Tartaruga doméstica: veja espécies e dicas de criação!

Tartaruga doméstica: veja espécies e dicas de criação!

Você sabe quais são as tartarugas domésticas e como cuidar delas? Confira dicas de criação, cuidados necessários com o pet aqui!


A tartaruga doméstica

Tartaruga no gramado de um jardim

As tartarugas são répteis e existem mais de 250 espécies e tipos de tartarugas. Algumas delas infelizmente estão ameaçadas de extinção enquanto outras estão aptas para serem domésticas e convivem tranquilamente com uma família humana.

As tartarugas domésticas se dividem entre as terrestres e as aquáticas. Também existem algumas espécies semi aquáticas. Quando criadas em cativeiro é necessário um viveiro ou aquário adequado e muita atenção à alimentação.

Para ter um pet desse em casa é importante aprender bastante sobre ele. Entenda no artigo quais são as espécies, as suas características, como ter uma tartaruga doméstica no Brasil de forma legalizada e como cuidar deste animal sensacional.

O que você precisa saber

Tartaruga doméstica sobre a grama

Antes de adquirir uma tartaruga doméstica é importante pensar bem, estes animais podem viver em torno de 50 anos ou mais. Por isso é um companheiro para o resto da vida. Saiba mais sobre a tartaruga doméstica:

Criação de tartaruga doméstica

Tartarugas são conhecidas por serem bem lentas e pacatas. Portanto a criação deste pet é bem tranquila. Elas são fáceis de lidar, mas é fundamental aprender a manusear para não levar uma mordida. Pois são animais com uma mordida potente. Mas quando bem cuidadas e bem tratadas são um doce.

Antes é importante lembrar de pesquisar e aprender sobre a espécie que você deseja ter em casa. Para se preparar melhor para a chegada do seu novo pet. Elas precisam de boa alimentação, espaço adequado e manutenção da temperatura.

Algumas podem precisar de aquecedor, dependendo da sua região. Um cuidado muito importante é ficar atento para desvirar a tartaruga se ela ficar de cabeça para baixo. Essa posição além de muito desconfortável, comprime os órgãos e pode levar à óbito depois de muitas horas.

Cuidados com a tartaruga doméstica

Além da alimentação que é um dos pontos mais importantes na criação da tartaruga doméstica, também é importante que a pessoa que pensa em criar uma tartaruga pense no local onde o animal vai viver. As aquáticas precisam de piscinas ou aquários enquanto as terrestres devem ter um viveiro amplo.

Se você já tem outro pet é possível que eles convivam bem juntos. Se a sua tartaruga é aquática então vai viver dentro de um aquário e muito raramente vai ter contato com outro pet que você já tenha em casa.

Mas se a tartaruga que você adquiriu é terrestre ela pode acabar tendo mais contato com o seu pet. Se você já tem um cão ou gato é importante fazer a socialização dos pets. Apresente eles sob supervisão e evite que fiquem juntos sozinhos até se acostumarem.

Com o tempo o cão ou gato aprende os limites da tartaruga. Mas fique de olho para ninguém se machucar, tartarugas tem uma mordida e garras poderosas e o pet mais antigo também pode machucá-la dependendo da situação.

Como adquirir

A forma correta é comprando em um criador legalizado pelo IBAMA. Você vai ver que algumas espécies que as pessoas podem estar comercializando não estão legalizadas no Brasil. Então se achar necessário entre em contato com o IBAMA da sua região para ter mais informações sobre onde comprar uma tartaruga de forma legalizada.

Porém também é possível adotar uma tartaruga de uma pessoa que já não pode ficar mais com ela. O ideal é verificar se a tartaruga vem com toda a documentação.

Personalidade do pet

Algumas tartarugas podem ser mais sociáveis e curiosas, enquanto outras podem ser mais tímidas e até medrosas. Por serem animais mais lentos e paradinhos, as pessoas tendem a não ver muito que cada um tem sua personalidade.

É importante ser carinhoso com a sua tartaruga doméstica, mas sem forçar o pet a interações que ele não queira. Se o pet deixar e gostar, você pode fazer carinho na cabeça e no casco. Ao segurar uma tartaruga tenha cuidado para não machucar o pet. Segure se possível pela barriga, deixando a tartaruga em cima da palma da mão. Caso não fique confortável para isso, pode segurá-la pelas laterais do casco.

