Confira espécies de tartaruga de água doce e dicas de criação!

Confira espécies de tartaruga de água doce e dicas de criação!

Muitas pessoas adotam como bicho de estimação uma tartaruga. Pode ser incomum, mas não é raro. Você conhece alguém que cuida de uma? Ou está pensando em adotar?


Quer ter uma tartaruga de água doce? Descubra agora dicas sobre as espécies, cuidados e muito mais!

Três tartarugas de água doce

Ainda existe alguma confusão sobre as diferenças de tartaruga e outras espécies que possuem características semelhantes: animais que vivem dentro de suas cascas ou carapaças, andam lentamente e encolhem-se para se defender.

Mas, na verdade, tartarugas são répteis quelônios - aqueles dotados de carapaças - que se adaptaram para uma vida aquática. E essa é a diferença que separa a tartaruga dos jabutis e cágados.

Diferente do jabuti, que vive na terra, e dos cágados, que vivem parcialmente na terra e na água, as tartarugas são exclusivamente animais aquáticos, que só deixam a água para tomar sol ou realizar desova.

O que você saber sobre as tartarugas de água doce? Quer saber mais sobre habitats, alimentação e tipos diferentes desse bichinho? Então esse artigo é para você!

Principais características da tartaruga de água doce

Tartaruga de água doce sob a água

Além de passar a maior parte de sua vida embaixo d'água, o que mais caracteriza a tartaruga de água doce?

Agora vamos mostrar mais sobre o ambiente onde vivem, como identificá-las, algumas subespécies e as subespécies que habitam o Brasil. Veja agora!

Habitat da tartaruga de água doce.

Por serem animais de água doce, vivem em rios, lagos, lagoas, e igapós - região alagada entre dois rios - além das florestas alagáveis e várzeas.

Assim, espera-se de seu habitat que seja terroso, ou arenoso, com substrato coberto por vegetação aquática, mas também por galhos e troncos que caem naturalmente na água com o decorrer do tempo.

Vivem próximas a regiões com margens arenosas, de modo que assim elas possam encontrar com facilidade um lugar para cavar, desovar e cobrir seus ovos, quando for o momento.

Como é uma tartaruga de água doce? Morfologia e Biologia

Em geral, as tartarugas de água doce parecem-se muito com suas parentes terrestres. Mas há detalhes que podem ser observados.

A maioria das tartarugas de água doce são menores em relação às espécies de quelônios terrestres, variando entre 30 cm e 15 cm de comprimento, de acordo com a subespécie à qual o indivíduo em questão pertence. Ainda assim, existem exceções, a maior tartaruga de água doce do mundo pode medir até 90 cm de comprimento e pesar 60 kg.

As patas deste animais aquáticos também são diferentes: ao invés do formato cilíndrico dos jabutis, as tartarugas de água doce possuem patas achatadas, com membranas ligando os 'dedos', facilitando sua locomoção em submersão.

Além disso, seu focinho é mais afinado, 'pontudo', e sua casca costuma ser mais achatada e lisa, ambas características servindo à qualidade de sua locomoção dentro d'agua.

Principais tipos de tartaruga de água doce

Existem centenas de subespécies de tartarugas de água doce. Algumas são preferidas por seu tamanho pequeno, o que facilita sua criação em cativeiro, como bicho de estimação.

Mais abaixo falaremos em detalhes sobre algumas das subespécies, mas saiba que as mais famosas tartarugas de água doce são a tartaruga de orelha amarela, tartaruga nariz de porco, tartaruga da amazônia, tracajá e tartaruga de orelha vermelha.

Longevidade da tartaruga de água doce

Todos conhecem a fama das tartarugas por viverem mais do que a espécie humana. Alguns até escolhem esse bicho de estimação por essa razão.

Os quelônios terrestres chegam a viver 150 anos quando se trata de certas subespécies, já as tartarugas de água doce podem ter uma longevidade menor: na natureza elas vivem cerca de 15 e 20 anos, porém, em cativeiro, recebendo uma alimentação nutritiva e todos os cuidados para sua saúde, elas podem viver até 30 anos.

Exemplos de espécies de tartaruga de água doce

Agora que já sabemos as principais características das tartarugas de água doce, vamos conferir agora quais são as espécies mais comuns de tartaruga de água doce encontradas no Brasil e no mundo!

Tartaruga-de-ouvido-vermelho

Tartaruga-de-ouvido-vermelho

É uma espécie semiaquática cujo habitat natural está localizado no México e nos EUA, e é encontrada principalmente no rio Mississipi.

Dentro da média das tartarugas de água doce, ela pode alcançar até 30 cm na fase adulta. Tem seu corpo coberto por manchas amarelas e verde escuras, e suas orelhas possuem a coloração vermelha, que lhe dá nome.

Tartaruga pintalgada

Tartaruga pintalgada sobre folhas

A tartaruga de água doce conhecida como pintalga é uma das menores: seu tamanho varia entre 8 cm e 12 cm, já na fase adulta!

