Alimentação para canário belga: veja frutas, sementes e mais!

Alimentação para canário belga: veja frutas, sementes e mais!

O canário belga é um pássaro muito belo, reconhecido por suas penas amarelas muito atraentes. Mas você sabe o qual é a melhor alimentação para ele? Saiba agora!


Alimentação correta para canário belga é muito importante!

Canários-belgas

A alimentação é um momento muito importante na vida dos animais, assim ele suprirá todas as necessidades de nutrientes, minerais, vitaminas e outros elementos que vão fortalecer os ossos, pelos e penas, bicos e unhas e o sistema imunológico dos nossos bichos.

Uma dieta completa, variada e o mais natural possível, vai proporcionar ao canário-belga, fontes de nutrientes diversas, suprindo as necessidades dinâmicas que o corpo da ave requer. Existem muitas formas de introduzir refeições completas e nutritivas na vida deste pássaro.

Agora vamos dar várias dicas sobre os alimentos que o canário belga deverá consumir para viver uma vida saudável e o que cada um desses alimentos oferece de benefício para este lindo pássaro! Continue sua leitura para saber tudo o que precisa para oferecer a melhor alimentação para o canário belga!

Frutas, verduras e legumes para canário-belga

Canário-belga em gaiola

Esses grupos de alimentos são essenciais para uma alimentação natural que suplemente vitaminas e minerais no organismo do canário-belga. Agora veremos de perto vários desses alimentos e seus benefícios!

Maçã

O consumo de maça, para o canário-belga, traz muitos benefícios, assim como para nós! Com o cuidado de que as sementes das frutas não são recomendadas para pássaros, então, as da maçã entram nessa regra. A maçã é um alimento com abundância de vitaminas C, sais minerais como cálcio, fósforo e potássio, além de fibras e um poderoso antioxidante, a quercetina.

Tudo isso é essencial para o sistema imunológico de seu pássaro! É importante consumir a fruta com a casca, pois nela que contém a maior quantidade de fibra da fruta. As maçãs possuem pectina, um tipo de fibra que age como prebiótico e ajuda o intestino a funcionar melhor.

Alface

A alface é uma opção de alimento leve e nutritivo para o canário-belga. Suas fibras trazem a sensação de saciedade, e a água contida nesta folha pode ajudar na hidratação do pássaro. Ele também é fonte de vitaminas A, C, K, fibras, antioxidantes, magnésio e potássio.

O consumo de alface pode trazer benefícios para a saúde ocular e ajudar no relaxamento pela presença de uma substância conhecida como lactucina. Esse alimento relaxa e alarga os vasos sanguíneos, por possuir o composto de nitrato que durante a digestão é convertido em óxido nítrico.

Cenoura

As cenouras são boas fontes de sais minerais, como ferro e cálcio, vitaminas K, A, C, E, do complexo B, além de manganês, potássio e fibras. E por mais que várias frutas, legumes e verduras tenham as mesmas vitaminas e minerais, cada uma apresenta uma forma através da qual é absorvida pelo organismo.

A cenoura é uma ótima opção, já que por ser rica em licopeno, um tipo de carotenoide presente em alimentos avermelhados, a cenoura pode ajudar no controle do colesterol ruim.

Pepino

O pepino é um alimento pouco calórico e bastante nutritivo. Esse vegetal rico em água, em minerais e antioxidantes proporciona: melhora a circulação sanguínea, por ser pobre em gorduras, rico em água e antioxidantes, o que ajuda a relaxar os vasos sanguíneos.

Mas ele também promove a hidratação do organismo, pois, é composto por 96% de água. E ainda, melhora o trânsito intestinal, a saúde da pele, unhas, olhos e penas, por conter antioxidantes e carotenoides e pode melhorar a saúde do coração, por ser rico em potássio.

Pera

As peras contêm carotenoides e flavonoides, que são compostos antioxidantes que oferecem vários benefícios à saúde e são uma ótima opção de alimento saudável para o canário-belga. Além das vitaminas A, E, C, fibras, potássio, magnésio e cálcio, a pera ajuda no controle glicemico. Isso acontece devido à presença de pectina, uma fibra solúvel que encontramos em abundância na fruta.

