Cavalgada: conheça origem, benefícios, tipos, dicas e mais!

Cavalgada: conheça origem, benefícios, tipos, dicas e mais!

Conhece a técnica da cavalgada? Veja como praticar, quais os tipos e os níveis dessa atividade e outras curiosidades agora!


Você sabe como funciona uma cavalgada?

Cavalgada

O ato de andar a cavalo é antigo e já é considerado como um patrimônio imaterial em diversas localidades brasileiras. Esses mamíferos já foram criados como cães, livres e domesticados; como meios de transporte, em viagens longas e por locais impróprios para carros; como esporte e até como meio de reabilitação.

Símbolos de poder, imponência e status, andar a cavalo requer estudo e prática. Neste artigo, você terá informações sobre a cavalgada, ato de se reunir em grupos para montar a cavalo de forma recreativa.

Conhece essa prática? Está interessado (a) em aprender mais sobre a cavalgada, seus tipos, benefícios e como se preparar para essa experiência? Confira informações e curiosidades sobre a cavalgada a partir de agora!

Entendendo a cavalgada

Cavalgada

Neste artigo, serão listadas algumas curiosidades sobre a cavalgada, considerada uma atividade de grande importância cultural, histórico imponente e que, a cada dia, se mostra uma promissora prática esportiva. Vamos conferir?

Origem e história

Presentes desde as civilizações mais antigas conhecidas até a contemporaneidade, os cavalos são animais de extrema importância aos humanos. Eram indispensáveis como transporte de pessoas ou mercadorias em longas distâncias.

Por conta disso, há diversos esportes praticados com a participação desses animais. A doma, o salto, o hipismo e a cavalgada são alguns deles. Esse último é tipo mais comum entre os existentes, pois não necessita de muitos artifícios para sua realização.

A cavalgada surgiu no Brasil entre os séculos XVII e XVIII e consistia basicamente em remanejar o gado de um lado para o outro nas fazendas.

Importância cultural

Repassadas de geração a geração, a prática da cavalgada vai além de um simples andar a cavalo. É um forte instrumento cultural que revela o antepassado de muitas famílias. O ato de cavalgar faz alusão a desbravadores e vaqueiros, fazendo-se necessária como uma forma de valorização histórica desses indivíduos.

Além disso, pode ser um forte atrativo de lazer e turismo com exposições, feiras, geração de renda e visibilidade nas cidades mais afastadas dos centros urbanos.

Benefícios da cavalgada

Você sabia que há estudos que comprovam que a cavalgada pode melhorar a saúde? A prática de montar cavalos é benéfica a vários públicos. Por isso, com os devidos cuidados, pode ser praticada por pessoas de diversas idades. A cavalgada proporciona melhoria na postura; sistema cardiovascular; sistema respiratório e até sistema imunológico.

Por ser uma espécie de caminhada de baixo impacto, os movimentos do cavalo refletem positivamente no corpo do praticante. O contato com o animal e a natureza ajudam no bem-estar, o que garante relaxamento e, consequentemente, diminuição de estresse.

Como participar de uma cavalgada?

A cavalgada tem grande impacto na cultura brasileira. Porém, quem nunca participou não sabe como proceder para se tornar um cavaleiro ou amazona. Veja como fazer parte de uma cavalgada.

A prática é feita em grupos, portanto, é possível que haja divulgações em diferentes meios de comunicação pela cidade. Uma comitiva ou um órgão no setor de turismo ou cultura podem informar sobre a atividade no local. Em alguns Estados podem ser, ainda, organizadas por fazendeiros ou agricultores.

Níveis de cavalgadas

Cavalgada

Você já descobriu que a cavalgada é um hábito passado a gerações que traz vários benefícios à saúde de seus praticantes. Agora, você sabia que há três níveis desse interessante esporte? Confira abaixo!

Novato

O nível novato refere-se a quem ainda está iniciando os treinos com cavalos. A habilidade do cavaleiro é baixa e a cavalgada deve ser feita com a participação de um animal mais calmo. É provável que haja certa dificuldade, mas algumas aulas e treinamento junto ao cavalo podem ajudar.

