sua confiança e deixá-lo estiloso!

Autor deste artigo

Artigos relacionados


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Quer ter um cachorro marrom? Conheça a seguir várias raças com essa coloração dividida em porte grande, médio e pequeno, assim como suas características!


 Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Está tendo problemas com aracnídeos? Confira neste artigo quais insetos ou animais são predadores deles e aprenda muitas dicas para se livrar desses venenosos!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.