Seus gatos começaram a se estranhar? Veja o que fazer

Seus gatos começaram a se estranhar? Veja o que fazer

Seus gatos passaram a se estranhar e você não sabe o que aconteceu? Leia este texto e entenda como solucionar esse problema de relacionamento entre os felinos.


Seus gatos começaram a se estranhar?

dois gatos se estranhando

Brigas, confusões e até rosnados são alguns dos sinais de que os pets podem estar começando a se incomodar com a presença um do outro. Apesar de serem independentes, os felinos gostam da companhia dos donos e até de outros animais. Mas, você sabe o que fazer se seus gatos começarem a se estranhar?

Não há como negar que os gatos são animais fofos que adoram ficar dormindo e brincando em casa. Contudo, diferenças entre eles podem acabar influenciando na convivência dentro de casa. Quer saber como solucionar esse problema que atrapalha a paz dos pets? Então, continue lendo nosso texto e entenda mais sobre essa situação e as melhores soluções.

Por que meus gatos começaram a se estranhar?

dois gatos se estranhando

Olhar fixo, lombo arqueado, pelos arrepiados e grunhidos são algumas das características que mostram que os gatos vão atacar. Quem tem mais de um pet em casa precisa tomar cuidado com esses sinais, pois isso significa que possíveis brigas podem ocorrer. Então, confira aqui quatro motivos que levam a essas brigas.

Territorialismo

Os felinos são territorialistas, e o objetivo deles é manter sua área protegida. Dessa forma, a caixa de areia, o potinho de comida e de água, a cama e até os brinquedos acabam se tornam objetos de cuidado e de atenção dos pets.

Por isso, caso eles sintam que seus pertences estão ameaçados, podem brigar com os outros pets. Além disso, outro motivo que leva os felinos a atacarem os outros é o ciúme que eles podem ter dos tutores.

Gato brigando por mudanças de rotina

A organização da rotina e da casa são itens que afetam muito o temperamento dos felinos que não são muito adeptos a mudanças. Nesse sentido, qualquer mudança, como viagens, visitas e até a mudança dos móveis, pode impactar negativamente a vida do próprio animal.

Essas mudanças podem acarretar dois comportamentos, sendo que o primeiro pode fazer com que o pet se esconda, e o segundo pode fazer o animal ficar agressivo devido ao estresse. Por isso, é preciso se esforçar para manter a rotina dos seus gatos estável.

Gatos são independentes

Há quem diga que os gatos não são carinhosos, contudo, os tutores relatam que eles são tão carinhosos quanto os cães. Ademais, é importante entender que os gatos têm a sua própria forma de expressar o seu carinho.

Como eles são animais independentes, restringir essa natureza gera um grande estresse. Dessa forma, deixar portas fechadas, segurá-los com força e criar um ambiente que os mantenha preso pode causar problemas na relação com outros animais.

Estado de saúde pode interferir

Alterações físicas nos animais e doenças repentinas podem fazer com que os felinos atinjam um estado de estresse. Com isso, apatia, prurido, falhas na pelagem, vômito e diarreia são alguns sintomas mais comuns das doenças físicas.

Sendo assim, interferências no seu bem-estar podem fazer com que ele brigue com outros pets que queiram interagir. Isso acontece, pois, quando ele está ferido ou doente, ele se sente vulnerável a qualquer ataque, e isso eleva o nível do seu estresse.

O que fazer se meus gatos começarem a se estranhar?

dois gatos se estranhando

Se você percebeu que seu gato está estranhando os outros, é importante que dê uma atenção especial a els. Mas não pense que dar bronca no seu bichano é a melhor solução. Afinal, essa atitude o torna arredio. Leia, a seguir, seis dicas para aprender a lidar com essa situação.

Apresente novos gatos aos poucos

Os gatos são animais que gostam de uma rotina bem definida. Assim, introduzir um novo gato de uma só vez impacta diretamente nos seus costumes e comportamento. Dessa forma, para incorporar novos animais, é importante fazer isso gradualmente e de forma planejada.

O primeiro contato, por exemplo, pode ser feito em ambientes separados por uma porta, para que eles se acostumem com a presença uns dos outros. Por isso, aproveite momentos em que seus gatos estejam calmos e relaxados para fazer essa apresentação.

Separe o espaço de cada um

Antes de deixá-los interagirem, é importante que haja alguma forma de separação. Isso pode ser feito colocando cada um em cômodos diferentes para eles sentirem o cheiro um do outro antes. Dessa forma, cada um deve ter seus potes de comida e água, cama, caixa de areia e brinquedos.

Após esse contato, troque os dois de lugar para que eles se acostumem com a presença um do outro. Depois, permita que eles se aproximem com a porta ainda fechada. O próximo passo é deixar que apenas uma tela transparente os separe.

No dia em que o primeiro contato acontecer, é interessante que os dois brinquem separadamente até ficarem cansados e relaxados. Assim que eles tiverem algum contato, dê petiscos para que eles relacionem a amizade a algo bom.

Dê atenção igual aos gatos

Se os tutores, de alguma forma, derem uma atenção especial a algum deles, o outro pode sentir ciúmes e acabar criando uma briga. Dessa forma, a atitude mais interessante é dar atenção igual aos dois pets, sem fazer predileção de nenhum deles, já que eles são igualmente sua responsabilidade e devem ser amados na mesma medida.

