Personalidade do Rottweiler: bravo, obediente, manso e mais

Personalidade do Rottweiler: bravo, obediente, manso e mais

Será mesmo que o Rottweiler é perigoso e agressivo? Você sabia que ele é um cão muito amoroso e leal? Venha entender todos os aspectos da sua personalidade!


A incrível personalidade do Rottweiler!

Rottweiler

O Rottweiler é um dos cães mais populares no Brasil e em outros países, como os EUA ou o Reino Unido. Isso, por uma boa razão, já que esta raça é uma mistura maravilhosa de um amoroso cão doméstico com um protetor constante que irá cuidar da sua casa e de toda a sua família.

Além disso, Rottweilers são relativamente fáceis de administrar em casa, já que não requerem exercícios muito intensos e que possuem uma inteligência que os torna uma das raças de cães mais fáceis de treinar. Em sua personalidade, encontramos traços relativamente dóceis e curiosos, já que Rottweilers estão sempre dispostos a aprender nas mãos de alguém que os amam, embora demore um pouco para construir essa confiança para a raça.

Assim, exploramos, a seguir, todos os pontos positivos e negativos de possuir esse cão maravilhoso, detalhando suas qualidades mais frequentes, instintos, comportamentos, lado negativo e seus defeitos. Porém, já adiantamos que você vai se apaixonar, posto que o Rottweiler oferece muito mais vantagens do que prejuízos!

Traços positivos na personalidade do Rottweiler

Rottweiler

Sabe-se que o Rottweiler é um cão muito inteligente, parceiro, corajoso e robusto. Sendo assim, vamos descobrir todos os pontos positivos de possuir esse cachorro, explorando suas principais qualidades.

Tem autocontrole

Um ótimo ponto na personalidade do Rottweiler é que ele possui um ótimo autocontrole. Tais cães não são rebeldes por natureza, então, quando aprendem e desenvolvem a obediência, ela permanece. Além disso, eles conseguem lidar muito bem com pressão, não cedendo de forma rápida, são pacientes com crianças e também são carinhosos.

Seu autocontrole é notado desde o seu treinamento, e envolve o controle de situações de ameaça aos donos, o domínio do invasor, além do controle em brincadeiras ou situações que poderiam deixá-los desconfortáveis. Assim, eles são tranquilos e agem de forma sábia e não explosiva.

Confiante

Por instinto, os Rottweilers são animais muito confiantes que acreditam muito no seu potencial e em suas tarefas e atividades. Assim, eles são ótimos parceiros para a rotina e para proteger a casa, além de serem bem independentes.

Porém, você deve conseguir oferecer ao seu cachorro uma liderança em que ele possa confiar e respeitar sem recorrer à agressividade ou à força física. Do contrário, ele pode assumir um papel de chefe para si mesmo. Com um cão tão robusto e inteligente como o Rottweiler, esse é um passo para o desastre.

Inteligente

Rottweilers são inteligentes e facilmente treináveis, se você for firme e paciente. Entretanto, não são cães altamente excitáveis. Eles têm um desejo poderoso de proteção à sua família e à casa, e nunca atacam outras pessoas sem um motivo plausível.

O lado bom é que ele usa a sua esperteza a seu favor, estando sempre alertas e prontos para avisar os donos de um possível perigo. Além disso, possui ótima inteligência emocional e é bastante sensitivo à energia da casa. Ademais, o Rottweiler é sábio e adaptável, com uma forte ética de trabalho.

Corajoso e forte

O Rottweiler é um animal extremamente corajoso, que enfrentaria qualquer coisa sem pensar duas vezes se for para proteger quem ele ama. Também é calmo, confiante e muito forte, tanto fisicamente, como emocionalmente, e nunca é tímido.

No mais, ele não faz amizade com as pessoas imediata ou indiscriminadamente. Em vez disso, ele adota uma atitude de esperar para ver com desconhecidos ou situações novas. É um cão de médio a grande porte, robusto e musculoso, e adora se sentir útil em todas as tarefas da casa.

Manso e calmo

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, os Rottweilers são cães calmos e mansos. Os boatos envolvendo a sua agressividade não mostram a real personalidade amorosa e tranquila que ele possui.

Com a devida atenção e com treinamento, ele vive uma vida bem cômoda, calma e não se estressa por qualquer pessoa ou situação. Além disso, é muito manso com pessoas que conhece, é carinhoso e fica em alerta somente com desconhecidos, se eles mostrarem alguma ameaça para a família.

Rottweiler é leal e obediente

Este é um cão que é fiel à sua família e se dependesse dele, estaria perto de todo mundo a toda hora. Se você der a ele a orientação e o desenvolvimento de que necessita, será recompensado com um dos melhores parceiros do mundo.

