Gato rajado: veja fatos e curiosidades destes lindos felinos

Gato rajado: veja fatos e curiosidades destes lindos felinos

Você sabe o que é um gato rajado? Descubra quais são suas principais características físicas, como é sua personalidade, além de curiosidades incríveis!


Os gatos rajados são encantadores!

Gato rajado

Os gatos rajados ou malhados são animaizinhos encantadores, marcados por algumas características físicas singulares e, em simultâneo, bem comuns. Neste artigo, iremos apresentar alguns fatos e curiosidades muito interessantes sobre o gato rajado, como seus diferentes tipos de pelagens, variações de cores e marcas características.

Além disso, na parte sobre as curiosidades, você vai saber mais sobre a genética e personalidade do gato rajado, seu nível de energia e popularidade ao redor do mundo e até mesmo as lendas contadas sobre esse tipo de gato. Por exemplo, você sabe o que dizem sobre o “M” na testa do gato rajado? Confira tudo isso a seguir!

Fatos sobre gato rajado

Gato rajado

Também conhecido como gato malhado ou tigrado, o gato rajado é um tipo animal doméstico muito comum e popular tanto no Brasil, quanto no mundo. Saiba mais sobre a “raça” do gato rajado, o fato de nem todos serem machos, os diferentes tipos de pelagem, variações de cores e o “M” que eles trazem na testa.

Não é uma raça específica

A denominação “rajado” não diz sobre uma raça específica de felinos, e sim, sobre um padrão de marcação listrada na pele dos gatos. Sendo assim, podem existir gatos rajados de todas as raças, desde os gatos domésticos mais comuns até algumas raças “puras” e exóticas.

Alguns exemplos de raças de gatos rajados são: Bobtail Americano, Toyger, Pixie-bob, Gato Europeu, Manx, Ocicat e Mau Egípcio. Além disso, os gatos rajados não são encontrados apenas entre as raças de gatos domésticos, podendo ser descobertos também entre as raças de gatos selvagens.

Nem todos são machos

O gene que constitui o gato rajado é um gene dominante, mas isso não determina uma restrição que diz respeito aos machos da espécie, de modo que esse gene pode ser transmitido tanto por gatos machos, quanto por fêmeas. É justamente por isso que os gatos malhados são tão comuns.

Assim, não existem restrições de gatos rajados quanto ao sexo, encontrados facilmente tanto gatos rajados machos ou fêmeas.

Há diferentes pelagens

Como foi dito anteriormente, o gato rajado é assim definido não por pertencer a uma raça específica, mas sim, por apresentar um padrão de marcação com listras em seu pelo. Apesar disso, os gatos rajados não apresentam somente um tipo de pelagem.

Além de apresentar cores distintas, a marcação dos gatos rajados também apresenta diversas possibilidades de padrões, ou seja, de formas. O gato rajado pode possuir tanto um padrão listrado, pontilhado, em espiral e até mesmo lineado.

Tipos de gato rajado

Existem quatro padrões conhecidos de gatos rajados. O primeiro deles é o cavala tabby (malhado, em tradução para o português), apontado quando o gato apresenta listras verticais mais finas, que se curvam suavemente nas laterais do corpo do animal. O cavala tabby é o mais comum entre os padrões de pelagem dos gatos rajados.

Os outros três tipos são: tabby clássico, que apresenta o característico “M” na testa e que possui listras mais grossas e curvas; malhado tiquetaqueado, que não apresenta listras, mostrando um padrão de tons que se parecem com manchas; e malhado remendado, que apresenta manchas marrons e vermelhas, geralmente distribuídas nas pernas e na cabeça.

Eles têm um "M" na testa

De forma geral, a maioria dos gatos rajados, também conhecidos como malhados ou tigrados, possui um “M” marcado na testa de forma natural. Apesar de gerar muita curiosidade entre os amantes de gatos, os cientistas afirmam que a marca não passa de um traço genético característico do animal.

Essa marca no formato da letra “M” pode ser encontrada facilmente na testa do animal, logo acima dos olhos do bichano e, devido à falta de informações sobre sua origem, é cercada de lendas, mitos e superstições.

Variação de cores do gato rajado

Já foi dito aqui que existem gatos rajados de diversas raças. Sendo assim, você já deve imaginar que esses animais podem ser encontrados nas mais variadas cores. Se pensou assim, você está correto: o gato rajado pode apresentar os mais diversos padrões de cores.