O consumo da fruta diminui as inflamações das células. Além de prevenir o envelhecimento precoce, a casca da pera contém compostos bioativos com ação antioxidante e anti-inflamatória, o que ajuda a diminuir os radicais livres presentes no organismo da ave.

Laranja

A laranja combate vários radicais livres devido a sua quantidade de antioxidantes, o que diminui a chance de desenvolver problemas cardíacos, além de ser uma fruta muito rica em vitamina C. A vitamina C age alimentando nossas células de defesa, melhorando a capacidade e amplitude imunológica do canário-belga.

Os antioxidantes presentes na laranja também são responsáveis por combater o envelhecimento, ajudando o pássaro a manter-se saudável e livre de doenças que venham com o avanço da idade. Além disso, o líquido da fruta produziu uma carga alcalina e diminuiu os níveis de ácido úrico no corpo, ajudando no funcionamento saudável dos rins.

Alimentação para canário-belga com sementes

Canário-belga em comendo dentro de gaiola

É necessário balancear e diversificar as fontes de alimento do canário-belga. E as sementes são opções que o pássaro aceita bem e de onde obtém muitos nutrientes. Você quer saber quais são as melhores sementes para este pássaro? Então, continue lendo.

Alpiste

Uma das sementes mais populares para os pássaros em geral, e para o canário-belga também, o alpiste contém enzimas e vitaminas do complexo B e E, entre outras, que ajudam a limpar os vasos sanguíneos. E isso é importante para a manutenção dos órgãos de seu pássaro, além de ajudar no controle do colesterol saudável e diminuição do colesterol ruim.

O alpiste também apresenta ação detox - isto é, ajuda a purificar o organismo - porque ele ajuda a eliminar o excesso de líquido e de toxinas do corpo. Outro benefício é o aumento da massa muscular, devido à sua alta concentração em proteínas.

Painço

O painço é um grão rico em fósforo e em minerais que auxiliam dão energia e melhoram a saúde dos ossos. Um dos principais atributos do painço é que ele contém uma quantidade muito grande de magnésio, o magnésio ajuda a relaxar, também auxilia no funcionamento do sistema nervoso. Além disso, é uma fonte muito rica em proteínas, importante para a saúde muscular do pássaro.

Ainda, o painço é rico em ácido fólico e ferro, que são importantes para a formação das células do sangue e da hemoglobina, portanto, o consumo desse alimento ajuda no combate à anemia além de prevenir o aparecimento dessa condição.

Linhaça

Uma pequena quantidade de linhaça (cerca de 7 gramas) fornece uma boa quantidade de proteínas, fibras e ácidos graxos ômega 3, além de ser uma rica fonte de algumas vitaminas e minerais. Especialmente o ômega 3 será importantíssimo para a beleza das penas do canário-belga.

Durante o processo de digestão, as fibras da linhaça geram ácidos graxos incentivando a proliferação das bifidobactérias, que atuam como um probiótico estimulando a flora intestinal. Elas também auxiliam no aumento da imunidade uma vez que ativam os linfócitos e produzem anticorpos

Sementes de alface roxa

Essa semente contém um teor muito alto de antioxidantes, substâncias que ajudam no combate ao envelhecimento. Isso é importante para que o canário-belga possa amadurecer com saúde. Assim como as folhas da alface, essas sementes atuam contra infecções, auxilia no processo de cicatrização, evita a fragilidade dos ossos, importante para a força do bico do pássaro.

Aveia

O grande diferencial da aveia são suas fibras, elas trazem maior saciedade, mantém o intestino em ordem e ajudam a defender o organismo, uma vez que contribui para a saúde da flora intestinal. O cereal também age no controle da glicose e do colesterol, graças aos às beta-glucanas, que formam um "gel" no estômago da ave, que desacelera a absorção do colesterol e glicose.

Ainda, a aveia é uma grande fonte de energia, graças aos carboidratos que a semente oferece. A fibra betaglucana libera a energia de forma lenta e constante, o que proporciona maior tempo de digestão e saciedade ao pássaro.

Sementes de cânhamo

São ainda uma excelente fonte de arginina (vasodilatadora) e do ácido gama-linolênico (antiinflamatório), e por isso são relevantes para uma alimentação saudável do canário-belga. Elas também tem uma alta quantidade de ômega 3 e 6, que são importantes para a saúde da pele e das penas do pássaro. Essas sementes têm alto teor de fibras, conferindo benefícios para a digestão.