Nesse nível é feita uma condução tranquila, em que o cavaleiro aprenderá a conduzir o cavalo a trotar e a dar galopes curtos. O passeio deve ser realizado em locais mais planos, com trilhas mais fáceis de serem percorridas.

Intermediário

No nível intermediário, o cavaleiro possui alguma experiência e bom manejo do animal em cavalgadas. Dessa forma, podem montar nesses animais com certa desenvoltura e equilíbrio. O nível acima do iniciante permite uma postura mais profissional, que garante a segurança na cavalgada.

Nessa fase, o condutor consegue acompanhar o temperamento do cavalo, podendo realizar galopes e trotes mais expressivos. Com mais dedicação, pode ser considerado experiente.

Experiente

Com o nível experiente, o cavaleiro demonstra saber conduzir o cavalo com maestria, assim como entender quais comandos realizar e como lidar em situações adversas. A habilidade na cavalgada nesse nível é inquestionável. Há uma dedicação equivalente a horas de treino para alcançá-lo.

O cavaleiro também pode cavalgar por lugares de acesso mais irregular e sem infraestrutura sem muita dificuldade. A condução é segura, tranquila e sem grandes adversidades.

Tipos de cavalgadas

Cavalgada

Você sabia que há diversos tipos de cavalgadas? A classificação das cavalgadas refere-se a modos de condução unidos a diversos objetivos. Conheça um pouco sobre os tipos mais comuns de cavalgadas.

Cavalgadas Progressivas

Nesse tipo de cavalgada, o percurso é escolhido com a finalidade de proporcionar um momento de descoberta de novos caminhos junto à natureza, além de uma convivência com o meio ambiente. Geralmente, há uma trilha com um ponto de apoio em seu caminho, para o pernoite ao ar livre ou acampamentos.

O trajeto pode incluir mais de uma cidade, caso tenham proximidade. Ao passarem por diferentes locais, há um desfrute do ambiente, seja pela contemplação da natureza, seja pela culinária local.

Cavalgadas de campo fixo

Diferente da cavalgada progressiva, esse estilo é caracterizado pelo retorno à base de início. Assim, o passeio é realizado por um período mais curto. Geralmente são criados percursos menores, a serem feitos durante o dia, o que garante retorno ao acampamento ou hotel na hora de descanso.

No dia seguinte, outro percurso é realizado e a equipe, mais uma vez, retorna para a base ao entardecer ou anoitecer. Nessa modalidade, não são necessários muitos equipamentos para as cavalgadas.

Cavalgadas de expedição

As expedições são as categorias de cavalgadas mais emocionantes. Elas exigem que haja maior preparação de seus participantes e maior treinamento dos cavalos.

Nas expedições, o caminho a ser percorrido é o mais natural possível. Há presença de mata nativa, rios, montanhas (se possível), córregos. Os cavaleiros e amazonas devem ter preparo físico e levar diversos condimentos. São feitos alguns acampamentos pelo caminho e a jornada pode durar dias para ser concluída.

Cavalgada de passeio

É o tipo mais brando de cavalgadas, pois não exige preparo técnico nem grandes habilidades com cavalos. A modalidade cavalgada de passeio não percorre longas distâncias e pode ser feita por pequenos grupos que buscam entretenimento.

Alguns hotéis-fazenda oferecem esse tipo de cavalgada para diversão. Portanto, o passeio a cavalo pode ser feito por pessoas que ainda não tem experiência com cavalos.

Cavalgadas de desfile

Como o próprio nome sugere, esse tipo de cavalgada é frequente em situações de exposição de cavalarias: desfiles cívicos, aniversário da cidade, festividades religiosas. A cavalgada de desfile tem o objetivo de demonstrar os animais, mostrar sua importância naquela localidade ou instituição, ensinar sobre seu trato ou utilizar em translados.

É comum ter uma grande quantidade de participantes nessa modalidade. Algumas fazem parte do calendário fixo da região, dada a importância folclórica do ato.

Dicas para uma cavalgada

Cavalgada

A cavalgada é uma prática simples, porém necessita de alguns cuidados para que seja bem sucedida. É importante levar em consideração algumas dicas para o dia da cavalgada. Veja alguns cuidados importantes abaixo.

