Lagarto tatu (Cordylus cataphractus): conheça a espécie aqui

Lagarto tatu (Cordylus cataphractus): conheça a espécie aqui

O lagarto tatu é um animal bem diferente de outros lagartos e consegue se proteger de predadores de forma curiosa. Venha entender tudo sobre ele!


Cordylus cataphractus: o lagarto tatu

lagarto tatu

O lagarto tatu (Cordylus cataphractus), também conhecido como lagarto cercado, é um réptil de cabeça larga com um físico bastante atarracado que possui escamas rígidas. É um réptil considerado diferenciado por suas atitudes afetivas, já que, ao contrário de muitos lagartos, eles cuidam dos filhotes e conseguem viver em grupos.

Esses lagartos passam parte do dia tomando sol e costumam sair esporadicamente em busca de comida. Basicamente, gostam de viver em abrigos ou tocas, e quando se sentem ameaçados, enrolam-se sobre o próprio corpo para se protegerem contra ameaças.

Sendo assim, vamos conhecer com mais detalhes tudo sobre esse animal, além de suas características físicas, comportamento, habitat, reprodução e curiosidades gerais. Boa leitura!

Características do Cordylus cataphractus

lagarto tatu

Vamos descobrir todas as características envolvendo esse animal curioso. Exploraremos sua alimentação, habitat e origem, além do significado de seu nome e como é feita a sua reprodução.

Nome

O nome do lagarto tatu não possui grandes segredos. Fisicamente, eles são lagartos que possuem muitas escamas duras, lembrando um tatu. Elas são rígidas e conseguem impedir que predadores engulam esses animais, fato que os protege da predação.

Assim, seu nome faz referência à sua aparência física. É dessa forma que eles são protegidos dos predadores: pelas escamas grossas e quadradas ao longo de suas costas e pelos espinhos da cauda. Esse comportamento, que se assemelha ao do tatu mamífero, dá a esses lagartos a nomenclatura mencionada.

Descrição física

Os lagartos tatus são conhecidos por sua aparência marcante e por suas escamas espinhosas espalhadas por todo o corpo. Elas cobrem todo o seu pescoço, as costas, a cauda e os membros inferiores. Isso impede que outros animais agarrem ou engulam os lagartos tatus, sendo uma ótima opção contra as presas.

Além disso, os machos são maiores que as fêmeas, ficando em torno de 20 cm, enquanto elas possuem um comprimento médio de 15 cm. A cauda é menor que o corpo e sua coloração fica em tons de marrom-claro e marrom-escuro, com a cauda mais amarelada, em creme/palha. O lagarto tatu também é conhecido por sua posição defensiva na presença de outros animais, se enrolando e se protegendo quando avista alguém.

Alimentação

A alimentação do Cordylus cataphractus consiste principalmente em insetos variados. Em épocas chuvosas, o banquete desses animais fica farto, pois a chuva instiga que minhocas, cupins, besouros e outros insetos sejam achados com maior facilidade pelos lagartos.

Eles também gostam de se alimentar de abelhas, escorpiões, e raramente de alguns materiais vegetais. Em épocas de seca, eles se alimentam com menos frequência e depois recuperam o peso perdido rapidamente, após essa estação, comendo com maior periodicidade.

Reprodução

Os lagartos tatus são animais territoriais. Isso significa que o macho defende uma determinada área, enquanto as fêmeas visitam seu território para acasalar. Geralmente, um macho se reproduz com várias fêmeas. No mais, é importante ressaltar que esta espécie é única entre os lagartos que convive em grupos sociais com seus filhotes.

A produção de espermatozoides nos machos atinge o pico na primavera (geralmente de setembro a outubro), o que coincide com a ovulação nas fêmeas. O namoro e o acasalamento ocorrem nesse momento. As fêmeas dão à luz um ou raramente a dois filhotes do final do verão ao início do outono (março a abril), que é o final da estação seca.

Distribuição e habitat

Esses animais curiosos não são famosos e nem encontrados no Brasil, infelizmente. Eles são vistos ao longo da costa oeste da África do Sul, em locais perto de rios, como o rio Orange, e em localidades montanhosas.

Eles gostam de habitar basicamente savanas e vegetações de regiões dominadas por arbustos perenes e anões. Ademais, conseguem viver muito bem em grandes fendas em afloramentos rochosos ou até mesmo em buracos feitos na terra.

Curiosidades sobre o lagarto tatu

lagarto tatu enrolado

Agora que entendemos sobre seu estilo de vida e características, vamos abordar algumas curiosidades envolvendo esse animal defensivo. Além de entender se ele é considerado um animal de estimação, vamos explorar sua predação, licenças para sua aquisição e importância ao ecossistema.

É um animal de estimação popular pelo mundo

Com certeza, se você não ouviu falar do lagarto tatu, você já deve ter visto esse animal em fotos ou vídeos, sem saber que era ele. Por ser um lagarto muito amável e fácil de lidar, ele é bem famoso nas regiões e bastante cobiçado.