As sementes de cânhamo também produzem aminoácidos essenciais que não são fabricados pelo corpo do canário-belga e que precisam ser ingeridos e absorvidos por meio da alimentação, sem eles, o pássaro pode ter dificuldade em transformar os alimentos em energia.

Sementes de rabanete

Essas sementes carregam em si quantidades grandes de vitamina C, folato, magnésio, fósforo, manganês, cobre e proteína, que são muito importantes para a saúde de um canário-belga. Além disso, Há uma série de benefícios associados a estas sementes: ajuda na qualidade da pele, reduz a pressão arterial, melhora a saúde cardiovascular, fortalecer os ossos e estimula a digestão.

Um dos minerais mais notáveis encontrados nas sementes de rabanete é o cálcio, que é um componente fundamental na saúde óssea do canário-belga, bem como na dureza e saúde de seu bico e seus ovos. Esta semente também pode estimular o funcionamento do fígado e reduzir os níveis de toxinas no sangue

Mais fontes de alimentação para canário-belga

Canário-belga em ninho

Semente, frutas e verduras não são as únicas fontes de alimentação saudável e rica. Quais são as outras fontes de alimento para o canário-belga? Saiba mais sobre isso agora.

Papinha para canário-belga filhote

Esta é uma mistura muito simples e altamente nutritiva para os canários-belgas. É constituída por uma base de pasta seca, farinha de rosca e farinha de trigo cozida de alta qualidade. Junto a isso, são adicionados ingredientes que podem variar entre: levedura de cerveja, negrillo, complexo vitamínico e mineral em pó para aves, e outras fontes de nutrientes.

Preparar essa mistura é muito fácil: selecione a base da papinha, misture esses ingredientes, depois adicione um pouco de água, o suficiente para amolecer a mistura, em seguida coloque os ingredientes adicionais, que são os complexos e fontes de vitaminas e minerais.

Farinhada de ovo para canário-belga filhote

Essa também é uma opção altamente nutritiva e de preparo simples para oferecer ao canário-belga. Seu preparo consiste em 5 colheres de flocos de milho (milharina), 1 colher de farelo de soja torrado, 1 colher de gérmen de trigo, 1 pitada de suplemento de minerais para aves, 1 ovo bem cozido e espremido. Depois basta misturar tudo e formar uma massa úmida.

Suplementação alimentar para canário-belga

Caso você escolha oferecer uma alimentação menos diversificada com legumes, frutas e vegetais para seu canário-belga, será necessário oferecer uma suplementação vitamínica e mineral para seu pássaro.

Esses suplementos são achados com enorme variedade em lojas especializadas, e seus preços variam entre R$ 9,99 e R$ 143,00, de acordo com a qualidade do produto e tamanho da embalagem.

Pedra de cálcio

A pedra de cálcio traz muitos benefícios para o canário-belga. Ajuda a fortalecer ossos, casca dos ovos e bico, mantendo o tamanho ideal e evitando crescimento infinito. Algumas pedras de cálcio vêm com carvão ativado, que ajuda muito em problemas de gases e fermentação nas aves. Mas deve ser oferecida com moderação, por exemplo, a cada 15 dias.

Osso de siba

O osso de siba é feito da casca de um molusco. Ele deve ser oferecido ao canário-belga durante toda sua vida, principalmente em épocas de reprodução, postura de ovos e troca de penas. Além de ser uma ótima fonte de cálcio, o osso de siba para aves são usados por eles para afiar o bico.

A deficiência de cálcio nos pássaros representa até 50% de mortalidade deles, por isso esse alimento é muito importante, principalmente em épocas de reprodução, postura de ovos e troca de penas, quando o canário-belga vai requerer muito cálcio no metabolismo.

Conchas de ostras moídas

A saúde do canário-belga depende da boa formação do esqueleto, o qual proporciona a conformação e a sustentação do animal. As farinhas de concha de ostras moídas fornecem o cálcio, que é um elemento fundamental para a boa constituição óssea destes animais. Ela também ajudará na postura de ovos e na dureza e formação do bico do pássaro.

Devido à natureza das conchas de ostras moídas, após sua ingestão, o pássaro receberá uma quantidade constante de cálcio, pois, esse alimento apresenta uma digestão muito lenta e, portanto, vai permanecer no organismo do animal por muito tempo.

