Green Terror: veja características e cuidados necessários com a espécie

Green Terror: veja características e cuidados necessários com a espécie

Em toda espécie do reino animal há uma classe conhecida por ser expressamente afrontosa. Dentre os peixes, alguns chegam a levar "terror” em seu nome.


Saiba como é o peixe Green Terror e como lidar com o seu comportamento

Peixe Green terror em aquário.

É bem verdade que em toda espécie do reino animal há alguma classe ou família conhecida por ser expressamente afrontosa ou domesticável. No caso dos peixes, alguns chegam a levar no nome “terror” em seu nome, contribuindo para uma fama de superioridade no reino aquático. Os ciclídeos detém esse título, dificultando a tarefa de manter o aquário estável.

O bem-estar do Green Terror, assim como o de qualquer outro bicho, depende da dedicação de seu dono. A fama de espaçoso deve ser considerada como característica indissolúvel do animal. É fundamental oferecer proteção, boa alimentação, espaço e uma convivência pacífica com outros peixes.

É bem verdade que a disputa por alimento é algo pertencente a qualquer instinto de sobrevivência. O mesmo equivale quanto à proteção de filhotes e ovos onde a conhecida agressividade pode ser entendida como um espírito protetor até do mais dócil animal existente.

Conheça o peixe Green Terror  

Peixe Green terror em aquário.

O peixe chamado Green Terror pertence a Cichlidae, família de água doce com cerca de 27 mil espécies. É colorido, robusto e conhecido por ser espaçoso. Bonito em habitat natural, é apreciado em cativeiro por aquaristas devido a sua cartela de cores contrastante.

Visão geral do Green Terror  

O Green Terror está na Costa do Pacífico desde o Rio Esmeraldas até o Rio Tumbes. O macho pode chegar a 30 cm de comprimento. Geralmente as fêmeas chamam menos atenção do que os machos em cor e forma: somente os machos da espécie tem uma protuberância frontal.

Origem do Green Terror

Originário da América do Sul. Antigamente, o Green Terror era considerado um peixe do complexo rivulatus. No entanto, após revisão, essa espécie de peixe foi separada criando o gênero andinoacara. O termo é referente à região dos Andes. São encontrados em Águas paradas e lentas de bacias doces.

Habitat

O Green Terror habita águas costeiras. Por isso, ao ser transportado para dentro de um aquário é importante que este ambiente ofereça características semelhantes ao seu habitat natural. A ambientação para o Green Terror deve conter rochas que simulem cavernas e proporcionem esconderijos.

Das Águas Livres para o Aquário

Esses peixinhos vivem em locais de considerável vegetação, pois apreciam ambientes de baixa visibilidade. Desse modo, é importante propiciar um ambiente semelhante ao que o animal estava acostumado em PH, oxigênio e temperatura.

Aparência do Green Terror

Não há dificuldade em diferenciar macho e fêmea. Isso porque a fêmea tem, no máximo, 20 cm e cores mais neutras. Já o macho tende a ter cor mais expressiva e chegar aos 30 cm. Alguns têm um tipo de característica na cabeça lembrando um “inchaço” acima dos olhos.

Como montar um aquário comunitário com o peixe Green Terror  

Peixe Green terror em aquário.

Preferem água entre 25ºC e 27 ºC. Um aquário precisa de 150 litros, no mínimo, para abarcar um só peixe dessa espécie. O PH 7,4 e 8,6. Por conta do habitat rochoso, esses peixes dependem de uma água alcalina. O aquário precisa de um bom sistema de filtragem.

Peixes jumbos que o Green Terror são compatíveis

Existem alguns peixes que podem conviver em um mesmo aquário com o Green Terror. Exemplos:

• Salvini, de igual temperamento;
• Severum, de modo geral pacífico na fase adulta;
• Texas, agressivo e voraz.

Evite os peixinhos pequenos, eles serão comidos!

O Green Terror pode se alimentar de pequenos peixes, por isso, espécies muito pequenas não devem dividir o aquário com ele. O Green Terror também pode incluir em sua alimentação insetos, moluscos e crustáceos.

Plantas e decoração para aquário de Green Terror

Além de beleza, o aquário deve ser seguro e higiênico para os peixes. Uma decoração com plantas agrada aos olhos e também aos moradores do aquário: elas têm a função de camuflagem e ajudam na oxigenação da água. A iluminação também tem a sua função: propicia a fotossíntese.

