Aves que falam! Pássaros, periquitos, cacatuas, araras e mais

Aves que falam! Pássaros, periquitos, cacatuas, araras e mais

Você sabia que existem aves falantes? Neste artigo você conhecerá diversas espécies de papagaios, periquitos, cacatuas e outros que adoram conversar!


Como alguns pássaros e aves falam?

aves cantando

Os pássaros falantes são animais de estimação populares. A maioria das pessoas admira quando uma ave imita a fala humana ou faz um truque, e esse é um dos motivos que faz com que as pessoas queiram ter seu próprio pássaro falante.

Algumas espécies têm maior capacidade de fala do que outras, embora nenhum pássaro aprenda a falar a menos que passe muito tempo interagindo com humanos e ouvindo palavras e frases repetidas. Se você ficou curioso para saber quais são as aves que conseguem falar, este artigo é para você. A seguir, explicaremos tudo sobre as principais espécies de aves falantes.

Papagaios que falam

Os pássaros mais famosos por saberem falar são os papagaios, de modo que eles são famosos por repetirem as palavras que seus tutores ou outras pessoas falam. Nesta parte do artigo, vamos conhecer três tipos de papagaio que possuem a habilidade de se comunicar, são eles: papagaio Eclectus, papagaio-cinzento africano e papagaio da Amazônia. Confira!

Papagaio Eclectus

Papagaio Eclectus

Os papagaios Eclectus, embora não sejam tão barulhentos, podem desenvolver um extenso vocabulário de palavras humanas. Geralmente, são amigáveis e gentis, e prosperam facilmente na socialização com seus cuidadores. Há quem diga que o Eclectus macho é mais fácil de treinar, enquanto a fêmea é mais independente e capaz de lidar melhor com o estresse do ambiente.

O tamanho do papagaio Eclectus varia de 40 a 50 cm, e seu peso está entre 350 e 550 gramas. Suas principais características físicas constituem pelagem verde-esmeralda, asas vermelhas e azuis, e peito azul. O bico dos machos costuma ser laranja, enquanto o das fêmeas costuma ser preto.

Papagaio-cinzento africano

Papagaio-cinzento africano

O papagaio-cinzento africano é altamente inteligente e é frequentemente considerado o melhor pássaro falante, capaz de acumular centenas de palavras no seu vocabulário. Inclusive, há pesquisas sugerindo que esses papagaios podem usar palavras, dependendo do contexto, para desenvolver conversas simples, embora isso não signifique necessariamente que eles entendam o que estão dizendo. De qualquer forma, esse tipo de verbalização leva anos de treinamento e de prática.

O tamanho do animal varia entre 22 cm e 36 cm, e seu peso varia entre 300 e 550 gramas. As suas principais características envolvem a plumagem predominantemente cinza com bordas claras. No caso do papagaio-cinzento africano do Congo, o bico é preto e a cauda é vermelha brilhante; no caso do papagaio-cinzento africano Timneh, o bico superior é bronzeado e a cauda é marrom.

Papagaio da Amazônia

Papagaio da Amazônia

Os papagaios da Amazônia são pequenos pássaros com um tamanho que varia de 38 a 44 cm. Essas aves são bem leves, pesando de 450 a 650 gramas, e suas principais características físicas são: corpo verde, cabeça amarela, asa vermelha, bico castanho e anéis brancos ao redor dos olhos.

Eles podem aprender a falar com uma clareza excepcional e geralmente têm vozes muito doces. São pássaros inteligentes e espirituosos que adoram ser o centro das atenções e se relacionam intimamente com seus cuidadores, exigindo muita interação social e amplo espaço para brincar.

Periquitos que falam

Assim como os papagaios, alguns periquitos também são aves falantes, de modo que na natureza podemos encontrar algumas espécies que reproduzem sons muito similares à voz humana. Aqui, falaremos de três espécies que merecem o devido destaque, são elas: periquito-australiano, periquito-de-colar e caturrita. Acompanhe.

Periquito-australiano

Periquito australiano

O periquito-australiano, conhecido cientificamente por Melopsittacus undulatus, é uma pequena espécie de ave de cauda longa que se alimenta de sementes, sendo a única do gênero Melopsittacus. Ela foi registrada pela primeira vez em 1805 e mede até 25 cm. Esse periquito vive em grandes bandos na natureza, emitindo sons durante o voo e ao pousar nos galhos de árvores.

