Cães brasileiros: Sertanejo, Fila, Griffon Barbudo e mais raças!

Cães brasileiros: Sertanejo, Fila, Griffon Barbudo e mais raças!

Você conhece o Cão Sertanejo, Griffon Barbudo e outros cães brasileiros? Nesse guia, você vai conhecer algumas características dessas raças e outras mais!


Conheça 11 raças de cães brasileiros

Hoje existem inúmeras raças de cachorro no mundo, de todos os tamanhos, cores e portes possíveis. Aqui no Brasil existem raças de cães originários de todos os lugares possíveis do mundo. Mas você já conhece quais os cachorros brasileiros?

Nesse guia vamos conhecer onze raças de cães originárias do Brasil, vamos saber algumas de suas características, como peso, altura e expectativa de vida. Além disso, um pouco da sua história, origem e suas descendências. Descubra aqui, além do Cão Sertanejo e Griffon Barbudo, cães que você já viu por aí. Às vezes, até conhece e nem imagina que esses cães são brasileiros legítimos.

Raças de cães brasileiros de porte grande

Aqui conheceremos os cães brasileiros de grande porte. Saberemos quais são eles e quanto eles chegam a medir e pesar. Vamos desvendar um a um, para que você possa conhecê-lo.

Fila Brasileiro

O Fila Brasileiro é um cão de porte grande. Eles podem medir de 65 a 75 cm e pesar pelo menos 50 kg com uma excelente massa muscular. Ele é utilizado como cão de guarda, possui pelagem curta, de coloração bege, dourado ou tigrado. Os que são tigrados podem ser claros ou escuros. Sua expectativa de vida é de 9 – 11 anos.

Acredita-se que eles descendam de cães portugueses e espanhóis, que foram trazidos para cá durante a união ibérica. O Fila Brasileiro, foi o primeiro cão a ser reconhecido internacionalmente como uma raça brasileira.

Rastreador Brasileiro

Uma das raças reconhecidas pela Confederação Brasileira de Cinofilia. É um cão de porte atlético, pode alcançar 67 cm de altura e pesar 33 kg. Possui pelo curto, de coloração tricolor azulino, preto e branco ou, branco, preto e castanho. A expectativa de vida dele é de 14 anos.

O Rastreador Brasileiro foi criado para auxiliar na caça de raposas, onças-pardas, entre outros. Em algumas regiões, ele é conhecido como urrador devido ao seu potente latido. Em outras, é conhecido como americano, devido à semelhança com um de seus ancestrais, o Foxhound Americano.

Buldogue Serrano

Apesar de ser reconhecido no Brasil, o Buldogue Serrano, ainda não é reconhecido internacionalmente. Esta raça alcança entre 50 e 56 cm de altura e chega a pesar até 40 kg. Sua pelagem é curta e pode apresentar de todas as combinações de cores. Sua expectativa de vida é de 10 – 12 anos.

O Buldogue Serrano é uma raça que descende de outros tipos de Buldogue que foram trazidos por imigrantes europeus para o sul do país. Na época, ele era utilizado para lidar com o gado e porcos, muitas vezes arrastando-os para o abatedouro.

Dogue Brasileiro

O Dogue Brasileiro alcança entre 54 e 60 cm, chegando a pesar 43 kg de músculos e ossos fortes. Sua pelagem é curta e média, podendo ser de todas as combinações de cores. A expectativa de vida dessa raça é de 10 a 13 anos.

Ele surgiu do cruzamento entre Boxer e Bull Terrier, sendo foi criado com a finalidade de ser um cão de guarda. Isso ocorreu no final da década de 70, no Rio Grande do Sul. É uma raça que também é reconhecida no Brasil, mas não internacionalmente.

Ovelheiro Gaúcho

O Ovelheiro Gaúcho, ou Ovelheiro Brasileiro como também é conhecido, pode alcançar entre 55 e 65 cm e pesar até 35 kg. Seu pelo é de médio para longo e todas as cores são possíveis. A expectativa de vida dele é de 13 a 15 anos. Apesar de não ser um cão agressivo, é um excelente cão de alarme.

O Ovelheiro Gaúcho tem sua origem no Rio grande do Sul, acredita-se que eles são descendentes do Border Collie, Serra da Estrela e Pastor Alemão. Esses cães foram os escolhidos, pois a função do Ovelheiro é de pastoreio bovino e ovino.

Raças de cães brasileiros de porte médio

Agora que vocês já sabem quais são os cães brasileiros de porte grande, vamos conhecer as raças de médio porte. Depois dessa leitura você terá desvendado uma a uma, as raças brasileiras.