O ideal é não manusear muito o pet. Só a segure se for realmente necessário. Pois é muito desconfortável para elas ser levantada e segurada.

Habitat adequado para o animal

As tartarugas terrestres devem ter um espaço com água para beber, mas não precisam de um laguinho. Pode ser um terrário espaçoso. Já as aquáticas e semi aquáticas precisam de um laguinho para viver e nadar. O aquário deve ser pelo menos 4 vezes maior que ela e deve ter um espaço terrestre para ela.

A temperatura é muito importante para o bem-estar do animal. A água e o ambiente devem estar entre 26 e 30 graus. Pode usar uma lâmpada adequada para isso ou mesmo ficar de olho na sua região.

Alimentação da tartaruga?

Existe ração para tartaruga, mas no geral essa alimentação deve ser oferecida apenas eventualmente. O melhor é investir em alimentação natural, com folhas verdes, cenoura e outros legumes. Também ofereça frutas como goiaba, maçã e banana.

Para as aquáticas é possível colocar pequenos peixinhos e moluscos dentro da água para o pet brincar e caçar. Já as terrestres devem ser levadas para caminhar em graminhas e deixá-la explorar o ambiente e comer alguns insetos. Esses insetos são uma ótima fonte de proteína animal.

Tipos de tartarugas domésticas terrestres

Tartaruga doméstica sobre a terra

Para ter uma tartaruga terrestre em casa é preciso ter conhecimento sobre esses pets. Existem algumas espécies diferentes de tartarugas terrestres diferentes, conheça quais são as tartarugas terrestres que você pode criar em casa.

Tartaruga Russa

Tartaruga russa

Essa tartaruga mede em torno de 20 centímetros, sendo que as fêmeas são maiores que os machos. Elas hibernam no inverno e chegam a viver 40 anos. Elas são bem curiosas e gostam de explorar o espaço onde vivem, precisa ser um local espaçoso.

Tartaruga Ornamentada de caixa

Tartaruga Ornamentada de caixa

Essa é uma tartaruga de origem norte-americana, é uma tartaruga menor que mede entre 10 a 15 centímetros. Ela é muito conhecida pelas linhas amarelas ou avermelhadas características do casco da tartaruga ornamentada de caixa.

Tartaruga Madeira

Tartaruga Madeira

No inverno esta tartaruga pode procurar água, o que faz muita gente achar que é semi aquática. Porém a tartaruga madeira é uma tartaruga terrestre que mede em torno de 22 centímetros e possui cabeça e barriga alaranjadas.

Jabutis

Jabuti sobre a grama

Jabutis são quelônios terrestres, não são tartarugas, mas são da mesma família e por isso muita gente os confunde. Ainda assim são pets maravilhosos e fáceis de criar. Os Jabutis possuem cascos mais altos e também mais pesados que outras espécies da mesma família.

Tipos de tartaruga doméstica de aquário

Tartaruga doméstica saindo da água

Também existem as tartarugas domésticas aquáticas e as semi aquáticas. Para ter essas fofinhas em casa é preciso ter um aquário adequado para elas e dar muita atenção à temperatura da água e ao que você coloca dentro do aquário.

Tartaruga Orelha vermelha

Tartaruga Orelha vermelha

A tartaruga de orelha vermelha foi muito comercializada no Brasil, mas atualmente o IBAMA proíbe a comercialização deste animal. Ou seja, se você a encontrar para venda ela é ilegal.

Esta linda tartaruga tem origem norte-americana e é semi-aquática, possui as características manchas vermelhas nas laterais da cabeça, inspiração para o seu nome. Elas também possuem manchas amarelas no casco.

Tartaruga Corcunda do Mississipi

Tartaruga Corcunda do Mississipi

São encontradas no rio Mississipi, nos Estados Unidos, por isso o nome. São aquáticas e possuem manchas amarelas na pele. O casco é pontudo para o alto, formando uma elevação na coluna.

Tartaruga Ocadia sinensis

Tartaruga Ocadia sinensis

Essa tartaruga possui riscos na cabeça e no pescoço e chega a medir 20 centímetros, os machos são um pouco menores que as fêmeas. Gostam de tranquilidade e vegetação sub aquática. O aquário deve ser pelo menos 4 vezes maior que a tartaruga. Elas gostam de tomar sol, então é importante o aquário ter espaço para descansarem e pegarem um pouco de luz do sol.

