Cadela prenha? Veja como saber, gestação, cuidados e mais!

Cadela prenha? Veja como saber, gestação, cuidados e mais!

Aprenda a identificar os sintomas de gravidez da sua cachorra e saiba quais os devidos cuidados devem ser tomados para garantir uma gestação segura e saudável.


Será que minha cadela está prenha?

Algo muito comum para os tutores de cadelas aptas à primeira gestação, são as dúvidas sobre a identificação da gravidez e os cuidados que devem ser adotados para garantir uma gestação saudável.

Infelizmente, não há testes rápidos de farmácia que possam ser utilizados pelo tutor para diagnosticar a gravidez de sua cadela. No entanto, há sintomas e comportamentos recorrentes que podem ser observados e que auxiliam no diagnóstico da prenhes.

Nesse artigo você verá quais são os sintomas que indicam a condição de uma gravidez e quais os cuidados que garantem um bom desenvolvimento dos filhotes, um parto e pós-parto seguro e confortável. Verá também como se dá cada etapa da evolução desse processo.

Como saber se a cadela está prenha? Veja sinais:

Veja os principais sintomas e comportamentos que indicam uma gestação canina e saiba quais detalhes que devem ser observados pelo tutor em relação à cadela neste momento.

Falta de apetite

O dono da cachorra pode acreditar que uma gravidez esteja associada diretamente a um aumento do apetite, e é realmente comum que no terço final da gestação a cachorra tenha uma fome exponencial. No entanto, antes disso, é provável que a cadela perca total ou parcialmente o apetite.

Com isso, torna-se responsabilidade do dono garantir que o animal tenha todos os nutrientes essenciais durante a gestação, oferecendo-lhe uma ração de alta qualidade e estimulando a alimentação com carinhos e recompensas.

Corrimento é um sintoma

A alteração do muco do corrimento vaginal é outro sintoma extremamente comum e costuma apresentar-se a partir da quarta semana de gestação.

Se a cadela estiver no final da gestação e apresentar corrimento de cor amarelada, significa que houve rompimento da bolsa, ou seja, o nascimento dos filhotes começará dentro dos próximos minutos.

Caso o corrimento apresente odor fétido ou coloração preta avermelhada é aconselhável levar o animal ao veterinário, já que são sintomas indicadores de aborto e outras complicações gestacionais.

Crescimento dos mamilos e da barriga

Ainda no início da gestação, comumente após o primeiro mês, a cadela costuma apresentar mudanças significativas na cor, sensibilidade e tamanhão das mamas, que ficam mais escuras, extremamente sensíveis e aumentam significativamente de tamanho.

Outro evidente sinal é o aumento da barriga que é proporcional ao desenvolvimento dos fetos caninos. O abdômen costuma inchar mais a partir do 40º dia de gestação.

O aumento da barriga e da sensibilidade dos mamilos demandam cuidados e atenção dobrada com a região

Aumento de peso

O aumento do peso costuma ser o sintoma mais observado por chamar muito a atenção dos seus tutores, que acham fofo. Com o desenvolvimento da gravidez a cadela tende a ganhar alguns quilos, podendo alcançar até 50% a mais do que o valor do peso anterior a gestação.

No entanto, esse aumento de peso vem acompanhado do aumento da fragilidade e limitação da mobilidade do animal. Por isso, é de extrema importância o redobramento de cuidado em relação a possíveis incidentes, ainda mais para com cachorros de pequeno porte, pois qualquer eventualidade pode comprometer gravemente a saúde dos filhotes e da futura mãe, levando a complicações graves.

Sinal de cansaço

As cachorras prenhas costumam deixar de ter o comportamento característico ativo, alegre e saltitante para adquirir um comportamento mais passivo. Elas passam a maior parte do dia dormindo e se cansam facilmente, podendo até mesmo apresentar certo mal-estar a medida em que a gestação avança.

Ao observar esse comportamento o tutor não deve se preocupar. No entanto, deve-se ter mais atenção a estímulos que podem ultrapassar os limites e o espaço do animal, causando estresse e desconforto.

