Cachorros de língua azul: veja as raças e o que causa a cor!

Cachorros de língua azul: veja as raças e o que causa a cor!

Veja aqui algumas das raças de cachorros que podem apresentar uma cor azulada em sua língua. Veja também a causa de apresentarem a coloração azul.


Você conhece as raças de cachorro que possuem a língua azul?

Chow Chow

No artigo de hoje você conhecerá as raças de cães que possuem a língua azul. Além disso, saberá também a causa de o órgão dos cachorrinhos ter essa coloração. Na grande maioria dos casos é normal, em algumas ocasiões o animal nasce com a língua rosa e passa a ter a língua azul na fase adulta.

Ao longo desse texto, vamos detalhar as principais características de cada raça. Se você possui um cão e percebeu que sua língua é azul não se preocupe, chegou a hora de você tirar todas as dúvidas sobre o tema. E se você é daqueles que já ouviu falar nessa característica e quer ter um cachorro desses, o guia animal vai te apresentar as opções.

Continue lendo esse artigo e saiba com mais detalhes as informações sobre os cachorros de língua azul. Boa leitura!

Raças de cachorro com a língua azul

Shar Pei deitado na grama

Abaixo você conhecerá três raças de cães que possuem a língua azul: O Chow Chow, Shar Pei e Eurasier. Além disso, ficará por dentro de outros atributos das raças. Acompanhe!

Chow Chow

Rosto de Chow Chow

A raça Chow Chow é uma das raças. Porém, no início da vida os filhotes possuem uma língua rosada. A medida em que os animais vão crescendo a língua começa a mudar de cor ganhando um tom azul escuro quando atingem aproximadamente dois meses de vida.

A língua azul é encarada como natural no animal e nesse caso a explicação é que os cachorros dessa raça têm um volume de melanina maior na região do órgão. A altura varia de 46 a 56 cm e o peso de 24 a 35 kg.

Shar Pei

Shar Pei deitado na grama

O Shar Pei, assim como o Chow Chow, também é da família dos cachorros com a língua azul. Além disso, possuem características parecidas, sendo reconhecidos como cães de guarda. Os cachorros da raça Shar Pei têm o gene da língua azul dominante, passando assim para as gerações futuras.

A altura varia de 46 a 51 cm e o peso de 18 a 30 kg e tem pelo curto com predominância na cor bege. Sua expectativa de vida é de 8 a 12 anos. Se você estiver procurando um cachorro, tranquilo, calmo, e muito independente, o Shar Pei é a opção certa.

Eurasier

Eurasier na grama

O Eurasier é uma raça vinda do cruzamento do Chow Chow com Wolfspitz. Existe também uma outra linha que pode ser uma regeneração da Laika, uma espécie russa antiga de um cão que vivia com tribos na Sibéria Central.

A expectativa de vida de um cão Eurasier é entre 11 e 13 anos, tudo isso se o animal for cuidado e alimentado com a quantidade certa de comida ao longo dos anos. Por ter sua árvore genealógica ligada ao Chow Chow o Eurasier herdou a possibilidade de alguns cães da raça ficarem com a língua azul no decorrer dos anos.

Raças de cachorro que podem apresentar a língua azul

Akita Inu

Nesse trecho você irá conhecer 11 raças de cães que podem aparecer com a língua na cor azul. Entre eles estão dois pastores: o Alemão e o Australiano. Observe a seguir!

Pastor Alemão

Pator Alemão com língua azul

De origem alemã, a raça é uma mistura entre várias raças de cães pastores. Suas principais características são: energia, obediência, inteligência, territorialista, apego ao dono, tendência a latir, amizade com crianças e amizades com animais. Eles não toleram a preguiça e estão sempre prontos para obedecer aos seus donos.

Sua altura varia de 57 a 62 cm e o peso varia de 30 a 43 kg. A pelagem do Pastor Alemão é conhecida por ter uma camada preta nas costa, por isso é chamado de Pastor Alemão de Capa Preta. Ele também é conhecido como German Shepherd Dog.

Pastor Australiano

Pastor Australiano na grama

É conhecido por não ter rabo. São famosos por serem cães de buscas e salvamentos. Suas principais características são: ativo, brincalhão, lealdade e inteligência. Sua altura varia de 46 a 58 cm e o seu peso varia de 16 a 32 kg.

As cores de seu pelo podem variar. O ideal é o animal receber escovação com frequência. Além da inteligência, ele é dotado de bom temperamento, é companheiro e muito ágil. Outra característica da raça é que é pouco briguento.