O que levar

Você marcou uma cavalgada e agora quer saber: o que levar para o evento? Veja a seguir itens básicos para ter boas recordações de uma cavalgada.

O primeiro item é o repelente que pode ser de grande importância em uma cavalgada. Por ser comumente feita em ambientes rurais, a presença de insetos pode causar desconforto aos praticantes. Outro produto fundamental é o protetor solar.

Para os tutores o uso de luvas, capa de chuva, água e lanche também não podem ser esquecidos. Para os animais, água limpa, mesmo que o percurso seja por rios ou lagos.

Recomendações gerais

Para uma boa cavalgada não se tornar uma aventura frustrada, é importante levar em consideração algumas possíveis mudanças, como fatores climáticos instáveis, percursos de difícil acesso ou com obstáculos, estresse ou cansaço dos cavalos.

Apesar das dificuldades, o adestrador do animal não pode perder a paciência. Afinal, todo esporte ao ar livre é passível de alterações externas, ainda mais acompanhadas de animais. Por isso, um bom planejamento é indispensável.

Roupas adequadas, cuidados com os cavalos, pesquisas sobre o trajeto são algumas recomendações. Eventuais incidentes podem, no fim, tornar a cavalgada mais dinâmica e aventureira.

Trajes para cavalgadas

Decidiu participar de uma cavalgada? Outra dica que não pode faltar é quanto às vestimentas. Você tinha pensado nisso? Uma cavalgada pode durar horas. Desse modo, veja qual a melhor maneira de se vestir para o evento.

Para participar de uma cavalgada, o ideal é estar vestido de forma confortável, que se ajuste bem ao corpo que estará sentado no cavalo por um longo período.

Calças compridas e camisas que chegam ao punho são indicadas; nos pés, sapatos fechados e sem salto. Além disso, acessórios como óculos escuros, chapéu ou capacetes e protetor solar não podem faltar.

Como preparar o cavalo

Para uma boa cavalgada, o animal não pode ser visto como mero acessório. Portanto, cuide do cavalo para que esteja preparado para o percurso.

É fundamental o preparo do cavalo para a cavalgada. Alimente-o e hidrate-o bem algumas horas antes do início do evento. Perceba se ele está saudável e com um comportamento sereno. Isso pode ser notado pela maneira como ele caminha, se não apresenta mudanças na marcha e se desvia o passo para os lados.

Os cascos devem ser revistos antes do início da cavalgada. Prenda a sela adequadamente e aperte a barrigueira.

Cuidados com a cavalgada

Para que a cavalgada obtenha sucesso, é preciso observar três fatores: o humano, o animal e o percurso. Devidamente hidratados e alimentados, tutores e cavalos devem estar em perfeito estado de saúde e disposição. Para isso, é necessário descanso prévio e pausas durante a passagem.

O percurso também deve ser feito em grupos e a trilha devidamente revisada e sinalizada. O cavalo deve ser treinado antes da atividade para obter resistência. O casqueamento deve ser feito no animal para prevenir doenças. O ferrageamento protege as patas do animal para longas distâncias.

Curiosidades sobre as cavalgadas

Cavalgada

Descubra agora quais as curiosidades mais interessantes acerca das cavalgadas. Você verá sobre a considerada maior cavalgada do mundo, a mais expressiva cavalgada do Brasil e até se existe uma somente com participação das mulheres.

A maior do mundo

A maior cavalgada do mundo foi realizada no Brasil, no Estado do Tocantins. A cavalgada da cidade de Araguaína-TO é considerada a maior do país, já tem 19 anos de existência e contou com participação de cerca de 5 mil animais em sua última realização, em 2018.

Além do lazer e turismo, o evento contribui para a atividade comercial da cidade. A cavalgada que ficou conhecida como a maior do país ocorreu no mês de Junho de 2018 e foi cancelada em 2020 devido a pandemia de Coronavírus.

A maior do Brasil

O Brasil possui diversas cavalgadas expressivas em participação de público. Dentre as mais famosas, estão as das cidades de Canindé-CE, Ilha do Marajó-PA e Itu-SP. A região do Pantanal Matogrossense também cultiva essa cultura.

