Conheça as diferenças entre o Labrador e o Golden Retriever!

Conheça as diferenças entre o Labrador e o Golden Retriever!

Eles são cães de caça grandes, brincalhões e muito parecidos! Mas, você sabe as diferenças entre essas duas raças? Confira o artigo e descubra!


Você sabe as diferenças entre o Golden e o Labrador?

Golden Retriever deitado

Quando buscamos um cãozinho, é muito importante entendermos suas necessidades e características principais. Dessa forma, podemos cuidar e dar tudo o que ele precisa para viver bem e saudável e, além disso, descobrimos e antecipamos se ele é realmente a melhor escolha para nosso lar.

Os Retrievers, em geral, são cães muito sociáveis e são ótimas companhias, mas cada raça dentro desse grupo carrega um jeito particular de expressar sua natureza. Ambas raças, Labrador e Golden, existem por um propósito parecido: ajudar caçadores a resgatar suas presas, principalmente em áreas alagadas. Esse dado ensina muito sobre suas personalidades.

Mas, você sabe quais são as diferenças entre essas duas raças? A seguir, você vai conhecer um pouco mais sobre cada um desses campeões de popularidade no mundo canino. Boa leitura!

Diferenças físicas entre o Golden Retriever e o Labrador

dois Labradores Retriever

Apesar de terem muitas coisas em comum, o Golden Retriever e o Labrador possuem diferenças visuais marcantes. Observando essas características físicas, determinantes para a lista a seguir, será bem mais simples diferenciar os dois cães ao primeiro olhar. Acompanhe!

Tamanho e peso

Os Labradores tendem a ser um pouco maiores, mas a diferença é realmente muito pequena. A altura dos cães é medida do chão até a região da base do pescoço. Os Labradores fêmeas costumam atingir entre 55 a 60 cm, e os machos, de 57 a 62 cm. Já os Golden Retrievers fêmeas chegam a medir entre 51 a 56 cm, e os machos, de 56 a 61 cm.

As duas raças também não se diferenciam muito em peso. Os Labradores adultos fêmeas costumam pesar entre 25 a 32 kg, assim como as fêmeas de Golden Retriever. Os machos Labradores variam de 29 a 36 kg, e os Golden machos, entre 30 e 34,35 kg.

Cores e pelagem

Enquanto os Labradores possuem pelo curto e três cores sólidas, preto, marrom ou chocolate, e amarelo, os Golden Retrievers, assim como seu nome diz —pois, Golden quer dizer dourado, em inglês—, possuem variações de pelagem unicamente amarela ou dourada, variando entre amarelo-claro a dourado intenso.

Os Golden Retrievers também possuem uma pelagem mais longa e ligeiramente ondulada que a dos Labradores, sendo uma característica importante para diferenciar um pet do outro, caso os dois possuam pelagem amarelada.

Cabeça e focinho

Os Labradores costumam ter a cabeça um pouco mais robusta, larga e musculosa, enquanto o Golden possui uma cabeça mais delicada, com focinho mais alongado. Essa diferença, ainda que sutil, pode ser notada e é realmente mais visível se o cão é observado de perfil.

O Golden tem algo mais parecido ao Setter, outra raça de caça. Ainda que tenham um forte maxilar, ambos possuem uma mordedura muito suave quando estão brincando.

Olhos e orelhas

As duas raças possuem olhos escuros, podendo ser um castanho mais claro, principalmente em Labradores. Olhos verdes ou amarelados geralmente indicam mistura de raças.

As orelhas são triangulares nas duas raças, pendendo junto à cabeça, e são mais longas em Golden Retrievers, ainda mais por sua aparência peluda. Em geral, em relação aos olhos e orelhas, ambas as raças são bem parecidas.

Cauda

Tanto o Labrador, quanto o Golden, possuem a cauda reta a qual, quando é abaixada, chega até seus jarretes —os “joelhos” traseiros do cão. Eles nunca devem ultrapassar a altura de suas costas quando levantadas para abanar.

As diferenças estão na aparência: as caudas dos Labradores são como as de lontras, fortes, musculosas, grossas e de pelo curto. Já os Golden Retrievers levam uma bandeira dourada como cauda, de onde pende sua pelagem abundante.