Entretanto, os Rottweilers caminham sobre uma linha tênue entre proteção e agressividade. Eles precisam ser cuidadosamente criados para um temperamento calmo e sábio, além de serem adequadamente socializados e adestrados. Por outro lado, eles podem se tornar excessivamente protetores.

Engraçado e brincalhão

Os Rottweilers exigem algumas caminhadas ou brincadeiras de 10 a 20 minutos diariamente. Não é porque são cães de guarda, que eles não são engraçados e amorosos. Muito pelo contrário, se forem deixados sozinhos por longos períodos, ou se não receberem exercícios adequados, eles podem se tornar destrutivos.

Assim, sempre brinque com eles e forneça-os diversão, pois isso estimula o cão mental e fisicamente, além de auxiliar na sua saúde.

Amoroso e com ótima natureza

Rottweilers são bem carinhosos e, se socializados desde filhotes, são brincalhões, gentis e amorosos com todos os membros da casa. São fáceis de treinar se tratados com respeito e são ótimos companheiros.

Por mais sensacionais que os Rottweilers possam ser, eles não são cachorros para qualquer pessoa. Você não deve se dedicar apenas a adestrar e socializar seu cachorro, você também deve lidar com indivíduos desinformados que não entendem sobre a raça e que podem julgá-la previamente.

Traços negativos na personalidade do Rottweiler

Rottweiler

Como tudo tem o seu lado bom e ruim, vamos explorar, agora, qual é o lado negativo de possuir um Rottweiler. Os relatos mais comuns se dão pelo fato de ele ser um cão bravo, além de ser demasiadamente cauteloso com visitas. Vamos entender.

Perigoso nas mãos de pessoas mal-intencionadas

Devido ao preconceito atual contra cães como Rottweilers e às alegações de que eles podem ser perigosos, muitas pessoas ficam receosas em adquirir esse cão. Entretanto, nas famílias corretas, que investem em treinamento, amor e paciência, ele se torna o melhor amigo do mundo!

Na mão de pessoas mal-intencionadas, ele pode se tornar extremamente agressivo, não desenvolvendo autocontrole e, portanto, atacando pessoas sem saber definir o que é certo ou errado, manchando a sua reputação, como já ocorreu anteriormente.

Rottweiler é uma raça sensível

O Rottweiler é uma das raças de cães de guarda mais sensível, principalmente pelo lado emocional, de sentir e refletir as emoções dos donos, como angústia, raiva, medo, amor, insegurança, atenção, alegria, felicidade, entre outros.

O cão também pode ser sensível ao ambiente externo, estando alerta para movimentos estranhos, desconhecidos e perigos. É um cão muito forte, mas também pode ser sensível fisicamente a algumas doenças e alergias.

Pode parecer bravo ao grunhir

Pessoas que não estão familiarizadas com os Rottweilers podem confundir o seu grunhido profundo com um rosnado. Na verdade, os Rottweilers fazem esse baixo ruído estrondoso, também conhecido como “ronronar” ou “resmungar”, quando estão excepcionalmente contentes ou felizes.

Você pode ouvir tal som ao coçar a barriga de seu Rottweiler, ao esfregar suas orelhas ou ao se aninhar com eles no sofá. Quando ele grunhir, isso significa que seu Rottweiler o ama e que ele está confortável e relaxado com você, não se preocupe!

É um cão alerta

Por instinto, esse cão é bastante alerta, estando atento a todas as situações do ambiente, envolvendo cheiro desconhecido, pessoas, animais, ameaças e principalmente barulhos.

Quando ele anda ou corre, ele exibe força e resistência, mas quando você olha no fundo de seus olhos, você vê uma expressão suave, sábia, alerta e corajosa. Isso é somado à sua coragem e mostra o quanto ele consegue ser um cão de vigia, pronto para alertar aos donos sobre os riscos do momento.

Pode ter cautela com estranhos

Um Rottweiler bem-criado é calmo e confiante. Ele é basicamente indiferente em relação a desconhecidos, mas nunca é tímido ou medroso. Esses cães exibem geralmente não reagem imediatamente quando são pegos em situações com estranhos ou que são novas para eles.

Quando essas características se combinam como deveriam, o Rottweiler é um cão de guarda natural por instinto, de comportamento e personalidade calma, que faz sucesso não só em resgates policiais, trabalho com militares, mas também como amigo e protetor dos membros da família.

Pode não gostar de outros pets em casa

Um dos relatos mais comuns quando se adquire um Rottweiler é que ele não se dá bem com outros pets. Porém, isso não é totalmente verdade. Esses cachorros podem ser um pouco ciumentos com outros animais, mas com o devido treinamento, tudo se resolve.

Se você possuir outros animais, pássaros, camundongos, gatos ou cães, certifique-se de possuir um tempo de adaptação, introduzindo o novo pet gradualmente, e nunca deixando o seu Rottweiler de lado, para ele sentir confiança e para que não pareça que ele está sendo trocado.

