Qual raça de cachorro escolher? Descubra neste guia prático

Qual raça de cachorro escolher? Descubra neste guia prático

Quer ter um cachorro, mas não sabe qual? Confira a seguir dicas de como descobrir a raça perfeita para você e como se preparar para recebê-la em casa.


Ainda não sabe qual raça de cachorro escolher?

Três cães na frente da casa

Escolher um cãozinho para se tornar o seu mais novo melhor amigo e companheiro, não é uma tarefa fácil. Muitas coisas devem ser levadas e consideração como o sexo do cão, o porte e o seu comportamento. Além disso, outros fatores devem ser considerados como espaço adequado, função do cão (guarda, de trabalho ou guia), convivência com crianças e muito mais.

Quer uma ajuda, e até algumas dicas, de como descobrir o cachorro ideal para você de acordo com suas necessidades. Então confira a seguir algumas perguntas que devem ser respondidas antes de adquirir seu pet canino, além de auxílio na escolha de uma raça e muito mais.

Autoavaliação para escolher a raça de cachorro

Mulher com cão no carro

Antes mesmo de decidir, definitivamente, em adotar um cão, você precisa se questionar e responder algumas perguntas. Só assim, saberá, de fato, se está pronto ou não para ter um pet.

Iniciante na criação?

Se você nunca teve um cãozinho na vida, ou é a primeira vez que será responsável por ele de verdade, algumas coisas devem ser levadas em consideração. A primeira dela é a raça do seu futuro pet.

Alguns cães são mais difíceis de serem treinados, e precisam de um certo pulso firme para não se tornarem agressivos e territorialistas. Logo, eles não são indicados para alguém que está iniciando a criação de cães. Por isso, opte por cães mais dóceis e tranquilos como Poodle, Golden retriever, Pug, Boxer, entre outros.

Quer mais de um cachorro?

Outro ponto que deve ser considerado é a quantidade de cães que você quer adquirir. Quanto mais cachorros, maior será o trabalho e os gastos. Além disso, também é preciso pensar em quais cães você vai escolher, por eles precisam ser compatíveis para que brigas não aconteçam com frequência.

O espaço também precisa ser adequado, pois todo pet precisa de certos cuidados para ter uma vida saudável e duradoura. Portanto, caso queira adquirir mais de um cão, muitos fatores devem ser observados e levados em consideração.

Tem tempo para cuidar do cão?

Ao optar por ter um cãozinho, o tutor deve estar ciente de que precisará dedicar um tempo para cuidar do cão. Até aqueles que são mais independentes precisam de carinho e atenção para não se tornarem depressivos, destrutivos e ansiosos.

No entanto, se você é aquela pessoa que passa um certo tempo fora de casa, trabalhando por exemplo, não se preocupe. Com certeza há uma raça perfeita para você, que não demandará tanta atenção quanto aqueles mais carentes. Mas não se esqueça, o cão, em hipótese alguma, deve ser esquecido ou deixado de lado.

Você gosta de se exercitar?

Algumas características do seu estilo de vida influenciam totalmente na sua escolha por um pet. Caso você goste de fazer exercício regularmente, existem muitas opções de cães que adorarão te fazer companhia correndo, caminhando ou até realizando circuito.

O Husky Siberiano, Pastor Belga, Cane Corso e Greyhound, são algumas das excelentes raças que amam praticar exercícios e, com certeza, aguentarão o ritmo do tutor. Entretanto, se você é aquela pessoa que prefere ficar mais tempo no sofá, também há cães ideais para você, como o Bulldog Inglês, Galgo, Basset Hound e o próprio São Bernardo.

Morando sozinho ou não?

Cachorro são sempre excelentes companhias! Caso você more sozinho, adotar um pet canino pode ser uma ótima opção e raças ótimas para companhia não faltam! Existem muitas, inclusive, que possuem uma certa independência, mas são muito carinhosas e dóceis.

Lhasa Apso, Shih-tzu e o Fila brasileiro são alguns desses cães independentes, mas que não vão deixar o tutor se sentir sozinho em nenhum momento. Tomando algumas precauções, como deixar brinquedos para eles, é totalmente possível se adequar.

Qual seu tipo de moradia?

