Tudo sobre borboletas: características, curiosidades e mais!

Tudo sobre borboletas: características, curiosidades e mais!

Confira nesse artigo tudo sobre as borboletas. Muitas curiosidades, diferentes espécies de borboletas, seus hábitos, comportamento, reprodução e muito mais!


Você sabe tudo sobre borboletas?

As borboletas são insetos muito bonitos, podemos encontrá-las na natureza em diversas cores diferentes. Mas será que você sabe tudo sobre elas? Neste artigo, vamos dar mais detalhes sobre esses insetos tão fascinantes.

As borboletas são seres especiais, por isso, escolhemos elas como assunto desse artigo. Aqui, você vai descobrir um pouco mais sobre o modo de vida delas, e vai entender porque elas têm hábitos e comportamentos tão peculiares, como por exemplo, o fato de sentirem sabores com as patas.

Além disso, você vai descobrir que há diversas espécies no mundo, cada uma com sua graciosidade e beleza impar, algumas você já deve ter visto por aí, pelos jardins e praças. Venha descobrir coisas novas sobre as borboletas, certamente o farão pensar sobre elas de uma maneira totalmente nova.

Tudo sobre as características das borboletas

Neste primeiro tópico vamos falar das características gerais das borboletas, portanto, serve para a espécie de forma geral. Nesta parte do artigo você vai compreender um pouco mais sobre a vida das borboletas, como elas são, como se comportam, como se reproduzem.

Características físicas

As borboletas têm seu corpo dividido em três partes: cabeça, tórax e abdômen. O tórax, por sua vez, está dividido em três segmentos, cada um com um par de pernas.

As antenas da maioria das borboletas são voltadas para trás, diferentemente das mariposas, que são parecidas com linhas ou penas. O probóscide delas permanece enrolado quando não está em uso para beber néctar das flores.

Grande parte das borboletas são sexualmente dimórficas, e possuem o sistema de determinação do sexo ZW, ou seja, as fêmeas são o sexo heterogamético, representado pelas letras ZW e os machos são homogamético, representado pelas letras ZZ.

Tempo de vida de uma borboleta

O período de vida de uma borboleta é bastante variável, e o adulto pode viver de algumas semanas há até quase um ano, dependendo da espécie. As borboletas são insetos que sofrem metamorfose, e boa parte da vida desses animais, às vezes a maior parte dela, passa-se no estágio imaturo, conhecido como lagarta ou taturana.

O ciclo de vida das borboletas pode ser anual ou mais curto, repetindo-se duas ou mais vezes no ano. Em regiões tropicais, como o Brasil, os adultos de muitas espécies chegam a viver seis meses ou mais.

Hábitos e comportamento

As borboletas possuem cores relativamente brilhantes e mantêm suas asas verticalmente acima de seus corpos quando em repouso, diferentemente da maioria das mariposas que voam à noite, são muitas vezes coloridas (bem camufladas) e mantêm suas asas planas (tocando a superfície em que a mariposa está de pé) ou dobrá-las de perto sobre seus corpos.

Os hábitos das borboletas são chamados de crepusculares, pois permanecem pousadas em troncos durante o dia e voam de manhã ou nas últimas horas do dia, antes do anoitecer.

Alimentação

As borboletas voam entre as flores bebendo o néctar com a sua longa língua, que age como uma palha. Quando fazem isso, elas transferem o pólen de planta em planta, desempenhando um papel extremamente importante na fauna, polinizando as plantas ao redor do mundo.

Algumas espécies de borboletas além de se alimentar do pólen, comem frutas, seiva das árvores, esterco e minerais. Comparadas com abelhas, elas não carregam tanto pólen, entretanto, elas são capazes de transferir o pólen das plantas em distâncias maiores.

