Curiosidades sobre o tigre: confira 30 fatos amáveis

Curiosidades sobre o tigre: confira 30 fatos amáveis

Certamente você conhece o tigre, mas será que você sabe detalhadamente uma série de informações sobre ele? Confira este artigo e saiba todos os detalhes!


O tigre é um animal com muitas curiosidades!

tigre

O tigre é um mamífero e carnívoro pertencente ao continente asiático. O animal chama a atenção por sua aparência física, beleza e grandiosidade. Entre as oito subespécies de tigre, este é o maior felino selvagem do mundo e atrai muitos turistas nas savanas em que se encontram, sendo um animal incrível!

É um felino muito carismático, bastante popular e símbolo da conservação da natureza. Inclusive, o animal é símbolo nacional de diversos países e empresas. Você quer conhecer mais sobre o tigre? Acompanhe este artigo e descubra todas as principais características sobre ele, como informações sobre seu aspecto físico, comportamento, reprodução, habitat e fatos interessantes! Boa leitura!

Curiosidades físicas sobre o tigre

tigres brancos deitados

O tigre é um animal com curiosidades fascinantes! Se você quer saber muito mais sobre este animal, continue lendo este artigo e descubra suas principais características físicas e comportamentais.

É o maior felino existente atualmente

Embora o leão seja considerado o Rei da floresta, ele não é o maior felino. O maior felino do planeta é o tigre. O animal pode medir cerca de 2,2 m de comprimento, e a sua cauda pode chegar a mais de um 1 m, totalizando cerca de 3,20 m.

Em relação ao peso, o tigre pode chegar a 300 kg. Mas, de acordo com o livro dos recordes, já existiu no mundo tigre com um peso de 465 kg!

Seus dentes e garras são grandes e afiados

Os tigres possuem dentes muito afiados! Seus dentes são muito robustos e um pouco curvados. Além disso, os dentes desse felino são os mais longos entre todos os felinos do planeta. Eles podem medir até 10 cm.

O bicho refere-se a um caçador nato e, para isso, ele tem garras muito fortes e resistentes. Elas podem alcançar até 8 cm de comprimento. Inclusive, essa característica torna esse animal muito perigoso para as suas presas.

Sua pupila é redonda

O formato da pupila do animal é ligado ao seu tamanho, de modo que ele pode dizer se o bicho é uma presa ou predador. O tigre, por exemplo, possui pupilas redondas. Esse formato de pupila é muito comum em animais altos e caçadores que perseguem suas presas.

Ademais, a pupila do tigre também difere da dos gatos domésticos. Essa diferença é devida ao fato de que os gatos são animais noturnos, enquanto os tigres são animais diurnos.

Os tigres brancos têm olhos azuis

Normalmente, os tigres brancos apresentam olhos azuis. Essa aparência não é resultado do albinismo, mas sim, de uma alteração genética. A mudança nos genes do animal permite que o felino nasça com pelos brancos e olhos azuis, mas com um pigmento evidente nas listras do tigre-branco.

Ele é um tipo de tigre bem raro, sendo que apenas a cada 10 mil nascimentos pode nascer um tigre-branco.

Suas listras são como impressões digitais

Um fato curioso sobre os tigres é que eles possuem tanto a pele inferior, como a superior, listradas. Para você ter uma ideia, mesmo se o pelo do animal for raspado, é possível ver as listras no couro do animal devido a um forte pigmento da pele.

Além disso, nenhum tigre possui listras iguais às outras e, por isso, elas são utilizadas como uma impressão digital do animal.

Cada um tem seu cheiro único

O cheiro do tigre é utilizado para marcar seu território, nesse caso, o tigre borrifa a flora local com sua urina rica em odores. A fêmea, quando está pronta para acasalar, borrifa sua urina em seu entorno para alertar os machos que está pronta para conceber. Ademais, o olfato do tigre é relativamente bem desenvolvido, mas não contribui tanto para a caça de suas presas.

Tigres possuem "câmeras de segurança"

Acredita-se que os tigres possuem suas próprias câmaras embutidas, devido às manchas circulares brancas nas orelhas. Essas manchas podem funcionar como falsos olhos.