Diferenças comportamentais entre o Golden e o Labrador

Golden Retriever

Mais uma vez, esses cães possuem inúmeras qualidades em comum, mas, ainda assim, existem algumas características comportamentais importantes que devem ser consideradas para escolher conviver com uma ou outra raça. A seguir, você pode conferir qual é o jeito particular de ser, tanto do Golden, quanto do Labrador

Socialização

A socialização é importante para todas as raças, porque serve como uma forma de melhorar a comunicação entre o animal e seus donos. Cada uma dessas duas raças tem suas próprias características de temperamento e deve ser socializada desde cedo, para que os pets aprendam a controlar suas emoções com humanos e outros animais.

Labradores tendem a ter mais energia, são mais agitados e necessitam um adestramento mais firme, porém, são sempre afetuosos. Golden Retrievers são um pouco mais tranquilos no cotidiano. Entretanto, as duas raças, se acostumadas à socialização desde cedo, são muito atentas e podem aprender tarefas e desempenhar funções complexas, como cão guia, por exemplo.

Necessidade de companhia

Em comparação, o Golden Retriever tende a necessitar mais da atenção de seus donos que Labradores. Busca muito a interação e sempre está atento ao que seus humanos estão fazendo. Não que os Labradores sejam completamente dispersos, porque é muito comum que eles sigam seus donos, apreciando muito acompanhá-los também.

Por isso, se sua vida pode incluir um companheiro peludo que esteja com você, que te acompanhe em tarefas cotidianas, ambos os pets são ideais. É importante que nenhuma das duas raças permaneça sozinha por grandes períodos como hábito, já que isso pode estressar os cães emocionalmente.

Energia e bagunça

As duas raças desfrutam de brincadeiras e de atividades físicas, porém, Golden Retrievers podem ser mais preguiçosos e tranquilos que os Labradores. É muito importante avaliar o ambiente onde eles vão viver, pois, lugares abertos, com acesso à terra e ao espaço ideal para correr faz bem aos dois e, com certeza, os pets viverão ainda mais tranquilos podendo gastar energia livremente.

As duas raças, com o passar dos anos, tendem a ficar mais calmas, e já depois dos 4 ou 5 anos adquirem uma personalidade diferente, ainda que seja importante manter atividades, principalmente para cuidar e prevenir o sobrepeso e doenças no coração.

Latidos

Esses pets não latem demais, nenhuma das duas raças, já que são cães quietos, no geral. Latem quando encontram algo ou quando querem avisar seus donos.

Principalmente se não estão estressados e se possuem companhia, são cães que não fazem muito barulho desnecessariamente. Quando ficam sozinhos por muito tempo, podem começar a latir com frequência, tentando chamar a atenção. Também se estão com necessidade de espaço e atividade, podem apresentar mais tendência a latir.

Necessidade de atividades físicas

Retrievers são cães de esporte e, por isso, vão necessitar de espaço e atividade física. Mas, como vimos até aqui, o Labrador tende a ser mais vigoroso, e pode ser que você precise começar a praticar um esporte, se quiser esse companheiro a seu lado, principalmente nos primeiros anos de vida.

O Golden tem a tendência a ser mais quieto, ainda que também desfrute e necessite muito gastar energia. No mais, nenhum dos dois é um bom cão para apartamento, por seu porte e característica de cão de caça.

Diferenças gerais entre o Golden Retriever e o Labrador

Dois labradores deitados

Até agora, traçamos as diferenças físicas e comportamentais dessas duas raças, que podem ser consideradas primas. Daqui para frente, você vai conhecer um pouco mais da origem de cada uma delas e sua história, além de preços e custos de criação, para avaliar qual é o cão adequado para sua casa e seu bolso.

Origem e história do Golden

O Golden Retriever tem origem na Escócia, sendo desenvolvido pelo Barão de Tweedwouth, a partir do cruzamento de um Retriever perdigueiro com uma raça já extinta, no final do século XIX.

