Gato em apartamento: raças, cuidados, como criar e mais

Gato em apartamento: raças, cuidados, como criar e mais

Você tem curiosidade sobre como criar gatos em apartamentos? Então venha entender um pouco mais sobre os cuidados necessários e as raças ideias!


Você sabe como cuidar do gato em apartamento?

Gato cinza deitado na cama

Muitas pessoas que moram em apartamentos, geralmente por seres lares pequenos, com poucos cômodos e menos espaço, escolhem ter animais que sejam menores e que se adaptam em locais mais apertados. Gatos são uma ótima opção nesse caso, pois não fazem muito barulho e se adaptam facilmente.

Existem raças de gatos pequenos, que não precisam de tanto espaço. O que é ótimo se você mora em apartamento e não possui um jardim. Mas claro, mesmo assim esses bichinhos precisam de muitos cuidados e distrações. Você precisará ter brinquedos, caixa de areia e fornecer a alimentação adequada para que ele fique saudável e feliz.

Ao longo do artigo você vai entender mais sobre as suas alternativas. Falaremos sobre as melhores raças para apartamento, porque escolhê-las e como cuidar. Ao final você estará pronto para tomar uma decisão. Vamos lá!

Pensando em ter um gato em apartamento? Considere:

Gato olhando por cima de uma madeira

Gatos são muitas vezes escolhidos para viver em apartamento por serem menores e adaptáveis em moradias pequenas. A seguir falaremos sobre alguns pontos que devem ser considerados, como aquisição (adoção ou compra), se você quer castrá-lo e quanto tempo você consegue dedicar a ele diariamente.

Adotar ou comprar um gatinho

O primeiro passo é você optar entre comprar ou adotar um gatinho. Claro que a última alternativa acaba sendo a melhor, pois a adoção desestimula a comercialização de animais.

Se não conseguir nenhum do seu agrado, escolha por comprar de um local confiável, como canis especializados ou petshops. Você também pode pesquisar na internet, mas sempre confira a recomendação do criador. Se possível, visite o local antes da compra, para verificar se tratam os animais com respeito.

Castrá-lo

É bem importante levar a castração a sério, principalmente se o seu gato for fêmea. Os gatos, geralmente, são inquietos e possuem a mania de sair de casa às escondidas, mesmo em apartamentos.

No caso de o felino sair e encontrar outros gatos em estado fértil, pode acontecer a reprodução. Assim, você pode acabar com uma gata prenha contra a sua vontade.

Mesmo se ele for macho, opte pela castração para que isso não aconteça com outras pessoas. Isso também pode trazer benefícios, como diminuição de chances de tumores em órgãos reprodutores e melhorias em seu comportamento. Geralmente os gatos ficam mais dóceis e calmos após a castração.

Tempo para cuidar do gato em apartamento

Um erro bastante comum é que as pessoas que optam por ter gatos, imaginam que eles não dão trabalho para cuidar. Eles podem ser animais bastante independentes, mas ainda serão necessários alguns cuidados básicos.

Você precisará reservar um tempo para cuidar dele, para brincar, acariciar, dar comida e trocar os tapetes higiênicos (se optar por tê-los) ou limpar caixa de areia. É interessante você estabelecer uma rotina com ele, para que quando você não tiver tempo de ficar em casa, ele não fique prejudicado.

Como escolher raças de gato para apartamento

Gato deitado de barriga para cima

Existem gatinhos mais ativos, inquietos, enquanto outros são mais calmos, que gostam de dormir mais. Então, sempre considere escolher aquela raça que mais se adapta ao seu estilo de vida, para que ele seja o seu parceiro e que não gere tantas preocupações. Vamos entender a seguir!

Considere as raças menos ativas

Os gatos são muito considerados para apartamentos por serem mais independentes e menores. Entretanto existem raças que são muito ativas e curiosas, ficam te provocando para brincar. Portanto, se você trabalhar em casa, o animal vai tentar ganhar a sua atenção de qualquer forma.

Se você trabalha fora de casa, é bem provável que você chegue e encontre alguns moveis arranhados, comidos e muita bagunça. Com isso, opte por gatos mais calmos e menos ativos. Uma boa opção de raça calma seria o gato Persa ou Birman, costumam ser muito relaxados e pouco bagunceiros.

Outra opção é você tentar cansá-lo bastante antes de sair de casa. De qualquer forma, lembre-se que apartamentos não são locais grandes, e gatos calmos se dariam melhor nesse local.

