Pode dar banho em gato: quantos meses, filhote, dicas e mais!

Pode dar banho em gato: quantos meses, filhote, dicas e mais!

Será que pode dar banho em gato sempre? Em quais situações é recomendado dar banho em gato? Dicas e informações para você que sempre teve essa dúvida.


Será que pode dar banho em gato?

Em alguns momentos o gato precisa que seu tutor dê um banho nele, são momentos em que o gato se meteu em algo sujo ou pegajoso. Caso estejam doentes, tiveram um acidente grave com a caixa de areia, ou até mesmo quando precisam ser banhados com medicamentos antifúngicos ou antipulgas.

Neste artigo você poderá conferir as situações em que o gato precisará de um banho. Além de encontrar dicas para dar banho no seu gato, o passo a passo desse procedimento e quais produtos são mais indicados para serem utilizados na hora do banho.

Por que dar banho em gato é recomendado?

Vejamos aqui sobre os benefícios de dar banho em gato. Você vai entender por quê o banho no gato é tão importante e como o banho pode ser útil para a saúde do seu gato.

O banho reduzirá pulgas e parasitas

Um banho pode servir para livrar o seu pet dos parasitas que incomodam tanto, ou mesmo para agir como um reforço no processo de se livrar das pulgas. O recomendado é utilizar um shampoo específico para gatos anti-pulgas. Caso tenha dúvidas sobre marcas, é bom sempre consultar um veterinário.

As pulgas podem causar irritação nos gatos, isso faz com que eles fiquem passando a língua pelo corpo todo, deixando-os bem vulneráveis às infecções. Por isso, um gato deve tomar banho regularmente para ajudá-lo a combater essas pulgas e parasitas.

O banho reduzirá a queda dos pelos

A higiene é essencial para auxiliar neste processo. Os banhos regulares ajudam a combater a queda de pelos, uma vez que eles eliminam aqueles que estão mortos acumulados na pele do seu gato e dão mais maciez e resistência aos pelos que ficam.

Os felinos são conhecidos por serem autossuficientes quando o assunto é limpeza, a escovação pode ser uma alternativa para o processo de higienização do pet, caso o seu pet seja do tipo que foge dos banhos.

O banho ajuda a reduzir alergias

O banho do gato ajuda a manter a higienização da pele e dos pelos, auxiliando na prevenção de problemas maiores como alergias, pois os banhos tiram as impurezas acumuladas que podem levar a esses processos de irritação.

Eles disfarçam qualquer sinal de que estão mal, o que dificulta o tutor saber se ele está com alguma alergia. Os gatos com alergia atópica, aquelas que dão na pele, dificilmente se coçam, por exemplo. Eles costumam se lamber com mais frequência e o tutor, na maioria das vezes, acha que estão apenas se higienizando.

Os pelos ficarão mais brilhantes e saudáveis

Com o banho os pelos ficarão mais brilhantes e saudáveis, uma dica de ouro é fazer hidratações e usar produtos específicos para uso veterinário e não humano. Mas atenção, passar óleos e talcos não são indicados, porque podem dar alergia no seu gatinho.

O talco pode ainda fechar os poros da pele do animal, o que não é bom para a saúde. Em caso de gatos de pelo longo e que precisam de escovação, sempre é aconselhável procurar um profissional se você não tiver segurança em fazer sozinho.

Produtos necessários para higiene do gato

Para a higienização completa do seu gato, você deve se atentar para os produtos essenciais que deverão ser usados no processo do banho. Aqui você vai saber quais são os produtos indicados para essa hora tão delicada.

Produto para limpar os olhos

Para limpar os olhos de um gato da forma adequada, você deve separar os produtos antes de começar. Pois, caso o gato tente fugir, você não terá que ir atrás dos produtos pela casa toda. Para fazer a limpeza, você pode utilizar produtos que já possui em casa, como: pano, algodão e água destilada, ou você também pode encontrar no pet shop produtos próprios para a limpeza dos olhos de gatos.

Caso não seja possível limpar os olhos do gato, porque ele não deixa, peça ajuda a alguém para segurar o animal enquanto você limpa os seus olhos.

Shampoo para gatos

O shampoo, simples e puro, é o mais comum encontrado no mercado de pets e mais indicado para a lavagem dos pelos do gato. O seu principal objetivo é a limpeza, seja ela mais profunda ou mais leve, depende dos ativos que estiverem na fórmula do produto.

O segundo mais comum é o shampoo junto com condicionador, é o famoso 2 em 1. Além da limpeza, ela ainda condiciona e hidrata os pelos. E por fim, tem o shampoo a seco, que é o mais potente dos três e serve para dar um banho a seco no gato, sem precisar de enxágues.

Sabonete para gatos

O sabonete mais indicado para ser usado em gatos são os sabonetes neutros ou hipoalergênicos. Isso se deve ao fato de que os gatos têm o olfato mais sensível que os cães, sendo assim, sabonetes muito perfumados podem desencadear crises de asma ou bronquites.

Atenção, lembre-se de não usar sabonetes comuns nos gatinhos, pois eles deixam o pelo ressecado e quebradiço com o uso prolongado, podendo causar danos à pele e ao pelo do animal devido à agressão constante causada por estes produtos químicos. Acontece que, o pH destes produtos não é adequado a pele dos animais.

Banheira

Você pode dar banho em seu gato numa banheira, dependendo de seu tamanho ou comprar uma banheira de plástico em pet shops e outras lojas. Mas sempre é possível o improviso, usando aquela bacia grande de roupas que quase todo mundo tem em casa.

Um detalhe importante: compre uma banheira maior que o seu gato, para ele ter espaço para se movimentar. Uma muito pequena pode dificultar o banho.

