Conheça o Bardoto: animal híbrido de cavalo e jumenta

Conheça o Bardoto: animal híbrido de cavalo e jumenta

Você já ouviu falar do Bardoto? Ele é muito inteligente e forte, mas é pouco conhecido. Descubra mais sobre ele, suas características e curiosidades a seguir!


Um incrível cruzamento entre cavalo e jumenta!

Sabemos que os equídeos, pertencentes à Família Equidae, como o cavalo e a zebra, geram as mais diversas combinações através de cruzamentos. Uma delas é o Bardoto, também conhecido como bis-burro, o híbrido resultante do cruzamento do cavalo com uma jumenta. Apesar de sutil, o Bardoto possui suas peculiaridades que o diferenciam do burro e da mula, por exemplo.

Além disso, é importante prestar atenção, pois a égua com um jumento não gera um Bardoto, e sim uma mula. Quer saber um pouco mais sobre esse híbrido? Continue lendo e descubras suas características, curiosidades e como diferenciar esse muar de outros semelhantes.

Características do Bardoto

Bardoto em campo

Para conhecer melhor o Bardoto, é essencial saber suas principais características, como sua origem, tamanho, peso, comportamento, alimentação, entre outros. Conheça abaixo todas essas informações e mais algumas sobre esse híbrido.

Origem deste cruzamento

O Bardoto não é um hibrido muito fácil de ser gerado, mas sua estrutura corpórea e seu comportamento resulta em algumas vantagens, dependendo do que o criador procura. A dificuldade do surgimento do Bardoto se deve à dificuldade do animal em fecundar a jumenta, pois muitos não têm capacidade de vencer a cérvix da jumenta.

Além disso, a jumenta possui um corpo pequeno para suportar um Bardoto. Por isso, muitas delas acabam morrendo no parto. Devido a todos esses problemas, o cruzamento de um jumento com uma égua é mais viável. Mas o Bardoto pode valer a pena pela sua inteligência e resistência, muito útil nos trabalhos rurais.

Características visuais

O Bardoto faz parte do grupo de muares, que também engloba o burro e a mula. O muar possui algumas características comuns a todos, como uma pelagem acinzentada e patas mais finas.

Ele é conhecido por ser muito parecido com as mulas, o resultado do cruzamento entre uma égua e um jumento. Mas, eles possuem orelhas menores, narinas mais fechadas e longas, e são bem mais parecidos com os cavalos também.

Tamanho, peso e tempo de vida

É difícil dizer o tamanho e o peso de um Bardoto, pois vai depender bastante do tamanho do garanhão que cruzou com a jumenta. No geral, eles costumam não serem muito grandes, até porque a jumenta possui um útero pequeno, logo eles não possuem muito espaço para se desenvolverem.

A expectativa de vida de um Bardoto costuma ser de 40 anos, no entanto, aqui no Brasil, os muares em geral não vivem muito mais que 15 anos. Essa diminuição de tempo de vida se deve pelas mudanças das últimas décadas e a mentalidade de que esses animais são sinônimos de lentidão e atraso.

Alimentação do Bardoto

Esse híbrido não é muito exigente na sua busca por alimentos, aceitando uma grande diversidade de plantas. Isso possibilita que ele se adéque a alguns ambientes mais extremos, como em áreas de montanhas rochosas onde a vegetação fica bem mais espalhada.

Comparados aos cavalos, o Bardoto possui uma necessidade menor de se alimentar. A pastagem é um bom método de alimentação e também é bem econômico. Basta mantê-lo com bastante água disponível e sais minerais.

Comportamento do animal

Apesar da fama, o Bardoto é um animal muito inteligente e resistente, por isso é tão procurado para trabalhos que exigem um maior esforço físico. Além disso, ele é dócil, calmo e cuidadoso, portanto, todas as atividades que ele executa costumam ser feitas com mais cuidado do que com outras espécies.

Ademais, unindo sua inteligência com a resistência tem-se, também, um animal muito adaptável. Isso faz com que o Bardoto seja um ótimo animal de trabalho e uma boa companhia.

Reprodução

Assim como a maioria dos híbridos, o Bardoto é um animal estéril, ou seja, não pode gerar filhotes. Isso ocorre pela quantidade de cromossomos que o muar possui, vindo da mãe e do pai.