Ter um cachorro é assumir a responsabilidade de entregar tudo aquilo que ele precisa, inclusive espaço. Portanto, dependendo da sua moradia, alguns cães são mais indicados que outros. Caso o tutor more em um apartamento ou local apertado, o ideal são aqueles cães que não são tão enérgicos ou precisem de muito espaço. Não necessariamente são raças pequenas.

O Dálmata e o Husky Siberiano são cães grandes ótimos para apartamento, por exemplo. No entanto, também existem aqueles que são mais adequados para quem tem uma casa grande ou quintal vasto. Principalmente os que são cães de guarda como o Rotweiller, ou apenas aqueles que amam uma boa bagunça, como o Golden retriever.

Cão dentro ou fora de casa?

Esse é mais um ponto crucial que deve ser pensado. Caso você queira um cão para ficar fora de casa, como no quintal por exemplo, existem algumas raças mais propícias. Assim como há aquelas perfeitas para viverem dentro de casa, que se adequarão melhor.

No entanto, mesmo aquelas que vivem fora de casa precisam de carinho e dedicação. Portanto, não basta só colocá-los para fora, pois eles precisam de tanto cuidado quanto aqueles que viverão dentro de casa.

Avaliando o cão para escolher a raça

Cães de várias raças

Agora que você já tem uma noção do que deve ser considerado para decidir ter ou não um cãozinho, é a hora de pensar em uma raça ideal para suas necessidades e condições. Confira a seguir alguns fatores que vão te auxiliar.

Tamanho e peso

Umas das primeiras características do seu cão a se pensar é o tamanho e peso. Por mais que existam cães grandes que servem para viver em apartamentos, o ideal é que eles tenham espaço adequado que comportem todo o seu tamanho.

Além disso, você pode ter preferência por um cão de colo, por exemplo, ou algum que seja grande e que corra muito com você. Para iniciar a escolha da raça, esses são pontos interessantes a serem levados em consideração e que restringirão a lista de raças, que é extensa.

Tempo de vida

Alguns cães possuem o que chamamos de saúde de ferro. Ou seja, vivem por um longo tempo, fazendo bastante companhia ao seu dono. Entretanto, existem aqueles que não vivem tanto assim, seja por algum problema de saúde ou qualquer outro fator.

Portanto, caso você tenha preferência por cães que vivam cerca de 20 anos, por exemplo, você já consegue realizar mais um corte a grande lista. O que o ajudará a tomar a decisão correta.

Convivência com estranhos e outros pets

Outro ponto que você deve pensar é se precisará de um cãozinho que se adapte facilmente a visitas ou até mesmo outros pets. Alguns cães, principalmente de guarda, não receberão bem desconhecidos em seu território, portanto, você dele levar isso em consideração.

Caso você já tenha em sua casa algum outro pet, como pássaros, coelhos ou gatos, é importante adquirir um cãozinho que se dê bem com eles. Sabendo desses fatores, fica mais fácil encontrar raças ideais, compatíveis com o que você precisa.

Tipo de pelagem

A pelagem é algo incrível e singular de cada cãozinho. Para começar a descobrir qual são as raças que te agradam, uma das maneiras, é saber qual tipo de pelo mais te agradará em um novo pet.

As opções são várias! Há aqueles mais longos, que podem ser lisos ou encaracolados e de várias cores, e outros rente a pele, que podem ser grossos ou finos também. Os mais compridos costumam dar mais trabalho, logo, deve-se pensar bastante ao escolher um cão com pelagem longa.

Facilidade para adestramento

Assim como nós humanos, os cães também possuem personalidade com características bem peculiares. Devido a isso, algumas raças são mais difíceis de serem adestradas do que outras.

Portanto, se o tutor procura aquele cãozinho que executará truques, participará de competições ou qualquer outra coisa que exija um bom adestramento, ele deve fugir de cães considerados teimosos. Isso já auxilia bastante no filtro de raças perfeitas para o tutor.

Tendência a latir e se pode ficar sozinho

Como dito anteriormente, cachorros possuem personalidades únicas. Por isso, alguns são mais independentes, podendo ficar sozinhos por mais tempo sem nenhum problema, ou possuem uma tendência maior a latir.

