Seu peixe betta está doente? Saiba sintomas e veja dicas!

Seu peixe betta está doente? Saiba sintomas e veja dicas!

Descubra aqui neste artigo quais são os principais indícios de um peixe betta doente e veja como proporcionar mais saúde e qualidade de vida ao seu pet.


Peixe betta está doente: veja o que fazer

Peixe betta doente sobre o substrato

Ter um peixe betta como animal de estimação é uma ótima opção para as pessoas que nunca tiveram um pet antes. Isso acontece porque ele é um bichinho fácil de cuidar, dando menos trabalho do que outras espécies de peixe.

No entanto, como todo ser vivo, é um animal que exige certa atenção para evitar problemas de saúde. O betta é visto como um peixe resistente, mas ignorar completamente as responsabilidades básicas irá prejudicar a saúde do pet rapidamente.

Então, para realmente proporcionar qualidade de vida ao seu peixinho, uma rotina de cuidados deve ser estabelecida. Neste artigo, saiba tudo o que você deve fazer para evitar que o seu peixe betta fique doente.

As principais causas de doenças em peixe betta

Peixe betta saudável

Ver um peixe betta adoecendo no aquário é mais comum do que se imagina, mas muitos donos não sabem identificar o problema. Leia nos tópicos a seguir os problemas mais frequentes nessa espécie.

Qualidade da água

Os betta são conhecidos por se adaptarem em diversas condições da água na natureza, até mesmo com pouca oxigenação. Com isso, a preocupação com a qualidade tende a diminuir, algo que influencia diretamente o bem-estar do animal.

A água é ruim para o peixe quando tem alta concentração de amônia, nitrito, poluentes e bactérias em geral. Para evitar doenças, é fundamental realizar a troca periódica de parte da água e limpar o aquário. Utilizar um filtro também pode ajudar em tanques maiores.

Fungos

Quando a água e o aquário estão sujos, há grandes chances de existir a proliferação de fungos aparecendo na boca e nas brânquias do betta. Eles são parecidos com pequenos tufos esbranquiçados nas regiões mencionadas.

Os fungos também surgem naturalmente em lagos, no habitat natural dessa espécie, dependendo da qualidade da água. No entanto, são preocupantes quando entram em contato com o peixe e não devem ser vistas como algo normal nos aquários.

Estresse

O peixe betta também é conhecido pelo nome peixe de briga siamês. O apelido veio do temperamento da espécie, que fica agressiva para defender o próprio território. Mesmo sendo um instinto natural, as brigas podem causar altos níveis de estresse, o que prejudica a saúde.

Quando o betta fica muito estressado, o sistema imunológico do animal fica comprometido, possibilitando doenças com mais facilidade.

Como saber se o peixe betta está doente

Peixe betta azul

Acompanhar o desenvolvimento do seu pet no dia a dia é importante por diversos motivos, um deles é para identificar doenças assim que elas se manifestam. Sempre fique de olho em mudanças de comportamento e consulte veterinários quando algo diferente acontecer.

Observe se há mudanças na coloração

O peixe betta é muito interessante fisicamente. Afinal, é um animal com cores vibrantes e variadas, chamando a atenção até mesmo de longe. Portanto, quando as escamas do peixinho ficarem opacas ou até mesmo mudarem a coloração, há algo de errado com a sua saúde.

Se o pet estiver doente, o dono irá perceber o desbotamento como um dos sintomas mais frequentes.

Peixe betta não come quando está doente

A alimentação é mais um cuidado que deve ser observado no cotidiano. Em condições normais, o betta irá devorar o alimento oferecido sem demorar muito tempo. Contudo, caso ele passe a comer porções cada vez menores, é um sinal de que a saúde não vai bem.

Para ter certeza que o seu pet não está se alimentando direito, uma dica é que as refeições tenham sempre a mesma quantidade. Assim, qualquer mudança é percebida mais facilmente.

Peixe betta boiando pode significar que está doente

O betta é uma espécie de atividades moderadas, ou seja, não tem o costume de nadar o tempo todo. De qualquer forma, ver o seu peixinho parado por muito tempo no canto do aquário pode ser uma preocupação.

Neste caso, o diagnóstico deve ser mais cauteloso, pois às vezes acaba sendo o temperamento natural do animal. Para saber se ele é apenas um peixe preguiçoso ou se realmente há algo errado, procure a opinião de um veterinário.

Cauda com aspecto desfiado

A mutilação da própria cauda é um grave indício de que o betta está muito estressado. Essa ação violenta acontece quando o peixe não tem muito espaço para nadar. Portanto, aquários pequenos ou repletos de itens decorativos deixam esse animal deprimido e agressivo.

Observe as nadadeiras e a cauda do seu pet e certifique-se de que não há rasgos ou partes desfiadas.

Manchas e feridas no corpo

A presença de machucados nas escamas podem ser uma consequência de diversos tipos de doenças. Como estão na parte externa, o dono deve ser capaz de identificar as alterações o quanto antes.

