Vespa do mar: conheça o animal mais venenoso do mundo!

Vespa do mar: conheça o animal mais venenoso do mundo!

As vespas do mar são consideradas um dos animais mais letais do mundo. Veja como ela ataca e o que fazer quando isso ocorrer.


Você conhece a água-viva mais venenosa do mundo?

vespa do mar

A vespa do mar é um animal da classe dos cnidários, invertebrados com simetria radial. As águas-vivas e as anêmonas são as únicas representantes dessa classificação. A vespa do mar é, portanto, uma água-viva considerada altamente perigosa.

Neste artigo, você encontrará informações sobre esse ser vivo tão temido. As vespas do mar —ou cubomedusas— são consideradas um dos animais mais letais do mundo. Você sabe como elas atacam, ou quais locais deve evitar para não ser surpreendido por uma vespa do mar?

Conheça agora um pouco da origem e das características das vespas do mar. Abaixo você também encontrará informações acerca da importância que elas têm na natureza e o que fazer caso veja alguém ser atacado por uma delas.

Características da vespa do mar

vespa do mar

As chamadas vespas do mar são seres interessantes do ponto de vista biológico. Apesar de pequenas, podem matar um adulto em poucos instantes. Saiba mais sobre a origem, hábitos e alimentação das vespas do mar a seguir.

Origem e nome científico

As chamadas vespas do mar são animais peculiares que, embora contem com uma estrutura aparentemente simples, intrigam os pesquisadores da vida marinha. Leia mais sobre esse interessante cnidário a partir de agora!

A vespa marítima (Chironex Fleckeri) é um tipo de água-viva altamente mortal, considerada um dos animais mais temidos do mundo. Seu nome científico é uma homenagem ao toxicologista Dr. Hugo Flecker. Ele identificou esse tipo de água-viva após um ataque que levou a vítima a óbito, em 1955. O termo "chironex" designa algo como mão assassina.

Características visuais

Como um ser tão perigoso passa despercebido? Isso ocorre devido à vespa do mar ser transparente e, dessa forma, seu corpo se torna quase invisível nas águas. Seu tom ligeiramente azul se mistura à cor do mar. Sua presença, portanto, é silenciosa, fazendo com que ela seja notada após uma dor extrema na pele da vítima.

A vespa do mar não tem cérebro, mas possui múltiplos olhos. Seus tentáculos possuem até 5 metros de comprimento que disparam substâncias venenosas. Diferentemente de outros animais, seus olhos são aos pares, espalhados para proporcionarem uma visão ampla do fundo do mar.

Habitat natural e distribuição geográfica

Muitos pesquisadores atribuem a presença da vespa do mar à região da Austrália. Contudo, ela pode ser vista em outras regiões. Há relatos do animal também em águas próximas ao continente asiático. A verdade é que cubozoários podem ser encontrados em todos os oceanos. Por isso, não estão descartados ataques a humanos em outras regiões do planeta.

Adeptas das regiões tropicais e subtropicais, as vespas do mar podem, ainda, ser vistas em mangues, riachos e recifes de corais com a finalidade de busca por reprodução. Ao contrário do que se imagina, elas não permanecem longe da costa marítima.

Alimentação

Você imagina como esse peculiar animal se alimenta? As vespas marítimas ingerem, principalmente, peixes pequenos e crustáceos. Através dos sensores, ela identifica a presa, a detém com os tentáculos e a introduz na boca. É também através dessa cavidade que são expelidos os resíduos após a digestão.

Já o contrário dificilmente acontece, pois, as medusas quase não possuem predadores, devido ao veneno. Dessa forma, somente uma espécie de tartaruga e alguns peixes grandes ingerem essas perigosas criaturas.

Hábitos da Água-viva do Pacífico

As águas-vivas são animais típicos do Pacífico que se alimentam de pequenos peixes, vivem no fundo dos oceanos, mas que fecundam em rios e riachos. Também se alimentam de algas, plânctons e de outros animais.

Em determinados locais, a água-viva é um prato comestível e muito apreciado. Comumente, esses seres nadam rapidamente e conseguem chegar a um raio de 1 km em menos de uma hora. Há espécies de diferentes cores, e algumas delas ainda têm a proeza de serem fluorescentes.

Expectativa de vida e reprodução

Na época de reprodução, as vespas do mar buscam as águas doces para realizar o processo. Durante o período da primeira, deslocam-se em busca de parceiros e nesse ambiente é feita a desova. Portanto, trata-se de uma fertilização externa.

Espermatozoides e óvulos são fundidos nessa água e, a partir de então, origina-se uma larva, chamada plânula. Ela percorre o riacho e sofre alterações, como a formação do pólipo, que se modifica até se tornar uma água-viva.

Assim que atingem a maturidade sexual, elas se mudam do rio para o mar. Podem viver até três meses nos oceanos Pacíficos e Índico.

Outras informações sobre a vespa do mar

vespa do mar

Apesar de ser conhecida como uma água-viva mortal, a vespa do mar contribui para o equilíbrio da natureza. Quer saber de que forma ela é importante? Leia abaixo um pouco sobre isso.

Importância ecológica

Todo animal possui importância na natureza. Por isso, a sua ausência tem impacto sobre todas as formas de vida, direta ou indiretamente.

Toda estrutura possui uma função no ecossistema da Terra. Retirando a sua existência, é provável que haja desequilíbrio na quantidade de outros seres vivos. No caso das águas vivas, pode ocorrer um aumento considerável de peixes e crustáceos, se houver redução brusca na sua reprodução.

