Conheça a ave Mutum: informações, subespécies e mais!

Conheça a ave Mutum: informações, subespécies e mais!

Você já conhece a ave Mutum? Venha conferir quais são as principais características da espécie e conhecer as subespécies, além de muitas informações legais!


Você conhece o Mutum?

mutum de bico vermelho

O Mutum é uma ave bem bonita e popular em algumas partes do Brasil. Neste artigo, vamos trazer as principais informações sobre a ave, vamos mergulhar no universo do Mutum, descobrir quais são suas características visuais, onde habita e em quais regiões é encontrado. Vamos também descobrir o que ele come e muito mais.

Além do que já foi mencionado, você vai descobrir que existem algumas subespécies bem diferentes entre si, de modo que aqui vamos trazer os detalhes de cada subespécie, e você entenderá porque elas são tão fascinantes. Por fim, vamos falar de alguns pontos relevantes sobre a espécie. Por exemplo, você sabia que o Mutum é um animal ameaçado de extinção? Falaremos um pouco mais sobre isso ao final do artigo, venha conferir!

Ficha técnica da ave Mutum

Curassow

Para começar, saberemos a ficha técnica dos Mutuns. Aqui você vai descobrir a origem da ave, bem como saberá mais sobre seu nome científico. Ademais, você verá informações sobre o que comem, onde habitam, como se reproduzem e sua expectativa de vida.

Origem e nome científico

Os Mutuns são um dos três grupos principais de pássaros cracídeos. Eles compreendem as espécies de maior corpo da família dos cracídeos. Três dos quatro gêneros estão restritos à América do Sul tropical, de modo que uma única espécie varia no norte do México. Eles formam um grupo distinto que é geralmente classificado como a subfamília Cracinae.

O seu nome científico é Crax fasciolatum, de modo que "fasciolatum" vem do latim, significando "com faixas, com manchas".

Características visuais

As espécies de Mutum possuem o que chamamos dimorfismo sexual. Os machos possuem uma coloração negra, mas com a barriga branca. A coloração amarelada das narinas é maior neles do que nas fêmeas, além disso, a ponta das penas da cauda é branca. Outra característica que os diferenciam é a base do bico, amarela com uma ponta negra nos machos.

As fêmeas são da cor marrom-café, com algumas manchas brancas. Elas possuem uma crista com algumas listras brancas, barriga e peito brancos, e possuem um bico cinzento.

Habitat natural e distribuição geográfica

O habitat natural da ave Mutum é, basicamente, composto por florestas densas próximas aos rios, às matas ciliares e em torno de matas em geral.

Já em relação à sua distribuição geográfica, elas podem ser encontradas em diferentes regiões do Brasil, como, por exemplo, no sul do Rio Amazonas, na região central do Brasil e na parte oeste de alguns estados, como Paraná, São Paulo e Minas Gerais. Além do Brasil, são encontradas em alguns países próximos, como é o caso da Argentina, Paraguai, Bolívia e México.

Alimentação

De modo geral, a ave Mutum-de-penacho se alimenta de frutos, brotos de plantas e sementes. Além disso, alguns animais servem de alimento para elas, como lagartixas, pererecas, gafanhotos, caramujos e também outros animais pequenos.

Quando ele está próximo de fazendas, não vê problemas em chegar bem próximo das galinhas para procurar alimentos. Às vezes, até rouba o alimento dado a elas, mas quando se dá conta de que há pessoas próximas, adquire um comportamento arisco de forma muito rápida, voltando para o seu habitat natural.

Hábitos do Mutum-de-Penacho

Os casais da espécie Mutum-de-penacho são considerados monogâmicos. Eles constroem os ninhos com materiais que encontram pela mata, como, por exemplo, gravetos. Costumam construir os ninhos em lugares bem altos, acima das árvores, local em que eles ficam muito protegidos. Isso é característico da espécie, que possui um grande senso de cuidado.

A espécie tem uma característica bem particular: quando está irritada ou se sente ameaçada de alguma forma, abre bem as penas da cauda em forma de leque e arrepia os pelos do topete.

Expectativa de vida e reprodução

Os processos de construção do ninho e de reprodução da espécie ocorrem nos meses de novembro e dezembro. As fêmeas, a cada reprodução, colocam até 5 ovos, de modo que eles são brancos e de textura áspera. Enquanto a mãe faz a incubação dos ovos, ela é alimentada pelo macho, que permanece por perto sempre.