Por isso, é interessante oferecer um pote de comida e água, caminha, brinquedo e caixa de areia para cada um; oferecer petiscos para os dois simultaneamente; distribuir nichos em casa e brincar de forma igual com cada um. Com a utilização dessas estratégias, você conseguirá mostrar que eles são importantes e que nenhum tem mais preferência que o outro.

Evite agressões

Quando um gato agride o outro, é importante tomar cuidado para não reforçar essa atitude. Dessa forma, se acontecer algum estresse, não ofereça carinho ou comida. Com isso, o pet associará a briga a algo negativo e notará que, quando ele faz isso, nada de bom acontece com ele.

A última coisa que um tutor deve fazer é tentar separar a briga dos gatos com as mãos. Isso pode resultar em arranhões e algumas feridas. Nesse caso, distraia os pets com algum brinquedo, assim, você direciona o comportamento deles e acaba com a confusão mais rapidamente.

Use reforço positivo para ajudar

O reforço positivo é o método indicado para o adestramento de animais. Essa forma de ensinamento acrescenta algo para dar ênfase em um comportamento. A remoção é utilizada para as vezes em que eles realizarem algo que for indesejado.

Assim, o pet é compensado por realizar comportamentos que desejamos. Ou seja, toda vez que eles começarem a brigar, e que eles pararem quando for ordenado, receberão um petisco.

Feromônios são uma alternativa

Outra forma de fazer com que os gatos parem de se estranhar é através da utilização de feromônios. Os gatos soltam no ambiente o feromônio, que é uma substância responsável pela sensação de tranquilidade. Assim, eles adquirem segurança de ficar naquele local.

Sendo assim, uma forma de fazer com que os pets se tranquilizem é com a versão sintética do feromônio felino. Esse produto está disponível na versão spray e na forma de difusor elétrico. Na primeira, você precisa borrifar no local. Já a segunda é a forma mais prática, pois o aparelho precisa apenas ser ligado em uma tomada.

Monitorar o comportamento dos gatos é a melhor solução

dois gatos se estranhando

Ao chegar aqui, você conseguiu entender que os principais motivos que levam os felinos a brigarem é o estresse causado por problemas de saúde, mudança de rotina e falta de independência.

Apesar de parecer que o estranhamento entre os gatos é algo comum ou difícil de resolver, existem diversas soluções que fazem com que o pet se sinta confortável com a presença do outro.

Dessa forma, para evitar que seus gatos comecem a se estranhar, a indicação é criar um ambiente em que eles fiquem relaxados e seguros. Agora que você já sabe como resolver o ciúme entre os pets, você já está pronto para adotar outro felino.

Autor deste artigo

Artigos relacionados


 Hotel para gatos: veja benefícios, preço e dicas importantes

Hotel para gatos: veja benefícios, preço e dicas importantes

Conhece os hotéis para gatos? Confira aqui os benefícios e entenda se essa é uma boa opção para você e para seu pet!


Descubra por que o cachorro gosta de dormir encostado no dono

Descubra por que o cachorro gosta de dormir encostado no dono

Neste artigo, falaremos tudo sobre as particularidades e razões caninas que fazem seu cachorro amar dormir perto de você. Confira e conheça várias curiosidades!


Cachorro dormindo: tudo sobre posições, gestos e cuidados

Cachorro dormindo: tudo sobre posições, gestos e cuidados

Você sabe o que as posições do cachorro dormindo significam? Saiba os significados de diversas situações relacionadas ao sono canino. Confira


Preço do Curió: qual é o valor e as despesas deste pássaro?

Preço do Curió: qual é o valor e as despesas deste pássaro?

Os Curiós são pássaros muito estimados, por isso sua procura é alta. Mas, você sabe quanto custa um? Leia este artigo e fique por dentro de tudo!


Qual é o preço do Old English Sheepdog? Veja valor e custos!

Qual é o preço do Old English Sheepdog? Veja valor e custos!

Deseja adquirir um Old English Sheepdog? Neste artigo, você saberá todos os custos necessários para a criação desta linda raça de cãozinho.


Últimos posts


Preço do Pastor Belga Malinois? Veja como comprar e custos!

Preço do Pastor Belga Malinois? Veja como comprar e custos!

Sabe quanto custa um Pastor Belga Malinois e os gastos mensais com esse cão? Neste artigo te mostraremos tudo. Boa leitura!


 Hotel para gatos: veja benefícios, preço e dicas importantes

Hotel para gatos: veja benefícios, preço e dicas importantes

Conhece os hotéis para gatos? Confira aqui os benefícios e entenda se essa é uma boa opção para você e para seu pet!


Descubra por que o cachorro gosta de dormir encostado no dono

Descubra por que o cachorro gosta de dormir encostado no dono

Neste artigo, falaremos tudo sobre as particularidades e razões caninas que fazem seu cachorro amar dormir perto de você. Confira e conheça várias curiosidades!


Cachorro dormindo: tudo sobre posições, gestos e cuidados

Cachorro dormindo: tudo sobre posições, gestos e cuidados

Você sabe o que as posições do cachorro dormindo significam? Saiba os significados de diversas situações relacionadas ao sono canino. Confira


Quer adotar cachorro? Veja onde, como, o que precisa e mais!

Quer adotar cachorro? Veja onde, como, o que precisa e mais!

Entenda todo o planejamento que deve preceder esse ato de amor, da oferta de espaço aos custos e tempo disponível. Reunimos tudo o que você precisa saber aqui.