Esses são dois pontos importantes a serem avaliados. Caso você não fique muito tempo em casa e more sozinho, precisará de um cão que consiga ficar bem sem ter você por perto. E, se viver em apartamento, o ideal seria um pet que não latisse muito também. Por isso, não esqueça de considerar essas características.

Tipos de raças de cachorro para escolher

Escolher ter um cão é algo muito importante, e agora você já sabe tudo o que precisa pensar e questionar no momento que for adotar o seu pet canino. Logo, essa é a hora de pensar nos tipos de raça que existem para descobrir qual é a sua ideal.

Sem raça definida

Vira-lata com pedaço de pau

Também conhecidos como vira-latas, os cães sem raça definida são uma verdadeira caixinha de surpresas! Muito dóceis, fiéis e obedientes, esses cachorros possuem a origem desconhecida, portanto não se sabe ao certo quais serão suas características quando crescerem.

Além disso, eles são, literalmente, cães únicos, pois se originam de uma mistura de raças específicas. Caso queira saber um pouco mais sobre ele, leve-o até o veterinário, pois ele te ajudará a dimensionar o possível tamanho do cão e outras características.

Esportistas

Dogo Argentino deitado no gramado

Se você gosta de praticar exercícios físicos, os cães esportistas são os ideais! Eles são descendentes de cães criados para caça e busca de animais, e carregam algumas das características especiais dos seus antepassados.

Pelo fato de qualquer esporte exigir muitas horas de atividade intensa, os cães esportistas possuem características como paciência, força, concentração, resistência e, claro, muita energia. Algumas das raças desse grupo são o Dogo argentino, Fox paulistinha, Weimaraner e o Cocker Spaniel Inglês.

Não-esportistas

Dálmata no fundo branco deitado

Esse é um grupo com raças bem distintas uma das outras. Isso ocorre, pois, os não-esportistas são, na verdade, todas as raças que não se encaixaram nos outros grupos, que serão vistos a seguir.

Algumas delas são Buldogue francês, Chow Chow, Shiba Inu, Dálmata, Shar Pei, Poodle, entre outras. Como você pode observar, as raças são distintas em tamanho, pelagem, estatura corporal, e muitas outras características que podem te ajudar na escolha do cão ideal.

Toys

Pequinês de pelos claros no gramado

Esse é, com certeza, o grupo de cães mais fofo de todos! Neles estão as raças que eram usadas como enfeites pela realeza, nos tempos mais antigos, ou caçavam pequenos animais como ratos.

Suas principais características são seu pequeno porte e sua forte personalidade, além da sua alta inteligência e energia. Os Chihuahua, Maltês, Cavalier King Charles Spaniel, Pequinês e Lulu da Pomerânia são alguns dos fofinhos que compõem o grupo.

Terriers

Yorkshire ao ar livre

Populares pela sua força e beleza indescritível, os Terriers eram usados, inicialmente, como caçadores de animais pequenos que eram considerados pragas, como os ratos. Com o passar do tempo, alguns se destacaram pela força e agilidade, e passaram a ser usados como cães de briga.

American Bully, Bull Terrier, Boston Terrier, Yorkshire Terrier, Pit Bull e o Jack Russel Terrier, são algumas das raças pertencentes a esse grupo. Além das características citadas acima, eles também são energéticos e pouco sociáveis, sendo necessário a socialização desde filhote.

Pastores

Pastor alemão deitado ao ar livre

Esse é o grupo de cães que foram essenciais na vida dos humanos quando o assunto era rebanho. Os cães pastores possuem a incrível habilidade de perseguir e encurralar, mas não atacar, pois eles fazem isso com o objetivo de manter os animais unidos.

Alguns membros do grupo são Border Collie, Pastor Alemão, Rough Collie e o Australian Cattle Dog. Apesar de muitos deles não exercerem a profissão pelo qual foram originados, eles ainda carregam as características dos pastores, como mordiscar o calcanhar do seu tutor.

Trabalhadores

Rottweiler no gramado

Os cães trabalhadores fazem parte do grupo que mais auxiliou os humanos em diversas atividades, e, até hoje, são utilizados! Eles tinham várias funções como caçar, rastrear, resgatar, puxar e guardar. Alguns realizam apenas um desses trabalho, mas outros conseguem fazer 2 ou 3.