A maior cavalgada do país foi realizada em 2018, em Araguaína-TO. Há, ainda, o recorde de maior evento com a reunião de uma só raça de cavalos, ocorrida na cidade de Caxambu-MG, também em 2018.

Existem cavalgadas só para mulheres?

A cavalgada é uma atividade que pode ser realizada por todos, desde que haja treinamento e uma boa condição física. Pode ser perigosa se praticada por crianças muito pequenas ou idosos sem tanta coordenação motora.

Quanto ao gênero, é comum que homens e mulheres se reúnam para cavalgar. No entanto, não foi sempre assim. A crescente procura pela atividade ocorre principalmente porque já foi proibida para as mulheres em tempos remotos.

Em diversas localidades do Brasil, há eventos exclusivos para as amazonas. Cidades como São Joaquim-SC, Florianópolis-SC, São Lourenço-MG, Cariacica-ES têm grupos de cavalgadas femininas com praticantes assíduas.

Músicas sobre cavalgadas

Como o Brasil é um país com vasta riqueza cultural, algumas tradições populares inspiram a criação de músicas. Com a cavalgada, não é diferente. Há diversos hits sobre a prática com cavalos. Sejam sobre amor, festa ou esporte, as músicas com o tema são atemporais.

Cavalgada é uma música romântica gravada por Erasmo Carlos e Maria Bethânia, regravada por Roberto Carlos, Bruno e Marrone, Luan Santana, dentre outros. Com uma temática mais festiva, a música Balada do Vaqueiro, de Mano Walter demonstra animação para vaquejadas. Em Dia de Cavalgada, do cantor Gil Martins, há união da temática com o forró.

Cavalgada é genuína cultura brasileira

Cavalgada

A cavalgada, fonte de orgulho nacional, também é um patrimônio imaterial do Brasil. Fonte de riqueza histórica e cultural, conquista novos públicos há gerações. Nesse artigo, você pode conferir sobre a importância da atividade para o lazer, bem-estar e saúde.

Além disso, pode aprender sobre os níveis e tipos de cavalgada e como preparar um cavalo para a acompanhá-lo no esporte. Viu também sobre a maior cavalgada do mundo e do Brasil e descobriu que existe uma cavalgada feita somente por mulheres.

Agora que você sabe de tudo isso, que tal aderir ao esporte? Repasse a tradição para as gerações futuras. Planeje-se e programe uma cavalgada em sua cidade.

Autor deste artigo

Formada em Letras - Língua Portuguesa e Brasileira e Literatura Portuguesa e Brasileira pela Universidade Federal do Piauí. Produtora de conteúdo, revisora e professora. Criadora da página "Concurseira do Piauí" no Instagram.

Palavras-chave relacionadas


cavalo Nacionais Tipos

Artigos relacionados


Cores do Lulu da Pomerânia: conheça cores raras e populares

Cores do Lulu da Pomerânia: conheça cores raras e populares

Diferentemente de outras raças, este pequeno e fofo cachorro possui 23 cores possíveis! Descubra aqui as inúmeras possibilidades de pelagem desta raça!


O que hamster pode comer? Banana, cenoura, morango e mais

O que hamster pode comer? Banana, cenoura, morango e mais

Você já se perguntou o que um hamster pode e o que não pode comer? Neste artigo, falaremos sobre o que oferecer em uma dieta correta para o seu pequeno roedor!


Poodle preto: veja características, tipos, preço e cuidados

Poodle preto: veja características, tipos, preço e cuidados

Você conhece o Poodle preto? Neste artigo, te contaremos várias curiosidades e informações sobre a raça, além dos principais valores e cuidados. Confira!


Conheça as diferenças entre o Labrador e o Golden Retriever!

Conheça as diferenças entre o Labrador e o Golden Retriever!

Eles são cães de caça grandes, brincalhões e muito parecidos! Mas, você sabe as diferenças entre essas duas raças? Confira o artigo e descubra!


Ratos de estimação: conheça roedores para ter na sua casa!

Ratos de estimação: conheça roedores para ter na sua casa!

Você tem curiosidade em saber como é ter um rato como pet? Aqui você vai descobrir tudo sobre eles, que são animais carinhosos, limpos e inteligentes. Confira!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.