Após um mês, os ovos eclodem, e os filhotes nascem com olhos bem abertos, já sabendo andar e até mesmo se alimentar. Sua expectativa de vida é de no máximo 40 anos.

Espécies e subespécies da ave Mutum

Agora que você já sabe as principais características da espécie Mutum, chegou a hora de conhecer a fundo cada subespécie desse animal tão bonito. Aqui vamos falar de cada subespécie detalhadamente. Confira a seguir!

Mutum-pinima (Crax fasciolata pinima)

Mutum-pinima

Essa espécie de Mutum é considerada sedentária. Tais aves alimentam-se principalmente de sementes e frutos caídos no solo, bem como de flores. Eles estão sempre em busca de fontes de sal, para isso deslocam-se até encontrar uma terra rica no mineral.

Eles possuem dimorfismo sexual tanto na plumagem, quanto no tamanho. O macho é maior que a fêmea e tem cores mais intensas. É a única espécie de Mutum que tem pele nua em volta dos olhos. Os dois gêneros possuem uma crista enrolada negra e branca na cabeça. A espécie é monogâmica também.

Mutum-de-penacho (Crax fasciolata)

Mutum-de-penacho

O Mutum-de-penacho, cujo nome científico é Crax fasciolata, pode ser encontrado no centro-leste e sul do Brasil, no Paraguai, no leste da Bolívia e no extremo nordeste da Argentina.

O macho da espécie é totalmente preto, com bico amarelo, a parte inferior do abdômen e as penas da cauda tem uma faixa estreita branca. Já à fêmea da espécie tem o dorso e à cauda branca, à barriga ocre e as penas da crista alternam entre pretas e brancas. Eles possuem cerca de 85 cm de comprimento, tanto o macho quanto a fêmea.

Mutum-de-bico-azul (Crax alberti)

A subespécie Mutum-de-bico-azul ou Crax alberti pode ser encontrada na Colômbia, e no sul e sudeste do Brasil. Tais aves habitam florestas de várzea e florestas tropicais amazônicas.

Ele costuma ficar mais no chão do que transitando entre as árvores. Mas, quando se sente ameaçado ele corre para refugiar-se entre as árvores e emite finos assobios. Ele não vive sozinho, ou está em casal, ou em pequenos grupos.

A sua alimentação consiste basicamente de frutos, flores, sementes caídas no chão e pequenos invertebrados. A população da subespécie foi muito reduzida devido à caça, de modo que eles são mais numerosos no pantanal.

Mutum-do-sudeste (Crax blumenbachii)

Mutum

O Mutum-do-sudeste é uma subespécie de grande porte que pode ser encontrada no sudeste do Brasil. Ele é mais terrestre, pois tem certa dificuldade para alçar grandes voos.

A espécie tem um tamanho de cerca de 82 a 92 centímetros e pesa cerca de 3,5 kg. O macho tem uma crista grande e preta, e a parte inferior da barriga é branca. Já as fêmeas têm as partes superiores pretas e a crista possui listras pretas e brancas, além de asas marrom-avermelhadas com algumas manchas pretas.

Mutum-de-alagoas (Pauxi mitu)

O Mutum-de-alagoas (Pauxi mitu) é uma ave geralmente encontrada na região nordeste da Mata Atlântica. À espécie pode medir entre 80 e 90 centímetros de comprimento e a plumagem é entre tons negros e azul. Originalmente, a ave podia ser encontrada nos estados de Pernambuco e Alagoas.

O desmatamento da região do habitat dessa espécie, em especial para o plantio da cana-de-açúcar na região, e a caça ilegal, fizeram com que à espécie desaparecesse. Além disso, a carne dele é muito saborosa, o que ajudou ainda mais na sua extinção.

Mutum-cavalo (Mitu tuberosum)

Essa ave pertencia ao gênero Mitu, renomeado para Pauxi. O significado de "pauxi" é "pavão", em espanhol, e "tuberosum" significa "inchado, com protuberância", ou seja, ele é um grande pássaro com protuberância.

Ele mede entre 83 e 89 cm de comprimento e pesa cerca de 3,85 kg. Apesar de ele ser muito caçado em certos locais, é bem comum na Amazônia meridional, local em que se ouve seu canto bucólico. É considerado onívoro, mas sua dieta é adquirida no solo também, sendo que apenas 5% dela é obtida no alto das árvores.