Peixe betta doente pode ter dificuldade para respitar

O peixe betta consegue viver em águas com pouco nível de oxigênio, mas a dificuldade para respirar pode ser observada quando não há limpeza do aquário. Nesse caso, o pet irá buscar o ar fora da água, subindo até a superfície regularmente.

Tipos de doenças do peixe betta

Peixe beta preto e branco

Assim que você identificar algum problema com a saúde do seu peixe betta, o melhor a se fazer é levá-lo para um veterinário. Dessa forma, poderá medicá-lo corretamente após o diagnóstico.

Como identificar a doença do algodão

Caso você veja pequenas manchas brancas no corpo do seu pet, o especialista deverá confirmar que se trata da doença do algodão, uma infecção causada por fungos. Outros nomes para esse problema são ictiofitiríase ou doença do ponto branco.

Como identificar a doença do veludo

A oodiniose, apelidada de doença do veludo, é um problema frequente causado por parâmetros inadequados da água, como sujeira, temperaturas extremas e bactérias em plantas.

Essa doença é fácil de visualizar pois altera a cor das escamas do betta. O aspecto pode ser dourado ou pontinhos brilhantes por todo o corpo, assemelhando-se à textura de veludo.

Hidropsia

O peixe com hidropsia está com um estado degenerativo de seu organismo. É uma doença identificada após um conjunto de problemas acumulados, como inchaço, alimentação ruim, dificuldade respiratória e excesso de líquido no fígado e no rim.

Constipação

O peixe betta constipado fica com o estômago inchado, algo que pode ser percebido por um olhar mais atento. Além do desconforto no órgão, a constipação também faz com que o animal deixe de se alimentar.

Essa doença tem como causa a alimentação em excesso ou que tem como base alimentos inadequados para essa espécie.

Como tratar o peixe betta doente

Pessoas cuidando de peixe betta

Ao notar os primeiros sinais de que o seu peixe betta está doente, leve-o imediatamente para um médico-veterinário. Há remédios que podem ser aplicados para tratá-los com segurança, mas nunca os utilize sem a opinião do especialista.

Banho de sal

Muitos criadores acreditam que colocar sal na água é eficaz para matar as bactérias que estão presentes no aquário. Todavia, esse procedimento deve ser feito com muito cuidado para não causar ainda mais prejuízos na saúde do animal.

Por ser natural da água doce, o betta irá sofrer com a brusca mudança de ambiente. Ele não pode ficar no banho de sal por mais do que somente alguns segundos.

Regule a temperatura da água

Fique sempre atento à temperatura da água, pois qualquer mudança pode ser significativa para o bem-estar do seu peixe. Tenha certeza de que os níveis estejam entre 26º C e 28º C.

Use medicamentos

Os antibióticos para cuidar do peixe betta são aplicados diretamente na água. Para isso, é necessário seguir as indicações de dosagem da embalagem e sempre ter a opinião de um especialista no assunto.

Os medicamentos são encontrados em lojas de aquarismo, assim como em consultórios veterinários de animais aquáticos.

Consulte um veterinário

É sempre bom reforçar a importância de contar com a opinião profissional quando o assunto é saúde, algo que vale tanto para seres humanos quanto para animais. Cada indivíduo tem as suas particularidades, sendo inadequado realizar um diagnóstico sem experiência, ainda mais no caso de doenças de peixes.

De qualquer forma, conhecer o básico da saúde do seu pet é essencial para evitar que alguns problemas sejam agravados. Além disso, quanto antes você agir, mais cedo o peixinho irá se recuperar.

Cuide bem da saúde do seu pet

Peixe betta azul

Todo dono de um animal de estimação deve ficar atento constantemente para as necessidades básicas dos bichinhos, sem interrupções. Afinal, os peixes saíram de seu habitat natural e dependem do humano para sobreviver.

Caso você precise passar um período longe de sua casa, deixe o seu pet com algum conhecido para nunca faltar cuidado e atenção. O abandono completo terá um impacto extremamente negativo, causando até mesmo a morte.

O ideal é que os peixes betta estejam sempre bem amparados para nunca ficarem doentes, vivendo por mais tempo e melhor. No entanto, caso eles adoeçam, é importante saber o que fazer para corrigir os problemas com os recursos possíveis.

Continue acompanhando outros textos do nosso blog para descobrir mais curiosidades e fatos interessantes sobre o mundo animal!

Autor deste artigo

Artigos relacionados


Como alimentar peixe betta? Veja dicas de alimentação importantes

Como alimentar peixe betta? Veja dicas de alimentação importantes

Neste artigo falaremos sobre a forma correta de alimentar o peixe betta e os cuidados que devem ser seguidos! Confira!


Peixe betta: cores, cuidados, reprodução e muito mais!

Peixe betta: cores, cuidados, reprodução e muito mais!

Conheça afundo todas as particularidades dos famosos peixes betta. Há detalhes desses animais que você sequer imaginava!


Aquário para betta: confira como limpar, cuidar e decorar!

Aquário para betta: confira como limpar, cuidar e decorar!

Está pensando em comprar um peixe betta? Então, entre aqui e saiba tudo sobre as características ideais de um aquário para essa espécie.


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.