Como lidar com a personalidade do Rottweiler

Rottweiler

Quando adquirimos um cachorro, é importante entender como funciona o seu comportamento, além de suas qualidades e defeitos. Isso é essencial para construir uma relação consistente e verdadeira com ele. Vamos descobrir, adiante, como lidar com a personalidade do Rottweiler.

Comece o adestramento cedo

É importante que, desde filhote, você já comece a adestrar o seu cão. Ao treinar o seu Rottweiler, lembre-se que ele necessita de estimulação mental. Ele gosta de aprender coisas novas e está sempre ansioso para agradar você. Ele pode ser obstinado às vezes, mas seja justo, consistente e firme, e seu Rottweiler o recompensará com sua rápida capacidade de aprender e obedecer.

Além disso, é importante que ele cresça controlando a sua agressividade com comandos consistentes. Assim, ele se tornará um ótimo parceiro, principalmente com a realização de treinos de reforço positivo.

Incentive exercícios e socialização

Como todo cão, os Rottweilers precisam de adestramento e socialização precoce, com exposição a diferentes ambientes, como pessoas diversas, imagens, cheiros e sons de parques, rua, casa, entre outros. A socialização ajuda a garantir que seu filhote cresça bem, tornando-se um cão equilibrado que consegue conviver em grupo, sem criar atritos.

Convide amigos regularmente e leve o pet para praças movimentadas, estabelecimentos que permitem cães e para passeios de lazer para encontrar vizinhos, já que tudo isso ajudará a aprimorar suas habilidades sociais. Se encontrar alguma dificuldade, consulte um profissional ou adestrador para que ele lhe auxilie da melhor forma.

Ofereça alimentação adequada

Mantenha o seu Rottweiler em boa forma pesando sua comida e fornecendo-a duas vezes por dia, em vez de deixar alimento à mostra o tempo todo. A alimentação adequada é essencial para o seu desenvolvimento, além de fornecer nutrientes ricos para o seu aprendizado, socialização, motivação e boa funcionalidade de seu corpo.

Opte sempre pela ração estipulada para a raça, e se for oferecer petiscos, tente dosar entre os treinamentos e sobremesas. Ofereça frutas sem muito açúcar, e se for recomendação do veterinário, existem ótimos suplementos para fortalecer os músculos e auxiliar nos exercícios diários.

Dê muita atenção e carinho ao seu Rottweiler

Embora cada cão seja único, a maioria dos Rottweilers querem estar perto de seus donos. Se seu cão é bem socializado e confia em você, é bem provável que ele adore se aninhar com você no sofá ou se enroscar em sua cama. Assim, ofereça muitas carícias, abrace e converse com ele.

Ofereça atividades para ele se entreter com bolinhas, mordedores, bastões e qualquer objeto que possa despertar seu interesse. Além disso, dê muita atenção a ele principalmente quando sair e voltar de casa, pois ele não se sente bem passando muito tempo sozinho, e isso precisa ser recompensado com amor e atenção.

Conte com ajuda profissional quando necessário

É muito importante você ter responsabilidade na lida com seu Rottweiler. Desde cedo, caso encontre dúvidas ou problemas para seu desenvolvimento, consulte profissionais veterinários ou especialistas na raça.

Adestradores experientes também são ótimas opções para que ele cresça com uma mentalidade obediente e controlada, explorando o melhor do cão. Assim, não hesite em contatar ajuda e sempre preze pelo bem-estar do seu cãozinho.

Viu como os Rottweilers são cães sensacionais?

Rottweiler

Como vimos aqui, os Rottweilers são cães extremamente adoráveis! Eles demonstram afeto passando tempo com você e se comunicando. Eles são muito leais e sempre apreciarão quando você mostrar um pouco de amor a eles.

A verdadeira personalidade desse animal é uma mistura do cão de guarda leal e constante com um lado incrivelmente amoroso. Além disso, apesar da crença popular, o Rottweiler é, na verdade, uma das raças de cães mais inteligentes que existem. Eles são extremamente reservados quando se trata de pessoas que não são da própria família, mas isso não significa que não sejam amigáveis.

Eles simplesmente estão cientes da situação e sabem como devem reagir se forem chamados à ação. Por fim, os Rottweilers, embora dignos, confiantes e poderosos, também são extremamente sensíveis. Eles assumem o humor de seu dono e adoram brincar. Caso opte por ter esse cão, você não irá se arrepender.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


Características Criar Filhotes

Artigos relacionados


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Quer ter um cachorro marrom? Conheça a seguir várias raças com essa coloração dividida em porte grande, médio e pequeno, assim como suas características!


Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Você já se perguntou de onde surgiu o cavalo? Conheça a origem e os ancestrais do cavalo, um dos animais mais majestosos e antigos do reino animal!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.