Carência ou afastamento

Além de demonstrar indisposição, uma cadela gestante pode também apresentar sinais de carência (quando a busca pela atenção do tutor torna-se maior e recorrente) ou afastamento (quando a cadela tem a preferência de estar e se manter isolada e apresenta sinais constantes de irritação).

Sabemos que pode ser doloroso para o dono observar a inquietação e distanciamento do animal, no entanto, esse comportamento faz parte do processo de gestação canina. É extremamente importante se mostrar presente, e da mesma forma, entender que o animal precisa do seu espaço e conforto.

Comportamento de nidificação

Geralmente no final nas últimas duas semanas de gestação, a cachorra tende a buscar um local tranquilo e confortável onde formará o seu ninho e aguardará o nascimento de suas crias, esse sinal é um grande indicador de que o momento do parto se aproxima.

Esse lugar buscado pela cadela pode ser organizado e reservado pelo próprio dono. O ninho da cadela prenha costuma ter o mínimo ou nenhuma passagem de corrente de ar, ser confortável, quente e um pouco escondido no geral.

Cuidados com uma cadela prenha

Uma gravidez canina vem acompanhada de alterações que afetam o comportamento e a estrutura física do animal, tornando-o mais frágil. Por isso, se faz necessário que o tutor estabeleça uma relação mais atenciosa através dos cuidados listados abaixo:

Acompanhamento profissional

Ainda que tudo na gravidez pareça caminhar normalmente, é de extrema importância ter um acompanhamento profissional para que complicações sejam evitadas. Assim como os humanos, uma cadela gestante precisa do acompanhamento de um médico veterinário para realizar exames, e dar as devidas orientações de todo o processo gestacional.

O acompanhamento por um especialista garantirá que a animal gestante esteja em condições propicias e saudáveis para o parto, além de também atestar a saúde e desenvolvimento dos filhotes.

Alimentação durante a gestação

É necessário ter uma atenção especial para a alimentação da cadela prenhe, ainda mais no início da gestação, que é quando o animal costuma apresentar falta de apetite.

O excesso ou a falta de nutrientes, como por exemplo o cálcio, pode comprometer o desenvolvimento da ninhada e até mesmo a saúde da cadela. Por isso o recomendado é que a dieta usual seja substituída por outra com alto teor proteico e energético. É inclusive recomendado para a gestante a utilização da ração produzida para filhotes.

A necessidade nutricional muda de acordo ao período gestacional, ao final, a mãe deve estar bem nutrida e em condições para amamentar e nutrir bem os seus filhotes.

Exercícios na gestação

Com a cadela gestante deve-se ter cuidado com os passeios e as práticas de exercícios. O mais importante nesse período é que se respeite os limites do animal que pode apresentar cansaço acima do normal e fadiga.

Quando a cachorra quiser brincar o seu tutor deve estimula-la, no entanto, as brincadeiras devem ser executadas com delicadeza, sem exigir muito esforço.

O esforço intenso pode provocar aborto espontâneo no animal, por isso deve ser evitado brincadeiras muito intensas com outros cães, o subir e descer de escadas, exercícios que exijam saltos e movimentos em espaços estreitos em que a cadela precise arrastar a barriga no chão.

Escovação e banho

O animal deve tomar banho e ser escovado durante a gestação para que se evite a proliferação de fungos e parasitas que podem causar doenças. Porém, para evitar o estresse que pode comprometer o desenvolvimento dos filhotes, esse processo de higienização deve ser feito com cuidado e carinho

Apesar de ser recomendado, o banho na cadela prenhe é contraindicado nas últimas duas semanas de gestação. Isso porque o corpo da cachorra fica extremamente sensível e os níveis de stress pode aumentar muito, e com isso, os filhotes podem acabar sendo prejudicados.

Vacinas e remédios

A vacinação é o método mais indicado e seguro para a proteção de doenças infecciosas transmissíveis que podem ser fatais. A vacinação deve ser feita preferencialmente antes do acasalamento. As vacinações consideradas essenciais são as que protegem contra doenças como cinomose, parvirose, leptospirose, hepatite infecciosa e raiva.