Além disso, consegue viver em locais domésticos, sob as devidas necessidades, e se relaciona bem tanto com os filhotes, o que é raro em répteis, quanto com humanos.

Não é possível comprar um no Brasil

Visto que é ilegal exportar da África do Sul um lagarto tatu capturado na natureza, isso impossibilita a compra desse animal no Brasil. Eles são facilmente capturados na natureza porque são domesticados e se movem lentamente.

Entretanto, a captura constante dessas criaturas fez com que elas se tornassem uma espécie vulnerável, de modo que as legislações tornaram a captura e a exportação ilegais. Entretanto, habitantes da África conseguem adquirir legalmente esses répteis em cativeiros credenciados de criadores particulares.

Origem do lagarto tatu

A origem do lagarto tatu é africana, mais detalhadamente da África Oriental, na Etiópia. Lagartos tatus também se estenderam para outras localidades do continente, onde se desenvolvem até hoje. Não se sabe ao certo quando eles foram originados, mas em 2011 eles passaram a ser conhecidos como uma espécie única (Cordylus cataphractus).

Predação do Cordylus cataphractus

Os lagartos tatus são, sem dúvida, caçados por vários animais vertebrados, embora suas defesas em estilo de armadura possam desencorajar muitos inimigos em potencial. Isso geralmente acontece com muitos animais sociais e diminui as chances de um predador se aproximar sem ser visto.

Assim, quando um lagarto tatu avista um predador, seu comportamento logo avisa a todos sobre a ameaça. Sua resposta é basicamente lenta, mas muito bem pensada. Viver em grupo lhe dá boas oportunidades de capturar alimento, e eles podem analisar a presa em conjunto, além de conseguirem escapar de predadores.

Além disso, eles podem ser mais vulneráveis às aves de rapina e aos humanos, pois algumas pessoas costumam caçar os lagartos tatus para o tráfico de animais exóticos.

Comunicação e percepção

A comunicação desses animais é sensacional, de modo que eles transmitem informações sem grandes problemas. Os lagartos tatus realizam várias ações que os ajudam a se comunicar, incluindo balançar a cabeça, balançar a cauda ou sacudir a língua.

Esses sinais podem ajudar na reprodução ou, no caso de movimentos rápidos da língua, podem alertar lagartos desconhecidos para irem embora, o que auxilia na fuga de predadores, como mencionado. Isso tudo tem grande relação com a sua percepção tanto do ambiente, clima, alimentação, habitat e relações reprodutivas, sendo muito inteligentes.

A espécie é protegida pela lei na África

Como foi visto anteriormente, a captura desses animais foi frequente na África nas últimas décadas. Isso fez com que o lagarto tatu diminuísse o seu número em ambiente natural progressivamente, sendo muitas vezes exportado ou domesticado sem os devidos cuidados.

Assim, a África criou leis de proteção para o lagarto que proíbem a comercialização desse réptil em mercados de animais exóticos, além de os criadores precisarem ser licenciados e referenciados quando à venda.

Importância da espécie para o ecossistema

Lagartos tatus se alimentam de insetos gerais, cupins e outros tipos e podem desempenhar um papel modesto no controle das populações de pragas.

Além disso, eles fazem parte do balanço da cadeia alimentar, sendo essenciais para o controle dos insetos nas regiões. No mais, eles estimulam com que outros animais, como predadores, visitem o local, renovando a cadeia e instigando novas percepções e movimentações nas montanhas, rios e solo.

Os lagartos tatus são animais diferenciados!

lagarto tatu

Como vimos aqui, os lagartos tatus são animais bastante amáveis e se relacionam bem em grupos. São répteis diferenciados, visto que são encontrados somente na África e possuem diversos espinhos espalhados por todo o corpo.

Isso traz ótimas vantagens em relação aos seus predadores, de modo que eles possuem uma postura de defesa em que se enrolam, parecido com o comportamento dos tatus. Basicamente, alimentam-se de insetos, o que é ótimo para equilibrar o ecossistema.

De forma geral, lagartos tatus são animais muito curiosos e parceiros e, felizmente, são protegidos por leis africanas contra comercialização ilegal, as quais promovem a conservação da espécie.

Autor deste artigo

Artigos relacionados


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Origem do cavalo: veja a história dos ancestrais à evolução

Você já se perguntou de onde surgiu o cavalo? Conheça a origem e os ancestrais do cavalo, um dos animais mais majestosos e antigos do reino animal!


 Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Topolino: veja características, preço e como criar o roedor

Você já ouviu falar do rato Topolino? Este artigo mostrará tudo a respeito dele, de modo que você poderá criá-lo em casa, se quiser! Confira!


Cores do Lulu da Pomerânia: conheça cores raras e populares

Cores do Lulu da Pomerânia: conheça cores raras e populares

Diferentemente de outras raças, este pequeno e fofo cachorro possui 23 cores possíveis! Descubra aqui as inúmeras possibilidades de pelagem desta raça!


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.