Quais são as partes do boi? Veja os tipos de corte da carne!

Quais são as partes do boi? Veja os tipos de corte da carne!

Você sabe quais são as partes do boi que encontramos nos mercados e açougues? Descubra a seguir os cortes da carne bovina, a mais famosa e consumida do mundo!


Você conhece todas as partes do boi?

A carne bovina é algo muito comum no prato do brasileiro e admirado em todo o território nacional. Seja para fazer aquele excelente churrasco ou um simples bife de panela, a carne do boi está presente do norte ao sul do país, sendo peça chave de inúmeras receitas. Mas, afinal, você sabe quais são as partes do boi que nós consumimos?

Praticamente tudo do boi é aproveitado, existindo carnes nobres até aquelas bem mais simples e baratas. Quer conhecer melhor onde ficam localizadas no boi as partes da carne que nós comemos e saber, ainda, como a usamos no nosso dia a dia? Então confira a seguir todas as partes do boi divididas em quarto dianteiro e traseiro. Vamos lá?

Partes do boi no quarto dianteiro

Mapa do boi

O quarto dianteiro do boi, assim como o próprio nome já sugere, corresponde a parte da frente do boi, alinhadas até as suas patas dianteiras, incluindo até o pescoço. Saiba a seguir as 6 partes que consumimos retiradas desse quarto.

Corte do Peito

O corte do peito fica localizado embaixo do pescoço é pode ser encontrada para venda com osso e sem. É uma carne que está no mesmo nível que a acém, considerada carne de segunda. No entanto, é bem famosa por fazer parte de pratos conhecidos e tradicionais.

Esse corte tem uma grande quantidade de músculo e fibras, portanto, também é uma carne dura, precisando de muito tempo de cozimento. Apesar disso, o peito ficou popular por ser usado na tradicional receita de cozido argentina chamada puchero, além de, também ser usada no famoso carpaccio.

Pescoço

O pescoço de boi não é muito difícil de se imaginar onde fica certo? Pode parecer estranhos para alguns, mas existem muitas pessoas que comem essa parte bovina peculiar.

Pela grande quantidade de tecido conjuntivo, gordura e fibra muscular, essa parte de boi é considerada de terceira linha. Ou seja, não é muito admirada na culinária e possui um valor mais baixo nos mercados. Para consumi-la é necessário um bom cozimento, pois é uma carne bem dura e precisa de bastante tempo na panela.

Parte do Cupim

Para os amantes de churrasco, essa é a parte do boi que deixa muitos babando. Localizada na corcova, o cupim é considerado uma carne de primeira, ou seja, seu valor no mercado mais alto do que as anteriores, mas também não é a mais cara.

Com bastante suculência, o sabor do cupim vem da maciez e da gordura entremeada que o corte possui, virando um verdadeiro banquete nas churrasqueiras. Apesar disso essa carne, também conhecida como mamilo e giba, possui um tempo de cozimento bem demorado.

Corte do Acém

O acém fica localizado logo atrás do pescoço e embaixo da corcova do boi. Ele é bastante consumido pela população brasileira pelo fato da variedade de pratos que podem ser feitos dele e do seu preço mais baixo no mercado comparado a outros cortes.

Esse corte é melhor que o pescoço, mas também não é de primeira linha por ser uma carne magra. O acém pode ser refogado, cozido e assado. Além de, também, poder ser utilizado em bife e carne moída, resultando na famosa macarronada.

Paleta ou braço

É mais comum ver, nos mercados, esse corte como paleta do que como braço. Mas, esse nome menos popular já nos mostra de onde vem o corte. Localizado na parte de cima da pata dianteira, a paleta é muito admirada pela sua suculência e sabor.

Apesar de ter uma boa parte de fibras, a paleta também possui bastante gordura, o que a torna uma carne bem saborosa. Apesar disso, ainda é considerada de segunda e costuma ser usada para a realização de ensopados e cozidos, além de poder ser moída ou cortada em bifes.

Músculo dianteiro

O músculo dianteiro fica localizada na parte inferior da pata dianteira do boi, e é considerada um dos cortes de carne mais saudáveis do boi. É uma parte com bastante fibra, pouca gordura e muito colágeno. Apesar disso, é muito saborosa.

Esse corte pode ser moído, mas é mais utilizado em caldos, sopas e como carne de panela. Pela quantidade de fibra existente, precisa de um certo tempinho para cozinhar, mas o sabor não deixa a desejar.

Partes do boi no quarto traseiro

Cortes de boi

Agora vamos conhecer os cortes bovinos localizados na parte traseira do boi. É lá que se concentram os cortes mais desejados, nobres e saborosos, admirados pela culinária do mundo inteiro.