Além da vacinação, também é importante manter o cartão de vermifugação da cadela atualizado. Consulte um médico veterinário para saber se há necessidade da administração de vitaminas. Vale destacar que nenhum remédio ou vitamina deve ser administrada ao animal sem que se tenha recomendação, ou validação médica!

Preparação para o parto

Faltando duas semanas para o parto é importante que o tutor reserve um espaço que servirá como ninho. Esse lugar seguro e confortável pode ser forrado com caixa de papelão, jornais ou pano.

O indicado é reservar um espaço onde a cadela tenha o costume de ficar e se sinta confortável, pois é nesse lugar onde ela passará a maior parte do seu tempo nas próximas semanas.

A cadela costuma fazer todo o processo de dar à luz sozinha, mas é importante que o tutor esteja acompanhando e tenha resguardado o contato de um médico veterinário que possa o atender caso suja uma emergência.

Cuidados pós-parto

Após o parto, é normal que a cadela lamba os seus filhotes. A lambida, além de limpar, estimula a drenagem do líquido dos pulmões e a respiração do recém-nascido.

Caso a cadela tenha dificuldade nesse processo ou o filhote não reagir aos estímulos, o tutor pode ajudar. Busque uma toalha, enrole o filhote e faça uma vigorosa massagem na região do tórax do animal.

Após atestar a saúde dos filhotes, verifique e mantenha o local onde o parto ocorreu limpo.

Como saber se a cadela prenha dará à luz?

Antes de dar à luz as cadelas costumam apresentar comportamentos ainda mais recorrentes e intensos, o que pode por vez acabar deixando o seu tutor preocupado. Veja quais comportamentos são apresentados quando o parto está mais perto do que nunca!

Agitação durante a gestação

Quando o parto está muito próximo é comum que a cachorra fique mais agitada que o normal, se afaste de pessoas desconhecidas quais ela não tem confiança e até mesmo evite contato com outros animais da casa.

Esse momento é extremamente delicado e é importante que o tutor, mais do que nunca, tenha paciência e respeite o espaço da cadela que não pode ser exposta a estresse.

Procura pelo dono

É comum que mesmo com todo esse estresse e agitação a cadela procure sempre chamar a atenção do seu tutor, exigindo carinho e atenção. O tutor que a cadela busca estar próximo é o que a faz sentir-se mais segura. Apesar da cadela buscar essa aproximação do seu tutor, vale lembrar que após o parto ainda é necessário ter muito cuidado com a aproximação dela e dos seus filhotes.

Alteração na temperatura

Um dia antes do parto a temperatura corporal da cadela costuma cair de 37-38° C para 36-37° C. Além disso, também é comum que a cadela fique mais ofegante. São esses os indícios de que ela está sentindo as contrações.

Se você tem um termômetro, isso pode lhe ajudar. Para medir a temperatura da sua cadela o recomendado é que seja introduzido 1/3 do termômetro no ânus do animal por cerca de dois minutos, após isso, verifique qual a temperatura indicada. Se a temperatura da cadela subir para mais de 38º C e apresentar outros sintomas como mal-estar e febre, entre em contato com um médico veterinário.

Lambendo as genitais

Essa limpeza que ocorre de maneira muito intensa e frequente, geralmente de minuto a minuto, e costuma fazer os tutores acreditarem que há algo de errado acontecendo ali, mas não há com o que se preocupar.

É comum que algumas horas antes do parto a cadela lamba excessivamente as suas genitais. Essa lambida instintiva serve tanto para limpar a região antes do parto quanto para o alívio das dores que a gestante sente devido às contrações. Além disso, esse é um forte indicador de que o parto está próximo de acontecer.

Deitada no "ninho"

Como o nascimento ocorre no ninho que fica no lugar escolhido pela cadela e intermediado pelo tutor, é comum que quanto mais próximo do parto a cachorra esteja, mais tempo ela passe deitada no ninho aguardando a chegada da ninhada.

É extremamente importante que o ninho da cadela se localize em um lugar reservado, pois além de ser o espaço onde a cadela dará à luz, será também onde ela amamentará e dormirá com os seus filhotes dentro das próximas semanas. Por isso se faz necessário que o ninho seja em um espaço confortável, acessível e silencioso.

