Gatos sentem energia das pessoas? Confira fatos curiosos

Gatos sentem energia das pessoas? Confira fatos curiosos

Existem muitos mitos e crenças que rodeiam esses felinos. Clique aqui e conheça algumas curiosidades surpreendentes acerca de gatos sensitivos.


É verdade que gatos sentem a energia das pessoas?

Humana acariciando gato preto

Gatos são animais misteriosos e encantadores, envolvidos em diversas crenças e histórias místicas muito interessantes. Popularmente, eles não são apenas conhecidos por terem sete vidas, mas muitos acreditam que os gatos podem sentir as energias do ambiente e das pessoas.

Apesar de não haver comprovação científica sobre isso, existe a crença de que esses animais possuem uma grande capacidade de sentir as energias negativas da casa e eliminá-las. Embora muitas culturas associem o gato à sorte, ele foi e é alvo de muito preconceito, inclusive associado à bruxaria durante a Idade Média. Neste artigo, vamos conhecer algumas curiosidades que rodeiam esses felinos.

Coisas que tornam os gatos sensitivos

Humana acariciando gato rajado na rua

Quem acha que o gato é um animal preguiçoso, está enganado. Esse felino é extremamente atento e trabalha muito para limpar as energias negativas do seu humano e do ambiente em que vive. Vamos entender porque isso acontece.

Gatos sentem e afastam energias negativas

Além de existir a crença de serem ótimos guias astrais, também acreditam que os gatos são mais evoluídos espiritualmente, por isso, têm a capacidade de perceber as más energias, expulsá-las e renovar o ambiente. Eles também podem apenas movimentar a energia, fazê-la fluir, se acharem que está estagnada demais.

É como se o corpinho dele filtrasse as energias negativas, para que não atinjam seu lar nem seu dono. Quando uma visita chega em casa e o gato se esconde, pode ser um sinal de que ele não sentiu uma boa energia e, preferiu se isolar. Ele pode, também, preferir cercar o dono, como uma forma de protegê-lo daquela energia.

Gatos sentem quando estamos doentes

Esse é um fato já comprovado, já que não só os gatos, como também os cães, podem perceber quando alguém está doente pelo olfato. Mas se acredita que os gatos são muito sensíveis às emoções humanas e podem sentir quando a pessoa não está bem, até mesmo quando está doente.

Quando o gato anda muito atrás do dono, pode estar percebendo más energias nele e quer neutralizá-las. Pode não parecer, mas esse animal está sempre trabalhando para proteger o dono e a própria casa, mesmo quando está descansando, esse é um dos motivos para o gato gostar de dormir na cama do dono.

Gatos identificam dores em pessoas

Por terem a capacidade de sentir energias, quando um gato insiste em se deitar em alguma parte específica do corpo do dono, pode ser um sinal ruim, de um problema naquele lugar. O animal também pode tentar avisar através de lambidas e carícias no local, além de mudanças de comportamento.

Mas não é só isso: o seu gato pode sentir quando você não está bem, quando está estressado, triste ou mal-humorado. É nesse momento que ele provavelmente vai se aconchegar em você ou, pelo menos, pedir atenção, para tentar te ajudar e absorver essa energia ruim. Porém, o gato também pode se isolar, se esconder, com medo, por isso tome cuidado para não prejudicar seu companheiro.

Diferentes cores, diferentes significados!

Você sabia que a cor do felino pode dizer muito sobre ele? O gato branco tem o poder da cura e pode reestabelecer o equilíbrio no ambiente, recarregando as energias positivas; o cinza atrai afeto, amor, sorte, sensibilidade, estabilidade e tranquilidade; o gato preto oferece proteção à casa e ao seu dono, absorvendo toda a energia negativa e limpando o ambiente;

Um gatinho de cor laranja pode trazer alegria, prosperidade, riqueza, criatividade, discernimento e autoestima; o gato bicolor fortalece a amizade, a sabedoria, o respeito e a compreensão; O gato tricolor atrai sorte e proteção ao lar e à família; o siamês pode atrair sucesso, popularidade e beleza; o gato listrado traz sorte, otimismo e energia positiva.

O gato reconhece a voz do dono

É um fato que o cheiro é um fator muito importante para que o gato reconheça seu dono, mas você sabia que ele também reconhecê-lo através da sua voz? Estudos comprovam que os gatos podem, sim, reconhecer o dono através da voz. Assim, ele pode identificar as vozes familiares e estabelecer confiança.

Os gatos também são capazes de reconhecer o próprio nome: eles conseguem identificar o som como algo familiar e reagem, seja através da voz do dono ou de alguém desconhecido. Porém, como já era de se esperar, apesar de reconhecerem o nome, só vão atender quando quiserem.

Gatos vão ao banheiro junto com seus donos

Se você tem um gato, ele provavelmente adora te acompanhar ao banheiro. Isso se deve à curiosidade do felino: ele realmente quer saber o que você faz ali, ainda mais se fechar a porta.

Mas não é só isso: o banheiro também pode ser um lugar muito divertido e interessante para os gatinhos, já que há muitos objetos que podem servir de brinquedo para eles, além de móveis em que podem se esconder e se aventurar. Por isso, tenha cuidado! Além disso, pode ser um lugar para ele se refrescar, buscando água fresca e um azulejo frio, nos dias de calor.