Com isso, o animal fica com um aspecto maior e vigilante para um predador, que o ataca na retaguarda. Ademais, essas manchas podem desempenhar um papel de comunicação agressiva para enfrentar os inimigos.

Tigres podem viver mais de 20 anos

O tigre é um animal que tem uma alta expectativa de vida. O felino pode viver entre 20 a 35 anos, sendo que, em cativeiro, pode viver até mais. Isso porque, na natureza, o animal é exposto a um certo número de predadores, e a comida pode se tornar escassa no local em que vive.

Além disso, considerando dados históricos, observa-se que um tigre geralmente não chega a ultrapassar os 20 anos de idade.

Seu pênis não fica ereto

O pênis dos tigres não fica ereto quando excitado sexualmente. Isso acontece, porque o seu pênis é um báculo extra-esquelético interno. O fato de o pênis ter essa estrutura resulta em uma reprodução sexuada e traz muitos benefícios para o tigre macho.

Isso, porque o báculo ou osso do pênis bloqueia o processo no meio do sexo, e isso impede a fêmea de acasalar com outros animais.

Curiosidades sobre o comportamento do tigre

tigre

De fato, existem muitos fatos curiosos sobre o tigre! E, se você pensa que acabou as curiosidades sobre este felino, ainda existem mais algumas que você não pode deixar de conferir. Acompanhe!

Eles caçam de tudo

Os tigres se alimentam de uma grande variedade de animais, desde cupins a bezerros de elefantes. Mas, a sua caça favorita são os animais de grande porte, de 20 kg ou mais, como alces, veados, porcos, vacas, cavalos, búfalos e cabras.

Os tigres podem consumir até 40 kg de carne em uma única alimentação, e podem enterrar restos de suas presas para voltar mais tarde, para uma nova refeição.

Tigres podem imitar outros animais

Os tigres possuem uma habilidade incrível: eles conseguem imitar o chamado de outros animais. Isso, porque eles caçam utilizando o mimetismo. Essa característica é bem inusitada e é uma grande vantagem adicional para esses animais na hora da caça.

Eles utilizam um som semelhante ao assobiar para atrair animais inocentes para armadilhas. Entre as suas presas favoritas, estão os javalis, os veados e os antílopes.

Mas não conseguem ronronar

Os tigres não podem ronronar. Isso, porque o felino possui ossos mais flexíveis, parcialmente presos no crânio com um ligamento elástico. Por isso, apesar de ele conseguir produzir ruídos profundos e aterrorizantes, não pode ronronar.

O Tigre Bengala, por exemplo, consegue emitir um som chamado "chuff". Toda vez que seu zelador chega para cumprimentá-lo, o felino solta um bufo alegre. Outros felinos como leões, leopardos e jaguares também não conseguem ronronar.

São mais "bonzinhos" do que leões

Os tigres podem ser considerados mais bonzinhos que os leões. Os leões, por exemplo, lutam até a morte para matar. Já o tigre, quando se encontra com outro durante a caça, pode compartilhar a refeição juntos.

Além disso, ao matar uma presa, os tigres machos esperam as fêmeas e os filhotes se alimentarem para depois comerem. Para você ter uma ideia a mais sobre essa característica dos tigres, eles só atacam os seres humanos quando se sentem ameaçados.

São excelentes nadadores

Diferentemente de outros felinos, os tigres são muito bons nadadores. Eles amam nadar em lagoas, lagos e rios. Um fato curioso é que os tigres já foram vistos cruzando rios até 7 km de diâmetro e nadando até 29 km em apenas um dia!

Esses felinos também possuem a capacidade de transportar presas por meio da água e até mesmo capturá-las em meio aquático. Ainda filhotes, os tigres são encorajados pelas tigresas fêmeas a nadar.

É um exímio dorminhoco

Os tigres amam dormir! Esses felinos podem passar cerca de 18 a 20 horas relaxando, descansando e dormindo! Além disso, os tigres podem dormir em matagais, rochas, cavernas, gramíneas altas, árvores densas e às vezes em estradas lamacentas ou arenosas. Desde que estejam em seu território, eles podem dormir em qualquer lugar, sendo os buracos de águas rasas seus lugares preferidos.

