Peixe tucunaré azul: veja espécies e curiosidades!

Peixe tucunaré azul: veja espécies e curiosidades!

Você conhece o tucunaré azul? Veja características, dicas de criação e muito mais sobre este fascinante peixe!


Tucunaré azul: um peixe magnífico para conhecer!

Tucunaré azul

O tucunaré azul, popularmente conhecido como azulão, é um peixe imponente que chama muito a atenção, principalmente de quem nunca teve a oportunidade de ver um exemplar da espécie de perto. Por isso, neste artigo, você conhecerá as principais características, bem como a origem e a distribuição, dentre outros fatos muito importantes acerca desse magnífico peixe.

Você vai entender, também, o motivo pelo qual o tucunaré azul se enquadra entre as principais espécies de peixes procurados para a prática de pesca esportiva, sendo cobiçado por pescadores do mundo inteiro. Então, fique por dentro de tudo isso e muito mais sobre o tucunaré azul! Vamos lá?

Peixe tucunaré azul: informações gerais

Dois tucunarés azuis

O tucunaré azul é um peixe fascinante que cativa quaisquer pessoas com suas características físicas. Por isso, conhecê-las a fundo é imprescindível. Além disso, a seguir, você descobrirá outros fatos muito interessantes acerca desse animal, por exemplo, qual é sua origem e distribuição, habitat, reprodução, alimentação e, inclusive, como ocorre a adaptabilidade do tucunaré azul na água. Veja:

Características visuais do tucunaré azul

O que distingue o tucunaré azul e que lhe dá o nome é que as nadadeiras dessa espécie de tucunaré são azuladas. Igualmente, como a maioria dos peixes da sua espécie, possui no corpo cinco ou seis barras de cor cinza.

O tucunaré azul é um peixe robusto e que, quando adulto, fica entre os 30 e 50 cm de comprimento, além de pesar entre 6 e 8 kg.

Origem e distribuição do peixe tucunaré azul

O tucunaré azul é nativo das bacias dos rios Araguaia e Tocantins. É um peixe que gosta de águas claras, por isso os rios dessas bacias são os naturais para o seu desenvolvimento e sobrevivência.

No entanto, já se encontra distribuído também em rios do Alto Paraná e do Nordeste brasileiro, bem como nos rios do próprio Pantanal.

Habitat: onde os peixes tucunaré azul moram?

O tucunaré azul, como é próprio dessa espécie, preferem os ambientes lênticos, ou seja, ambientes aquáticos com água parada ou sem nenhuma corrente.

Por isso, na natureza, o tucunaré azul será encontrado sobretudo em lagos e lagoas, igapós, bem como pântanos e pacíficas enseadas.

Reprodução e alimentação do tucunaré azul

O tucunaré geralmente desova de abril a setembro na natureza e tem um pico de reprodução no verão. O peixe põe de entre 4.000 a 10.000 ovos. Os pais protegerão os filhotes por algum tempo depois.

Quanto à alimentação, o tucunaré é um predador voraz que vai tentar comer qualquer coisa viva e que seja do mesmo tamanho ou menor que ele, sejam outros peixes, insetos ou até roedores.

Adaptabilidade à temperatura da água

O tucunaré azul parece tolerar bem as temperaturas tropicais e subtropicais que vão de 10 a 32 ºC, sendo que a temperatura ideal ficaria entre 19 e 26 ºC.

A temperatura da água é fundamental, porque os estímulos reprodutivos do tucunaré azul são justamente a temperatura e o nível da água (vinculados às chuvas da região).

Outros tipos de tucunaré

Embora diga-se que a lista não é definitiva ainda, comumente, são enumeradas cerca de 15 espécies de tucunarés na natureza. Aqui elencamos algumas das mais conhecidas. Confira quais são a seguir:

Tucunaré Azul Gigante

Tucunaré azul gigante

O tucunaré azul gigante é uma espécie com tons fortes de amarelo, além das evidentes e grandes manchas azuladas características dos tucunarés. O animal tem de cinco a seis barras transversais de coloração cinza, além de nadadeiras azuladas. Sua denominação é apropriada, já que se trata de um dos maiores peixes de água doce do mundo: o animal pode chegar a até 60 cm de comprimento e pesa cerca de 11 kg.

A espécie é nativa do rio Tocantins mas, pelo seu valor na pesca esportiva, é encontrada em muitos viveiros e lagos artificiais pelo Brasil.

Tucunaré Royal

Tucunaré royal

O tucunaré royal é caracterizado por adultos marcados com uma linha de manchas escuras e irregulares, além de cerca de seis barras verticais ao longo do corpo, logo abaixo da linha lateral. Ele é uma espécie de tamanho médio, chegando a 40 cm de comprimento e pesando 6 kg.

O tucunaré royal é encontrado apenas na bacia do Rio Orinoco, chegando até o sul do Casiquiare, na Colômbia e na Venezuela.

Tucunaré Açu

Tucunaré açu no rio

O tucunaré açu tem a cor amarelada característica do tucunaré, com manchas informes negras e as nadadeiras alaranjadas de coloração forte. A espécie também possui olhos avermelhados.