Apesar das inúmeras possibilidades de cores do gato malhado, algumas das mais encontradas são: marrom, chocolate, canela, amarelo, cinza, preto e branco.

Curiosidades sobre gato rajado

Gato rajado

Além das informações gerais sobre o gato rajado, existem fatos curiosos e muito interessantes sobre esse animal. Descubra a seguir mais sobre a genética dos gatos rajados, sua personalidade e nível de energia, além de sua popularidade pelo mundo e as lendas que existem sobre ele.

Genética dos gatos rajados

A explicação genética sobre o gato rajado é um pouco complicada. Basicamente, os padrões de gatos rajados, já citados nesse artigo, são derivados de dois genes principais distintos e de um gene modificador.

No entanto, quando se trata da genética dos gatos rajados, o mais importante a se saber é que o gene responsável pelo seu padrão malhado é dominante. Assim, ele é facilmente transmitido pelos pais, tanto machos, quanto fêmeas, para seus filhotes, o que faz do gato rajado tão comum.

Personalidade do gato rajado

Enquanto a aparência do gato rajado está mais próxima dos gatos selvagens, a personalidade desses animais é muito condizente com o que se espera de um gato doméstico. Ou seja, geralmente, eles são bastante calmos e dóceis.

É claro que os gatos rajados também são indivíduos que podem apresentar características e comportamentos próprios que variam conforme o ambiente em que vivem e a forma como são criados e domesticados. Mas, no geral, o que espera é que esses animais sejam excelentes companheiros e muitos carinhosos, além de não serem muito bagunceiros.

Nível de energia do gato rajado

O gato rajado é conhecido por ser muito afetuoso e apegado aos seus donos. No entanto, apesar da personalidade mais calma, como qualquer outro animal doméstico, ele vai precisar realizar algumas atividades que o façam gastar a energia acumulada.

Os amantes de gatos vão saber que esses animais não precisam de muito, basta terem algum espaço para eles poderem se movimentar e escalar. Além disso, brinquedos para gatos também são recomendados para entreter esses animais.

O gato é querido ao redor do mundo

Gatos exóticos, raros e de raças muito marcantes sempre figuram no imaginário popular quando se fala de felinos domésticos. No entanto, o gato mais popular e querido ao redor do mundo é gato rajado. Sem dúvidas, a facilidade e o baixo custo pelo qual ele pode ser encontrado são fatores decisivos para isso.

Para além dos pontos citados acima, como resistir também a esses animais coloridos, marcantes, deslumbrantes, misteriosos e únicos? Dificilmente é possível encontrar dois gatos rajados iguais!

Há lendas sobre este tipo de gato

Devido à falta de explicação sobre a origem da marca em formato de “M” encontrada na testa dos gatos rajados, algumas lendas, mitos e superstições foram criadas a respeito do assunto.

Há uma lenda cristã que diz que um gato malhado se alinhava a Jesus em seu berço para mantê-lo aquecido, e que Maria acariciou sua testa em forma de agradecimento, o que teria deixado a marca. Uma lenda islâmica similar aponta que um gato malhado salvou seu mestre, Mohammed, da picada de uma cobra venenosa, de modo que essa é a origem do “M” misterioso.

Gato rajado: comum e único na mesma proporção

Gato rajado

Ao ler este artigo você pôde perceber que, apesar de ser um tipo muito comum e facilmente encontrado por aí, cada gato rajado é único no mundo, já que dificilmente serão encontrados dois deles possuindo exatamente o mesmo padrão de pelagem, cores e até mesmo outras características físicas.

Interessante, não é mesmo? Mesmo não sendo um gato de raça, e não possuindo o mesmo status que muitos deles possuem, até os gatos rajados “vira-latas”, aqueles que não apresentam raça definida, são companheiros muito amorosos que você vai adorar ter por perto. Se bem treinados e cuidados, não existem limites para o carinho que eles podem oferecer!

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


Características Fatos curiosos

Artigos relacionados


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Você já se perguntou de onde surgiu o cavalo? Conheça a origem e os ancestrais do cavalo, um dos animais mais majestosos e antigos do reino animal!


 Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Você já ouviu falar do rato Topolino? Este artigo mostrará tudo a respeito dele, de modo que você poderá criá-lo em casa, se quiser! Confira!


Cores do Lulu da Pomerânia: conheça cores raras e populares

Cores do Lulu da Pomerânia: conheça cores raras e populares

Diferentemente de outras raças, este pequeno e fofo cachorro possui 23 cores possíveis! Descubra aqui as inúmeras possibilidades de pelagem desta raça!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.