Husky Siberiano

Husky Siberiano com língua azul

Naturais da Sibéria o porte físico do animal sempre foi reconhecido como cão que aguenta puxar trenós em baixas temperaturas. A altura varia de 51 a 60 cm e o peso varia de 26 a 44 kg. Possuem duas camadas de pelo os protegendo do frio.

As cores variam entre o branco, preto, cinza e marrom. Não demonstra qualidade possessivas de um cão de guarda e não é desconfiado com quem não conhece. Não costuma ser agressivo com outros cães. É conhecido também como Siberian Husky.

Border Collie

Border Collie

Eles se destacavam por não fazer barulho em meio aos terrenos irregulares na Grã-Bretanha. A altura varia de 46 a 56 cm e o peso varia de 13 a 20 kg. A pelagem mais comum é a preta e branca. No Brasil se perde muito pelo por conta das altas temperaturas durante o verão.

A raça costuma ser mais sensível a medicamentos, principalmente produtos que contém ivermectina. Por conta disso, não deve ser medicado por conta própria. No geral, é um animal muito saudável. Striker, uma Border Collie, ficou famosa por conseguir abrir uma janela de um carro em menos de 12 segundos.

Dálmata

Dálmata em cama

Você deve conhecer os Dálmatas pelas manchas pretas em um corpo branco. Uma curiosidade é que o filhote ainda não possui as manchas características da raça, elas surgem durante a fase adulta. Mas essa raça elegante e muito famosa também possui uma pigmentação azul em uma boa parte de seus cães.

A origem do animal é da Croácia. Seu tamanho varia de 54 a 62 cm e o seu peso de 15 a 32 kg. O Dálmata adora ter atenção e ama agradar, por isso é comum ele se destacar em esportes caninos.

Akita Inu

Rosto de Akita Inu

Akita ou Akita Inu têm origem de uma ilha japonesa com o mesmo nome. A raça é tão tradicional no país que é encarada como patrimônio cultural. As orelhas são em forma de triângulo e o rabo com uma curvatura acentuada. É conhecida também pela sua fidelidade.

Possuem pelagem dupla: o subpelo é macio e denso enquanto o pelo externo é duro e reto. No verão e na primavera, é preciso escová-lo com mais frequência, pois pode ficar com tufos de pelos mortos presos ao seu corpo. Sua língua não é completamente azul, porém na maioria dos cães as manchas são azul-arroxeadas.

Jindo Coreano

Jindo Coreano

O Jindo Coreano, como o próprio nome diz, tem origem da ilha Jindo, na Coreia. Sua principal característica é a inteligência, além de ser territorial e independente. Seu vínculo com o dono na grande maioria das vezes é com uma pessoa só da família.

Não é fácil enganar esse soldado coreano, ele presa por ser eficiente, assim como a maioria dos orientais. Seu pelo é macio pode aparecer nas cores branca, vermelha, preta e cinza. Alguns cães da raça possuem a língua azul ou parte dela escura.

Mastife Tibetano

Mastife Tibetano

O Mastife Tibetano é um cão de aparência grande. Seu pelo é longo com cor avermelhada com algumas áreas mais escuras. Ele tem a característica de brincalhão e é muito tranquilo. É importante a socialização desde filhote, pois pode adquirir uma personalidade de destruição na fase adulta.

O Mastife Tibetano geralmente dormem durante o dia e ficam acordados durante a noite, prontos para proteger sua propriedade e sua casa. Seus pelos são duros, grossos, e não muito longos. O subpelo é denso e bastante lanoso, e pode diminuir um pouco em quantidade nos meses mais quentes.

Sua língua é azul ou rosa com manchas.

Bullmastiff

Bullmastiff

O Bullmastiff tem a qualidade de ser um cão protetor e a raça foi criada para exercer a função de guardião. Apesar de aparentar ser um cachorro muito forte, o animal é muito tranquilo, gosta do ambiente familiar e ama viver dentro da casa descansando.

Essa raça pode medir entre 64 (fêmeas) a 69 (machos) centímetros, podendo pesar em torno de 60 kg. É aproximadamente do tamanho de uma criança de 12 anos. Alguns animais aparecem com a cor da língua azul.