Areia para canário-belga

As areias para canário-belga ajudam na digestão de todos os alimentos que o pássaro consome. Funcionando como "dentes" dentro do canário triturando o que ele ingerir ao passar em sua moela. A areia ficará nas paredes digestivas do pássaro, que naturalmente pressiona essas paredes a fim de esmagar e digerir o alimento.

Mas não é possível oferecer qualquer areia na rua e servir para nossos animais de estimação, compre produtos de lojas especializadas, que virão esterilizados e livres de contaminação para o pássaro. As areias comuns podem vir de fontes inapropriadas que causarão doenças no canário-belga.

Dicas de cuidados com a alimentação do canário-belga

Canário-belga pegando sol

Depois de saber os alimentos indicados para a alimentação do canário-belga, você pode se perguntar: qual é a medida certa da alimentação que ofereço? Existe mais algum detalhe que eu precise saber? A seguir vamos responder essas perguntas, então, continue sua leitura!

Ofereça uma quantidade de alimento correta para canário-belga

A quantidade de alimentação ideal para seu canário-belga pode variar de acordo com os hábitos dele. Inicialmente, você pode oferecer uma boa mistura de sementes diariamente, uma fonte de cálcio a cada 15 dias, e frutas, verduras e legumes de 3-4 vezes por semana.

Mas, é importante consultar um especialista que avalie precisamente as necessidades nutricionais do pássaro. Assim, ficará mais fácil determinar as quantidades corretas de alimente.

Faça misturas para alimentação do canário-belga

A variedade de fontes de alimento e nutrientes para o canário-belga é importante, pois, cada uma delas terá características diferentes no momento de ser absorvida pelo organismo do pássaro. E essa variedade vai ajudar a suprir as deficiências entre um alimento e outro. Isso ajudará a manter o canário-belga saudável e com todos os nutrientes bem balanceados.

Evite mudanças bruscas na alimentação do canário-belga

Alterações muito repentinas na alimentação do canário-belga podem acarretar em mudanças no seu processo digestivo, e eventualmente causar doenças ou mal-estar intestinal. O corpo da ave irá se habituar a receber certos alimentos, e quando houver algo muito diferente sendo introduzido.

O canário-belga precisará de tempo para adaptar-se a nova fonte de nutriente. Portanto, se for mudar a alimentação dele, faça de forma gradual e lenta.

Estabeleça uma rotina para alimentação do canário-belga

É necessário que o canário-belga seja suprido com todas as vitaminas, mineiras e fibras que irão garantir seu bem-estar, saúde e longevidade. Por isso, uma rotina em sua alimentação pode proporcionar um controle maior do oferecimento dessas fontes de nutrição, garantindo que nenhuma delas ficará deficiente na alimentação do pássaro.

Uma dieta rica e nutritiva para o canário-belga

Canário-belga

É muito importante oferecer um ambiente saudável, limpo e bem estimulante para o bem-estar do canário belga. Igualmente importante é o cuidado com a diversidade de fontes de alimento que será oferecida a este pequeno e lindo passarinho.

Existe uma variedade muito grande de fontes de nutrientes entre frutas, verduras e legumes, como maçãs, alfaces, cenouras, entre outros, como vimos neste artigo. Além disso, uma boa fonte de cálcio como as ostras ou ossos de siba, vão fortalecer o bico, os ossos e ovos do canário-belga.

Balanceie bem a qualidade e diversidade dos alimentos oferecidos ao pássaro, isso ajudará a manter suas necessidades nutricionais bem suprimidas, conferindo-lhe uma vida longa, ativa e saudável! Com as dicas que demos neste artigo isso será fácil!

Autor deste artigo

É formado em Letras pela USP - Inglês e Português.

Ama todos os animais: grandes, pequenos, "bonitos" e "feios", ferozes ou amáveis!
Entre outros textos e letras, contribui com toda dedicação ao blog, para difundir cada vez mais o respeito aos bichinhos e a integração das pessoas aos animais que convivem em nosso planeta!

Artigos relacionados


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.


Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Quer ter um cachorro marrom? Conheça a seguir várias raças com essa coloração dividida em porte grande, médio e pequeno, assim como suas características!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.