Periquito-de-colar

Periquito-de-colar

Os periquitos-de-colar indianos parecem ter um dom para aprender frases mais longas com palavras curtas, falando-as com clareza. Séculos atrás, na Índia, líderes religiosos que faziam orações diárias em seus jardins começaram a notar os periquito-de-colar locais repetindo as orações. Isso fez com que os pássaros fossem considerados sagrados, de modo que as pessoas passaram a criá-los como aves de estimação.

Suas principais características físicas são: plumagem verde, cauda azul e asas amarelas, sendo que os machos têm anéis pretos e rosas em volta do pescoço. Seu tamanho varia entre 35 e 45 cm, chegando a pesar apenas 115 gramas.

Caturrita

Caturrita

Qualquer pessoa que queira adotar uma tagarela real deve considerar uma caturrita. Essas aves são conhecidas por sua personalidade corajosa e pela fala clara e nítida. Mas, se você estiver interessado em uma, verifique as leis locais antes de trazer um para casa, já que é ilegal mantê-la como animal de estimação em algumas partes do mundo. No Brasil, é possível comprá-la legalmente somente de criadores credenciados no IBAMA.

No geral, elas medem de 28 a 30 cm de comprimento e possuem penas verdes no dorso, plumagem escamada nas asas e um pequeno bico alaranjado.

Cacatuas também falam

Embora normalmente não sejam exímias falantes como muitos papagaios e periquitos, as cacatuas podem aprender algumas palavras e frases. Há muitas espécies de cacatuas na natureza, mas, nesta parte do artigo, citaremos as principais: cacatua-de-crista-amarelada, cacatua Galah, cacatua Alba, cacatua Sanguínea e cacatua Moluccana. Veja!

Cacatua-de-crista-amarelada

Cacatua-de-crista-amarelada

A cacatua-de-crista-amarelada tem a reputação de ser uma ave de vocalização alta e barulhenta. Por outro lado, também é conhecida por ser uma companheira muito doce e afetuosa, principalmente se for alimentada na mão desde filhote. Em geral, essas aves amam atenção e também apreciam bastante serem manuseadas. Elas medem de 45 a 55 cm e pesam cerca de 780 g.

É importante salientar que essa cacatua é bastante afetuosa, demandando muita atenção. Para aqueles que podem suprir a necessidade de companhia de uma cacatua, a espécie de crista amarela será um animal de estimação excepcional, pois ela pode falar, aprender truques e apresentar uma variedade de comportamentos interessantes.

Cacatua Galah

Cacatua Galah

A Cacatua Galah é uma ave psitaciforme do grupo das cacatuas típica da Austrália. Difere das outras aves do gênero apenas na coloração da plumagem. Seu corpo é rosa-avermelhado, suas asas são cinzas e seu bico é marfim. Os machos e as fêmeas são exatamente iguais, sendo possível distingui-los apenas pela íris.

As Galahs, quando criadas como animais de estimação, criam fortes laços com seus tutores, pois são brincalhonas e afetuosas, tornando-se extremamente dóceis quando manipuladas com frequência. Elas medem até 30 cm, pesam cerca de 300 gramas e podem viver até os 40 anos.

Cacatua Alba

Cacatua Alba

Uma das características mais marcantes da Cacatua Alba é sua exuberante crista, erguida ou abaixada conforme a ave está excitada ou alarmada. É possível, geralmente, diferenciar o sexo dessa espécie pela cor da íris dos olhos, sendo que no macho a íris é preta, e na fêmea a íris é castanha. Sua situação na natureza é considerada vulnerável, principalmente devido ao tráfico ilegal.

A Cacatua Alba é uma ave de porte médio, sendo que as fêmeas atingem em torno de 48 cm de comprimento e pesam cerca de 400 gramas. Os machos, que não diferem tanto no tamanho, atingem o dobro do peso das fêmeas e também apresentam a cabeça mais larga e o bico mais comprido. Seus olhos, seu bico e seus pés são pretos.

Cacatua Sanguínea

Cacatua Sanguínea

A Cacatua Corella é uma ave extremamente dócil e brincalhona. Quando adquirida enquanto filhote, aprende a cantar e a falar, mas o que a torna particularmente linda é a sua crista, que levanta e abaixa, dependendo do seu estado de humor.

Outro aspecto a ser considerado é a inteligência dessas aves, que aprendem com muita facilidade a abrir gaiolas e a pegar em pequenos objetos como isqueiros, canetas, cordões, entre outros, podendo representar, inclusive, um perigo para o animal. Portanto, é importante deixar essas pequenas coisas longe de seu alcance.