Rottweiler

Rottweiler na grama

O Rottweiler é conhecido por ser um cão muito feroz, mas a raça é na verdade muito ativa e com a aparência musculosa. Ao contrário do que pensam, essa raça possui cães muito carinhosos com seus donos. Suas orelhas são triangulares e pelo preto com manchas avermelhadas.

A pelagem do Rottweiller é uma de suas principais características e não possui variações: são pretos com coloração marrom em partes delimitadas e específicas. A língua azul pode se apresentar em manchas ou pintas.

Lulu da Pomerânia

Lulu da Pomerânia em gramado

O Lulu da Pomerânia é uma raça com cães com pelo na predominância no creme, alaranjado e castanho. Em média os cachorros pesam 3,5 quilos. Sua personalidade é protetora, são atentos e carinhosos com seus donos.

Existe uma curiosidade com relação a raça, apenas 3 cachorros sobreviveram ao desastre ocorrido no Titanic, dois deles eram da raça Lulu da Pomerânia. Suas donas quebraram as regras embarcando com os cães nos botes salva-vidas A língua azul é em forma de manchas escuras, mas não é muito comum.

Entendendo a coloração azul das línguas

Chow Chow em campo florido

Chegou a hora de entender o porquê de os cães possuírem a língua azul ou roxa, os cuidados que você deverá tomar, conheça também os mitos sobre o tema e saiba outros animais que possuem essa característica atípica.

Porque os cachorros possuem a língua azul ou roxa

Pode parecer estranho, mas a caraterística da língua azul em algumas raças de cães é natural. A língua azul em cães é devido a uma característica genética que algumas raças que possuem uma quantidade extra de melanina no órgão. A melanina é o pigmento responsável por determinar a cor do cabelo e da pele.

Aproximadamente 50 raças podem conter animais com a língua azul de forma natural. Em alguns cães a cor azul pode vir em forma de manchas, já em outros a língua pode aparecer azul ou roxa em sua totalidade. Você pôde conhecer algumas destas raças na leitura de hoje.

Cuidados com animais de língua azul

A língua azul nos cães também pode aparecer no caso de problemas cardíacos, por isso é importante os cuidados. Se você perceber que o seu animal está com a língua azul ou roxa, principalmente depois de correr, é necessário levá-lo a um médico veterinário.

Provavelmente ele precise de um tratamento chamado de oxigenoterapia, caso não faça poderá chegar a óbito. Antes disso, certifique-se que o seu animal não pertence a nenhuma das raças citadas acima, caso se enquadre em alguma delas não é necessário a preocupação.

Mitos por trás da língua azul

Existe também uma versão mitológica que diz que a raça Chow Chow seria um cachorro dragão que gostava mais do dia do que da noite. Um dia a raça decidiu acabar com a noite e lambeu o céu inteiro. Os deuses não gostaram da sua atitude e resolveram puni-lo manchando sua língua de azul.

Dessa forma, o animal toda vez que vê o órgão azul se lembra da atitude que contrariou os deuses. Essa história é um tanto quanto curiosa, mas e aí, você acredita nessa teoria?

Outros animais com a língua azul

Além dos cães, a língua azul pode aparecer em outros animais. No caso dos ovinos e bovinos a língua azul é causada por um vírus, é uma doença infecciosa e não contagiosa, ela não se transmite a humanos. Em gatos a tonalidade pode representar falta de apetite, apatia e cansaço. É importante se atentar aos sinais e sempre ter por perto um contato de um médico veterinário, a agilidade no atendimento pode ser crucial.

Agora você conhece as raças dos cachorros que possuem a língua azul

Eurasier na grama

Vimos aqui acima as raças de cães que possuem a língua azul e conhecemos os gêneros em que essa característica pode aparecer. Além disso, trouxemos as particularidades de cada grupo, como tamanho, pelagem, peso e outras coisas mais.

Agora você já sabe que esse aspecto é natural do canino por conta do excesso de melanina. A leitura também trouxe a causa do tema, os mitos do conteúdo e os cuidados a se tomar com os animais nessa situação. Além dos cães, outros animais possuem esse perfil, o guia animal lhe apresentou. A partir de agora você está apto a escolher uma dessas raças se caso quiser ter um animalzinho de língua azul.

Autor deste artigo

31 anos. Jornalista. Pai da Nala Maria (a da foto) e da Kiara Luísa.

Palavras-chave relacionadas


características tipos cuidados

Artigos relacionados


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.


Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Quer ter um cachorro marrom? Conheça a seguir várias raças com essa coloração dividida em porte grande, médio e pequeno, assim como suas características!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.