A reprodução

As tigresas possuem um prazo de fertilidade que dura cerca de cinco dias ao ano. Por isso, para que ocorra a reprodução, é necessário o acasalamento diversas vezes durante o período de fertilidade. Efetivado o acasalamento, a gestação dos filhotes dura em torno de três meses. Além disso, os tigres podem acasalar com outros felinos, como, por exemplo, o leão.

Os bebês nascem cegos

Os filhotes de tigre nascem de olhos fechados e cegos. Por isso, são totalmente dependentes de sua mãe para realizar todas as suas necessidades. Caso a mãe não alimente ou aqueça o bebê tigre da forma correta, ele pode morrer de fome e até mesmo frio.

Visto que a mãe precisa sair para caçar, o bebê tigre, devido à sua cegueira, não consegue sair divagando, e isso evita que ele se torne alimento para predadores.

Os filhotes reconhecem a mãe pelo cheiro

Devido à sua cegueira nos primeiros dias de vida, os filhotes de tigre reconhecem a mãe pelo cheiro. Essa capacidade é devido ao que é conhecido como "odor de assinatura". As substâncias responsáveis por essa comunicação são liberadas por meio de secreções de urina ou glandulares.

Como essas substâncias são voláteis, elas conseguem atingir outros indivíduos da mesma espécie.

Os machos podem devorar filhotes

Os tigres machos podem comer seus próprios filhotes. Isso acontece quando o filhote tem um comportamento estranho ou ainda quando ele possui alguma deficiência física. A fome ou uma nova oportunidade de acasalamento também pode incentivar o macho a matar seu filhote.

Além disso, os tigres machos podem matar filhotes de outros tigres quando estão famintos.

Mais curiosidades sobre o tigre

tigre

Você ficou impressionado com as informações dadas até aqui sobre o tigre? Então, continue lendo este artigo para descobrir mais fatos sobre o felino, como as suas subespécies, a origem do nome, seus habitats e muito mais! Confira!

Seu nome é derivado de um rio

O nome tigre é derivado de um rio. A palavra "tigre" foi adaptada da língua persa, "de tigra", e pode ser interpretada como "o rio veloz". O termo surgiu da comparação entre o Rio Tigres e o Rio Eufrates. A forma suméria foi emprestada e adaptada a outros idiomas. Outro significado da palavra persa "tigra" é "pontiagudo", "flecha" ou "afiado". Assim, o nome foi dado ao felino referindo-se à velocidade de salto do tigre.

Há 6 subespécies vivas

Atualmente, tem-se registradas 9 subespécies de tigres, mas 3 delas se encontram extintas. Além disso, todas as outras subespécies estão ameaçadas de extinção. As subespécies não são iguais. Elas variam desde a cor, até o tamanho e habitat.

O Javar Tiger, Tigre de Bali e Tigre de Cáspio encontram-se extintos. Os outros tigres existentes, mas que se encontram ameaçados são o Tigre de Sumatra, o Tigre do Sul da China e o Tigre Malaio. Outras subespécies são o Tigre de Corbett, o Tigre Bengala e o Tigre Siberiano, presente no Norte da Ásia.

Sua saliva tem poder de cura

Um fato impressionante sobre o tigre é que a sua saliva tem poder de cura! Isso, porque a saliva deste felino é antisséptica e pode ser utilizada para desinfetar feridas e prevenir qualquer infecção.

É importante dizer que a língua do tigre é coberta por pequenas, duras e afiadas protuberâncias como ganchos. Esta última característica oferece uma textura áspera para a língua do animal, a qual ajuda a raspar a pele e as penas de suas presas.

O xixi de um tigre tem um cheiro familiar

Um fato curioso sobre o tigre é que o seu xixi tem cheiro de pipoca amanteigada. Um estudo publicado descobriu que esse cheiro é resultado de uma substância química conhecida como 2-AP.

Quando o tigre urina, o líquido é absorvido pelos seus pés e caudas, deixando uma trilha de perfume. Essa substância é a mesma que dá à pipoca fresca seu cheiro e gosto.

Tigres não sentem o sabor doce

O tigre não sente o sabor doce. Isso, porque os seus genes receptores do sabor doce não funcionam. Além disso, esse felino pode sentir gostos de coisas que não podemos, como o trifosfato de adenosina (ATP), molécula que compõe o corpo humano.

Nos tigres, os genes que captam o sabor doce são defeituosos, e eles não conseguem mais produzir um receptor depois que nascem.

