Cio de gato: duração, como saber, como acalmar e muito mais

Cio de gato: duração, como saber, como acalmar e muito mais

Não sabe o que fazer para acalmar sua gata no cio? Descubra a seguir o que fazer e como descobrir se sua gata realmente está fértil!


O que é o cio de um gato?

gata no cio

O cio de um gato é uma fase natural na vida dos felinos e marca a época em que eles estão aptos à reprodução. Porém, esse período pode tornar-se difícil para os donos, uma vez que, tanto o gato, quanto a gata podem apresentar comportamentos que geram grandes dores de cabeça ao tutor durante a noite. Pensando nisso, escrevemos este artigo, onde explicaremos detalhadamente o que fazer durante o cio e como ele funciona.

Quando sua gata estiver no período fértil, ela apresentará mudanças em seu comportamento. Sendo assim, não se assuste caso você acorde no meio da noite e sua gata esteja miando mais alto que de costume. Afinal, essas mudanças comportamentais fazem parte da vida dos felinos.

Além disso, você vai aprender, ao longo deste artigo, o que fazer para acalmar sua gata quando ela estiver no cio. Então, acompanhe o texto e tenha uma boa leitura!

Como saber se a gata está no cio

gata no cio

Se sua gata não é castrada e apresentou alterações recentes em seu comportamento, como miado constante, e intensificou os hábitos de urinar pela casa ou de buscar por sua atenção, tudo indica que ela está no cio. Confira a seguir como identificar uma gata no cio!

Miado de gata no cio

Um dos primeiros sinais a serem observados quando a felina está no cio é o miado. Normalmente, quando a gata está no cio, ela fica mais vocal. Isto é, ela mia bem mais alto que o normal e, em muitos casos, poderá até impedir você de dormir. No caso, os uivos e gemidos que ela emite são para chamar a atenção de potenciais parceiros.

Além disso, seus gritos, muitas vezes, podem ser confundidos com a voz de uma criança. Mas, caso sua gata de estimação já tenha esse comportamento, você precisará buscar outros sinais para determinar se ela está no cio ou não.

Gata no cio busca mais atenção

Outro modo de saber se sua gata está no cio é perceber se ela está buscando por sua atenção, caso ela não tenha esse costume. Nessa fase, a felina fica mais carente e se torna bem mais afetuosa, esfregando-se constantemente em você para ser acariciada.

Bem como, caso sua gata de estimação assuma a posição de acasalamento enquanto você a acaricia, fique tranquilo, porque isso é normal. Esse comportamento é decorrente de alterações hormonais que ocorrem durante esse período de reprodução.

Caminhar e postura característicos

Sim, o caminhar da sua gata pode mudar quando ela está no cio. Ela andará rebolando, ou seja, balançando a parte traseira de seu corpo, de modo que esse comportamento é para chamar a atenção de seu parceiro. No mais, esse comportamento pode estar acompanhado de miados altos.

No cio, a postura da sua gata também mudará. Se a felina começar a se rastejar, arquear as costas, alongar a lombar e gemer, é bem provável que ela está no cio. Sendo assim, não fique preocupado pensando que ela está sentindo dores, esse é um comportamento normal.

Urina com cheiro forte

Os gatos são animais muito territorialistas, logo, têm o hábito de marcar o local com o seu cheiro. Sendo assim, quando está no cio, a gata irá borrifar sua urina pela casa para chamar a atenção de seu parceiro.

Para isso ser possível, sua urina fica com o cheiro forte, ficando por mais tempo no ambiente. Essa alteração no odor da urina é decorrente das alterações hormonais que a gata tem nessa fase.

Cio de gato: o que fazer para acalmar?

gata no cio

Agora que você já sabe como identificar se sua gata está no cio, existem maneiras para acalmá-la durante esse período. Evitar que ela saia de casa e castrá-la, por exemplo, pode ajudar a acalmar a felina. Veja mais a seguir!

Evite que a gata saia de casa

Se você não quiser que sua gata engravide, o ideal é mantê-la dentro de casa, impedindo que ela saia. Para isso, feche as janelas e as portas da casa, principalmente as dos cômodos onde a gata passa mais tempo para evitar machos intrusos. Caso não tenha como fechar as janelas, coloque telas de proteção.

Tendo esses cuidados, a felina não correrá o risco de contrair doenças de outros gatos infectados, como a leucemia felina. Além disso, a gata não voltará para casa prenha e você não terá que cuidar de mais gatinhos.

Dê mais atenção

No período fértil da gata, ela ficará mais sensível e afetuosa. Sendo assim, dê-lhe mais atenção. Ofereça à gata carícias, abraços e mimos para acalmá-la. Brinque com a felina com mais frequência, pois isso vai ajudá-la a relaxar e a conseguir ficar quieta em um local da casa.

Dê atenção à gata brincando também, isso fará ela se esquecer por momentos do cio. Invente jogos que a forcem a fazer atividades físicas, onde ela felina precisa correr, perseguir e saltar obstáculos. Não precisa ser muito tempo, entre 10 a 20 minutos por dia já é o suficiente.

Faça escovação dos pelos

Embora não pareça, os gatos gostam de ser escovados, pois, esse ato massageia sua pele. Quando a felina estiver no cio, escove seus pelos, isso vai ajudá-la a relaxar, aliviando o seu estresse nesse período.

Sendo assim, na hora de escovar o pelo da gata, escolha uma escova conforme o tipo de sua pelagem, para não machucar sua pele. Gatas de pelo curto precisam ser escovadas com escovas de cerdas macias. E lembre-se, a escovação deve ser feita sempre no sentido dos pelos, e nunca ao contrário.

