Vespa-mandarina: características, predação, picada e mais!

Vespa-mandarina: características, predação, picada e mais!

Você já ouviu falar da Vespa-mandarina? Neste artigo, você encontrará muitas informações sobre esse inseto, como seu habitat e características. Confira!


Você conhece a Vespa-mandarina?

Vespa-mandarina

A Vespa-mandarina é considerada a maior vespa do mundo, de modo que é o animal mais mortífero do Japão, por isso, lá ela é comumente conhecida como "vespa assassina". Sua capacidade de ataque pode prejudicar seres humanos, outros animais e plantações. Ademais, sua presença é um sinal de alerta para evitar qualquer ataque.

Você conhece esse inseto? Leia com bastante atenção este artigo para descobrir a ficha técnica da espécie e várias outras informações, como sua origem, alimentação, fisionomia e habitat. Ademais, conheça as principais curiosidades e fatos da espécie, como sua forma de comunicação, seus principais predadores, e como controlar o inseto. Boa leitura!

Ficha técnica da Vespa-mandarina

Vespas-mandarinas

Se você ficou interessado em saber mais sobre a Vespa-mandarina, continue lendo este artigo para conhecer toda a ficha técnica do inseto, que inclui informações sobre o seu habitat, alimentação, origem e outros fatos curiosos!

Origem e nome científico

A Vespa-mandarina também é conhecida como Vespa-gigante-asiática. O seu nome científico é "Vespa mandarinia" e seu gênero é "Vespa", grupo que inclui todas as vespas verdadeiras. Atualmente, existem três subespécies reconhecidas de vespa: V.m mandarinia Smith, V. mandarinia nobilis e V. mandarinia japonica.

A origem desse animal é o leste asiático temperado e tropical, sudeste da Ásia continental, sul da Ásia e algumas regiões do Extremo Oriente russo. Também há registros de espécies nativas no Noroeste Pacífico da América do Norte. E, ainda é possível encontrar espécies nativas na British Columbia, no Canadá.

Características visuais

Esse animal é considerado a maior vespa do mundo. Ele pode chegar a medir em torno de 5,5 cm no tórax. Apenas o ferrão tem 6 milímetros de comprimento e possui um potente veneno, que pode matar humanos. Ela consegue voar a uma velocidade média de 40 km/h.

Sua cabeça tem um tom de laranja-claro, e suas antenas são castanhas com tons de amarelo-alaranjado. Já os seus olhos podem ser castanho-escuros a pretos. O seu tórax é castanho-escuro com duas asas que costumam medir de 3,5 a 7,5 cm.

Habitat natural e distribuição geográfica

A Vespa-mandarina pode ser encontrada em grandes montanhas. O inseto também pode ser encontrado em florestas baixas, de modo que evita planícies e climas de alta altitude. Entretanto, os seus ninhos podem ser construídos em telhados de casas comuns. Geralmente, bons locais para a construção dos seus ninhos são lugares quentes e bem protegidos por chuva.

A vespa é encontrada na Rússia, Coreia, China, Tailândia, Nepal, Vietnã e Japão. Neste último país, o animal é bem comum e pode utilizar árvores para construir os seus ninhos. Além disso, já existem registros da presença do animal nos Estados Unidos e no Canadá.

Alimentação

A base alimentar da Vespa-mandarina são os insetos de médio a grande porte. Entre os seus alimentos preferidos estão as abelhas, outras espécies de vespas e louva-a-deus. Este último é a fonte principal de proteína das larvas das rainhas e vespões.

O animal pode canibalizar outras colônias da espécie para obter alimento. Além disso, a Vespa-mandarina pode se alimentar da seiva de árvores e mel de colônias de abelhas. Outro fato curioso é que as larvas das vespas conseguem ingerir proteínas sólidas, mas na fase adulta o inseto consegue apenas beber o suco de suas vítimas e mastigar as presas para dar de alimento às larvas.

Hábitos da Vespa-gigante-asiática

A Vespa-mandarina é uma espécie eussocial. Este é um nível complexo de organização social, observado em insetos. Toda essa organização envolve o cuidado cooperativo das vespas jovens, gerações sobrepostas e a existência de classes reprodutivas e não reprodutivas.