Mutum-fava (Crax globulosa)

Essa subespécie mede entre 82 e 89 cm de comprimento e pesa cerca de 2,5 kg. Essa é a única subespécie da ave Mutum em que o macho tem um ornamento vermelho em forma de círculo acima e abaixo do bico. A fêmea tem a cara vermelha e a barriga cor ferrugem, já o macho é totalmente preto e com a barriga branca.

A espécie costuma permanecer mais em cima das árvores. Essas aves são detentoras de um assobio bem suave, que dura de quatro a seis segundos.

Outras informações sobre a ave Mutum

Belo mutum ave

Agora você já está bem por dentro do universo do Mutum. Então, nesta parte do artigo, vamos falar de tópicos relevantes sobre a espécie. Vamos falar sobre os motivos que quase levaram a espécie à extinção e traremos outras informações importantes. Acompanhe.

Predadores e importância ecológica

A espécie do Mutum quase foi extinta, mas voltou a povoar a natureza depois que um grupo de profissionais qualificados fizeram a reintrodução do animal na natureza. Alguns Mutuns não sobrevivem à predação natural, às vezes são atacados por cães, podem brigar entre si (geralmente os machos) e a caça antigamente era uma prática normal.

A espécie tem uma grande contribuição para a natureza, visto que participa do ecossistema das florestas, contribuindo para o controle de algumas espécies, as quais servem de alimento para elas.

Principais ameaças à espécie

O Mutum-de-penacho é uma das centenas de espécies de animais ameaçadas de extinção. Entre as ordens dessa espécie, as mais ameaçadas são as Tinamiformes e as Galliformes, isso se deve, principalmente, à perda de habitat devido ao desmatamento e à caça predatória.

Portanto, é importante combater a caça indiscriminada e o desmatamento descontrolado de seus habitats naturais, porque assim, pode-se evitar que essa espécie desapareça algum dia. Hoje, a caça do Mutum não é tão visada devido ao trabalho de conscientização feito por ambientalistas e ativistas.

Status de conservação e mecanismos de defesa

O status de conservação da espécie da ave Mutum-de-penacho está definido como “em perigo”. A ave Mutum-de-penacho é sensível a qualquer degradação das florestas onde habita, e é devido a isso que esses animais são chamados “bioindicadores de habitats”.

Portanto, para viver bem, essa ave precisa de grandes áreas que estejam com bom estado de conservação. De preferência, elas necessitam de locais com árvores frutíferas de grande porte, pois além dos frutos das árvores servirem de alimento, a árvore em si, serve como abrigo. Quando elas se sentem ameaçadas, elas se refugiam no topo das árvores.

Mutum: uma bela ave colorida

casal de mutum

Agora que vimos todos os tópicos dos Mutuns, você já está mais familiarizado com a família e talvez já tenha visto a ave voando por aí. Vimos que eles estão localizados mais na América do Sul e que uma pequena porção pode ser encontrada no México.

Todas as subespécies têm uma alimentação muito parecida, ou seja, frutos, brotos de plantas e sementes. Mas também podem se alimentar de pequenos animais invertebrados.

Eles constroem seus ninhos com materiais encontrados na natureza, como, por exemplo, gravetos, e são considerados pertencentes a uma espécie familiar, pois gostam de andar em pares ou em pequenos grupos, nunca sozinhos, fora isso, são predominantemente animais monogâmicos.

Vimos também a questão da extinção dessa espécie, muito ameaçada devido à caça descontrolada e também pela destruição do seu habitat natural. De modo geral, o homem precisa se conscientizar e ajudar a proteger a espécie para não a destruir.

Autor deste artigo

Artigos relacionados


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Você já se perguntou de onde surgiu o cavalo? Conheça a origem e os ancestrais do cavalo, um dos animais mais majestosos e antigos do reino animal!


 Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Você já ouviu falar do rato Topolino? Este artigo mostrará tudo a respeito dele, de modo que você poderá criá-lo em casa, se quiser! Confira!


Cores do Lulu da Pomerânia: conheça cores raras e populares

Cores do Lulu da Pomerânia: conheça cores raras e populares

Diferentemente de outras raças, este pequeno e fofo cachorro possui 23 cores possíveis! Descubra aqui as inúmeras possibilidades de pelagem desta raça!


Shih Tzu mini: essa raça de cachorro realmente existe?

Shih Tzu mini: essa raça de cachorro realmente existe?

Shih Tzu mini: você sabe se esta raça realmente existe? Leia este artigo, conheça vários fatos sobre o cão e descubra uma série de curiosidades a respeito dele!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.