Como seu nome já anuncia, o corpo de cor preta azulada dessa tartaruga é coberto por pintas amarelas, causando um contraste encantador e atraente!

Ela vive principalmente no leste dos EUA e do Canadá.

Tartaruga nariz de porco

Tartaruga nariz de porco nadando

Esta tartaruga de água doce é um pouco temperamental, pois costuma morder para defender-se! Por isso ela é criada em cativeiro dentro de um ambiente controlado e razoavelmente isolado.

Pode ser encontrada na Austrália e Nova Guiné, sendo uma subespécie de porte médio. Assim, chega a medir 60 cm e pode pesar até 25 kg.

O que mais chama atenção nessa tartaruga é sua carapaça, mais mole em relação às dos outros quelônios e o nariz empinado para frente, de onde lhe vem o nome.

Tartaruga-da-Amazônia

Tartaruga-da-Amazônia fora da água

É a maior tartaruga de água doce do planeta! Em fase adulta, uma fêmea pode medir mais de 90 cm e chega a pesar 60 kg.

Pode ser encontrada por toda região amazônica, isto é, no Brasil, Colômbia, Venezuela, Peru e Equador.

Sua carapaça e pele possuem poucas cores: casco preto com o dorso acinzentado e coloração amarela na parte ventral.

Como cuidar de uma tartaruga de água doce

Pequena tartaruga de água doce

Por possuir várias subespécies de tamanho pequeno, a tartaruga de água doce é muito procurada para ser criada como bicho de estimação.

Se esse for seu caso, falaremos agora sobre como cuidar destes animais tão simpáticos!

Como escolher terrário para tartaruga doméstica?

É muito importante levar em consideração as condições do habitat natural da tartaruga de água doce na hora de escolher um espaço para montar seu terrário.

Você pode encontrar terrários prontos em lojas especializadas, mas lembre-se da importância do espaço adequado para seu animal: o terrário deve ter de 3 a 4 vezes o tamanho do animal.

Além disso, é importante que o espaço tenha um 'lago' com profundidade o suficiente para a tartaruga nadar e um espaço seco para ela se aquecer. Além disso, o terrário ainda deve contar com algum sistema de aquecimento, pois as tartarugas - por serem répteis - não possuem mecanismos biológicos para regular sua temperatura e na natureza contam com a ajuda do sol.

Alimentação para tartaruga de água doce: o que pode e o que evitar

É importante oferecer uma comida nutritiva, pois este animal não seleciona com muita clareza o que vai comer, aceitando quase tudo o que for colocado dentro de seu espaço.

São animais onívoros, ou seja, comem plantas e outros animais. Assim, sua alimentação deve conter legumes, verduras, frutas, mas também pequenos insetos e eventualmente carne crua.

Mas é importante consultar um especialista para adequar uma dieta com as necessidades nutricionais de cada subespécie de tartaruga de água doce de acordo com seu tamanho.

Hábitos sociais da tartaruga de água doce

Existem poucas subespécies de tartarugas de água doce com temperamento extremamente agressivo - como a tartaruga-aligator, de médio porte. De modo geral, as subespécies de pequeno porte - que são maioria - costumam ser muito dóceis.

Portanto, escolhendo uma das pequenas tartarugas de água doce, você terá uma companhia muito calma e agradável.

Cuidados extras

Lembre-se de cuidar muito bem da higiene de seu terrário. Além disso, use um termômetro para controlar a temperatura do terrário, criando um ambiente ainda mais confortável para seu bichinho.

É também importante recolher os resíduos do animal, assim como os restos de comida e qualquer outra sujeira biológica.

Procure criadores autorizados para adotar uma tartaruga de água doce. Muitas espécies estão em extinção ou são caçadas para comercialização ilegal, que não respeita o ciclo de vida e o habitat do animal.

Tartaruga de água doce: companhia por muito anos!

Mulher segurando duas tartarugas de água doce

Agora você já sabe mais sobre esses répteis de movimentos e ritmo tão tranquilos e pode escolher uma tartaruga de água doce para lhe fazer companhia!

Mas ainda há muitas coisas para saber sobre esses bichinhos. Com seus quase 30 anos de longevidade, você terá tempo para aprender muito!

Autor deste artigo

É formado em Letras pela USP - Inglês e Português.

Ama todos os animais: grandes, pequenos, "bonitos" e "feios", ferozes ou amáveis!
Entre outros textos e letras, contribui com toda dedicação ao blog, para difundir cada vez mais o respeito aos bichinhos e a integração das pessoas aos animais que convivem em nosso planeta!

Artigos relacionados


Tartaruga doméstica: veja espécies e dicas de criação!

Tartaruga doméstica: veja espécies e dicas de criação!

Você sabe quais são as tartarugas domésticas e como cuidar delas? Confira dicas de criação, cuidados necessários com o pet aqui!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.