Esse inseto também tem o hábito de construir ninhos subterrâneos em cavidades. Essas cavidades já se encontram disponíveis para as vespas ou foram cavadas por pequenos roedores. Além disso, o seu ninho pode ser encontrado perto de raízes de pinheiros apodrecidas, em cavidades de árvores, e até mesmo em estruturas urbanas.

Ciclo de vida e reprodução

Inicialmente, em abril, as rainhas começam a se alimentar da seiva, realizando um círculo entre si, sendo que cada rainha é alimentada conforme sua posição no ciclo. No final de abril, a rainha inseminada produz cerca de 40 pequenas operárias, sendo que em julho elas se recolhem no ninho, e já no início de agosto, ele possui cerca de 500 células e 100 operárias.

Após setembro, não ocorre deposição de ovos, de modo que as vespas começam a cuidar das larvas. As rainhas morrem no final de outubro. Nesse mesmo período, os machos e as novas rainhas assumem suas responsabilidades. Os machos esperam a rainha do lado externo do ninho, e quando ela emerge, ocorre a copulação, de 8 a 45 segundos. Um fato curioso é que as rainhas tentam combater os machos, de modo que muitas não são fertilizadas.

Outras informações sobre a Vespa-mandarina

Vespa-mandarina

Agora você já sabe as principais informações da Vespa-mandarina. Mas, você quer continuar aprendendo a respeito? Continue lendo este artigo e saiba mais sobre sua predação, controle do inseto e importância econômica e ecológica!

Predação

Essa espécie realiza ataques de grupo contra colmeias e outros ninhos de vespas eussociais. Ela captura a presa, que é morta pela mordida do inseto. Além disso, as Vespas-mandarinas se concentram em uma única colmeia para realizar o ataque. Após o ataque realizado, o animal ocupa o ninho das vítimas.

A Vespa-mandarina é altamente predatória. A espécie caça insetos de médio a grande porte, como abelhas, vespas e louva-a-deus. No Japão, por exemplo, existem muitos relatos de que as vespas destroem rapidamente colônias de abelhas nativas.

Métodos de controle do inseto

Existem muitas maneiras de realizar o controle das Vespas-mandarinas. Entretanto, esse é um processo muito difícil. Uma das formas é realizar o espancamento desses insetos com varas de madeira, mas esse processo deve ser utilizado na fase em que elas estão nas caças de abelhas.

Outra forma é pela remoção de ninhos com venenos ou fogos no período noturno. Além disso, pode-se utilizar o envenenamento em massa com uma solução de açúcar ou com uma abelha envenenada com malatião. O melhor método para controle das vespas é utilizar telas de proteção com armadilhas, pois, ao serem capturadas, basta que elas sejam deixadas para morrer.

Predadores e importância ecológica

Atualmente, existem pouquíssimos predadores da Vespa-mandarina. Mas, os ninhos da espécie podem ser atacados por colônias da mesma espécie. As abelhas japonesas, por exemplo, ao detectarem o ataque de uma Vespa-mandarina, podem se agrupar e vibrar de forma violenta sobre a espécie até ela morrer.

O inseto também tem importância ecológica. Ele ocupa o mais alto posto na teia de alimentos artrópodes em sua região geográfica. Por isso, espécies menos dominantes devem esperar que as Vespas-mandarinas deixem um determinado lugar para ser realizada a ocupação. A espécie também é hospedeira de endoparasitas.

Importância econômica

A vespa possui importância econômica. Atualmente, o inseto é utilizado como suplemento nutricional. Para isso, é vendida a saliva larval da espécie que ajuda na melhora da resistência durante o exercício. Ademais, bebidas energéticas têm sido fabricadas contendo secreções das larvas da Vespa-mandarina.

Entretanto, a Vespa-mandarina é considerada uma praga agrícola. Ela pode acabar com plantações e colmeias de abelhas, prejudicando a produção de mel. Além disso, a espécie pode ferir os seres humanos, podendo causar mortes

Curiosidades sobre a Vespa-mandarina

Vespa-mandarina

A Vespa-mandarina possui muitos fatos interessantes! Você ficou curioso em descobrir mais sobre esse inseto? Acompanhe abaixo algumas curiosidades sobre o animal!

Como as Vespas-mandarinas se comunicam

A Vespa-mandarina utiliza da comunicação acústica, de forma que quando as larvas estão com fome, elas raspam as mandíbulas nas paredes da célula. Outro hábito comum desse animal é clicar as mandíbulas como um aviso ao ter o seu território invadido. Um fato curioso é que uma vespa consegue enfrentar uma colônia inteira de abelhas.