Capa de Filé

A capa de filé fica localizada logo atrás do acém na parte superior do boi, próxima onde está o cupim. É uma carne de segunda, portanto, mais barata e não tão procurada pelos famosos restaurantes mundiais.

Seu tempo de cozimento é bem longo e deve-se a grande quantidade de nervos, que dá a carne uma textura desigual. Mesmo assim, ela proporciona pratos muito saborosos como cozidos, ensopados e refogados.

Filé de costela ou ponta do contra filé

O corte ponta de contra filé também é conhecido como filé de costela. Ele fica localizado na costela do boi e é considerada uma carne de segunda, possuindo um valor mais acessível no mercado.

O filé de costela possui bastante fibras curtas, por isso, seu tempo de cozimento varia de mediano a demora. Por causa disso, é muito usado em refogados e cozidos de panela, que permitem a carne fique bem macia.

Ponta de agulha

A ponta de agulha fica localizada nas últimas costelas do boi, ao lato da parte inferior do acém. Essa é considerada como uma carne de terceira, tendo preços mais acessíveis e pouco procurada pelos grandes restaurantes. No entanto, pode ser muito bem utilizada em alguns pratos mais comuns do dia a dia do brasileiro

Ela costuma ser usada apenas como carne moída e seu tempo de cozimento é bem longo. No entanto, ela também pode ser consumida inteira ou em pedaços grandes, deixando cozinhar bastante.

Contra filé

Esse corte faz parte da nobreza bovina, e é muito admirada pelos amantes de carne e todo o mundo. Por ser uma carne de primeira, o corte possui um valor bem alto no mercado. Consequentemente, é mais utilizado em pratos refinados sendo bastante servida assada ou em bifes. Ele fica localizado atrás do filé de costela na parte superior.

Todo o seu sabor e qualidade se deve a combinação perfeita de carne magra coberta com uma bela e grossa camada de gordura, que dá muito sabor durante o cozimento. Não é à toa que ela é utilizada em um dos pratos mais amado da culinária brasileira, o bife a cavalo.

Filé mignon

Esse é, definitivamente, o corte mais nobre do boi. Com um altíssimo valor de mercado, o filé mignon, localizado abaixo do contra filé, está presente nos cardápios mais caros do mundo devido a sua maciez e suculência.

Apesar disso, esse pequeno corte, que pesa no máximo 2 kg, não é muito saboroso. Por isso requer muitos temperos e um bom cozinheiro que saiba manuseá-lo. A qualidade da carne não deixa a desejar, sendo consumida, inclusive, crua, no famoso prato tartar.

Alcatra

A alcatra também faz parte da nobreza bovina. Ela fica logo abaixo da picanha e é considerado, por muitos, como rainha das carnes. Isso se deve não apenas pelo seu sabor como por sua versatilidade, sendo encontrada em inúmeros pratos de formas totalmente distintas.

Se sabor é consequência das fibras macias que o corte possui, sendo tirado dele, inclusive, o famoso baby beef e o tender steak. Sua versatilidade é tão grande que ela pode ser usada em churrascos, como bife, em ensopados, assados e até refogados. Uma verdadeira iguaria!

Picanha

Esse também é um corte muito admirado pelos churrasqueiros. Ele fica localizado bem no bumbum do boi, na parte superior. É uma carne de primeira presente em todas as churrascarias conquistando qualquer um que a prove.

Toda essa fama deve-se ao sabor, maciez e suculência que o corte possui, além da camada de gordura que fornece uma linda e salivante visão quando ela sai da churrasqueira. Apesar de ser mais famosa nessa área, a picanha também pode ser oferecida em bife e até frita. Uma dica é que a melhor parte desse excelente corte é a ponta.

Maminha

A maminha é, na verdade, um pequeno corte retirado da alcatra, sendo também pertencente ao grupo de carnes de primeira. Retirado da parte inferior do boi, esse corte não é um dos mais saborosos, mas é, ainda assim, bastante admirado.

Isso se deve pela incrível maciez e suculência da carne, o que permite, com o tempero certo, que grandes pratos sejam feitos a partir desse corte. Ela possui um cozimento bem rápido e costuma ser servida assada acompanhada de um molho. Apesar disso, também é uma ótima opção para um bom churrasco.

Fraldinha ou fraldão

A fraldinha é um corte bem pequeno localiza na lateral inferior do boi, bem na parede do abdômen. Considerada uma carne de segunda, a fraldinha tem o preço um pouco menor do que os últimos cortes citados, mas é muito admirado na culinária brasileira.