A jumenta possui 62 cromossomos, enquanto o cavalo tem 64. O resultado desse cruzamento gerou o Bardoto com 63 cromossomos, que é o que o torna estéril. O mesmo ocorre com a mula, apesar de existirem raríssimos casos de algumas dando à luz. Por isso os muares são conhecidos como o fim da linhagem de equídeos.

Fatos interessantes sobre o Bardoto

Bardoto em campo

Como você pôde perceber, o Bardoto é um animal pouco conhecido, mas cheio de peculiaridades que o tornam único. Conheça a seguir alguns fatos interessante sobre esse muar parente bem próximo da mula.

Um Bardoto não é uma mula, mas são parecidos

Tanto a mula quanto o Bardoto fazem parte do grupo de muares e possuem características físicas muito semelhantes, sendo difícil diferenciá-los. Mas, há alguns fatores que auxiliam, como, por exemplo, o Bardoto parecer mais com um cavalo, possuir a cabeça mais quadrada e ser menor que a mula.

Alguns cientistas usam o auxílio de testes de DNA para identificar se o animal é uma mula ou um Bardoto. No entanto, também é possível diferenciá-los através do comportamento e temperamento de cada um, bem distintos.

Mas Bardotos e mulas têm comportamento diferente

Como já mencionado anteriormente, o Bardoto é um animal dócil, calmo, com movimentos lentos e muito cuidadoso com as atividades que executa. Apesar dele e a mula serem bem parecidos, no comportamento eles de diferenciam completamente, principalmente na parte calma.

A mula é um animal mais enérgico, ágil e ousado. Uma das formas de perceber essas diferenças é durante uma trilha. A mula vai logo tomar a frente e ser bem mais ousada, já o Bardoto agirá com muito mais cuidado e lentidão. Caso você queira uma montagem silenciosa e tranquila, o Bardoto é a melhor opção.

É um animal inteligente, apesar da má fama!

Assim como outros muares, o Bardoto possui a má fama de um animal antiquado e até mesmo atrasado. Mas, na verdade, os Bardotos são muito inteligentes com um bom senso de autopreservação, por isso são tão cuidadosos.

Devido a essas incríveis características, diferentemente da mula, o Bardoto pode ser usado para cavalgar e dirigir, além dos trabalhos mais comuns de esforço físico. Em muitos casos, a inteligência do Bardoto é confundida com teimosia, o que também colabora com a sua má fama.

O Bardoto é um animal muito dócil e inteligente!

Bardoto em campo

Apesar da má reputação que o Bardoto possui, por ser fruto do cruzamento de um cavalo com uma jumenta e fazer parte do grupo de muares, esse animal possui inúmeras qualidades que o tornam únicos. Eles não são tão comuns e conhecidos, principalmente pela dificuldade de toda a gestação e nascimento, mas são ótimos animais de trabalho.

Inteligentes como os cavalos e resistentes como os jumentos, o Bardoto consegue executar diversas tarefas com maestria e cuidado. Nas áreas rurais ele pode ser usado para trabalhos mais pesados, assim como para montar e dirigir carroças. Por isso, apesar das dificuldades de nascimento, o Bardoto é uma boa opção para as fazendas.

Agora você já conhece melhor o Bardoto e compreende como esse é um animal repleto de boas características e que carrega uma má reputação injusta. Se você precisa de um equídeo forte, inteligente e dócil, o Bardoto é ideal.

Autor deste artigo

Olá!!
Meu nome é Thulany Dhara, sou jornalista e amante de animais. No momento tenho uma gatinha, chamada Kesha(sim, amo nomes artísticos), um buldogue francês chamado Eros e uma linda dobermann chamada Nala. Eles são os amores da minha vida e quando não estou com eles, estou montando quebra cabeça sobre animais também haha.

Artigos relacionados


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Você já se perguntou de onde surgiu o cavalo? Conheça a origem e os ancestrais do cavalo, um dos animais mais majestosos e antigos do reino animal!


 Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Está tendo problemas com aracnídeos? Confira neste artigo quais insetos ou animais são predadores deles e aprenda muitas dicas para se livrar desses venenosos!


 Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Você já ouviu falar do rato Topolino? Este artigo mostrará tudo a respeito dele, de modo que você poderá criá-lo em casa, se quiser! Confira!


Cores do Lulu da Pomerânia: conheça cores raras e populares

Cores do Lulu da Pomerânia: conheça cores raras e populares

Diferentemente de outras raças, este pequeno e fofo cachorro possui 23 cores possíveis! Descubra aqui as inúmeras possibilidades de pelagem desta raça!


Últimos posts


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.