Buldogue Campeiro

O Buldogue Campeiro pode chegar a ter entre 48 e 58 cm e pesar até 45 kg. Trata-se de um cão forte e pesado para sua altura, dando uma aparência atarracada. Sua pelagem é curta, com de cores variadas. Esse cão pode viver por até 12 anos.

Também conhecido como Buldogue-Pampeano, foi criado para que pudesse lidar com o gado e herdou a aparência de um de seus ancestrais, o Buldogue Inglês. Algo interessante a respeito, é que ele foi originado do Mato Grosso do Sul e por volta da década de 70 essa raça chegou a quase ser extinta.

Veadeiro Pampeano

O Veadeiro Pampeano pode alcançar entre 47 e 49 cm de altura e pesar cerca de 20 kg. Um cão de pelagem curta, de coloração branca ou amarela. Essa raça apesar de esbelta tem uma boa musculatura. Sua expectativa de vida é de 10 a 12 anos.

Acredita-se que esse cão é originalmente nativo brasileiro. Utilizado como cão de caça, trata-se de um exímio farejador. Apesar disso, é um cão que dificilmente atacaria um invasor, mas que seria um ótimo cão de alarme nessas situações.

Cão Sertanejo

O Cão Sertanejo pode medir em média 50 cm e pesar até 15 kg. Tem uma pelagem curta de coloração creme, tigrada, baio (castanho amarelado) ou vermelha. O comprimento do corpo é maior que o das pernas.

Essa raça é considerada patrimônio histórico-cultural do Sertão do Nordeste, de onde é originário. Utilizado para caça, vigia e lida com o gado. Essa raça tem patas duras e rígidas, formando umas crostas rígidas nas almofadas. Daí originou-se a outra forma que ele é chamado, Pé Duro.

Griffon Barbudo

O Griffon Barbudo pode medir entre 55 e 65 cm e pesar até 40 kg. Sua pelagem é longa e predominantemente cinza, mas é aceito também em várias outras cores. O pelo se assemelha a arames e são bem grossos. Ele também tem uma versão pequena, o Barbudinho, que pode pesar entre 5 e 12 kg. Ele chega a viver de 10 – 14 anos.

Acredita-se que essa raça possa descender de raças de cães portugueses que tem a aparência similar ao do Griffon Barbudo, raças que aparentemente foram trazidas para auxiliar em atividades rurais. São eles: Barbado da Ilha Terceiro, Cão da Serra do Aire e Cão d’água Português.

Cão Pastor-da-Mantiqueira

O Cão Pastor-da-Mantiqueira pode chegar a medir até 53 cm e pesar até 25 kg. O pelo desse cão pode ser curto, médio a longo, liso ou crespo e, as cores dele, podem variar entre preto, branco, dourado e castanho. Sua expectativa de vida é de 13 anos.

Essa raça de cachorro ainda não é reconhecida nem no Brasil, nem internacionalmente. O que se conhece sobre a raça, é que seus ancestrais devem ter sido trazidos pelos europeus para a Serra da Mantiqueira no século XX e ali se desenvolveram.

Terrier Brasileiro

O Terrier Brasileiro, comumente chamado de Fox Paulistinha, pode medir de 35 a 40 cm com estrutura firme e pesar até 10 kg. Seu pelo é curto, sempre com fundo branco com preto, marrom ou azul. A expectativa de vida desse cão é de 13 a 16 anos.

A origem provável dessa raça é de cães Terrier espanhóis como, Ratonero Bodeguero Andaluz e Ratonero Valenciano. São cães amigáveis e gentis, e são ótimos para fazer companhia para crianças. Na atualidade eles são mais utilizados para companhia e alarme.

Agora você conhece os cães brasileiros!

Depois de ler esse guia, você já conhece os cães brasileiros, pelos seus nomes, tamanhos e seus pesos. Além dessas características, você pode ver qual deles melhor se adapta ao seu estilo de vida. Vimos também, suas aparências físicas, as regiões que esses cães são encontrados no Brasil e a quais se adéquam mais.

Você já sabe quais desses cães é um bom cão de guarda, cão de caça e os cães de companhia e, está pronto para escolher um para se tornar o novo componente da família. Agora é só você ir atrás da raça que você mais se encantou e levar o seu para casa!

Autor deste artigo

Artigos relacionados


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.


Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Cachorro marrom: conheça 21 raças grandes, médias e pequenas!

Quer ter um cachorro marrom? Conheça a seguir várias raças com essa coloração dividida em porte grande, médio e pequeno, assim como suas características!


Como cuidar de periquito: guia completo do filhote ao adulto

Como cuidar de periquito: guia completo do filhote ao adulto

Neste artigo, você verá que os periquitos são aves de fácil adestramento de ótima convivência e que sua presença traz leveza ao ambiente doméstico.


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.