Saiba como é o peixe Green Terror e como lidar com o seu comportamento
É bem verdade que em toda espécie do reino animal há alguma classe ou família conhecida por ser expressamente afrontosa ou domesticável. No caso dos peixes, alguns chegam a levar no nome “terror” em seu nome, contribuindo para uma fama de superioridade no reino aquático. Os ciclídeos detém esse título, dificultando a tarefa de manter o aquário estável.
O bem-estar do Green Terror, assim como o de qualquer outro bicho, depende da dedicação de seu dono. A fama de espaçoso deve ser considerada como característica indissolúvel do animal. É fundamental oferecer proteção, boa alimentação, espaço e uma convivência pacífica com outros peixes.
É bem verdade que a disputa por alimento é algo pertencente a qualquer instinto de sobrevivência. O mesmo equivale quanto à proteção de filhotes e ovos onde a conhecida agressividade pode ser entendida como um espírito protetor até do mais dócil animal existente.
Conheça o peixe Green Terror
O peixe chamado Green Terror pertence a Cichlidae, família de água doce com cerca de 27 mil espécies. É colorido, robusto e conhecido por ser espaçoso. Bonito em habitat natural, é apreciado em cativeiro por aquaristas devido a sua cartela de cores contrastante.
■Visão geral do Green Terror
O Green Terror está na Costa do Pacífico desde o Rio Esmeraldas até o Rio Tumbes. O macho pode chegar a 30 cm de comprimento. Geralmente as fêmeas chamam menos atenção do que os machos em cor e forma: somente os machos da espécie tem uma protuberância frontal.
■Origem do Green Terror
Originário da América do Sul. Antigamente, o Green Terror era considerado um peixe do complexo rivulatus. No entanto, após revisão, essa espécie de peixe foi separada criando o gênero andinoacara. O termo é referente à região dos Andes. São encontrados em Águas paradas e lentas de bacias doces.
■Habitat
O Green Terror habita águas costeiras. Por isso, ao ser transportado para dentro de um aquário é importante que este ambiente ofereça características semelhantes ao seu habitat natural. A ambientação para o Green Terror deve conter rochas que simulem cavernas e proporcionem esconderijos.
■Das Águas Livres para o Aquário
Esses peixinhos vivem em locais de considerável vegetação, pois apreciam ambientes de baixa visibilidade. Desse modo, é importante propiciar um ambiente semelhante ao que o animal estava acostumado em PH, oxigênio e temperatura.
■Aparência do Green Terror
Não há dificuldade em diferenciar macho e fêmea. Isso porque a fêmea tem, no máximo, 20 cm e cores mais neutras. Já o macho tende a ter cor mais expressiva e chegar aos 30 cm. Alguns têm um tipo de característica na cabeça lembrando um “inchaço” acima dos olhos.
Como montar um aquário comunitário com o peixe Green Terror
Preferem água entre 25ºC e 27 ºC. Um aquário precisa de 150 litros, no mínimo, para abarcar um só peixe dessa espécie. O PH 7,4 e 8,6. Por conta do habitat rochoso, esses peixes dependem de uma água alcalina. O aquário precisa de um bom sistema de filtragem.
■Peixes jumbos que o Green Terror são compatíveis
Existem alguns peixes que podem conviver em um mesmo aquário com o Green Terror. Exemplos:
• Salvini, de igual temperamento;
• Severum, de modo geral pacífico na fase adulta;
• Texas, agressivo e voraz.
■Evite os peixinhos pequenos, eles serão comidos!
O Green Terror pode se alimentar de pequenos peixes, por isso, espécies muito pequenas não devem dividir o aquário com ele. O Green Terror também pode incluir em sua alimentação insetos, moluscos e crustáceos.
■Plantas e decoração para aquário de Green Terror
Além de beleza, o aquário deve ser seguro e higiênico para os peixes. Uma decoração com plantas agrada aos olhos e também aos moradores do aquário: elas têm a função de camuflagem e ajudam na oxigenação da água. A iluminação também tem a sua função: propicia a fotossíntese.