Difusor de feromônios pode ajudar

Primeiramente, o difusor de feromônios é um pequeno aparelho que serve para liberar a substância no ambiente. Feromônio é um hormônio naturalmente produzido pelos felinos, usado para diversas funções comunicativas, como marcar o território e atrair um parceiro sexual durante o cio das fêmeas, por exemplo.

Assim sendo, o difusor de feromônios é um aparelho que, ao ser conectado à tomada, irá liberar o odor do gato. Coloque esse aparelho no local em que sua gata mais fica. Ao sentir o cheiro, ela se acalmará, aliviando o seu estresse.

Castração é uma boa opção

Além de todos esses métodos que existem para acalmar sua gata quando ela estiver no cio, existe também a castração. Porém, antes de fazê-la, consulte um veterinário sobre o melhor momento para castrar a gata. Isso, porque caso a felina seja castrada durante o cio, pode ter complicações cirúrgicas.

No mais, não é recomendado dar à felina anticonceptivos orais nem injetados. Atualmente, diversos estudos comprovam que anticoncepcionais podem aumentar as chances de a gata desenvolver mastite ou de sofrer de câncer. Dessa forma, castrar a sua gata de estimação é a melhor solução para evitar que ela fique prenha.

Mais informações sobre cio de gato

gata no cio

Além de saber identificar quando a gata está no cio, também é muito importante entender por quanto tempo ele dura e quando ele começa, por exemplo. Continue lendo para saber mais informações!

Quanto tempo dura o cio do gato

As gatas são animais poliéstricos sazonais, isto é, apresentam vários cios durante o período fértil. A verdade é que a resposta não é exata para quanto tempo duram os sintomas do cio de uma felina, já que ela pode ficar no período reprodutivo durante dias ou até semanas.

De modo geral, o cio da sua gata de estimação pode durar normalmente de 5 a 7 dias e se repetir a cada 10 dias, caso ela não cruze. Sendo assim, caso não queira ter que cuidar de mais gatos, não deixe ela sair de casa sem a sua supervisão.

De quanto em quanto tempo gato entra no cio

Como você pôde ler no tópico anterior, as gatas são consideradas poliéstricas sazonais. Isso significa que elas podem se reproduzir várias vezes ao longo do ano (poliéstricas) e conforme as estações (sazonais). Dessa forma, esse animal se reproduz apenas na primavera e no verão.

Essas duas estações são épocas do ano em que os dias são mais longos e têm mais luminosidade solar. No Brasil, as gatas podem se reproduzir durante todo o ano, já que o clima tropical e quente proporciona um ambiente propício para o cio. Entretanto, seu ciclo de reprodução pode ser alterado caso a gata viva em um ambiente inadequado.

Com quantos meses ocorre o primeiro cio

O cio, também chamado de estro, é o período reprodutivo de uma gata que ocorre apenas quando ela alcança a maturidade sexual. Normalmente, essa etapa de sua vida chega entre os 6 a 8 meses, mas também há casos muito frequentes de gatas que entram no cio com apenas 4 meses.

No entanto, com apenas 4 meses, não é recomendado o acasalamento, pois o corpo da gata ainda não se encontra suficientemente formado para conceber, podendo sofrer complicações durante a gestação. Para que isso não aconteça, não a deixe sair de casa durante o cio.

Cio de gato macho existe?

Os gatos machos também podem entrar no cio, no entanto, esse não será um período fixo igual o das fêmeas, pois eles estão prontos para cruzar durante todo o ano. Além disso, o cio do gato difere das fêmeas, sendo mais tardio. Começando entre os 8 e os 12 meses, acaba por volta dos 7 anos.

Quando os gatos detectam o odor das fêmeas e ouvem seus miados, eles podem ficar mais nervosos e agressivos com outros gatos machos, para marcar seu território. Além disso, miam de forma mais insistente.

Não é tão difícil acalmar uma gata no cio

gata no cio

Ao longo deste artigo, você descobriu como lidar com uma gata no cio. Para isso, você aprendeu a identificar quando de fato uma gata está em seu período fértil. Logo, ela apresenta alguns comportamentos característicos, como o miado mais alto, a busca por atenção de seu dono e mudanças no caminhar, por exemplo.

Logo em seguida, foi explicado o que se deve fazer para acalmá-la durante as semanas do cio. Entre as diversas maneiras, foi descrito que a escovação dos pelos da felina pode ajudar, bem como, que o uso de difusor de feromônios podem auxiliar o animal a relaxar nesse momento.

Sabendo quanto tempo dura e quantas vezes sua gata pode entrar no cio, será mais fácil de evitar que ela se reproduza. Dessa maneira, agora que você leu este texto, você está preparado para cuidar da sua gata de estimação quando ela entrar em seu período reprodutivo.

Autor deste artigo

Atualmente sou redatora e criadora de conteúdo para redes sociais. Já tive muitos animais de estimação, desde cachorros até peixes, e hoje, dedico-me a escrever sobre eles.

Artigos relacionados


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Você já se perguntou de onde surgiu o cavalo? Conheça a origem e os ancestrais do cavalo, um dos animais mais majestosos e antigos do reino animal!


 Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Lagartixa come escorpião? E aranha? Veja e se surpreenda!

Está tendo problemas com aracnídeos? Confira neste artigo quais insetos ou animais são predadores deles e aprenda muitas dicas para se livrar desses venenosos!


 Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Você já ouviu falar do rato Topolino? Este artigo mostrará tudo a respeito dele, de modo que você poderá criá-lo em casa, se quiser! Confira!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.