Peixes de pH neutro: descubra espécies e confira dicas!

Peixes de pH neutro: descubra espécies e confira dicas!

Você sabia que existe pH ideal para cada tipo de peixe? Saiba mais sobre a criação de peixes de pH neutro em aquários.


Peixes de pH neutro: descubra espécies separadas por tamanho e como escolher

Peixes de pH neutro em aquário

Os peixes de pH neutro são os seres que vivem em água com pH 7. O pH mede a concentração de íon hidrogênio na água e a 25°C e pH 7, considera-se um ponto neutro da água. É importante considerar que, um aumento do pH resulta em uma água de pH alcalino e uma diminuição do pH resulta em um pH básico.

O pH da água influencia diretamente nos peixes, pois podem desenvolver doenças ou morrer quando são submetidos a um pH inadequado. Por isso, é necessário conhecer quais são os melhores fatores físicos, químicos e biológicos para os animais.

Peixes pH neutro pequeno

Existem diferentes tipos de peixes pequenos de pH neutro na natureza e o controle da neutralidade da água faz-se necessária para garantir a qualidade de vida do animal.

Lebiste

peixes ph neutro: lebiste

O Lebiste é um dos peixes de pH neutro pequeno mais procurado para a criação em aquários. Os peixes da espécie são onívoros e só aceitam alimentos vivos e secos.

Para a criação em domicílio do Lebiste, deve-se manter a água em pH neutro, sendo que a espécie vive em águas de pH 7 a 8,5. A espécie tem expectativa de vida de 3 anos e pode chegar a 7 cm.

Platy

peixes ph neutro: platy

O Platy é um peixe muito fofo e encontrado principalmente na cor vermelha. Eles são de fácil criação em aquário, mas é necessário ter controle dos fatores que influenciam seu organismo.

O aquário ideal para a espécie com o pH da água entre 7 a 7.2. Além disso, o Platy é onívoro e come ração, vegetais, artêmia salina, entre outros.

Paulistinha

peixe ph neutro: paulistinha

O Paulistinha é um peixe de pH neutro, sendo que o pH ideal da água do aquário para o seu habitat é entre 6 a 8.

A espécie tem comportamento comunitário, pacífico e são muito agitados. O Paulistinha é onívoro e come larvas de mosquito, ração, minhocas de jardim, microvermes, entre outros. Podem viver de 3 a 5 anos e chegam até 4 cm no tamanho.

Colisa

peixe ph neutro: colisa

A Colisa é uma espécie de peixe de pH neutro pequeno. Ela vive em pH de 6.6 a 7.4, ou seja, também pode viver em pH neutro.

A espécie tem comportamento pacífico, mas pode se tornar agressiva em relação a peixes do mesmo gênero. A sua alimentação é composta de protozoários, pequenos crustáceos, algas, entre outros.

Tipos de peixe pH neutro médio

Os tipos de espécie de peixe de pH neutro médio existem e podem ser criados desde que a água do habitat tenha suas propriedades controladas para manter a saúde do peixe.

Eletric Blue

peixe ph neutro: electric blue

O Eletric Blue é peixe de pH neutro. A faixa de pH ideal para a criação da espécie em aquário é de 4 a 7.

O Eletric Blue gosta de aquários com substrato, plantas, raízes e rochas. Outra característica da espécie é a sua nutrição. Ele é um peixe onívoro, podendo ser alimentado com rações que ajudam a suprir as necessidades nutricionais do peixe.

Acará Disco

peixe ph neutro: acará disco

O Acará Disco é um peixe que pode ser encontrado no Rio Negro na Amazônia. É uma espécie sensível e exige muitos cuidados em sua criação. Para mantê-los saudáveis é necessário que a água do aquário esteja em pH na faixa de 6.3 a 7.3.

O peixe é carnívoro, mas se alimenta de ração industrializada, alimentos vivos e congelados. Atingem o comprimento máximo de 15 cm e devem ser criados em cardume, com pelo menos cinco peixes.

Molinésia

peixe ph neutro: molinesia

Outro peixe de pH neutro é a Molinésia. A espécie é onívora e se alimenta de rações, algas, alimentos vivos, entre outros. Além disso, podem chegar a até 12 cm de comprimento.

O peixe vive em água de pH na faixa de 7 a 8. A espécie tem boa convivência com outros peixes e é muito fácil de ser criada em aquário.

Tricogaster Leeri

peixe ph neutro:tricogaster leeri

O Tricogaster Leeri é um peixe médio que vive em águas de pH neutro. Este deve estar na faixa de 6 a 7. A espécie pode chegar a até 12 cm de comprimento.

Para a sua criação em aquário é necessário 96 litros de água, presença de plantas altas e plantas flutuantes. Além disso, é um peixe de comportamento pacífico, mas pode ficar tímido na presença de peixes mais agressivos.

Peixes pH neutro: grande e jumbo


Existem também na natureza algumas espécies de peixes grandes e jumbo que necessitam viver em ambientes de pH neutro da água e podem ser criados em aquários. Confira alguns deles.

Peixe Beijador

peixes ph neutro: peixe beijador

O peixe Beijador é um peixe Jumbo, pois cresce acima de 25 centímetros. O animal vive em águas com pH entre 6.4 a 7.6 e, por isso, essa deve ser a faixa de pH do aquário.

O peixe Beijador tem expectativa de vida de 10 anos. Ele possui comportamento pacífico e é solitário, mas podem ser agressivos com outros peixes da espécie.

