Pássaro alma-de-gato: veja descrição, tipos, canto e lendas

Pássaro alma-de-gato: veja descrição, tipos, canto e lendas

Você já ouviu falar do místico alma-de-gato? Então conheça a seguir suas características, seus distintos nomes e até algumas curiosidades interessantes!


Você conhece o pássaro?

Pássaro alma-de-gato no galho de árvore

O pássaro alma-de-gato é conhecido no Brasil inteiro por inúmeros nomes diferentes. São tantas opções que você, provavelmente, já ouviu falar de alguns deles. Mas afinal quem é esse alma-de-gato?

Ele é um pássaro com uma cauda longa que impacta logo ao primeiro olhar. Sua existência é repleta de misticismo, pois, apesar de ser apenas um pássaro, ele carrega inúmeras lendas e histórias espirituais, sendo algumas, inclusive, indígenas.

Quer conhecer algumas dessas histórias e descobrir mais sobre esse lindo pássaro, incluindo suas características e curiosidades? Então continue lendo e conheça o alma-de-gato que possui diversos nomes e é protagonista de muitas lendas. Vamos lá?

Características da alma-de-gato

Cabeça do alma-de-gato no detalhe

Para conhecermos um pouco mais sobre esse admirável pássaro, vamos descobrir seus nomes, tamanho, habitat, comportamento, alimentação e características peculiares, que tornam esse pequeno ainda mais interessante.

Nome

O pássaro alma-de-gato tem como nome científico Piaya cayana, que significa pássaro cuco, originário da Guiana Francesa. No entanto, quando se trata do nome popular, as opções são inúmeras.

Algumas delas são: alma-perdida; atibaçu; atiguaçu; crocoió; meia-pataca; pataca; pato-pataca; oraca; picuã; picumã; rabilonga; rabo-de-escravidão; rabo-de-palha; tincoã; uirapagé; pecuá e coã. Há muitas outras opções, o que mostra o quando esse pássaro é conhecido em todo o Brasil.

Muitos desses nomes, inclusive, estão relacionados a algumas lendas ou as suas características diferenciadas. O nome alma-de-gato, está relacionado ao seu comportamento e canto. Já o tincoã, significa pássaro feiticeiro, relacionado a lenda no qual é protagonista. Tanto o canto quanto a lenda serão mais detalhados a seguir!

Tamanho, peso e tempo de vida

O corpinho do alma-de-gato é relativamente pequeno, no entanto, a sua cauda é bem comprida. Portanto, no total, esse pássaro mede 50 cm. Seu peso também é bem leve, não ultrapassando 120 g.

O tempo de vida dos pássaros mudam de acordo com as condições e o local em que vivem. Por ser um pássaro silvestre, que não pode ser criado em cativeiro, não se sabe ao certo sua expectativa de vida, já que na natureza deve lidar com predadores constantemente, logo, muitas vezes não pode viver até envelhecer, sendo caçado antes.

Características visuais

Apesar de ter tons considerados neutros, o alma-de-gato apresenta uma boa quantidade de cores em seu corpo. Na parte superior, suas penas assumem um tom ferrugem, enquanto em seu peito prevalece a cor cinza. Já sua cauda possui um tom escuro com manchas brancas na ponta, além de possuir a íris vermelha e o bico amarelo.

Uma característica visual que distingue essa ave de qualquer outra é a sua longa e bela cauda, pois são poucas as espécies que apresentam essa parte do corpo tão longa. Comparadas ao seu pequeno corpo, elas ficam ainda mais evidentes!

Distribuição e habitat

O alma-de-gato é mais comum na América do Sul, principalmente na Argentina, Venezuela, Guiana e Brasil. No caso desse último, a ave pode ser encontrada em toda o território nacional, mas não são tão fáceis de serem vistos devido aos seus hábitos particulares.

Caso queira tentar vê-los, busque em sua cidade áreas com mata fechada, parques ou, até mesmo, regiões urbanas que sejam bastante arborizadas. Apesar de serem locais simples de serem localizados, conseguir ver o pássaro é que será a tarefa difícil.

Comportamentos peculiares

Uma das principais características comportamentais do alma-de-gato, é o hábito de pular de ramo em ramo, como se fosse um esquilo, além de ter um modo de se movimentar bem sorrateiro, o que explica o seu nome popular.

O alma-de-gato também consegue vocalizar copiando os sons que outros pássaros emitem, com o bem-te-vi. Ademais, essa ave só anda sozinha ou em pares e tem a característica peculiar de planar, auxiliada pela sua cauda que possui uma parte interna e externa.

Alimentação

No geral, o alimento preferido dessa ave são os insetos, principalmente as lagartas, inclusive as que possuem espinhos. No entanto, sua dieta é bastante diversa, o que possibilita que o alma-de-gato coma frutas distintas.