Quais plantas usar no aquário do Green Terror?

As plantas em aquários não são apenas artefatos de decoração. Elas têm a importância de purificar a água. Sendo um peixe típico de água doce, algumas plantas ideais para o aquário do Green Terror são:

• Musgo de Java
• Rizomas
• Anubias
• Lentilha D'Água
• Espada de melão
• Cairuçus


Cuidados com o peixe Green Terror

Peixe Green terror em aquário.


Como não precisam tomar banho ou serem levados para passear, muitas pessoas têm a falsa impressão de que cuidar de peixes é uma tarefa simplista, o que não é verdade. Veja a seguir os cuidados necessários para se criar um Green Terror.

Como deve ser a manutenção do aquário

Deve ser periódica. Além disso, não sobrecarregar nos ornamentos; realizar testes de PH amônia, nitrato e nitrito; checar a temperatura da água; trocar filtros. A higiene e a iluminação podem contribuir para o bem-estar ou o estresse do animal.

Alimentação ideal para o peixe Green Terror

Na natureza, são onívoros. Em aquários podem ser oferecidas as rações Color Bits, para os mais novos e Cichlid Sticks ao alcançarem a maturidade. Ambas são da marca Tetra. Além disso, pequenos peixes, folhas de acelga, camarão e minhocas.

Camuflagem

Como em uma selva, também há como se camuflar em um aquário. Os peixes aderem a camuflagem como proteção de seus predadores. A técnica consiste em permanecer próximo a uma planta ou decoração similar ao de suas escamas.

Peixe fora do aquário

A expressão ilustra bem o que acontece na realidade. Para um peixe “saltar” pode haver algum desconforto. Já em algumas espécies, o hábito é comum independente de como esteja o aquário. Por isso, observe se ocorre mais de uma vez. O comportamento pode depender do tamanho de aquário ou toxinas.

Comportamento do peixe Green Terror

Peixe Green terror em aquário.

São considerados peixes agressivos e territorialistas. Em contrapartida, podem conviver com algumas espécies. Ao mesmo tempo que não deve ser colocado com peixes maiores do que ele, pois, por sua vez, pode virar refeição. Apesar de conter “terror” em seu nome, não é o peixe mais agressivo que existe.

Reprodução e dimorfismo sexual do peixe Green Terror  

É um peixe de reprodução relativamente fácil. A fêmea cuida dos ovos e larvas enquanto o macho protege o território. Podem ser depositados até 600 ovos. A incubação gira em torno de 4 a 6 dias. Após cinco dias, os filhotes começam a procurar comida.

Como lidar com a agressividade do Green Terror

É comum a ocorrência de agressões dentro dos aquários. Para evitar a agressividade do peixe dominante: adicione mais de um peixe no aquário simultaneamente; crie refúgios de proteção; possua peixes de cores diferentes; reduza a temperatura.

Verificando o bem-estar de seu Green terror

Os peixes são criaturas peculiares que necessitam de atenção e paciência. Como não andam pela casa como um cachorro ou gato, é importante que você tenha tempo e disposição para cuidar desse tipo de animal.

Como qualquer ser vivo, o Green Terror pode adoecer. Sintomas indicadores de problemas na saúde do peixe são falta de apetite, lentidão ao nadar, nado irregular, respiração ofegante e nado lateral. Ao observar algum desses sintomas, busque auxílio do seu veterinário de confiança!

Aceite sua personalidade

Peixe Green terror em aquário.

O Green Terror, apesar do nome, ganha admiradores ao redor do mundo pela sua exuberância em cor e formato. É importante lembrar que peixes, mesmo os famosos pela agressividade, se criam em cardumes. No caso do Green Terror, o domínio se faz necessário como uma característica aceitável da natureza.

Autor deste artigo

Formada em Letras - Língua Portuguesa e Brasileira e Literatura Portuguesa e Brasileira pela Universidade Federal do Piauí. Produtora de conteúdo, revisora e professora. Criadora da página "Concurseira do Piauí" no Instagram.

Artigos relacionados


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Conheça a expectativa de vida de um gato e quais são os aspectos gerais que podem influenciar essa qualidade.


Como cuidar de periquito: guia completo do filhote ao adulto

Como cuidar de periquito: guia completo do filhote ao adulto

Neste artigo, você verá que os periquitos são aves de fácil adestramento de ótima convivência e que sua presença traz leveza ao ambiente doméstico.


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.