Vaca tem chifres? Confira essa e outras curiosidades!

Vaca tem chifres? Confira essa e outras curiosidades!

Você sabia que vacas têm chifres? Neste artigo, você descobrirá várias curiosidades sobre os chifres delas que elucidarão muitas dúvidas. Confira!


Afinal, vaca tem chifres?

chifres de vaca

O animal ruminante mais conhecido entre as pessoas é, com toda certeza, a vaca. Afinal, esse é um dos animais que mais oferece benefícios ao ser humano. Porém, uma dúvida que algumas pessoas têm é com relação à diferença entre a vaca e o boi, e se as vacas também podem possuir chifres.

A resposta é sim, algumas vacas podem possuir chifres. Apesar de muitas pessoas acharem que não, chifres em vacas são relativamente comuns. Se você quer descobrir o motivo de nem todas as vacas terem chifres, e informações como a diferença entre corno e chifre, siga acompanhando este artigo!

Entendendo os chifres das vacas

vaca com chifres

A seguir, serão desvendadas as principais curiosidades relacionadas ao fato de a vaca ter chifre. Essa característica é normalmente associada ao boi, ou seja, é utilizada para definir o macho e a fêmea, porém, como veremos no decorrer do texto, isso faz parte da genética da vaca também. Acompanhe!

Por que algumas vacas tem chifres?

Ao nascer, o bezerro já possui algumas características inatas à espécie, e isso quer dizer que ele vem ao mundo corpulento, com orelhas um pouco caídas a depender da raça e olhos grandes. Porém, ainda não possui chifres, mas ao longo dos anos, essa parte do seu corpo irá crescer e ganhar forma.

E isso acontece de forma independente ao gênero do animal. Ou seja, tanto a vaca, quanto o boi podem ter chifres ao longo da sua existência, pois é algo que faz parte da sua genética natural.

Anatomia e composição

Agora que você sabe que a vaca tem chifres, é interessante saber mais sobre a anatomia dessa parte do corpo do animal que cresce conforme o seu desenvolvimento. Os chifres ficam localizados na parte superior da cabeça do mamífero, seu formato é curvado e pontiagudo. Seu crescimento ocorre de forma contínua no decorrer da vida desse animal.

É interessante destacar que os chifres são estruturas ocas que possuem como base a parte óssea do crânio da vaca e do boi, sendo feitos de queratina.

Função dos chifres para o boi e para a vaca

Tanto para a vaca, quanto para o boi, os chifres representam a conquista do seu lugar dentro do rebanho. Isso, porque em um grupo de ruminantes, existe uma hierarquia, logo, para que uma vaca ou um boi consigam garantir o seu espaço social naquele ambiente, eles precisam ter chifres imponentes.

Porém, é importante mencionar que, para os machos, isso vai além de uma questão de reconhecimento social. Eles necessitam dos chifres para se apresentar sexualmente às parceiras e para realizar as disputas por uma determinada fêmea.

Os chifres são símbolos de estrutura social

Como mencionamos no tópico anterior, a vaca tem chifres para se garantir no meio social onde vive. Afinal, esse ruminante costuma viver em grupos, e por essa razão, é importante que ela tenha formas de se defender e de se fazer aceita no rebanho ao qual está inserida. Somente através dos chifres isso será possível.

Quanto mais desenvolto e proeminente for o chifre da vaca, mais chances ela terá de ser respeitada pelos demais animais que estão à sua volta. Ou seja, é uma questão de sobrevivência.

As vacas podem ficar sem chifres

Até esse momento, falamos sobre a vaca ter chifres, porém, em algumas fazendas e criadouros desse animal, vemos que esses mamíferos não os possuem. O motivo disso é que parte do público de criadores de vacas as manipula de forma genética para que os bezerros cresçam e não desenvolvam chifres.

Existem casos em que os criadores, assim que percebem o crescimento do chifre da vaca, retiram essa parte do corpo através de uma cirurgia conhecida como "descorna", na qual o chifre é removido completamente.

Chifres e cornos são diferentes!