É o maior membro do gênero tucunaré, chegando a pesar 14 kg e medir 1,30 m. Com comportamento violento e incrível força, este predador é considerado como o peixe de água doce mais poderoso do mundo.

O tucunaré habita os principais rios da região Norte, sendo encontrado na Bacia Amazônica e em seus afluentes, no Rio Madeira e no Rio Negro.

Tucunaré Amarelo

Tucunaré açu

O tucunaré amarelo caracteriza-se pela cor amarela viva principalmente na parte da cabeça. Possui listras pretas que partem da base das barbatanas dorsais e terminam nas laterais do meio do corpo

Esse peixe geralmente fica entre os 30 e os 50 cm de comprimento, mas excepcionalmente pode chegar a 1 m e pesar até cerca de 9 kg.

É encontrado amplamente ao longo do Rio Amazonas e grande parte do Rio Negro e afluentes, como Rio Araguaia, Tocantins e Teles Pires.

Curiosidades sobre o tucunaré azul

Tucunaré azul no aquário

O tucunaré continuará a ser o peixe-esporte de água doce mais procurado do mundo e o tucunaré azul com certeza é uma das espécies mais cobiçadas. Vejamos, agora, algumas curiosidades sobre o peixe.

O tucunaré azul tem dentes?

Para quem vê a imagem de um tucunaré, ele parece não ter dente. Mas ele tem sim e é a sua maior potência. O tucunaré tem fileiras de dentes minúsculos e ásperos e uma mandíbula poderosa.

O tucunaré azul não é exceção e usa esses dentes com voracidade contra suas pressas. Na pesca, eles são também desafiadores por isso, já que os pequenos dentes afiados às vezes cortam a linha e deixam-no livre para levar a isca para bem longe.

A pesca do tucunaré azul

A primeiro desafio para pescar o tucunaré azul é saber onde encontrá-lo. Se tiver acesso a esse peixe, segundo pescadores experientes, algumas coisas são fundamentais.

Costumam ser usadas varas de números entre 8 e 10, sendo que a linha deve ser sempre de até 0,20 mm. Igualmente fundamental é usar isca submersa.

Embora perca a excitação visual e auditiva, o poder desse peixe proporciona aos pescadores a maior luta que já experimentaram.

É possível criar o tucunaré azul em aquário?

Seguindo as orientações certas, você estará bem preparado para manter um tucunaré em seu aquário. Mas como é um peixe de grande porte, é preciso que seja um tanque bem grande.

Se você tem espaço suficiente para acomodar os peixes, eles são adoráveis animais de estimação para manter, estando entre as espécies de peixes mais interessantes de se observar.

O maior tucunaré azul já pescado

Segundo a Associação Internacional de Pesca Esportiva (IGFA, em sua sigla em inglês), o recorde na pesca de um tucunaré azul é de Mariozan Gomes do Nascimento, com um azulão pesando 4,99 kg.

No entanto, segundo o próprio Mariozan, que é guia de pesca, na verdade, dois clientes seus teriam capturado exemplares com 5,44 e 5,89 kg, respectivamente. Mas os mesmos não chegaram a oficializar devido à pesagem não ter seguido os critérios da IGFA.

Mais uma incrível espécie de peixe brasileira

Dois tucunarés azuis no rio

Pelo que você acompanhou neste artigo, com certeza deve ter percebido que o tucunaré azul é uma das espécies de peixe mais admiráveis dos nossos rios. É um peixe de grande porte, predador e extremamente valente. Além disso, é muito vistoso com a cor azulada das suas nadadeiras.

E você, já tinha ouvido falar no azulão? O que achou dessa maravilhosa espécie de peixe?

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


água doce peixes pescas

Artigos relacionados


Peixes de água doce: Brasileiros, grandes, pequenos e mais

Peixes de água doce: Brasileiros, grandes, pequenos e mais

Nesse artigo você conhecerá mais sobre as características e curiosidades de 48 espécies de peixes de água doce do Brasil e do mundo!


Descubra o tempo de vida dos animais selvagens e domésticos

Descubra o tempo de vida dos animais selvagens e domésticos

Quanto tempo vive cada animal? Nesse artigo abordaremos o tempo de vida de diversos animais, além de listar as dez espécies que vivem por mais tempo


Peixe Celacanto: veja características, alimentação e curiosidades

Peixe Celacanto: veja características, alimentação e curiosidades

Você conhecerá uma criatura que voltou da extinção para contar sua história. Quer saber mais sobre o Celacanto? Conheça a seguir esse incrível fóssil vivo!


O que significa sonhar com salmão? No sushi, cru, congelado e mais

O que significa sonhar com salmão? No sushi, cru, congelado e mais

O sonho envolvendo salmão pode ter diversas interpretações. Você já sonhou com isso? Será que é algo bom ou ruim? Veja agora!


O que significa sonhar com pescaria? No mar, com vara e mais

O que significa sonhar com pescaria? No mar, com vara e mais

Você já sonhou com pescaria? Será que simboliza bons presságios? Será que são recados negativos ou positivos? Neste artigo você descobrirá tudo sobre o assunto!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.