Cachorro andando em círculos? Descubra as causas e cuidados

Cachorro andando em círculos? Descubra as causas e cuidados

Seu cachorro está nadando em círculos, e você não sabe os motivos? Confira neste artigo as causas desse comportamento e o que fazer para ajudar.


Cachorro andando em círculos é um mau sinal?

cão andando no asfalto

Se você tem um cachorro, certamente já viu ele andando em círculos e até mesmo correndo atrás do próprio rabo. Embora pareça engraçado e interessante, saiba que esse comportamento não é um bom sinal. Por isso, continue lendo este artigo, nele falaremos tudo sobre as possíveis causas para seu cachorro estar agindo desse modo. Ao longo deste texto você verá que existem alguns motivos pelos quais seu cão pode estar caminhando em círculos.

Dentre as possíveis causas estão o fato de ser um cão idoso, possuir algum machucado ou problema de saúde mental. Pois assim como os humanos os cachorros também podem ter problemas de saúde mental. Em seguida, você aprenderá dicas do que fazer quando o cão apresentar o comportamento de andar em círculos compulsivamente. Portanto, confira mais informações sobre o assunto e boa leitura!

Possíveis causas do cachorro andando em círculos

Cachorrinho branco correndo no gramado

Existem muitos motivos pelos quais seu cachorro pode estar andando em círculo, para entender mais sobre o assunto e poder ajudar seu animal de estimação, confira a seguir as 8 causas desse comportamento.

Cão idoso pode andar em círculos

Assim como os seres humanos, os cachorros também ficam idosos. Com o passar dos anos, eles podem apresentar desde problemas de saúde até mudanças em seu comportamento. Um cão, quando idoso, também pode ter problemas de saúde mental, como Alzheimer canina e desorientação.

Nestes casos, as chances de seu cachorro passar a andar em círculos são grandes. Por isso, não se assuste. Esse comportamento é normal quando o cão já tem uma idade avançada. Sendo assim, os cuidados com o pet devem ser redobrados.

Tédio pode ser a causa

Ao contrário do que se imagina, não são apenas as pessoas que sentem tédio, mas os cachorros também. Por conta disso, quando entediado, o seu cão pode apresentar o comportamento de ficar andando em círculos.

Desse modo, quando o cachorro fica muito tempo sem fazer atividade física e sem brincar na companhia do tutor, as chances de o cachorro cair no tédio aumentam bastante. Então, quando estiver sem nada para fazer, o peludo pode começar a andar em círculos.

Algum machucado

Se o seu cachorro de estimação começar a andar em círculos, o examine ou leve a um veterinário, pois ele pode estar com algum machucado. Geralmente, quando o cão apresenta esse comportamento, na maioria dos casos o machucado será na cabeça, logo lesões neste local podem deixar o pet desorientado.

Outro sinal que você pode observar para saber se o comportamento está sendo causado por algum machucado, é ver se o filhote não está com a pupila dilatada, sem comer ou uivando. Fique atento a esses sinais!

O cachorro quer deitar

Embora esse comportamento do cachorro ficar girando em torno do seu próprio corpo não seja normal, existe uma exceção. Caso você note seu cachorro andando em círculos próximo ao horário dele dormir, pode ser um sinal de que ele quer se deitar.

A verdade é que os cachorros herdaram esse comportamento de seus ancestrais. Atualmente existem várias teorias que explicam o porquê dessa atitude. Alguns estudiosos dizem que eles andavam em círculos para deixar o local mais seguro ou para checar se não havia algum predador por perto.

Andando em círculos atrás do rabo

Primeiramente, se o seu cãozinho for filhote, ele poderá ficar andando em círculos atrás de seu próprio rabo quando você chegar em casa ou para chamar sua atenção. Caso você o recompense com petiscos ou com carinhos, o seu animal de estimação entenderá que a estratégia está dando certo.

Por outro lado, seu cachorro pode estar tendo um comportamento compulsivo, ou seja, que se repete. Esse comportamento de compulsão é uma falha genética que atinge o cão por vários fatores que podem surgir ao longo de sua vida, como ansiedade, agressividade e tédio.

Antes do xixi ou cocô

Relacionado com o que foi dito em tópicos anteriores, seu cachorro pode ter herdado esse comportamento de seus ancestrais que viviam na natureza. Afinal, quando seus antepassados estavam fazendo suas necessidades ficavam em uma posição vulnerável.

Sendo assim, antes do ato, seu cachorro pode ficar andando em círculos para se certificar que o local está seguro e livre de predadores. Além disso, o cachorro pode estar necessitando iniciar um movimento intestinal para que consiga fazer cocô. Porém, esse motivo é mais comum em cães que têm dificuldades para defecar.