Kinguio

peixes ph neutro: kinguio

O Kinguio é um peixe jumbo e pode alcançar 40 cm de comprimento! Ele necessita de aquário com capacidade mínima de 128 litros de água. Esta deve possuir pH entre 6.8 a 7.4.

A espécie é pacífica, bastante ativa e uma das primeiras espécies de peixe a ser criada em domicílios. Além disso, o Kinguio é onívoro e come alimentos secos, vivos, rações, plâncton, invertebrados, alface, espinafre, maçã, entre outros.

Comedor de algas Chinês

peixes ph neutro: comer de alga chinês

O peixe Comedor de algas Chinês tem origem asiática e pode chegar a 28 cm de comprimento. Ele vive em águas de pH 6 a 8. Além disso, tem um comportamento pacífico, mas pode se tornar agressivo na vida adulta.

O aquário para a criação da espécie deve ter capacidade mínima de 96 litros de água e a dieta deve ser onívora com algas, larvas de insetos, ervilhas, abobrinha, entre outros alimentos.

Botia Palhaço

peixes ph neutro: boatia palhaço

O peixe Botia Palhaço é um peixe de pH neutro grande. A espécie se adapta a ambientes neutros, sendo que a faixa de pH para o seu habitat deve estar entre 5 a 8.

O peixe pode viver mais de 20 anos e chegar a 40 cm de comprimento. A espécie é onívora e deve ser criada com, no mínimo, seis indivíduos.

Como escolher os peixes de pH neutro para aquário comunitário

peixes ph neutro: misturas de peixe


Não são todas as espécies de peixes que vivem bem em águas de pH neutro e com outras espécies de peixe, por isso, deve-se saber escolher o peixe ideal para o aquário comunitário.

Misture peixes

É importante considerar os peixes que podem viver juntos, em casos de criação em cardume. Devido ao seu comportamento e tipo de alimentação, peixes Anabantídeos, Asiáticos, Australianos, Barbus e Danios podem viver no mesmo aquário.

Essas espécies vivem bem juntas em água doce com pH neutro, igual a 7, e temperatura entre 24 e 27°C.

Nunca misture: peixes jumbo com peixes pequenos e médios

Os peixes jumbo são grandes e, por isso, não devem ser misturados com peixes médios e pequenos em aquários comunitários. Isso porque, os jumbos são mais agressivos e em sua maioria são carnívoros.

Sendo assim, esses animais devem ser criados somente entre os da mesma espécie, pois a convivência evita a ocorrência de brigas e mortes no cardume.


Aquário de biótipos

É possível construir um aquário comunitário biótipo. Estes são aquários com características muito semelhantes a uma região, como um rio ou lago. Nesse caso, são utilizadas espécies de plantas e peixes da região.

Além disso, para a construção do aquário é considerado as características da água, como por exemplo, o pH, e ainda, o paisagismo.

Aquário para peixes pH neutro

peixes ph neutro: aquario

O aquário é o local de vivência doméstica dos peixes de pH neutro e devem ser planejados e formados com características e propriedades ideais para manter a saúde dos animais.

Acessórios para aquário de peixes de pH neutro

Os acessórios fazem parte do aquário. O filtro, por exemplo, ajuda a manter a limpeza do aquário, o termostato garante a temperatura ideal da água e as lâmpadas evitam o crescimento de algas.

Além do mais, o sifão, uma mangueira, é muito útil para retirar o excesso de detritos depositados no aquário. Já a redinha é um item útil na captura de peixes ou resto de plantas.

Plantas de aquários de peixes de pH neutro

As plantas tornam o ambiente do aquário mais agradável para os peixes e devem ser fixadas com cascalho miúdos. Elas podem ser artificiais ou naturais. O uso de lâmpadas fluorescentes nos aquários ajudam a manter as plantas vivas. Para isso, as lâmpadas devem ser mantidas ligadas de 8 a 12 horas por dia.

Limpeza do aquário

O aquário deve possuir filtro externo com bomba própria para reter detritos. Outra dica é a utilização de um filtro químico que absorve elementos tóxicos e remove a cor amarela da água.

Deve-se também realizar a sifonagem para aspirar o fundo do aquário para jogar a água fora e colocar uma nova água, sem cloro e com temperatura e pH ideal. A água nova contém os micronutrientes necessários para os peixes de pH neutro.

Testes no aquário

A água do aquário de peixe de pH neutro deve ser mantida para manter os peixes saudáveis e sem problemas. Por isso, deve-se realizar testes frequentes na água doce.

É necessário a realização de testes de ph, e, ainda, verificar o teor de amônia e nitrito, por meio de testes químicos, uma vez que a amônia é prejudicial à saúde dos peixes e o nitrito pode aumentar o teor de amônia no ambiente.

É possível criar peixes pH neutro

criar peixes ph neutro

A manutenção de aquário para peixe de pH neutro gasta tempo e esforço, mas garante a qualidade de vida dos peixes. O tempo médio de gasto diário para garantir as propriedades ideias do habitat dos animais é de 30 minutos.

Portanto, com os equipamentos adequados, a manutenção correta, a alimentação nutricional, a escolha das espécies certas e os testes químicos, é possível criar peixes em água doce de pH neutro.

Autor deste artigo

Artigos relacionados


Peixes marinhos: descubra espécies incríveis e curiosas!

Peixes marinhos: descubra espécies incríveis e curiosas!

Conheça um oceano de informações a respeito dos incríveis peixes marinhos em um guia de espécies surpreendente!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.