Desse modo, não é interessante que haja uma queda natural ou um fator climático que diminua a população de vespas-do-mar.

Predadores e ameaças à espécie

Mudanças climáticas, pescas desordenadas e poluição dos mares modificam o cenário do ecossistema. A soma desses fatores pode impactar na vida na e quantidade de alimentos das vespas-do-mar e de seus predadores.

As constantes alterações no clima e as capturas de animais como a tartaruga-cabeçuda e o peixe-enxada têm influenciado na quantidade de águas-vivas, pois elas comem essas criaturas. Uma vez diminuída a quantidade de predadores, há um aumento considerável dessas medusas. Desse modo, haverá, também, uma maior procura por peixes menores e crustáceos.

Mais informações sobre o seu veneno

Um dos temores quanto a vespa-do-mar é sobre seu veneno. Ela é altamente perigosa porque pode matar um adulto em minutos. Isso se deve ao seu veneno expelido assim que toca a pele humana. É uma das reações de ataque mais rápidas do mundo animal.

Enquanto as águas vivas comuns já causam danos através de queimaduras, esse tipo específico libera toxinas. Ao encontrar a corrente sanguínea, transcorre pelo corpo entre 2 e 5 minutos, causando parada cardiorrespiratória.

Como se proteger de uma vespa do mar

A vespa do mar é um tipo de água-viva altamente mortal. Os salva-vidas que atuam nas regiões propícias ao aparecimento dessas criaturas utilizam o artifício do uso de meias de seda.

Outro fato interessante é o uso de um líquido de fácil acesso que neutraliza a ação dos ferrões —o vinagre. O produto, no entanto, não retira as manchas causadas pelo ataque da vespa do mar. Ele pode ser usado em um atendimento emergencial.

É preciso, ainda, um procedimento de reanimação ou massagem cardiovascular na vítima para haver chance de sua sobrevivência. Lembrando que cada minuto de socorro é importante.

Curiosidades sobre a vespa marinha

vespa do mar

Como um animal pode ter uma estrutura simples e ser, simultaneamente, tão temido? Conheça os artifícios que a natureza proporciona para que a vespa do mar seja tão ágil e perigosa.

Possuem um número de olhos inusitado

As vespas-do-mar são as únicas águas-vivas que possuem olhos. Além disso, não são estruturas comuns, como as de outros seres vivos. Os cubozoários têm um sistema visual complexo formado por múltiplos olhos. Esses órgãos têm lentes e sensores que contribuem para o equilíbrio desses seres.

Ao todo, uma vespa-do-mar pode ter até 24 olhos em dois tipos de estruturas. Uma delas detecta a luz; outra age como lente e a retina, como nos humanos

Não possuem cérebro

É incrível pensar que um animal tão (ou mais) rápido e mortal que um tubarão, porém com um tamanho significativamente menor, não tenha cérebro. As vespas-do-mar não possuem a estrutura encefálica complexa como outros animais, e ainda sim, causam tanto temor e admiração.

Suas ações são realizadas através de impulsos que, através de uma rede de transmissão, geram coordenação e movimento. Sensores direcionam a água-viva e dão sinal de que a comida está próxima ou que é preciso nadar rápido para fugir dos predadores.

Nadam muito rápido

As vespas marítimas têm a proeza de nadar com rapidez. Estudos apontam que os seres cubozoários não permanecem no mesmo lugar, acompanhando as correntes dos oceanos. Isso implica que podem percorrer quilômetros em apenas meia hora.

Quando descansam, geralmente à noite, podem ser levadas pela força da correnteza. Apesar desse fato, poupam energia nadando também de forma mais lenta, na intenção de investir na captura de presas.

Vespas-do-mar: um terror debaixo d'água

vespa do mar

Neste artigo, você conheceu tudo sobre o tipo de água-viva altamente mortal: a vespa-do-mar. Descobriu que, apesar de sua forma simples, ela tem acoplados à sua estrutura múltiplos olhos e tentáculos, além de possuir a maestria de percorrer quilômetros em pouco tempo.

Dessa forma, devem ser temidas por humanos que não percebem a sua presença enquanto nadam em rios e mares. Contudo, você também se informou sobre modos de se proteger do ataque desses animais e como um atendimento emergencial pode salvar uma vida. A vida marinha mostra, mais uma vez, o quanto é exótica e espetacular.

Autor deste artigo

Formada em Letras - Língua Portuguesa e Brasileira e Literatura Portuguesa e Brasileira pela Universidade Federal do Piauí. Produtora de conteúdo, revisora e professora. Criadora da página "Concurseira do Piauí" no Instagram.

Artigos relacionados


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Você já se perguntou de onde surgiu o cavalo? Conheça a origem e os ancestrais do cavalo, um dos animais mais majestosos e antigos do reino animal!


 Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Está tendo problemas com aracnídeos? Confira neste artigo quais insetos ou animais são predadores deles e aprenda muitas dicas para se livrar desses venenosos!


 Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Você já ouviu falar do rato Topolino? Este artigo mostrará tudo a respeito dele, de modo que você poderá criá-lo em casa, se quiser! Confira!


Cores do Lulu da Pomerânia: conheça cores raras e populares

Cores do Lulu da Pomerânia: conheça cores raras e populares

Diferentemente de outras raças, este pequeno e fofo cachorro possui 23 cores possíveis! Descubra aqui as inúmeras possibilidades de pelagem desta raça!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.