Estado de saúde físico

Além das causas citadas acima, seu cachorro pode estar andando em círculos devido à sua saúde física está comprometida. Sendo assim, uma das causas mais comuns pode estar relacionada à dores. Se o seu cachorro começar a agir assim, ele pode estar com o ouvido infeccionado.

Outra causa muito comum que pode afetar o equilíbrio do cão e sua orientação é a síndrome vestibular canina. Essa doença atinge, geralmente, cães idosos, podendo ser causada por lesões no ouvido, deficiência nutricional e um crescimento anormal do tecido auricular, por exemplo.

Estado de saúde mental

Como você pôde ler até aqui, seu cão pode desenvolver comportamentos compulsivos como o Transtorno Obsessivo Compulsivo, assim como os humanos. Logo, se o cão apresentar o comportamento de andar em círculos, isso pode ser devido ao comprometimento de sua saúde mental.

Os cachorros também podem apresentar quadros de ansiedade. Essa ansiedade pode ser causada pelo medo de trovões, fogos de artifícios e até mesmo ansiedade por separação. Por isso, fique atento não somente à saúde física do seu peludo, mas também à saúde mental dele.

O que fazer quando o cachorro está andando em círculos

Cão com sua dona na beira do lago

Agora que você já sabe as causas possíveis para seu cão estar andando em círculos, é preciso saber o que fazer para ajudá-lo. Para isso, é importante procurar ajuda de um veterinário antes de tomar qualquer iniciativa, afinal, seu cãozinho pode estar doente. Veja a seguir, como proceder.

Examinar o cão

Quando perceber que seu cão está andando em círculos excessivamente, você precisa examiná-lo apenas para verificar se não há feridas ou algo do tipo. Para isso, ao examiná-lo atente-se para alguns pontos como apresentar infecção de ouvido, suas pupilas estarem dilatadas ou sua cabeça está ferida.

Caso ele apresente algum desses fatores, leve-o ao veterinário, somente ele poderá medicar o pet para acalmá-lo. Além disso, no momento de examinar o cão, você pode oferecer um petisco para interromper o comportamento.

Limpeza nos ouvidos do cão

Para evitar que seu cachorro venha a ter infecções de ouvido e consequentemente o comportamento de andar em círculos, é muito importante fazer a limpeza do ouvido do cão. O processo de limpeza é mais simples do que se imagina, e você pode fazer em casa.

Para isso, você irá precisar de um pedaço de algodão e uma solução própria para limpar ouvido de cães. Com o animal deitado em uma posição confortável, pingue algumas gotas da solução líquida. Logo em seguida, com o indicador, em movimentos circulares remova a sujeira com a ajudo do algodão.

Check-ups anuais

Caso você não tenha o hábito de fazer check-ups anuais em seu cachorro, saiba que é muito importante levar o pet ao veterinário. Somente nessas consultas rotineiras será possível prevenir e descobrir se o seu animal de estimação está com alguma das doenças citadas anteriormente.

Caso em alguma dessas consultas o veterinário descubra que o cão tem compulsão ou lesão na cabeça, por exemplo, ele poderá estar passando algum medicamento para aliviar os sintomas. Por isso, nunca deixe de levá-lo ao veterinário.

Cuidados gerais também são importantes

Além das idas ao veterinário e da limpeza do ouvido do cão, é muito importante ter alguns outros cuidados. Sendo assim, cuide sempre da dieta do peludo, mantendo uma alimentação rica em vitaminas e minerais. Faça sempre exercícios com ele, pois são necessários todos os dias para que o cão não fique ansioso, e da socialização do seu pet com outros cães a fim de evitar o tédio do animal.

Agora você já sabe o que fazer quando seu cachorro começar a andar em círculos!

Dois cães andando no gramado

Ao longo deste artigo você pôde entender quais são os motivos que levam seu cachorro a ficar andando em círculos. Podendo ter várias causas, sendo uma delas relacionada à comportamentos que os pets herdaram de seus ancestrais. Logo, naquela época os cães eram selvagens e precisavam se proteger.

Vimos que problemas de saúde física, como machucados em suas cabeças, podem deixá-lo desorientado. Assim como, esse animal pode ter problemas de saúde mental, como a ansiedade. Por esses motivos, você precisará ter muito cuidado e ficar atento ao pet.

Também aprendemos que a primeira atitude a ser tomada é levar o cachorro ao veterinário. Afinal, ele pode estar com problemas de saúde sérios e não apenas querendo chamar sua atenção.

Autor deste artigo

Atualmente sou redatora e criadora de conteúdo para redes sociais. Já tive muitos animais de estimação, desde cachorros até peixes, e hoje, dedico-me a escrever sobre eles.

Palavras-chave relacionadas


causas dicas cuidados

Artigos relacionados


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.


Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Conheça a expectativa de vida de um gato e quais são os aspectos gerais que podem influenciar essa qualidade.


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.