Como devo alimentar meu peixe betta?
O peixe betta é um dos animais mais adquiridos pelos brasileiros, pois é um peixe de cores bonitas, barato e muito resistente. Embora seja fácil cuidar do animal, existem alguns cuidados que devem ser seguidos quando se trata de sua alimentação, uma vez que a comida inadequada pode prejudicar a saúde do animal e colocar em risco a sua vida.
É importante saber que existem muitos mitos a respeito da correta alimentação do peixe betta, por isso é importante saber os verdadeiros fatos para manter a espécie bem alimentada, sem oferecer comida que pode trazer malefícios ou em dosagem errada.
Como alimentar o peixe betta no aquário?
O peixe betta é carnívoro, por isso a sua alimentação é constituída de comida à base de carne e, por isso, não podem comer rações vegetais secas. Alimentá-lo de forma certa garante a vida do animal, por isso confira algumas dicas de alimentação.
■Alimentos em flocos
A ração em flocos é constituída por finas camadas secas e esmagadas. Os flocos são bem aceitos pelo peixe betta, mas alguns não se acostumam com esse tipo de comida, por isso é importante observar se o seu se adapta bem.
Além disso, existem diversas opções da alimentação em flocos para o peixe betta. Algumas flutuam no aquário e outras afundam mais depressa. É sempre importante verificar os detalhes dos alimentos em flocos, como marca, produto e se é feita à base de carne.
■Camarões e larvas congelados
Outra opção de alimentação para o peixe betta são as carnes congeladas. Comidas como camarão, artêmias e larvas são muito indicados para a espécie. No entanto, é recomendado não oferecer com muita frequência esse tipo de alimentação para o betta, pois ele pode ficar mal acostumado e não querer se alimentar de outros tipos de comida.
É importante considerar que esses alimentos enriquecem a alimentação do peixe betta e podem ser encontrados em muitos pet shops que vendem comida para peixe.
■Minhocas
Em seu habitat natural, o peixe Betta se alimenta de várias espécies de pequenas minhocas aquáticas. A minhoca Glycera é a espécie mais comum na alimentação do peixe. Ela é vendida viva, congelada, liofilizada ou em gel.
Os vermes de grindal e as minhocas californianas são as melhores espécies de minhocas para o peixe. O verme de lodo também pode ser dado ao peixe, mas deve ser evitado, pois pode transmitir parasitas ou bactérias ao animal.
Cuidados com alimentação do peixe betta
Além de escolher o tipo certo de comida para o peixe betta, deve-se adotar cuidados em relação à alimentação do animal para mantê-lo saudável e estender o seu tempo de vida. Confira alguns desses cuidados!
■Frequência
O estômago do peixe Betta é muito pequeno, por isso ele deve ser alimentado poucas vezes ao dia. O ideal é que seja dado a ele pequenas refeições ao longo dia e por cerca de duas a três vezes.
Além disso, é importante oferecer o alimento aos poucos e observar o comportamento do peixe. Caso seja observado que ele está tendo dificuldade de comer, é um sinal que ele já está bem alimentado.
■Quanto devo dar?
A quantidade de comida para a alimentação do peixe betta também deve ser dosada. Não se deve dar grandes quantidades de comida. Por exemplo, deve alimentá-lo com apenas três minhocas pequenas ou de dois a três grãos de ração molhada por refeição.
Além disso, ao alimentar o peixe com grãos, deve-se fazer com grãos bem pequenos para facilitar tanto a ingestão como a digestão do alimento no organismo do peixe betta.
■Cuidado com a superalimentação
A causa número um de mortes do peixe betta é a superalimentação. Ela acontece porque o animal se alimenta da quantidade de comida que é colocada no aquário, por isso é necessário ter cuidado com a dosagem.
Quando a superalimentação não é detectada, pode resultar em problemas no sistema digestivo e até mesmo na morte do peixe. Por isso, ao notar que o peixe está comendo em muita quantidade, deve-se esperar um dia para ele realizar a digestão completa. Outra causa da superalimentação é a má qualidade do alimento, que deve ser verificada.
■Comida Seca
Ração seca e comidas liofilizadas não devem ser utilizadas de forma frequente na dieta do peixe. Além disso, alguns vendedores disponibilizam comida como se fosse para o peixe betta, mas que pode gerar problemas de saúde devido ao alto teor de aditivos indigestos ou à falta de umidade.
A alimentação com ração seca, por exemplo, absorve a água e se expande na barriga do peixe, aumentando o seu tamanho de duas a três vezes. Como consequência, isso pode gerar problemas de saúde, como constipação ou disfunções na bexiga.
Outros pontos a se observar ao alimentar o peixe betta
Existem alguns outros pontos que devem ser observados para a correta alimentação do peixe betta. E é importante segui-los para que haja uma digestão saudável e a manutenção de sua saúde. Confira!
■Corantes artificiais
Ao realizar a refeição do peixe betta não deve alimentá-los com alimentos constituídos de corantes artificiais. Eles são substâncias químicas que podem prejudicar o organismo do peixe, levando-o à morte. Corantes como red 3 dye podem tornar o peixe agressivo e o yellow 6 lake pode causar câncer no animal.
Além disso, alguns corantes, solúveis em água podem descolorir a água do aquário caso o peixe não consuma o alimento.
Outro ponto a considerar é a presença de glúten de trigo no alimento do peixe betta. Essa substância pode causar constipação no peixe e interferir na sua bexiga natatória.
■Aquário sujo com comida
Como visto, deve-se seguir uma série de cuidados na alimentação do peixe betta, logo a presença de comida no aquário pode ser um problema para a dieta do animal. O aquário sujo com comida pode resultar em uma superalimentação do peixe e, consequentemente, resultar em problemas de digestão e até mesmo na sua morte.
Além disso, a presença de comida no aquário pode gerar fungos que podem ser prejudiciais à saúde do peixe. Por isso, deve-se remover todo tipo de alimento em excesso presente no aquário e sempre mantê-lo limpo para garantir a segurança do peixe betta.
Alimente bem o seu amiguinho
A alimentação do peixe betta é um etapa extremamente importante para a sua saúde da espécie. Portanto, seguindo todas as orientações em relação à alimentação do peixe, ele será bem nutrido, doenças serão evitadas e seu tempo de vida será estendido.
Se surgir alguma dúvida em relação à alimentação do peixe betta, deve-se buscar ajuda em um veterinário. Além disso, caso alguma embalagem de alimento para o peixe recomende grandes quantidades da ingestão do alimento, a recomendação não deve ser seguida para evitar problemas de saúde. Por fim, caso algum alimento faça mal ao peixe, é recomendado consultar imediatamente um veterinário.