Cortador, lixa e escova para pelos

Uma dica importante é sempre verificar as unhas do seu gato, corte as unhas dele quando necessário ou lixe-as. Alguns gatos podem passar um tempo sem cortar as unhas se as desgastarem em arranhadores.

O ideal é que os tutores façam uma escovação diária neles, para assim, eliminar os pelos mortos. Os pelos mortos no corpo do animal fazem com que se crie nós. Esses três são encontrados facilmente em lojas de pet shop e sites que vendem produtos de animais na internet.

Passo a passo para dar banho em gato

Antes de dar um banho no seu gato, você precisa conferir esse tutorial que separamos para vocês. São algumas dicas importantes que devem ser observadas durante o banho do gato.

Familiarize o gato com o local do banho

O primeiro passo é preparar o seu gato para o grande momento. É importante você acostumá-lo a ficar na pia ou banheira, primeiro você deve colocá-lo no local sem água e ir oferecendo alguns petiscos enquanto ele estiver lá.

Sendo possível, você deve repetir esse processo alguns dias antes do banho, isso porque o ambiente se tornará um ambiente amistoso e conhecido para o gato. Depois que ele estiver acostumado com o local do banho, você pode começar a colocar a água.

Lave as partes do corpo corretamente

O primeiro passo é molhar o corpo e a cauda do seu gato, evitando o rosto. Em seguida, ensaboe e enxágue, depois adicione o shampoo, e ensaboe e enxágue novamente, tente não deixar resíduos do shampoo nos pelos.

Os olhos do gato devem ser limpos com algodão e água passando levemente sobre as pálpebras, começando no nariz e indo em direção às laterais dos olhos. Os ouvidos devem ser limpos, use algodão seco, enrole o algodão no dedo e limpe somente até onde o seu dedo alcança.

Faça um pós banho agradável

Neste momento você precisará secar seu gato com a toalha, faça isso para que ele não se sinta desconfortável ou fique com frio. Você tem a opção de usar secador de cabelo também, se você tem uma raça que tem pelo comprido que precisa de alguma ajuda para secar, você pode tentar o secador.

E claro, a tão esperada e boa recompensa. Lembre-se de dar muito carinho, brincar e oferecer petiscos. Assim, aliviará a tensão do momento e reforçará positivamente o banho, deixando a sensação no gato de que é algo bom e recompensador.

Cuidados e dicas de como dar banho no gato

Agora vamos dar mais algumas dicas de como dar banho no gato. Separamos alguns assuntos que geram muitas dúvidas para os tutores de gatos, como por exemplo, qual a condição da água? Posso dar muitos banhos no gato? Confira a seguir essas dicas!

Evite produtos para humanos

Quando for dar banho no seu gatinho ou realizar qualquer tipo de higiene, você deve sempre usar shampoo ou produtos feitos especificamente para gatos, pois você deve evitar usar shampoo de seu próprio uso, pois pode conter fragrâncias e outras substâncias que podem irritar a pele do seu gato.

Às vezes, pela praticidade, você pode querer utilizar algum produto que nós humanos usamos, mas esse não é o melhor caminho. A pele do seu gato é diferente da pele dos humanos, por isso, muitos desses afetam a saúde do seu gato, podendo causar alergias rigorosas.

Apresente o banho desde filhote

Não há muita diferença entre dar banho a um gatinho e a um gato adulto, embora bolas de pelo dos filhotes possam ser mais divertidas. Uma boa dica para o seu gato gostar de banho, é apresentar o banho para ele desde filhotinho.

Se o seu gatinho acha que a hora do banho é uma brincadeira, você pode tentar distraí-lo com um brinquedo ou um petisco, gatinhos amam brincar a qualquer hora. Além disso, use luvas de borracha, elas são especialmente importantes para dar banho a um gatinho, pois eles podem tentar arranhar suas mãos de brincadeira.

Evite o banho em excesso

Evite o banho em excesso para o seu gato, pois banhar o animal sem necessidade pode tirar a proteção da pele deles, a chamada a oleosidade natural que todos os gatos têm, ou pode até causar alergias. A frequência ideal de banhos varia de caso a caso.

Lembre-se que dar banho uma vez por semana é mais para fins terapêuticos ou se o animal ama água, como piscina e banheiras. Tenha cuidados, pois dar diversos banhos no seu gato em um curto espaço de tempo pode sobrecarregá-lo e até mesmo estressar seu amiguinho, portanto, evite.

A água deve estar em boas condições

Para que o banho do seu gato seja realmente agradável, a temperatura deve ser morna. Isso porque a água fria ou muito quente pode tornar o banho desagradável. Em dias muito quentes, você pode optar por um banho com a água em temperatura ambiente, pode ser utilizada a água da torneira mesmo.


Lembre-se que o banho, muitas vezes, já é algo bem desagradável para o seu pet, então se a temperatura da água também não estiver ao agrado dele, o banho se tornará uma tortura, tanto para o gato quanto para o tutor que vai sofrer para conseguir finalizar o banho adequadamente.

Pronto para o banho do gato

Agora que você leu esse artigo está pronto para dar banho em seu gato de forma segura e rápida. Mas se mesmo depois de tudo isso ainda sentir-se inseguro para esse momento, há alguns tratadores que oferecem esse serviço indo até sua casa para dar banho em seu gato ou o levar até o pet shop em carro ou van.

O seu veterinário também pode dar conselhos se você quiser fazer isso sozinho. Mas com todas as dicas, cuidados, passo a passo e até mesmo os produtos necessário será impossível dar errado. Então, mãos a obra e deixe seu gato limpo e com um cheirinho delicioso!

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


dicas cuidados

Artigos relacionados


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.


Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Conheça a expectativa de vida de um gato e quais são os aspectos gerais que podem influenciar essa qualidade.


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.