No reino animal, temos dois tipos de estruturas: os cornos e os chifres. No caso dos cornos, temos uma formação óssea que nasce na cabeça do animal. Em outras palavras, é a parte do osso que cresce para fora do corpo de alguns machos e fêmeas, de modo que, uma vez cortado, o corno não volta a crescer.

Já os chifres são estruturas formadas por queratina, material encontrado tanto em unhas, quanto em nosso cabelo. Seu desenvolvimento ocorre de maneira contínua, e caso sejam retirados, eles voltam a nascer.

Mais curiosidades sobre os chifres das vacas

vaca com chifres

As curiosidades sobre a vaca ter chifres ainda não acabaram, de modo que temos mais informações interessantes para acrescentar em seus conhecimentos sobre o assunto. Uma delas é em relação à polêmica que aconteceu na Suíça sobre os chifres da vaca. Se ficou curioso, então, continue a leitura deste artigo até o fim!

Os chifres podem indicar quantas crias a vaca teve

Mais que indicar quantos partos a vaca teve ao longo da sua vida, o chifre pode indicar o intervalo de tempo entre essas gestações. Para ter essa informação é preciso prestar bastante atenção aos chifres, pois, a cada gestação do animal, surge um tipo de sulco nessa estrutura que tem o formato de um anel.

Isso acontece, porque durante o período gestacional, a vaca produz certos nutrientes que acabam marcando o seu chifre. E a distância entre esses sulcos indica o intervalo das gestações.

Utilidade dos chifres de vaca para humanos

Os chifres são uma parte muito versátil do animal. Pode não parecer, pois pouco se fala sobre a utilidade dos chifres para os seres humanos, porém, esse é um material bastante requisitado por quem realiza trabalhos artesanais, sendo possível realizar a confecção de copos, berrantes, itens de decoração, pentes, botões, entre outras criações.

Na indústria, podemos encontrar fabricantes que usam os chifres para a composição de produtos como, por exemplo, shampoos de queratina, fabricação de plástico, desenvolvimento de papel de parede e outros.

Polêmica dos chifres de vaca na Suíça

A última curiosidade que iremos trazer sobre os chifres da vaca é com relação à polêmica em que eles se envolveram na Suíça. Um grupo de pessoas desenvolveu um referendo para ser feita a votação contra a cirurgia da descorna.

A principal bandeira levantada por esse movimento é garantir o bem-estar do animal, afinal, os chifres da vaca fazem parte do seu corpo e são essenciais para a sua sobrevivência no rebanho. Sem contar que esse é um processo que causa sofrimento ao animal.

Os chifres da vaca são importantes, sim!

vaca deitada com chifres

Após todos esses apontamentos sobre os chifres da vaca, o que podemos afirmar é que eles são uma parte essencial para o seu corpo. Contudo, se pararmos para pensar em relação à criação nos rebanhos, os criadores podem ter certas dificuldades para cuidar do animal, devido ao medo de ele se machucar ou sofrer algum acidente.

Porém, graças aos avanços da tecnologia, mais especificamente na área da genética, é possível buscar formas alternativas para desenvolver raças de vacas que já nasçam sem os chifres, para que o animal não precise passar por todo o sofrimento de uma cirurgia como a descorna.

Autor deste artigo

Artigos relacionados


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Você já se perguntou de onde surgiu o cavalo? Conheça a origem e os ancestrais do cavalo, um dos animais mais majestosos e antigos do reino animal!


 Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Está tendo problemas com aracnídeos? Confira neste artigo quais insetos ou animais são predadores deles e aprenda muitas dicas para se livrar desses venenosos!


 Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Você já ouviu falar do rato Topolino? Este artigo mostrará tudo a respeito dele, de modo que você poderá criá-lo em casa, se quiser! Confira!


Cores do Lulu da Pomerânia: conheça cores raras e populares

Cores do Lulu da Pomerânia: conheça cores raras e populares

Diferentemente de outras raças, este pequeno e fofo cachorro possui 23 cores possíveis! Descubra aqui as inúmeras possibilidades de pelagem desta raça!


Últimos posts


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.