Algumas lendas sobre a espiritualidade dos gatos

Humano com dois gatinhos um preto e um branco

Na Tailândia há uma lenda sagrada que converteu os gatos em seres únicos de paz e íntima união, por isso são muito importantes para o Budismo e existem muitos deles em diversos templos na Ásia. Vamos ver algumas lendas e curiosidades sobre eles.

Deusa Bastet

A Deusa Bastet era considerada uma divindade solar, protetora da saúde, dos lares e da fertilidade. Antes com um corpo humano e cabeça de leoa, passou a ser representada com uma cabeça de gato apenas a partir do primeiro milênio antes de Cristo, quando os gatos já haviam sido domesticados pelos egípcios. Acreditava-se, também, que ela podia curar doenças e conduzir as almas dos mortos.

No Egito, os gatos eram vistos como a reencarnação dessa deusa, por isso recebiam o melhor tratamento possível. Maltratar um gato era um pecado imperdoável contra a Deusa Bastet, além de ser um mau presságio. Eles eram considerados guardiões do outro mundo e comuns em muitos amuletos.

Imagens de gatos como amuletos

Os gatos são venerados e vistos como amuletos por muitas culturas, inclusive a japonesa. Um amuleto de gato muito famoso é o Manekineko: conhecido como gato da sorte, é usado para atrair sorte, proteção, prosperidade, felicidade e saúde.

Maneki Neko significa gato acenando, e a pata levantada seria para atrair sorte. Há uma variedade desse amuleto, inclusive nas mais diversas cores, as quais podem dizer muito sobre ele.

O Manekineko branco atrai sorte, pureza, felicidade e coisas positivas; o dourado, riqueza e prosperidade; o preto afasta os maus espíritos e protege contra doenças; o prateado atrai longevidade e saúde; o amarelo, bons relacionamentos (como um bom casamento e boas amizades); o vermelho, saúde e proteção contra doenças e maus espíritos.

O guardião da viagem

Já vimos aqui que os gatinhos sentem energia das pessoas, conseguem filtrá-la e renová-la, fazendo uma espécie de limpeza energética. Pode-se dizer, então, que os gatos são guardiões e protetores de suas casas e de seus donos, durante todo o tempo que passam com eles.

Você sabia que o gato preto, na Inglaterra, era considerado uma espécie de guardião da viagem? Há um relato de um gatinho preto que viajou em um navio com o objetivo de exterminar os ratos do lugar. Mais tarde, o gato passou a ser considerado um importante protetor contra os inimigos naturais do navio. Ele pode ter se conectado com àquele que faz a segurança das viagens em outro plano.

Gatos curandeiros

Esses incríveis felinos não só promovem uma limpeza energética, como também possuem um grande potencial de cura. Existem relatos antigos em que curandeiros e xamãs utilizavam seus gatinhos de estimação para realizarem uma função semelhante a dos cristais, como um canal de cura, já que muitas vezes estes não podiam ser utilizados.

Acredita-se que os gatos têm um papel importante na purificação das energias negativas dos humanos e dos sentimentos ruins que eles liberam. Além disso, estudos concluíram que o ronronar, em uma vibração de 20 a 150 Hz, tem a capacidade de curar infecções, diminuir inchaços e acalmar ataques de dispneia em seres humanos. A convivência com um gato também pode diminuir bastante a ansiedade e evitar infartos.

Gatos sensitivos na Rússia

Os russos também são adoradores desses felinos, inclusive os relacionando a hábitos bem supersticiosos. Lá, quando se adquire uma casa, o primeiro a entrar deve ser o gato, pois acreditam que o ambiente ficará livre de maus espíritos. Também acreditam que o gato elimina o estresse dos seres humanos e tem uma grande capacidade para encontrar um lugar com bom fluxo de energia e campo magnético.

Por isso, acreditam que o local onde o gato sempre dorme confortavelmente é onde o fluxo de energia e o campo magnético são bons. Além disso, acreditava-se, também, que havia muitos acidentes e suicídios nos lugares em que o campo magnético ou o fluxo de energia é ruim.

Gatos são realmente seres sensitivos

Gato dormindo no colo do humano

Vimos aqui que os gatos realmente têm uma habilidade especial para sentir energias e renová-las, agindo como guardiões dos donos e de suas casas. Todos esses fatos curiosos aumentam ainda mais os mistérios que rodeiam esses felinos e os tornam ainda mais interessantes. Seus hábitos são extremamente curiosos, diferentes e nos fazem questionar sobre o misticismo que os cerca.

Mas o dono precisa ficar de olho em seu animal, porque esse trabalho pode ser perigoso para o bichano, já que ele fica cheio de todas essas energias e precisa expulsá-las. Se você tem um gato, analise seu comportamento e tente observar os fatos citados aqui. E, claro, não deixe de cuidar muito bem do seu gatinho, assim como ele cuida de você.

Autor deste artigo

Artigos relacionados


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.


Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Quer ter um cachorro marrom? Conheça a seguir várias raças com essa coloração dividida em porte grande, médio e pequeno, assim como suas características!


Como cuidar de periquito: guia completo do filhote ao adulto

Como cuidar de periquito: guia completo do filhote ao adulto

Neste artigo, você verá que os periquitos são aves de fácil adestramento de ótima convivência e que sua presença traz leveza ao ambiente doméstico.


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.