Assim começou a busca pela raça perfeita de cão de caça, que poderia resgatar a presa tanto por terra como pelos terrenos cheios de lagos dessa região. A ideia era desenvolver um cão dócil, de fácil treinamento, forte, com pelagem resistente à água e que tivesse a mordedura macia, para não perfurar a caça ao trazê-la para o caçador.

Com o tempo, essas características favoreceram com que o Golden se destacasse em outras atividades, por sua inteligência e facilidade no adestramento, além da sua docilidade.

Origem e história do Labrador

Os Labradores têm origem no Canadá e são descendentes de outra raça de cães negros de água, chamada Terra Nova. Esses cães tinham diferentes tamanhos e, no começo de 1800, eram utilizados em inúmeras tarefas relacionadas à água, ajudando pescadores a puxar seus barcos em águas geladas e recolhendo peixes e caças abatidas.

A raça, por consequência de pesados impostos sobre a criação de cães, terminou extinta nessa região, mas não sem antes ter sido levada à Inglaterra, onde foi misturada a outros tipos de Retriever, de modo que pôde continuar seu desenvolvimento.

Uma curiosidade triste é que nessa época, somente os Labradores negros eram considerados dentro do padrão, e era comum sacrificar os filhotes de cor amarela ou chocolate.

Temperamento

Como dois cães de caça, eles adoram gastar energia, aprender novas atividades e naturalmente buscam objetos para seus donos.

São muito dispostas às tarefas cotidianas se adestrados e, como a própria história de cada raça conta, os Golden Retrievers foram selecionados para serem extremamente amáveis e dóceis, buscando a atenção de seus donos, algo mais calmo e delicado em comparação ao Labrador, que é um potente brincalhão.

De forma geral, são cães que amam servir, com facilidade para conviver com outros animais e que amam muito a água!

Preços e custos de criação

Os preços dos filhotes variam de acordo com a origem dos pais. Um canil registrado pode cobrar entre R$ 1.000,00 e R$ 3.000,00 por um filhote de Labrador, e de R$ 1.000,00 até R$ 7.000,00 por um Golden Retriever.

No entanto, existem pessoas que possuem casais dessas raças e estão dispostas a permitir a reprodução, mesmo sem registro, o que pode sair mais barato. É importante conhecer a origem do cão, assim, a expectativa de vida e suas características se mantêm.

Outros custos seriam com a ração, vacinas e adestramento, que podem variar de região para região. Raças de porte grande adultas comem cerca de 12 a 15 kg ou um pacote grande de ração por mês. O pacote costuma custar entre R$ 180,00 e R$ 250,00. Já as vacinas mais comuns para os filhotes, como a V8 ou a V10 e a antirrábica, custam entre R$ 70,00 e R$ 100,00 cada.

Mais diferenças entre o Golden Retriever e o Labrador

Golden Retriever deitado

Além das diferenças que vimos até aqui, existem ainda algumas coisas que podemos considerar antes de escolher entre um Labrador e um Golden. A seguir, damos mais dados que podem ajudar a tirar a dúvida e a escolher corretamente, além de algumas informações sobre trabalhos caninos que essas raças de extrema inteligência podem desempenhar.

Tempo de vida

Nesse aspecto, as duas raças são mais parecidas que diferentes, e vivem em média entre 10 e 12 anos.

Uma pesquisa recente da Universidade de Sydney, na Austrália, afirma que os Labradores de cor marrom têm maiores chances de não alcançarem esse máximo, com a expectativa de vida mais próxima dos 10 anos. Algumas questões de saúde específicas dessa cor parecem diminuir suas chances de longevidade, o que abordaremos a seguir.

Higiene

Mantenha o hábito de escovar seus pelos. Pelo menos duas vezes por semana já ajuda a evitar que sua casa fique cheia deles e mantém os pets limpos, principalmente o Golden. Durante a escovação, é hora de observar a pele do seu amigo, se tem pulgas, carrapatos, fungos e de olhar suas orelhas! Aprenda como fazê-lo com um veterinário, pois sua limpeza é muito importante.

Banhos também estão incluídos, mas somente quando necessário e caso os animais estejam realmente sujos, com produtos específicos para cães. Como adoram água, isso não deve ser uma tarefa difícil! Outra dica é o cuidado com as unhas. Se os cães têm uma vida ativa e caminham sobre superfícies ásperas, elas se gastam naturalmente, mas talvez você tenha que aprender a apará-las para evitar arranhões.