Reprodução e ciclo de vida

As fases da vida da borboleta são: ovo, larva (lagarta), pupa (crisálida), imago (borboleta jovem) e adulto (borboleta propriamente dita). Quando lagarta, a borboleta se alimenta predominantemente de vegetais, e muito, já que assim armazenam substâncias nutritivas para quando permanecer em forma de crisálida. Nessa fase, ela permanece pendurada, de cabeça para baixo, e tempos depois se transforma num inseto adulto.

Borboletas geralmente reproduzem-se sexuadamente. É por meio da partenogênese que são originadas novas borboletas. Geralmente, os ovos são colocados no solo ou em locais onde as lagartas encontrarão comida rapidamente.

Algumas espécies de borboletas

Nesta parte do artigo, vamos falar sobre as diferentes espécies de borboletas que existem, são apenas as mais famosas, tendo em vista que existem milhares de espécies no mundo.
Aqui você vai encontrar muitas espécies de borboletas, algumas provavelmente você já teve a oportunidade de encontrar por aí, outras você vai conhecer agora.

Borboleta-monarca (Danaus plexippus)

A borboleta-monarca, cujo nome científico é Danaus plexippus, têm cerca de setenta milímetros de comprimento, possui asas laranjas com listras pretas e marcas brancas.

As suas populações são naturais da América do Norte e são populares porque elas migram por uma longa distância, sendo considerada a mais longa migração feita por um invertebrado.

Os indivíduos desta geração eclodem dos seus ovos no Canadá e atingem o estado adulto em Setembro, altura em que voam em grandes grupos, num espetáculo fenomenal, cerca de 4.000 km até chegarem ao México onde passam o Inverno em grandes aglomerações.

Azul de Palos Verdes (Glaucopsyche Lygdamus)

O azul de Palos Verdes (Glaucopsyche lygdamus) é uma pequena borboleta ameaçada de extinção, nativa da Península de Palos Verdes, no sudoeste do Condado de Los Angeles, Califórnia, Estados Unidos. Como sua distribuição está comprovadamente limitada a um único local, ela tem uma das melhores alegações de ser a borboleta mais rara do mundo.

É distinto de outras subespécies por seu padrão diferente na parte inferior da asa e um período de voo anterior. Acredita-se que a borboleta azul de Palos Verdes foi levada à extinção em 1983.

Borboleta-do-manacá (Methona themisto)

A borboleta-do-manacá, cujo nome científico é Methona themisto, é da família dos ninfalídeos, que pertence à Mata Atlântica brasileira. Essas borboletas têm as asas em três cores: amarela, branca e negra. Geralmente, estão presentes mais em ambientes em que há manacás, que é uma planta muito apreciada por suas lagartas.

As asas dessa borboleta possuem espaços translúcidos, por isso, no Rio Grande do Sul, elas são conhecidas como borboletas vitral.

Borboleta transparente (Greta oto)

Greta oto, conhecida também como borboleta transparente, é uma rara espécie de borboleta presente na América Central, elas possuem asas transparentes, pois os tecidos presentes entre as veias não possuem escamas coloridas.

Uma característica interessante dessa borboleta é que elas são imunes à toxina das plantas, por isso, elas podem se alimentar de plantas tóxicas, sem que isso afete a sua saúde. Os machos dessa espécie utilizam a toxina absorvida do néctar das plantas como ferramenta para atrair as fêmeas, pois transformam essa toxina em feromônios.

Rainha-alexandra-birdwings (Ornithoptera alexandrae)

Rainha-alexandra-birdwings, cujo nome científico é Ornithoptera alexandrae, é encontrada nas florestas de Papua-Nova Guiné. As fêmeas da espécie possuem asas marrons com manchas brancas, já o corpo é da cor creme e têm uma pequena mancha vermelha no tórax. As fêmeas costumam ter 31 centímetros de comprimento e pesam cerca de 12 gramas.

Os machos, por sua vez, são menores que as fêmeas, tendo asas menores, de cor marrom, com manchas azul e verde brilhante, e possuem um abdômen com uma coloração amarela bem forte. O comprimento dos machos é cerca de 20 centímetros.