Esse corte pequeno possui nervos, fibras e gordura, sendo muito macio e suculento, o que o faz ser usado de várias formas diferentes. Além de ser apreciado nos churrascos, a fraldinha também se faz presente no famoso strogonoff, nos espetinhos de carne e, até mesmo, nos assados de panela.

Patinho

O patinho encerra nossa lista de cortes de carne nobres. Eles ficam localizados entre a alcatra e o coxão mole, na parte inferior do boi. A carne é magra, mas possui muitas fibras macias, o que dá a carne uma leveza e um bom sabor muito interessante que é bem requisitado.

Pela sua maciez, são muito utilizadas como bifes, inclusive, a milanesa. Também são usados no preparo de escalope, cozidos, ensopados e, até mesmo, carne moída. É uma carne de primeira bem versátil agradando a quase todos os gostos.

Coxão mole

O coxão mole, como o próprio nome sugere, fica localizado onde seria a coxa do boi, bem no meio. Também conhecido como chã, chã de dentro e polpão, esse corte é uma carne de primeira, sendo, também, bastante versátil quando se trata de pratos.

É uma carne mole que possui fibras curtas, gordura e nervos. Por isso, aparece em pratos famosos como escalope e bife à milanesa, assim como em ensopados, assados, picadinhos e enrolados. Além disso, também pode ser utilizada como uma excelente carne moída.

Coxão duro

O coxão duro fica bem embaixo do coxão mole, na parte da perna do boi. Essa carne de segunda, assim como o coxão mole, possui alguns outros nomes como, chã de fora, coxão de fora e lagarto chato.

O corte em si, possui fibras longas e duras com uma gordura localizada na parte externa. Por causa disso, seu tempo de cozimento é longo. O coxão duro costuma ser usado para fazer assados de panela, cozidos e as deliciosas carnes recheadas, além de rosbifes.

Lagarto

Essa é mais uma das carnes de primeira pertencente a nobreza bovina. Localizada próximo ao bumbum do boi, bem ao lado do coxão mole. Em alguns locais do Brasil, esse corte também é conhecido como tatu e lagarto-branco.

Apesar de fazer parte das carnes nobres, o lagarto surpreende por ser arredondado, composto de fibras longas e magras, o que gera um corte com pouco saber, duro e seco. Precisa de algumas horas de cozimento para que fique macia e saborosa, mas, ainda assim, é membro da nobreza das carnes bovinas.

Músculo traseiro

O músculo traseiro pode ser encontrado abaixo do coxão duro e o lagarto, na parte inferior da pata traseira do boi. É considerada uma carne de segunda, mas, em alguns locais, é muito admirada devido ao osso-buco, um corte retirado dessa parte.

Apesar de não ser muito admirada no nosso território nacional, o músculo traseiro também é um dos cortes mais saudáveis. Ele é rico em colágeno e quase não possui gordura, mesmo assim, é um corte macio e suculento. Ele é uma ótima opção para ser usado como carne moída ou como carne de panela.

Além disso, seus benefícios são tão grandes que também são excelentes componentes para serem utilizados nas papinhas para crianças. Pois, além do colágeno, possuem uma série de vitaminas.

Agora você conhece todos os cortes bovinos!

A carne bovina é a mais consumida no mundo todo, e agora você sabe por quê. Um único animal é capaz de fornecer uma rica gama de opções de carne com sabores, texturas e nutrientes distintos, agradando milhares de pessoas no mundo inteiro.

Para se fazer um bom prato, é necessário o conhecimento dos cortes de carne, para que aquele ideal seja utilizado na sua receita. Desde as carnes de primeira até as de terceira, sabor não falta no prato. Até aquelas mais leves, basta apenas um bom tempero para incrementar.

Seja para um grande churrasco ou uma carne assada em um domingo em família, a carne bovina não deixa a desejar. Agora que você já sabe os cortes e para que são mais indicados, fica mais simples arrasar no preparo desde um strogonoff até de um ensopado.

Autor deste artigo

Olá!!
Meu nome é Thulany Dhara, sou jornalista e amante de animais. No momento tenho uma gatinha, chamada Kesha(sim, amo nomes artísticos), um buldogue francês chamado Eros e uma linda dobermann chamada Nala. Eles são os amores da minha vida e quando não estou com eles, estou montando quebra cabeça sobre animais também haha.

Palavras-chave relacionadas


tipos alimentação fatos curiosos

Artigos relacionados


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.


Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Quer ter um cachorro marrom? Conheça a seguir várias raças com essa coloração dividida em porte grande, médio e pequeno, assim como suas características!


Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Conheça a expectativa de vida de um gato e quais são os aspectos gerais que podem influenciar essa qualidade.


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.