Gato pequeno é melhor para apartamento

Independente do tamanho do seu apartamento, essa moradia oferece algumas limitações. Em geral, acabam ficando desprovidas de piscina, grandes jardins, árvores, grama, terra, entre outros.

Existem gatos bem grandes que podem chegar a pesar mais de 10 kg. Então, claro que estes precisaram de muito espaço para gastar sua energia e não encontrarão isso no apartamento.

Por isso, escolha gatos menores, em torno de 3 - 4 kg. Eles conseguirão sem bem mais moldáveis ao seu espaço! Além disso, são tranquilos de carregar no colo e ocupam pequenos cantinhos pela casa.

Você pode optar, por exemplo, por um gato das raças Angorá ou Siamês, pois seu tamanho não passa dos 20 cm de altura. Seu peso pode chegar até 6kg, mas normalmente ficam abaixo disso.

Opte por raças que não exijam muita atenção

Os gatinhos não apresentam sempre a mesma personalidade e comportamento. Existem alguns que vão querer ter a sua total atenção por quase 24 horas do seu dia. Então, sempre considere ter gatos que são mais calmos, que não exijam tanta dedicação para viver a sua rotina. Como o Scottish Fold, por exemplo, que é uma raça muito independente.

Esses gatos podem até ser considerados mais independentes, gostam de brincar de forma mais reservada e literalmente “se viram sozinhos”. Basta deixar alguns brinquedos pela casa que ele mesmo consegue se entreter durante o dia.

Ainda assim, isso não significa que ele não seria seu companheiro e não precisará de carinho. Muito pelo contrário, dê sempre uma atenção ao animal, brinque e faça carinho quando possível. É uma ótima companhia, pois tanto você quanto ele conseguem respeitar um o espaço e tempo do outro.

Melhores raças para criar gato em apartamento

Existem muitas raças sensacionais de gatinhos para criar em apartamento. Eles são parceiros e, geralmente, não destroem a casa e não cobram demais a sua atenção. Fique tranquilo, vamos conhecer seis raças abaixo que podem ser seu próximo comparsa!

Persa

Gato Persa cinza

Com certeza você já ouviu falar desse gatinho, já teve um, ou pelo menos já conheceu alguém que teve. Os gatinhos Persas entendem o valor do descanso e relaxamento. Eles são gentis e calmos e ficam felizes em se jogar em qualquer superfície macia disponível, especialmente no colo.

Sendo assim, eles não gostam muito de correr, escalar e pular, o que os torna ideais para pequenas moradias, como o apartamento. Apresentam pelagem bem fofa, em tons marrons, cinzas e brancos.

São independentes, porém amorosos. E, enquanto eles gostarem da companhia de seus humanos favoritos, normalmente não ligam em passar algum tempo sozinhos.

Angorá

Gato Angorá preto deitado no chão

Os gatos Angorá são animais extremamente elegantes e contidos. Eles se dão bem com as pessoas e rapidamente se apegam a seus mestres e os servem fielmente até o fim de seus dias.

Os gatos Angorá são muito curiosos e inteligentes. Por causa dessas qualidades, esses gatos são frequentemente comparados aos cães. Ainda assim, podem memorizar vários truques. Alguns donos até conseguiram treinar seus gatos para trazer objetos em seus dentes e até mesmo fechar/abrir portas.

Dessa forma, os gatos desta raça são alegres e adoram brincar. Além disso, eles não são particularmente “falantes”. Se adaptam bem a novos ambientes e facilmente "encontram uma linguagem comum" com crianças e outros animais. Seu pelo é longo e fofo, então, caso possua carpetes e móveis de veludo em seu apartamento, deve realizar limpeza constante.

Siamês

Gato Siamês sentado

Por serem uma raça de gatos altamente inteligente, os gatos Siameses são muito ativos, não sendo uma opção muito esperta para pequenos apartamentos se você não conseguir dar atenção para eles.

Adquira vários brinquedos diferentes para manter o animal entretido. Brinquedos de quebra-cabeça, que requerem atenção quando eles batem a pata e liberem guloseimas, são uma excelente fonte de entretenimento para esses gatos.

Além disso, os gatos Siameses são incrivelmente afetuosos e requerem muita atenção. Então escolha esse gatinho apenas se você possuir tempo livre, ou crianças para diverti-los e dar muito amor!