Cacatua Moluccana

Cacatua Moluccana

A cacatua Moluccana possui cerca de 50 cm de comprimento, de modo que a cor da sua pelagem é em diferentes tons de salmão, e a sua expectativa de vida é de cerca de 60 anos. Elas são boas voadoras, sendo as suas asas afiladas ou arredondadas e voam em bandos barulhentos.

A alimentação delas é de basicamente vegetais e sementes, sendo que elas usam o bico para quebrar e abrir sementes e nozes. Outra característica é que a maxila superior tem relativa mobilidade e também ajuda a ave a escalar.

Mais aves que falam

Além do que já foi visto, há mais pássaros que conseguem emitir sons que precisam ser mencionados. A seguir, explicaremos mais sobre as seguintes aves falantes: calopsitas, araras, Mainás-da-montanha e Sanhaçus-da-Amazônia. Acompanhe!

Calopsitas

Calopsitas

As calopsitas não são tão falantes como algumas outras espécies de pássaros de estimação, mas podem aprender algumas palavras. Além disso, tendem a imitar ruídos domésticos, como campainhas de telefone, microondas, campainhas e despertadores. Muitas calopsitas também são assobiadoras talentosas, de modo que algumas conseguem assobiar canções inteiras.

Elas possuem um corpo cinzento, o rosto e a crista amarelos, bochechas alaranjadas e cauda longa. Há mutações da ave que incluem albino, lutino, malhado e canela. O seu tamanho é de até 35 cm e seu peso é de, no máximo, 85 gramas.

Araras

Araras

Como as cacatuas, as araras não são tão prolixas quanto alguns outros papagaios, mas também têm a capacidade de imitar a fala. Algumas espécies, como a arara-azul-e-dourada, são conhecidas por aprender palavras com mais facilidade que outras. Embora sua fala nem sempre seja clara, as araras tendem a ser pássaros barulhentos.

As araras são aves médias, medindo entre 76 a 91 cm, sendo que seu peso pode ser de 790 gramas a 1,3 kg. Elas possuem uma testa verde esmaecendo em azul-petróleo na nuca, dorso, cauda e asas. O peito e a parte inferior das asas são pretos. O bico também é grande e preto.

Mainá-da-montanha é um pássaro que fala

Mainá-da-montanha

Diferentemente de papagaios, o pássaro Mainá não é estridente e realiza imitações perfeitas da voz humana, muitas vezes causando confusão nas pessoas. Ele possui uma extensão vocal impressionante e consegue reproduzir tons e volume dos sons com grande maestria.

A ave possui entre 25 e 40 cm e costuma se alimentar de frutas e de insetos. Seu corpo é preto, o bico é alaranjado, e seus pés e pernas são amarelados.

Sanhaçu-da-Amazônia

Sanhaçu-da-amazônia

O Sanhaçu-da-Amazônia é distribuído em áreas abertas e semiabertas com árvores grandes e cercas vivas, cidades, vilas e jardins, em regiões tropicais e subtropicais. Alimenta-se principalmente nos estratos médios e altos, comendo frutos.

Ela possui aparência simples, porém distinta, com olhos escuros e bico forte. A população do leste dos Andes, na América do Sul, possui uma larga faixa branca nas asas e parece muito diferente.

Aves inteligentes e falantes

ave cantando

Enfim, podemos perceber que a natureza tem muitas aves incríveis que valem a pena ser conhecidas! Existem muitas espécies falantes na fauna, cada uma com suas particularidades, com seus atributos e com capacidades cognitivas diferentes que as ajudam a pronunciar palavras ou frases. Para quem pensava que os papagaios eram as únicas aves falantes no mundo, pôde se surpreender com a quantidade de aves que descrevemos neste artigo.

Agora que você já sabe quais são as aves que conseguem se comunicar, e que tem mais informações sobre elas, você pode pensar se deseja adotar alguma e começar a treiná-la para ela ser uma conversadeira nata!

Autor deste artigo

Artigos relacionados


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Você já se perguntou de onde surgiu o cavalo? Conheça a origem e os ancestrais do cavalo, um dos animais mais majestosos e antigos do reino animal!


 Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Você já ouviu falar do rato Topolino? Este artigo mostrará tudo a respeito dele, de modo que você poderá criá-lo em casa, se quiser! Confira!


Cores do Lulu da Pomerânia: conheça cores raras e populares

Cores do Lulu da Pomerânia: conheça cores raras e populares

Diferentemente de outras raças, este pequeno e fofo cachorro possui 23 cores possíveis! Descubra aqui as inúmeras possibilidades de pelagem desta raça!


Últimos posts


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.