■Quais plantas usar no aquário do Green Terror?
As plantas em aquários não são apenas artefatos de decoração. Elas têm a importância de purificar a água. Sendo um peixe típico de água doce, algumas plantas ideais para o aquário do Green Terror são:
• Musgo de Java
• Rizomas
• Anubias
• Lentilha D'Água
• Espada de melão
• Cairuçus
Cuidados com o peixe Green Terror
Como não precisam tomar banho ou serem levados para passear, muitas pessoas têm a falsa impressão de que cuidar de peixes é uma tarefa simplista, o que não é verdade. Veja a seguir os cuidados necessários para se criar um Green Terror.
■Como deve ser a manutenção do aquário
Deve ser periódica. Além disso, não sobrecarregar nos ornamentos; realizar testes de PH amônia, nitrato e nitrito; checar a temperatura da água; trocar filtros. A higiene e a iluminação podem contribuir para o bem-estar ou o estresse do animal.
■Alimentação ideal para o peixe Green Terror
Na natureza, são onívoros. Em aquários podem ser oferecidas as rações Color Bits, para os mais novos e Cichlid Sticks ao alcançarem a maturidade. Ambas são da marca Tetra. Além disso, pequenos peixes, folhas de acelga, camarão e minhocas.
■Camuflagem
Como em uma selva, também há como se camuflar em um aquário. Os peixes aderem a camuflagem como proteção de seus predadores. A técnica consiste em permanecer próximo a uma planta ou decoração similar ao de suas escamas.
■Peixe fora do aquário
A expressão ilustra bem o que acontece na realidade. Para um peixe “saltar” pode haver algum desconforto. Já em algumas espécies, o hábito é comum independente de como esteja o aquário. Por isso, observe se ocorre mais de uma vez. O comportamento pode depender do tamanho de aquário ou toxinas.
Comportamento do peixe Green Terror
São considerados peixes agressivos e territorialistas. Em contrapartida, podem conviver com algumas espécies. Ao mesmo tempo que não deve ser colocado com peixes maiores do que ele, pois, por sua vez, pode virar refeição. Apesar de conter “terror” em seu nome, não é o peixe mais agressivo que existe.
■Reprodução e dimorfismo sexual do peixe Green Terror
É um peixe de reprodução relativamente fácil. A fêmea cuida dos ovos e larvas enquanto o macho protege o território. Podem ser depositados até 600 ovos. A incubação gira em torno de 4 a 6 dias. Após cinco dias, os filhotes começam a procurar comida.
■Como lidar com a agressividade do Green Terror
É comum a ocorrência de agressões dentro dos aquários. Para evitar a agressividade do peixe dominante: adicione mais de um peixe no aquário simultaneamente; crie refúgios de proteção; possua peixes de cores diferentes; reduza a temperatura.
■Verificando o bem-estar de seu Green terror
Os peixes são criaturas peculiares que necessitam de atenção e paciência. Como não andam pela casa como um cachorro ou gato, é importante que você tenha tempo e disposição para cuidar desse tipo de animal.
Como qualquer ser vivo, o Green Terror pode adoecer. Sintomas indicadores de problemas na saúde do peixe são falta de apetite, lentidão ao nadar, nado irregular, respiração ofegante e nado lateral. Ao observar algum desses sintomas, busque auxílio do seu veterinário de confiança!
Aceite sua personalidade
O Green Terror, apesar do nome, ganha admiradores ao redor do mundo pela sua exuberância em cor e formato. É importante lembrar que peixes, mesmo os famosos pela agressividade, se criam em cardumes. No caso do Green Terror, o domínio se faz necessário como uma característica aceitável da natureza.
Formada em Letras - Língua Portuguesa e Brasileira e Literatura Portuguesa e Brasileira pela Universidade Federal do Piauí. Produtora de conteúdo, revisora e professora. Criadora da página "Concurseira do Piauí" no Instagram.