Borboleta-zebra (Heliconius charithonia)

Borboleta-zebra, cujo nome científico é Heliconius charithonia, originária do sul dos Estados Unidos (Texas e Flórida) e ocasionalmente migrando para o oeste e norte até o Novo México, Nebraska e Carolina do Sul.

Esta espécie, em vista superior e inferior, é imediatamente distinguida, nos locais onde vive, pelo padrão de zebra em suas asas, o que lhe dá o nome comum de Borboleta-zebra. Elas são negras-amarronzadas, possuem linhas ao longo do corpo de cor negra, o que lembra muito a pele de uma zebra, daí o seu nome popular.

Duke of Burgundy (Hamearis lucina)

Hamearis lucina, ou como é mais conhecido “o duque da Borgonha”, originária da Europa. Por muitos anos, foi conhecido como o “O Duque da Borgonha".

O macho tem uma envergadura de 29–31 milímetros, já a fêmea 31–34 mm. A parte superior das asas são marcadas em um padrão xadrez; no entanto. Essa borboleta também tem um padrão diferente das asas, sendo bem único. A espécie pode ser encontrada na região do Paleártico Ocidental, da Espanha, Reino Unido e da Suécia aos Bálcãs.

Wood White (Leptidea sinapis)

Esta pequena borboleta possui um voo lento e é geralmente encontrada em situações de abrigo, como clareiras na floresta ou arbustos. É encontrada no sul da Inglaterra e na região de Burren, no oeste da Irlanda.

As asas superiores são brancas com bordas arredondadas. Os machos têm uma marca preta na borda das asas anteriores. A parte inferior é branca, com manchas cinza indistintas. Os machos voam quase continuamente ao longo do dia quando o tempo está bom, patrulhando para encontrar uma companheira. Mas as fêmeas passam muito tempo se alimentando de flores e descansando.

Canela-estriada (Lampides boeticus)

Essa borboleta voa durante todo o ano de forma muito consistente. Elas estão presentes em todos os tipos de habitats, desde áreas florestais bem preservadas até vilas e cidades, sendo mais comum em áreas montanhosas, abertas e ensolaradas. Nas áreas urbanas, podem ser encontradas em parques e jardins.

As asas dessa espécie são azuis claras ou arroxeadas, em maior extensão no macho, que possui bordas largas marrom-escuras. A fêmea é completamente marrom com escamas espalhadas de azul ou arroxeado, mas ambos os sexos possuem manchas escuras ao redor da antena falsa.

Curiosidades sobre as borboletas

Nesta parte do artigo, você pode conferir algumas curiosidades sobre elas. As borboletas possuem alguns hábitos e características bem diferentes, você vai encontrar situações sobre elas que provavelmente você nem imagina.

Borboletas não dormem

As borboletas não dormem, elas apenas descansam com o objetivo de recarregar a energia desperdiçada na busca por comida e na procura de companheiros para a reprodução.

Geralmente à noite, ou em dias nublados, as borboletas procuram as folhas e os ramos que lhes possam servir de abrigo e camuflagem e aí permanecem pousadas, passando despercebidas dos seus predadores e descansando um pouco. Esse repouso delas é considerado o “sono da borboleta”.

Borboletas têm orelhas

A maioria das borboletas são mais ativas durante o dia, por este fato, não imaginavam que elas possuíam ouvidos super sensíveis a ponto de captar gritos de morcegos, que são animais noturnos.

Os ouvidos das borboletas se localizam na frente da asa frontal, ao final do canal auditivo há uma membrana bem fininha, que é o tímpano, ele fica localizado sobre uma base rígida. À membrana é bem fina e consegue registrar sons muito agudos - como os emitidos pelos morcegos. Porém, esse tímpano é tão delicado que pode ser rompido facilmente.