Scottish Fold

Gato Scottish Fold

Esse gatinho apresenta um comportamento muito amável. Os Scottish Folds são uma ótima opção para a vida em um apartamento porque são muito afetuosos, mas não muito pegajosos. Além disso, esses gatos são normalmente relaxados, raramente se tornando irritáveis ou com medo.

São bastante inteligentes e adaptáveis, eles gostam de uma rotina estável e de muito amor aos seus donos. Sendo assim, seria ótimo para pessoas que trabalham fora de casa, pois ele não encontram grandes empecilhos em ficar sozinhos por um tempo.

Ragdoll

Gato Ragdoll deitado

Os gatos Ragdoll são uma raça bastante famosa. Além disso são ótimos companheiros para sua rotina, são bonitos e sociáveis. Em sua maioria, apresentam lindos olhos azuis e pelagem em sua maioria em branco. Além disso, possui algumas manchas marrons pelo corpo e o rosto mais escuro. São raças que costumam soltar pelos, portanto, tenha em mente isso antes de adquirir um para o seu apartamento.

Como os Persas, sua pelagem é bastante fofa e podem precisar de cuidados extras, como escovações frequentes. Também podem ser um pouco mais altos na escala de energia do que outros gatos. Com isso, é interessante você sempre brincar com eles e eles vão querer se aconchegar com você o quanto você permitir.

Birman

Gato Birman deitado no chão

O doce e gentil Birman é um gatinho carinhoso que não precisa de muito espaço. Esses gatos calmos querem estar onde quer que seus humanos favoritos estejam, tornando o tamanho de sua apartamento algo irrelevante.

Eles têm um lado brincalhão e, especialmente, gostam de perseguir outros animais de estimação. Sendo assim, eles não precisam de muito espaço para se divertir. Sua pelagem é muito bonita e fofa e, geralmente, apresentam olhos claros, puxando para o azul.

Como cuidar do gato em apartamento?

Gato sendo escovado

Os gatos são animais bem independentes e criá-los em apartamentos pode apresentar alguns desafios pela frente. Vamos entender um pouco mais sobre os cuidados e atenção que você precisa ter antes de decidir comprar ou adotar um gatinho para morar com você.

Providencie o básico para que ele se sinta confortável

Por mais que pareça fácil, criar gatinhos pode apresentar alguns desafios. Então é bem interessante você preparar a sua casa para recebê-lo. Adapte os locais que são proibidos, os que ele pode ter acesso, além do cantinho com a caminha e comida.

Portanto, faça as suas compras antes que ele chegue. Compre o necessário, comida, ração, potinhos, brinquedos e poleiros. Se possuir móveis com muitas pontas, proteja-as para que ele não se machuque. Compre a caminha dele e sempre guarde objetos que podem quebrar, eles adoram passar andando e podem derrubar suas coisas.

Escovação sempre

Geralmente, os gatos odeiam banho, isso é um fato. Existem exceções, mas de forma geral eles não são muito adeptos à água. Sendo assim, você precisa cuidar muito bem dos seus pelos.

Uma alternativa bem viável é a escovação diária do seu gatinho. Além de ser agradável a ele e de se sentir cariciado, é bom para diminuir a quantidade de pelos soltos pela casam e estimular a circulação e renovação, tanto da pele quanto da sua pelagem. Além disso, diminui a chance de formar bolas de pelo em seu intestino.

Coloque telas de proteção nas janelas

Independente de qual andar você mora, as proteções na janela são muito importantes! Em algum momento, seu gatinho chegará a um peitoril de janela. Os gatos adoram sentar-se à janela e ficar observando os pássaros ou pessoas abaixo por horas e horas, mas apenas se for seguro.

Portanto, coloque proteções para que ele não caia e não fuja. Para evitar acidentes, certifique-se de que todas as janelas tenham uma tela completa que não ceda com tanta facilidade.

Mantenha os produtos químicos longe do gato

Gatos são muito fuçados e é bem normal eles tentarem abrir gavetas com as patinhas, abrir portas de armários da cozinha ou da despensa. Por isso é extremamente importante que você coloque produtos químicos em locais onde o gato não consegue ter alcance, ou em locais que são fechados de forma abrupta ou com chave.

Assim, sempre confira essas gavetas e quando usar esses produtos químicos, guarde assim que finalizar. Eles podem ser tóxicos ao organismo do seu gato ou até em contato com a pele em grandes quantidades.