Mais sobre uma cadela prenha

Saiba mais sobre o desenvolvimento dos filhotes a partir do cruzamento e veja também quais são os métodos contraceptivos mais eficientes e indicados, além dos riscos que a cadela sofre ao ser exposta a métodos não recomendado e assistidos por um profissional.

Desenvolvimento dos filhotes na gestação

Entre a primeira e a terceira semana ocorre a ovulação no útero da cachorra. A partir da terceira semana o feto já tem cerca de 15 mm de tamanho. Pela quinta e sexta semana o feto já apresenta as seguintes características físicas: os dedos das patas, unhas e bigodes, órgãos completamente desenvolvidos e cor de pele.

Além disso, a partir da sexta semana o filhote já manifesta as condições do seu gênero por meio do desenvolvimento dos órgãos sexuais. A partir da sétima semana o esqueleto do filhote já está completamente desenvolvido. Ao fim da nona semana, o filhote já está pronto para nascer em segurança.

Quanto tempo depois de cruzar a cadela fica grávida?

Assim que a cadela é fecundada ela já pode ser considerada grávida. No entanto, o diagnóstico de gravidez só pode ser feito por um médico veterinário a partir do 21º dia de gestação.

Nesse intervalo de tempo o recomendado é observar os sinais fisiológicos e comportamentais que a cadela pode apresentar, trocar a ração comum da cadela por uma de alta qualidade e rica em valores nutricionais, dar mais atenção e respeitar o espaço da cachorra.

Quantas vezes a cadela tem que cruzar para ficar prenha?

Um cruzamento é em tese o necessário para engravidar uma cadela. Entretanto, há fatores que podem contribuir para a não-fecundação, como: a escolha de um dia inadequado do cio e interrupções do coito.

Se o tutor deseja estimular uma gravidez desejada é recomendável deixar o macho e a fêmea por até três dias seguidos juntos. Vale ressaltar que é contraindicado permitir que os cachorros cruzem mais de uma vez em um mesmo dia.

Como prevenir a gravidez indesejada na cadela?

O melhor método contraceptivo para cachorras é a esterilização. A esterilização se dá cirurgicamente por meio da remoção os órgãos reprodutores. Esse método eficaz e definitivo, é o mais recomendado por médicos veterinários, pois além de eliminar os riscos de gravidez indesejada, também se evita o surgimento e propagação de doenças desenvolvidas por células cancerosas no trato reprodutivo.

Existem remédios contraceptivos que são inibidores compostos por hormônios que impedem que a cadela entre no cio e injeção que pode ser administrada em até 48hrs após o coito para impedir uma gestação.

Mas vale destacar que esses remédios são contraindicados por oferecerem alto risco à saúde do animal. A administração desses inibidores pode estimular o desenvolvimento de tumores mamários, infecção uterina ou em todo o trato reprodutivo.

Pronto para identificar se sua cadela está prenha!

Como vimos, uma cadela prenha costuma apresentar diversas alterações fisio-comportamentais que auxiliam no diagnóstico de gravidez e que é interessante manter um olhar atento desde o momento do cruzamento até o pós-parto, todos os sintomas e cada fase da gestação.

Além disso, ela deve ser acompanhada por um médico veterinário preparado, pois somente um acompanhamento especializado poderá garantir um diagnóstico assertivo e as devidas orientações acerca do que se adéqua ao desenvolvimento dos fetos, da condição nutricional e hormonal da futura mamãe.

Autor deste artigo

Estudante de Letras Vernáculas na Universidade Católica Do Salvador. Trabalho atualmente com reforço de aulas de português, redator e revisor freelancer.

Para saber mais, acesse meu Instagram: @revisor.barbosa

Artigos relacionados


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Quer ter um cachorro marrom? Conheça a seguir várias raças com essa coloração dividida em porte grande, médio e pequeno, assim como suas características!


Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Você já se perguntou de onde surgiu o cavalo? Conheça a origem e os ancestrais do cavalo, um dos animais mais majestosos e antigos do reino animal!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.