Como se livrar de um ataque de tigre

O primeiro passo para sobreviver a um ataque de um tigre é manter a calma e recuar lentamente. O ideal é evitar olhar o animal nos olhos e não ceder à tentação de correr. Alguns povos na Índia, por exemplo, usam máscaras com olhos nas costas para evitar que sejam atacados.

Outra maneira de sobreviver ao ataque é produzir ruídos. Isso faz com que eles fujam para bem longe.

Eles alcançam uma velocidade incrível

Os tigres são animais muito rápidos. Esses felinos podem correr a mais de 60 km/h. Essa capacidade é devido às suas patas, que são muito fortes e que permitem a alta velocidade em longas distâncias.

À medida que o tigre ganha impulso, a sua velocidade aumenta. Já para distâncias curtas, o tigre corre bem lentamente e pode ser visto caçando pássaros. Apesar de alcançar grandes velocidades, o tigre não é o corredor mais rápido do Reino Animal.

Os humanos são sua principal ameaça

A principal ameaça dos tigres é a caça ilegal. Eles têm sido caçados devido ao interesse comercial. Os seus ossos são utilizados para fabricação de vinhos e de pastas medicinais. Já a sua pele é empregada em estofamento de itens de decoração e móveis.

Embora o comércio internacional de tigres tenha sido banido em 1987, o comércio ilegal continuar acontecendo e colocando a espécie em ameaça.

Há muitas crenças e mitos sobre este felino

O tigre é utilizado na mitologia e é motivo de crenças por muitas culturas. Na China, esse felino é um dos 12 animais do zodíaco chinês. Ele também é conhecido como símbolo da terra e rival do dragão chinês. No folclore asiático, o homem-tigre substitui o lobisomem.

Já na Índia, esses animais são feiticeiros do mal. Mas, na Malásia e na Indonésia, eles são vistos como bons animais.

São animais com habitats variados

O tigre possui habitats bem variados. O animal pode ser encontrado em bosques, florestas úmidas e estepes gelados. O felino é bem distribuído na região asiática. Entretanto, pode ser encontrado em diferentes partes do mundo, seja na natureza, ou em cativeiros.

O Tigre Bengala, por exemplo, é encontrado nas florestas e savanas do Nepal e Índia, sendo um animal nacional da Índia.

Há mais tigres em cativeiro do que soltos

Atualmente, existem quatro mil tigres na natureza e cerca de oito mil em cativeiro. Muitos tigres são criados em cativeiros ilegais. Já foi noticiado, por exemplo, a criação de tigres em uma casa na China.

Foram notificados três tigres em jaulas individuais e trancados na escuridão. Além disso, existem cativeiros licenciados pelos governos federais.

Tigres são animais incríveis!

vários tigres em pé

Como você viu neste artigo, o tigre possui curiosidades incríveis! O animal é o maior felino do planeta, e atualmente existem 6 subespécies de tigres vivas, sendo que 3 subespécies já foram extintas. Isso, porque o animal é alvo de caças ilegais, e muitos são criados em condições precárias.

É um animal de grande importância ecológica, uma vez que compõe a cadeia alimentar e tem uma dieta variada. O felino é mais bonzinho que o leão e apenas ataca os seres humanos em situações que se sente ameaçado. Mas, se você sofrer um ataque de tigre, mantenha a calma e não olhe nos olhos do animal!

Autor deste artigo

Artigos relacionados


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Você já se perguntou de onde surgiu o cavalo? Conheça a origem e os ancestrais do cavalo, um dos animais mais majestosos e antigos do reino animal!


 Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Está tendo problemas com aracnídeos? Confira neste artigo quais insetos ou animais são predadores deles e aprenda muitas dicas para se livrar desses venenosos!


 Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Você já ouviu falar do rato Topolino? Este artigo mostrará tudo a respeito dele, de modo que você poderá criá-lo em casa, se quiser! Confira!


Cores do Lulu da Pomerânia: conheça cores raras e populares

Cores do Lulu da Pomerânia: conheça cores raras e populares

Diferentemente de outras raças, este pequeno e fofo cachorro possui 23 cores possíveis! Descubra aqui as inúmeras possibilidades de pelagem desta raça!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.