Tartaruga Tigre D'água

Tartaruga Tigre D'água

São originalmente encontradas no Brasil e o IBAMA permite a comercialização legalizada. É preciso encontrar um criador legalizado, fique atento a papelada e a nota fiscal.

Elas possuem manchas amarelas e alaranjadas na pele, cabeça, patas e até no casco. A tartaruga adulta desta espécie pode chegar até 30 centímetros.

Curiosidades sobre a tartaruga doméstica

Tartaruga doméstica sendo alimentada

As tartarugas domésticas são maravilhosas e pacatas companheiras. Confira algumas curiosidades muito interessantes sobre elas e conheça mais sobre as tartarugas domésticas.

Onde encontrar uma tartaruga?

Na natureza elas costumam viver dentro de rios e geralmente próximas a corpos de água. Mas são animais bastante exploratórios e as semi aquáticas costumam sair e caminhar para tomar sol. Já as terrestres podem ser encontradas próximas a lagos e até no meio de florestas.

Quanto tempo vive uma tartaruga?

Acredita-se que as tartarugas marinhas na natureza vivem de 100 a 150 anos ou mais. Já um cágado, que não é uma tartaruga, pode viver em torno de 35 anos. As Tigres d’água também vivem em torno de 30 anos, enquanto a Russa e a Pintada vivem em torno de 40 anos. Esse tempo varia de acordo com a espécie e as condições da criação.

É um animal inteligente?

São não apenas inteligentes, como também adaptáveis. Prestam muita atenção no espaço ao seu redor e em outros seres no mesmo ambiente. Elas são muito tranquilas, mas no geral não gostam de ser manuseadas. Mas podem ficar grandes amigas de outro pet e até pessoa e podem até mesmo brincar.

Tartaruga de estimação de Darwin

O estudioso da evolução das espécies Darwin, teve uma tartaruga-gigante-de-galápagos como animal de estimação, essa não é uma tartaruga doméstica, mas esse é um fato bem curioso. Ele a adotou ainda jovem em 1835 e acredita-se que é o mesmo animal que viveu seus últimos anos em um zoológico em Queensland, ela morreu apenas em 2006, se chamava Harriet e pesava cerca de 180 quilos.

Tartarugas cheiram pela boca

Sim, é engraçado e muito fofo. Muitas vezes as tartarugas andam pelo ambiente de boca aberta para sentir cheiros, já que é na garganta que elas sentem os cheiros.

A história e origem da tartaruga

Acredita-se que as primeiras tartarugas surgiram de ancestrais terrestres. Esses répteis passaram a viver muito tempo na água. E assim surgiram as primeiras tartarugas marinhas há 150 milhões de anos atrás.

Para aumentar a nossa fascinação pelas tartarugas, elas também coexistiram com os dinossauros. Esses animais se desenvolveram na mesma época e quando as mudanças climáticas extinguiram os dinossauros, as tartarugas sobreviveram e evoluíram em diversas espécies diferentes.

Atualmente, depois de milhões de anos de evolução, existem 260 espécies de quelônios. Sendo que apenas 7 dessas espécies são de tartarugas marinhas.

Uma boa companheira

Pessoa segurando pequena tartaruga doméstica

Por serem animais com necessidades específicas como a temperatura e viverem muito tempo, elas se mostram uma grande responsabilidade.

A dica é pensar bem antes de comprar ou adotar uma tartaruga doméstica. Será que é mesmo o melhor pet para você? Elas requerem bastante atenção à alimentação e muito visitas regulares ao veterinário como qualquer outro animal de estimação.

Também são ótimas companheiras, principalmente para quem tem pouco tempo para cuidar de um pet. Se você não tem tempo para passeios e quer um animal de estimação tranquilo que não vai precisar de adestramento ou socialização, essa é a melhor escolha para você.

Autor deste artigo

Jornalista, Auxiliar Veterinária e apaixonada por animais. Hoje sou tutora de Panthro e Ava, dois Pit bulls muito amorosos. Escrevo sobre pets há 5 anos e assim consigo unir o trabalho e uma grande paixão.

Artigos relacionados


Confira espécies de tartaruga de água doce e dicas de criação!

Confira espécies de tartaruga de água doce e dicas de criação!

Muitas pessoas adotam como bicho de estimação uma tartaruga. Pode ser incomum, mas não é raro. Você conhece alguém que cuida de uma? Ou está pensando em adotar?


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.