Coloque poleiros em alturas variadas

Essa é praticamente a dica principal para quem terá um gato. Eles simplesmente amam os poleiros para brincar sozinhos ou com você. Compre um (ou até mais de um) para que ele tenha com o que ocupar o tempo. Assim coloque-os em alturas variadas para que ele consiga pular de um para outro, pois isso é uma grande diversão para ele!

Dessa forma, existem diversos tamanhos de poleiros. Mas o ideal é você comprar as menores primeiro, colocando-os em distâncias mais próximas um do outro, para ele se adaptar. Caso você possua mais espaço, aposte nas maiores. Não se esqueça de tirar os objetos quebráveis de perto!

Alimentação para gato em apartamento

Pessoa dando um petisco para um gato

A alimentação é um fator decisivo na qualidade de vida desses bichinhos. Vamos entender um pouco mais sobre os tipos de ração para os gatos, quando usar cada uma e os benefícios de cada, além da alimentação natural que eles podem ter.

Ração seca para gato em apartamento

A ração seca é menos cara do que a comida enlatada ou ração úmida. Um grande benefício dessa alimentação é que ela não precisa ser armazenada na geladeira e podem ser deixada de fora por bastante tempo. Além disso, possui todos os nutrientes que seu gato necessita para se manter saudável.

Por isso, é uma boa opção para prevenir desperdícios, pois a porção que não for consumida no final do dia não precisa ser descartada. A ração seca também é usada em comedouros automáticos ou brinquedos com comedouros tipo quebra-cabeça, dando mais diversão e facilidade para a rotina do gato e para a sua.

Ração úmida para gatos de apartamento

As rações úmidas são muito saborosas, por isso alguns gatinhos preferem esse tipo de alimentação enlatada. Entretanto, o maior benefício de oferecer ração úmida (ou enlatada) é o seu maior teor de água.

Gatos com certas condições de saúde requerem uma ingestão de água acima do normal, como doenças renais, diabetes ou doenças do trato urinário. Portanto, podem se beneficiar com a água adicional nessas dietas.

Geralmente, são um pouco mais caras que as rações secas. Então, seria uma boa opção dar apenas de vez em quando para variar o cardápio do felino.

Alimentação natural para gatos que vivem em apartamento

A alimentação natural pode ser composta por frutas, como maçãs, bananas, melancia e pêssegos. Ou outros alimentos, como carnes magras e alguns vegetais como chuchu, vagem e ovos. Mas atenção, não é recomendado dar ao felino mais de 40 g por dia desses alimentos.

Além de o animal poder engordar, pode desbalancear os nutrientes do seu organismo, afetando até sua imunidade. A ração deve ser sempre a principal fonte de alimentação! Então, fique a vontade para oferecer essas comidas apenas como um complemento.

Indicação de brinquedos para gato em apartamento

Dois gatos persas em um arranhador

Os gatinhos, em sua quase totalidade, acabam gostando de uma diversão. É essencial você possuir e oferecer brinquedos a eles, seja para brincarem juntos ou para que ele brinque sozinho. Vamos conhecer algumas ótimas opções para vocês.

Arranhadores

Arranhadores também são bastante comuns para os gatos, pois é de seu instinto e raça querer perseguir e arranhar objetos. Eles conseguem descontar as tensões e estresse do dia e é ótimo para gastarem as suas unhas, ainda mais se o apartamento possuir piso liso.

Então, para que ele não arranhe o seu sofá, compre um arranhador e ajude ele. Incentive e mostre que somente ali é o local correto de arranhar, recompensando com um petisco.

Bolinhas e chocalhos

Esses são brinquedos oficiais para qualquer animal de estimação. Os gatos também adoram brincar com isso. Jogue bolinhas ou balance chocalhos para distraí-lo, tente correr ou se esconder com o chocalho, com certeza ele irá atrás de você para pegar!

Além disso, barulhos são muito instintivos para eles e prendem muito a sua atenção. É ótimo para intensificar a sua esperteza, curiosidade, sua audição e faro.

Brinquedos de borracha

Os gatos também gostam muito de morder, mesmo depois de adultos. Assim, brinquedos de borracha servem tanto para que eles corram atrás para perseguir, quanto para morder ou arranhar.

Compre aqueles que fazem barulho e tente distraí-lo com isso. Se perceber que ele está perdendo o interesse, de vez em quando ofereça uma pequena recompensa, como um petisco, para deixar a brincadeira mais emocionante e instiga-lo a ir atrás.