Saúde

Em geral, as duas raças são fortes, porém, apresentam alguns pontos fracos. Podem desenvolver displasia coxofemoral, uma má formação nas articulações, doença comum em cães de médio a grande porte. Têm tendência à atrofia progressiva da retina, doença oftalmológica que pode levar à cegueira. Também são comuns problemas cardíacos, obesidade e infecções de ouvido.

Labradores marrons, por surgirem da combinação de genes recessivos, têm mais oportunidades de desenvolverem qualquer das doenças de característica genética da raça. Golden Retrievers costumam sofrer mais com alergias e têm tendência ao hipotireoidismo. Quando atingem idade avançada, o câncer é a doença mais comum.

Quantidade de comida

O padrão de quantidade de comida para filhotes e adultos de cães de grande porte é uma estimativa. Se você quiser, pode investigar alimentos que os cães podem comer em cada fase da vida e, com a ajuda de um veterinário e observação, criar uma dieta adequada para o seu animal, complementando as tradicionais rações balanceadas.

De maneira geral, os filhotes desmamados começam comendo cerca de 300 g diários, divididos em 3 refeições, e, com o tempo, alcançam os 500 g diários, que se dividem em duas refeições na fase adulta. É importante sempre observar o seu cão e seu peso, para ajustar essa quantidade à sua realidade e evitar o sobrepeso.

Facilidade de adestramento

Essas raças foram desenvolvidas para desempenhar funções muito parecidas de caça e, portanto, foram selecionados os cães que tivessem grande disposição para acompanhar e atender aos comandos de seus donos. O ideal é começar o adestramento aos 2 meses de idade, mas isso não quer dizer que é impossível corrigir comportamentos indesejados na fase adulta.

Por serem ativos, é importante que aprendam limites para não pularem nas pessoas ou saírem correndo portão afora. Algo que também acontece com frequência é que eles não se controlem ao verem água, querendo nadar a qualquer custo. Essas são reações impulsivas que o treinamento vai acalmar muito.

Atividades desempenhadas pelo Golden e pelo Labrador

Por essa grande facilidade de adestramento, além das funções de caça, as duas raças também ganharam destaque em outras tarefas. Não são cães de guarda, porém, devido à sua capacidade de encontrar a presa com seu faro poderoso e à sua força física, são muito utilizados pela polícia e bombeiros como cães farejadores para encontrar o que seja, inclusive vítimas entre escombros.

Sua atenção e vontade de servir também facilitam seu lugar privilegiado como cães guia, devotando sua vida aos seus donos, a quem emprestam seus olhos, depois de um treinamento rigoroso.

Labrador e Golden Retriever: dois grandes companheiros

Labrador Retriever

A verdade é que o Labrador e o Golden são ótimas escolhas como animais de estimação! Como Retrievers de grande porte que são, vão necessitar, ambos, de atenção e de atividades físicas.

Ademais, eles têm algumas diferenças, como tendências particulares a doenças e algumas características emocionais diferentes. Ainda assim, vimos que eles são cães próximos entre si e muito dóceis. Ideais para famílias que tenham espaço e que buscam um companheiro atencioso, brincalhão, cheio de energia, inteligente e pronto a aprender!

Se bem adestrados, farão parte do seu lar com amabilidade e podem, inclusive, participar da sua vida como cães de trabalho ou cães guia. Aproveite da inteligência e carinho desses dois que, com certeza, alegrarão muito a sua vida!

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


Características Dicas Tipos

Artigos relacionados


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Você já se perguntou de onde surgiu o cavalo? Conheça a origem e os ancestrais do cavalo, um dos animais mais majestosos e antigos do reino animal!


 Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Está tendo problemas com aracnídeos? Confira neste artigo quais insetos ou animais são predadores deles e aprenda muitas dicas para se livrar desses venenosos!


 Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Você já ouviu falar do rato Topolino? Este artigo mostrará tudo a respeito dele, de modo que você poderá criá-lo em casa, se quiser! Confira!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.