Os tamanhos e a forma corporal das raças desse grupo variam bastante. Alguns membros são: Dogue Alemão, Rottweiler, Pastor belga, Labrador, Samoieda, Doberman e São Bernardo. Além disso, há alguns cães que se encaixam tanto no grupo de pastores quanto no de trabalhadores, como o Pastor Alemão.

Avaliação financeira para escolher a raça de cachorro

Casal com cão fazendo piquenique

Outro ponto a ser observado é todo o custo que um cão pode gerar. Algumas raças exigem um orçamento maior do que outras. Por isso, é bom você saber todo o custo que terá com seu cachorro, o que vai além do preço de compra.

Preço da raça

A primeira coisa a se pensar é no valor disponível que você tem para adquirir um filhote. O preço muda bastante, principalmente entre as raças brasileiras e aquelas que são internacionais, devido ao fato de serem importadas.

Há filhotes que podem ser encontrados por R$ 500,00 reais enquanto outros custam mais de R$ 10 mil reais. Cabe ao tutor saber suas condições financeiras e buscar o preço da raça que deseja. Além disso, muitas raças também podem ser encontradas para a adoção, basta procurar bem.

Localização de vendedores

Outro fator que influencia no custo de adquirir seu pet são os locais onde ele é vendido. Algumas raças são encontradas com mais facilidade e no Brasil inteiro, como o Pastor alemão e o Buldog inglês.

Já outras apresentam certa dificuldade, sendo poucos os criadores existentes no território nacional. Essa raridade, consequentemente, deixa os cães mais caros. Por isso, o ideal é procurar por vendedores próximos ao local em que você mora para que haja a possibilidade de fazer uma visita.

Custos de criação

Além da compra, é importante saber, em média, o custo de toda a criação que o seu novo pet vai gerar. O primeiro custo a se levar em consideração é com a alimentação. É importante fornecer uma ração de qualidade, com todos os nutrientes que o cachorro precisa.

Além disso, também deve haver um preparo para o gasto com camas e casinhas. Comedouros e bebedouros são itens essenciais, assim como os brinquedos que o farão se exercitar, ocupar o tempo vago e, claro, deixá-lo feliz.

Custos com veterinário e vacinas

Para que seu cão permaneça ao seu lado por um longo período, é necessário fornecer a ele uma ótima qualidade de vida, isso inclui cuidar da sua saúde. Para que isso ocorra, é preciso que você leve seu cão regularmente ao veterinário.

Já de início, na primeira visita ao veterinário, será necessário a aplicação de uma série de vacinas cruciais, como o V10 ou V8 e a antirrábica. Depois disso, há algumas vacinas que deverão ser dadas anualmente, e outras que é opção do tutor dá-las ou não.

O que mais considerar para escolher a raça de cachorro

Dois cães deitados com um gato

Apesar de tudo que já foi dito anteriormente, ainda há mais alguns pontos a serem considerados na hora de escolher ter o seu cão. Eles, inclusive, alteram até no custo que o tutor terá. Confira alguns deles a seguir.

Comprar ou adotar?

Essa é uma pergunta muito importante que pode mudar todo o seu planejamento. Comprar um cãozinho te dar algumas garantias, como pureza da raça e, em alguns casos, até vacinas. Já a adoção é um pouco mais imprevisível.

Mesmo escolhendo o cachorro que irá adotar, você provavelmente não saberá sua origem. Além do mais, caso queira uma raça específica e filhote, a adoção se torna mais complicada. No entanto, você poderá acolher um cãozinho único que, muitas vezes, já teve uma vida bem difícil.

Macho ou fêmea?

A princípio pode parecer algo sem importância, mas pensar bem no sexo do seu cãozinho é essencial. Caso você queira ter uma fêmea, alguns detalhes devem ser levados em conta como o período do cio, métodos contraceptivos e castração.

No caso do macho o mesmo ocorre, mas os cuidados são menores. A diferença é tão importante e significativa que as fêmeas custam mais caro que os machos, até porque, são elas que podem gerar futuros filhotes. Ademais, em questão da prevenção contra a gravidez, até a castração da fêmea é mais cara por ser um processo mais delicado.

Adulto ou filhote?

A escolha da idade do cão é outro fator que muda toda a preparação, como os custos que o dono terá. Um filhote custa mais caro e, dependendo da raça, é muito difícil encontrá-los para a adoção. Além disso, um filhote não tem vícios e costumes, por isso são mais fáceis de serem adestrados.