Outros brinquedos para gato que mora em apartamento

Na verdade, é bem comum os gatos se divertirem com qualquer coisa. Você já deve ter visto ou presenciou gatos que ficam perseguindo luzes na parede, ou manchas no chão. Além dos brinquedos citados acima, é legal você usar cordinhas para fazer com que corra atrás dela, ou provocar ele com brinquedos que façam barulho ou luminosos.

Além disso, uma ótima opção são varas de pesca com peixes pendurados ou com objetos que instigam a sua curiosidade. Balance essas varas e chame a sua atenção. Com certeza ele estará atrás de você em questão de minutos!

Como evitar o odor do gato em apartamento

Mulher limpando a caixa de areia e gato saindo

A limpeza do apartamento e cuidados específicos são vitais para moradias em que se possuem animais de estimação, não somente gatos ou cachorros, mas pássaros, peixes, entre outros. Vamos entender o que deve ser feito para que seu apartamento não fique com odores e mau cheiros de gatos.

Higiene da caixa de areia do gato em apartamento

A caixa de areia é uma parte essencial da configuração de qualquer gato de apartamento, especialmente para gatinhos que aprenderão a usar uma caixa de areia pela primeira vez. Sendo assim, a sua limpeza deve ser feita com frequência.

Procure trocar a areia da caixa todos os dias, pelo menos a parte onde há cocô ou xixi. Jogue a areia fora e feche o saco para que ele não mexa nele. Depois, adicione a mesma quantidade de areia removida.

Pelo menos uma vez na semana faça a limpeza completa da caixa. Trocando toda a areia e lavando a caixa com produtos de limpeza. Pode usar sabão de coco ou sílica, por exemplo, costumam ser muito eficientes na remoção do cheiro.

Tenha duas caixas de areia

Se você optar por não usar caixas de área descartáveis, opte por ter duas da caixa comum. Assim, se apresentar cheiros e mal odores equivocados no seu apartamento, você pode trocar pela outra enquanto limpa a primeira.

Além disso, é uma ótima opção para quando chegam visitas em seu apartamento, caso uma delas apresente cheiro forte, você troca pela outra se não tiver tempo de limpar naquele momento.

Use água oxigenada com bicabornato de sódio na limpeza

Para a limpeza da caixa de areia, uma ideia bastante econômica e útil é o uso da água oxigenada com bicarbonato. Ele é um ótimo produto para retirar o cheiro de urina de gato já existente e prevenir mal cheiro futuro.

Além disso, é legal você usar esse produto também na limpeza da casa ou nos locais onde o gato mais dorme e fica. Com certeza irá diminuir ou retirar por total os odores do seu gato, deixando o ambiente agradável.

Retire a sujeira logo que perceber

Assim que perceber que o seu gato utilizou a caixa de areia, faça a remoção do coco ou xixi. Isso vai evitar que o cheiro se espalhe pela casa. O coco pode ser jogado diretamente na privada, mas a areia com xixi deve ser descartada em um saco plástico fechado, junto com o lixo comum.

E claro, se for um gatinho novo e ele fizer as necessidades fora da caixa, limpe o quanto antes! Higienize o local com produtos de limpeza para garantir que o cheiro não se espalhe.

Gostou de saber sobre os cuidados com seu gato em apartamento?

Dois gatinhos brancos

Como você pode perceber, gatos em apartamentos são uma ótima opção para lhe fazer companhia. Você poderá se divertir com ele, brincar, acariciar e será seu parceiro de rotina. Entretanto, ele precisa de cuidados específicos e da sua atenção.

Compre os objetos necessários, tais como arranhadores, brinquedos, bolinhas, caminha, caixa de areia e sempre proteja as janelas e gavetas/portas para que ele não acesse locais proibidos. Opte por gatos que se dão melhor no seu estilo de vida, nas suas atividades e nas suas vontades, para que ele some e que traga ótimas lembranças.

Se você estiver um tempinho separado para lidar com ele e adaptar o seu apartamento de acordo com as necessidades dele, vocês se tornarão melhores amigos por muito tempo!

Autor deste artigo

Artigos relacionados


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Quer ter um cachorro marrom? Conheça a seguir várias raças com essa coloração dividida em porte grande, médio e pequeno, assim como suas características!


 Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Está tendo problemas com aracnídeos? Confira neste artigo quais insetos ou animais são predadores deles e aprenda muitas dicas para se livrar desses venenosos!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.