Ela também pode utilizar do aroma para direcionar sua colônia, sendo a única espécie de vespa social. Além disso, a espécie utiliza pistas visuais e químicas para navegar de um local para outro. Alguns pesquisadores observaram que ela utiliza desse mecanismo para alcançar fontes de alimentos.

Como é a picada da Vespa-mandarina

A Vespa-mandarina, ao picar, injeta um veneno muito potente. Esse veneno pode danificar o tecido. A sensação da picada é a mesma de um prego quente sendo injetado na pele. Se uma pessoa receber várias picadas do animal, isso pode ser o suficiente para uma dose letal, sendo que quando a vítima é alérgica ao veneno, aumenta o risco de morte.

A maioria das pessoas picadas pela Vespa-mandarina exibem sinais de insuficiência renal, hemorragia e necrose da pele. A maioria das pessoas que morreram pela picada do inseto foram picadas mais de 50 vezes. E o número mundial de mortes humanas causadas pelas vespas é em torno de 26 pessoas anualmente.

Como se proteger da picada da Vespa-mandarina

Uma vez que a picada Vespa-mandarina pode ser fatal, deve-se adotar medidas para reduzir a chance de picadas. Uma das recomendações é evitar utilizar perfumes com aromas chamativos, colônias, loções ou produtos para cabelos. Outra prática é manter sempre os alimentos e bebidas cobertos ou sob telas ao ar livre.

Além disso, deve-se limpar e descartar toda comida e lixo de maneira adequada, incluindo frutas, caldas em decomposição e fezes de cachorro. Deve-se também utilizar protetores de vespas em alimentadores de beija-flores para evitar o acesso da vespa ao líquido. Se você encontrar uma Vespa-mandarina, procure de forma lenta e calma deixar a área para não chamar a atenção do inseto.

Vespa-mandarina no Brasil?

Em 2020, uma notícia falsa foi divulgada de que as Vespas-mandarinas teriam chegado no território brasileiro, na região Nordeste. Entretanto, o IBAMA informou que não existem integrantes da espécie no território brasileiro. Além disso, é importante ressaltar que a importação de invertebrados é proibida no Brasil desde 1998.

Além disso, estudos demonstram que devido ao clima do país, torna-se difícil introduzir a Vespa-mandarina no Brasil. Isso, porque o inverno tem temperaturas amenas e é seco, enquanto o verão é bem quente e chuvoso. Tudo isso desmotiva o desenvolvimento da espécie no país, uma vez que ela se desenvolve melhor em climas temperados com invernos rigorosos.

Vespa-mandarina: um inseto fascinante e perigoso

Vespa-mandarina

Como você viu neste artigo, a Vespa-mandarina é um inseto muito fascinante, mas extremamente perigoso. O animal é encontrado principalmente na Ásia, mas já existem registros da espécie nos Estados Unidos e no Canadá. Já no Brasil, não existem relatos sobre a presença da espécie.

É um inseto enorme, sendo que apenas o seu ferrão mede 6 milímetros e possui um potente veneno. Caso a pessoa seja picada várias vezes, ela pode vir a óbito. Apenas no Japão, ocorrem cerca de 26 mortes anuais causadas pela Vespa-mandarina. Apesar de o inseto ser utilizado em suplementos alimentares, o seu controle deve ser feito para evitar que vidas humanas sejam destruídas.

Autor deste artigo

Artigos relacionados


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Você já se perguntou de onde surgiu o cavalo? Conheça a origem e os ancestrais do cavalo, um dos animais mais majestosos e antigos do reino animal!


 Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Está tendo problemas com aracnídeos? Confira neste artigo quais insetos ou animais são predadores deles e aprenda muitas dicas para se livrar desses venenosos!


 Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Você já ouviu falar do rato Topolino? Este artigo mostrará tudo a respeito dele, de modo que você poderá criá-lo em casa, se quiser! Confira!


Cores do Lulu da Pomerânia: conheça cores raras e populares

Cores do Lulu da Pomerânia: conheça cores raras e populares

Diferentemente de outras raças, este pequeno e fofo cachorro possui 23 cores possíveis! Descubra aqui as inúmeras possibilidades de pelagem desta raça!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.