Algumas não fazem cocô

Uma curiosidade sobre as borboletas é que elas não fazem cocô. Isso se deve ao fato de as borboletas terem uma dieta líquida. Uma verdade incontestável é que as borboletas gostam de comer, mas a sua fonte de alimento é exclusivamente líquida.

Na verdade, eles simplesmente não têm o aparato necessário para mastigar, porque elas usam sua tromba, que funciona da mesma forma que você ou eu usamos um canudo, as borboletas bebem néctar ou alguma outra variação de alimento líquido. Dessa forma, elas não acumulam material para fazer o cocô, apenas urina.

Elas sentem o sabor com as patas

As borboletas usam os pés para saborear. Se você pensar sobre isso do ponto de vista da borboleta, não é tão incomum. As atividades diárias de uma borboleta consistem em comer e acasalar, ambos os quais requerem aterrissagem - mesmo que seja apenas brevemente.

Quando a comida é a prioridade, esses receptores de sabor ajudam a borboleta a localizar as plantas certas e os nutrientes essenciais de que ela precisa para sobreviver. Embora muitas pessoas se perguntem o que significa quando uma borboleta pousa sobre elas, a verdade é que provavelmente ela está apenas com fome.

Algumas espécies são migratórias

Algumas espécies de borboletas migram do frio. Embora em muitos casos o tempo frio acabe com a já curta vida de uma borboleta, deixando-a imóvel, outros consideram a queda da temperatura como um sinal para se mover.

As borboletas têm sangue frio e requerem - em ambientes ideais - uma temperatura corporal de aproximadamente 85 graus para ativar seus músculos de voo. Se o tempo começa a mudar, algumas espécies simplesmente migram em busca do sol. Alguns, como o monarca norte-americano, viajam em média 2.500 milhas.

Quantidade de patas e asas

As borboletas têm quatro asas, não duas. As asas mais próximas de sua cabeça são chamadas de asas anteriores, enquanto as traseiras são chamadas de asas posteriores. Graças aos músculos fortes do tórax da borboleta, todas as quatro asas se movem para cima e para baixo em um padrão de oito durante o voo.

Já em relação às patas, elas possuem seis e não quatro. O tórax é dividido em três partes bem rígidas, cada uma conta com um par de pernas. O primeiro par de patas é tão pequeno na maioria das borboletas, que temos a sensação de que elas têm apenas quatro patas.

Borboletas têm uma visão incrível

Se você olhar uma borboleta de perto, você vai perceber que elas possuem milhares de micro olhos, e é exatamente isso que dá para elas uma visão superdotada. As borboletas têm uma visão muito superior que nós humanos, elas conseguem enxergar raios ultravioletas, isso os humanos não conseguem ver.

Os estudiosos não conseguem muito bem descrever até onde vai o alcance da visão das borboletas. O que se sabe, é que elas possuem essa super visão para ajudá-las a encontrar as flores e o néctar para se alimentar.

Agora você sabe tudo sobre borboletas

Como vimos, na natureza existem milhares de espécies, cada uma com sua particularidade e cada uma com sua beleza única. Afinal, conhecendo mais sobre as borboletas, agora você pode compreender um pouco mais sobre o seu comportamento e saber o nome de muitas espécies que você conhecia de vista, mas não sabia o nome científico.

Então, após ler sobre todas essas informações e curiosidades sobre as borboletas, você deve ter se surpreendido e aprendido um pouquinho mais sobre o mundo das borboletas. Será que você já conhecia todas as espécies que citamos? Com certeza, agora, está "por dentro" de tudo.

Autor deste artigo

Artigos relacionados


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.


Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Quer ter um cachorro marrom? Conheça a seguir várias raças com essa coloração dividida em porte grande, médio e pequeno, assim como suas características!


Como cuidar de periquito: guia completo do filhote ao adulto

Como cuidar de periquito: guia completo do filhote ao adulto

Neste artigo, você verá que os periquitos são aves de fácil adestramento de ótima convivência e que sua presença traz leveza ao ambiente doméstico.


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.