Os cães adultos são encontrados com mais facilidade para a adoção. E, até mesmo na venda, eles são bem mais baratos. Entretanto, alguns cuidados são necessários, principalmente em relação ao comportamento. Neles, por exemplo, castração é bem mais difícil, mas não impossível.

Dicas extras, ao escolher uma raça de cachorro

Três cães no gramado

Agora que você já sabe todas as perguntas que vão te auxiliar na escolha do cão e qual raça, você está pronto para começar o processo de aquisição. Para isso, vamos te dar mais algumas dicas que vão te ajudar. Confira!

Visite sempre criadores confiáveis

Uma dica muito importante é sempre visitar os criadores que irão efetuar a venda do seu filhote. Muitos não tratam os cães de forma saudável, explorando, inclusive, as mães, fazendo com que as mesmas tenham filhotes em sequência sem se importar com sua saúde. Além disso, muitos também mantêm filhotes em um espaço muito apertado ou inadequado de alguma forma.

Por isso, para não contribuir com esse mercado cruel, visite o criador que você escolheu e observe bem o local que o seu filhote está sendo cuidado. Ademais, um bom cuidado no início da vida do filhote faz toda a diferença quando se fala em saúde. Portanto, fique atento!

Prepare o ambiente para receber o cão

Um dos cuidados necessários que todo tutor deve ter é preparar o ambiente para a chegada do seu novo amigo. Seja ele adulto ou filhote, todo cão precisa de um local adequado para viver e se desenvolver. Portanto, já separe espaços na sua casa para ele dormir, brincar e fazer suas necessidades.

Tire também objetos, que possam ser perigosos, do alcance deles. Cães são exploradores e podem acabam se machucando seriamente ao pegar algum objeto que não deveria. Deixe sua casa segura e aconchegante, pronta para receber e acolher o novo pet.

Cuide da adaptação

Cada cãozinho tem o seu tempo de se adaptar ao novo local ao qual está sendo inserido, seja ele filhote ou não. Por isso, é importante dar espaço ao seu pet, para que ele conheça o ambiente e se acostume.

Caso tenha outros moradores ou animais na casa, é importante apresentá-los ao novo membro da família. Não force contato nem nada parecido, pois cada animal tem o seu tempo de adaptação. O essencial é você estar lá para ele, a cada passo dado, pois ele saberá que tem alguém em quem confiar e se apoiar.

Cuide muito bem do novo cãozinho

Parece uma dica boba, mas na verdade é a mais importante de todas. A chegada de um novo cão impacta toda a vida do tutor, assim como a do próprio cachorro, que está sendo tirado de um ambiente e tendo que se adaptar a outro. Esse processo pode ser muito estressante para o seu novo pet.

Portanto, é importante que você tenha paciência e todo o cuidado necessário para que o seu cãozinho se sinta confortável. Além disso, dê todo o amor que você puder, e se dedique ao máximo a ele. Criar um cachorro é uma tarefa difícil, mas muito recompensadora. Logo, para se divertir muito com o seu cão cuide, sempre, bem dele.

Está pronto para escolher o seu futuro cão?

Cãozinho dormindo com mantinha

Nesse artigo foi possível perceber como é complexa não apenas a decisão, mas toda a aquisição de um novo cachorro. Apesar disso, nele você pôde descobrir todas as perguntas que devem ser feitas e respondidas para saber se você está ou não preparado para ter o seu cãozinho.

Além disso, você também pôde ter uma pequena ajuda de como escolher a raça de acordo com as características que mais te agradam e que são necessárias para que o cão consiga viver bem e feliz no ambiente que o tutor disponibiliza. São inúmeras as raças disponíveis, logo, é importante filtrar para saber qual é a perfeita para você. Agora você está preparado para escolher uma e cuidar dela adequadamente!

Autor deste artigo

Olá!!
Meu nome é Thulany Dhara, sou jornalista e amante de animais. No momento tenho uma gatinha, chamada Kesha(sim, amo nomes artísticos), um buldogue francês chamado Eros e uma linda dobermann chamada Nala. Eles são os amores da minha vida e quando não estou com eles, estou montando quebra cabeça sobre animais também haha.

Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.