Além disso, esse pássaro também consome ovos de outras aves, algo que pode surpreender muitas pessoas. Eles também não poupam energia para caçar e comer lagartixas e pererecas, provando o quando sua alimentação é variada.

Reprodução do pássaro

É durante a primavera que se inicia o período de reprodução do alma-de-gato. Não é difícil perceber que a ave chegou nesse período, pois elas cantam durante o dia inteiro, sem se cansar. O macho costuma conquistar a fêmea oferecendo uma lagarta.

Após a conquista, o primeiro passo de todo o ritual é a construção do ninho, feito com galhos entrelaçados em forma de uma panela levemente rasa. Quando o ninho estiver pronto, a fêmea colocará por volta de 6 ovos e após esse processo, durante a incubação, o casal irá se revezar.

Uma curiosidade é que o alma-de-gato é uma ave monogâmica. O que significa que ao escolher um parceiro irá conviver com ele durante toda a sua vida.

Curiosidades sobre o pássaro alma-de-gato

Alma-de-gato na árvore

Agora que você já conhece as principais características do pássaro alma-de-gato, está na hora de descobrir algumas curiosidades que envolvem essa mística ave. Confira a seguir algumas delas relacionadas ao seu canto, subespécies e lendas.

Características do canto

O som do canto desse pássaro também explica um dos nomes populares que ele carrega. Apesar de conseguir copiar sons de outras aves, o seu canto, em particular, é muito similar a um miado de um gato. Essa característica peculiar torna esse pássaro ainda mais distinto.

Além disso, sua capacidade de copiar o deu a fama de ser um pássaro com um canto debochado, deixando claro que, além de ter um canto único, ainda consegue copiar aqueles que pertencem a outras espécies.

Esta ave possui várias subespécies

Pode surpreender alguns, mas essa ave peculiar possui algumas subespécies. E, como é encontrada em todo o território brasileiro, muitas delas estão localizadas aqui mesmo, no Brasil. No total, são 14 espécies, das quais 6 estão em terras brasileiras. São elas: Piaya cayana cayana; Piaya cayana obscura; Piaya cayana hellmayri; Piaya cayana pallescens; Piaya cayana cabanisi; Piaya cayana macroura.

As outras espécies se dividem entre México, Venezuela, Colômbia, Equador, Argentina, Bolívia, Ilha de Trinidad, Peru, Panamá, em algumas ilhas costeiras e em regiões próximas ao Oceano Pacífico. E tem nomes como: Piaya cayana mesura; Piaya cayana circe; Piaya cayana insulana; Piaya cayana mogenseni; e Piaya cayana mexicana.

Lendas sobre a alma-de-gato

Esse pássaro é muito popular pelo mistério que carrega, descrito em muitas lendas. Umas delas é a lenda amazônica, que diz que essa ave pressagia a morte, pois costuma cantar uma melodia bem peculiar na porta da casa de alguém que esteja à beira da morte.

Todo esse misticismo ocorre pela dificuldade que as pessoas têm em visualizar essa ave de meio metro. Muitos dos observadores passam anos na floresta e não conseguem achá-los. Alguns ainda contam que nunca viram, se quer, o ninho do alma-de-gato, o que o torna um pássaro ainda mais místico, sendo conhecido até como feiticeiro.

Agora você conhece o pássaro alma-de-gato

Alma-de-gato na árvore

Com muitos nomes e espalhado por todo o Brasil, o alma-de-gato é um pássaro encantador que conquista amantes de aves no mundo todo. Sua cauda característica e seu canto similar ao miado de um gato, tornam essa ave um animal único digno de horas de observação.

No entanto, devido ao seu hábito de não ficar parado, raramente você conseguirá visualizar esse lindo pássaro. Terá que dedicar um bom tempo da sua vida para ficar parado na floresta esperando-o aparecer.

É por todo esse mistério e peculiaridades, que essa ave se tornou protagonista em diversas lendas, incluindo uma que afirma que ele pressagia a morte. Chamados de várias formas distintas, o alma-de-gato é, definitivamente, um pássaro único que vale a pena ser observado.

Autor deste artigo

Olá!!
Meu nome é Thulany Dhara, sou jornalista e amante de animais. No momento tenho uma gatinha, chamada Kesha(sim, amo nomes artísticos), um buldogue francês chamado Eros e uma linda dobermann chamada Nala. Eles são os amores da minha vida e quando não estou com eles, estou montando quebra cabeça sobre animais também haha.

Artigos relacionados


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.


Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Quer ter um cachorro marrom? Conheça a seguir várias raças com essa coloração dividida em porte grande, médio e pequeno, assim como suas características!


Como cuidar de periquito: guia completo do filhote ao adulto

Como cuidar de periquito: guia completo do filhote ao adulto

Neste artigo, você verá que os periquitos são aves de fácil adestramento de ótima convivência e que sua presença traz leveza ao ambiente doméstico.


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.