Bola de pelo em gatos: saiba o que é, causas e o que fazer

Bola de pelo em gatos: saiba o que é, causas e o que fazer

Nesse artigo iremos tirar todas as suas dúvidas sobre a bola de pelo em gato e como você pode cuidar para que seu pet não tenha problemas com isso.


O que é a bola de pelo em gatos (tricobezoar)?

Gato se lambendo

Você provavelmente já viu um gato soltando uma bola de pelo e ficou assustado pensando que o bichinho poderia estar doente ou passando mal. No entanto, a bola de pelo em gatos é algo muito mais comum do que você pode imaginar.

Também chamada de tricobezoar, a bola de pelo nada mais é do que o resultado de um acúmulo de pelos no estômago dos gatos. Quando ele enche muito, os felinos soltam esses pelos em forma de uma pequena bolinha.

Apesar de ser um processo normal para os gatos, isso pode assustar bastante alguns tutores. Por isso, no artigo de hoje, vamos falar um pouco mais sobre o que causa isso e o que é possível fazer para ajudar os nossos pets nesse processo.

O que causa as bolas de pelo em gatos?

Um gato lambendo outro gato

Como já dissemos, a bola de pelo em gatos é muito comum e pode ser causada por diversos fatores. Nesse tópico iremos entender um pouco mais sobre algumas dessas causas.

Limpeza de pelo

Os gatos são animais extremamente limpos. Muito diferente dos cachorros, os felinos cuidam da higiene por conta própria, usando a língua áspera que possuem para se lamberem. Ao fazerem isso, eles não apenas se limpam, como também removem os pelos soltos por seu corpo, promovendo a troca entre eles.

No entanto, ao lamber o próprio corpo, os pelos que ficam presos na língua acabam sendo engolidos, contribuindo para a formação da bola de pelo.

Lambidas na pele para aliviar incômodos

Apesar de não parecer, os gatos são animais muito instáveis emocionalmente falando. Às vezes, pequenas mudanças no ambiente ou na rotina, podem fazer com que eles se sintam incomodados.

Em situações como essas, o que pode ajudar a acalmá-los é o excesso de higiene. Por isso, quando estão muito estressados, os gatos têm a mania de se lamberem em excesso, o que pode acarretar em bolas de pelo sendo expelidas no futuro.

Estado de saúde do gato

Caso você repare que o seu gato tem se lambido em excesso, uma boa recomendação é levá-lo ao veterinário para descartar possíveis problemas de saúde. Isso porque a higiene em excesso por parte desse animal, pode ser sinal de que ele está doente também, sentindo alguma dor ou irritação anormal do corpo.

Um exemplo bastante comum disso é quando o gato está com pulgas ou tendo alguma reação alérgica. A coceira faz com que ele fique bastante estressado e se lamber é o que o ajuda a aliviar tanto o estresse quanto a coceira.

O que fazer para evitar bolas de pelo em gatos?

Gato sendo escovado

Agora que você já sabe o que causa o tricobezoar, outra coisa importante é saber como evitar. Assim, você consegue ajudar o seu gato a não ter que passar pelos incômodos de ter que vomitar bolas de pelo.

Escove os pelos regularmente

Quando o assunto é evitar bola de pelo em gatos, a primeira coisa a se fazer é escovar os pelos com regularidade. Isso porque é exatamente a falta de escovação que faz com que o gato engula pelos em grandes quantidades quando se lambe.

Como, normalmente, os gatos têm uma pelagem muito densa, o recomendado é que eles sejam escovados pelo menos 4 vezes na semana. Assim, você facilita a troca de pelos do seu gato e evita a ingestão em excesso durante a limpeza feita por ele.

Considere fazer a tosa para gatos

Apesar de não ser o ideal, a tosa para gatos pode ser uma opção. Nesse caso, é sempre importante lembrar que a tosa para gatos precisa ser a tosa higiênica, ou seja, o corte consiste em apenas aparar os pelos perto dos olhos, das patas e da região perianal.

Esse tipo de tosa é mais recomendado porque os pelos do gato são parte da proteção de seu corpo e quando são completamente retirados, pode acabar prejudicando o bem estar do animal.

Mantenha o ambiente limpo

Como já dissemos aqui, os gatos soltam muitos pelos e isso não acontece somente durante o processo higiênico, mas também enquanto andam, deitam ou brincam pela casa. E esses pelos também podem ser ingeridos, contribuindo para a formação de bolas de pelos.

Para evitar que isso aconteça é recomendado manter a casa sempre bem limpa. O ideal é passar aspirador de pó ou varrer os cantos ao menos uma vez por dia.

Estimule a prática de exercícios

Uma solução bastante eficaz para evitar o acúmulo de pelos no estômago do gato é fazer algumas mudanças na rotina dele. Os exercícios físicos são ótimos exemplos disso.

Ao se exercitar, o gato estimula e aumenta a atividade intestinal, fazendo com que o seu corpo consiga digerir melhor tudo o que está no estômago. Dessa forma, ao invés de acumular os pelos na barriga, o organismo do gato consegue eliminá-los de forma natural, como nas fezes.

Busque ajuda profissional de alguns casos

Em situações normais, o gato costuma soltar pelos via oral somente uma vez por semana, conseguindo fazer com que o seu organismo elimine o que sobrar através das fezes.

No entanto, em alguns casos em que o gato ingere muito mais pelo do que o corpo pode aguentar, essas bolas podem se formar no estômago e terem dificuldade de sair. Nesses casos, o gato pode sofrer bastante com desconforto abdominal, vômito, diarreia e falta de apetite.

Ao notar qualquer um desses sintomas no seu gato, o mais recomendado é procurar um veterinário que poderá te ajudar a tratar e eliminar essas bolas de pelo da maneira correta, sem que isso cause danos maiores ao animal.

O que dar ao gato para tirar bolas de pelo?

Dois gatos comendo

Ao perceber que o seu gato possui dificuldades de expelir as bolas de pelo, é muito importante procurar formas de ajudá-lo a eliminá-las. Para isso, existem algumas técnicas e adaptações da rotina que podem ser eficazes nesse processo.

Hidratação e ração de qualidade

A hidratação e alimentação de qualidade são duas coisas imprescindíveis na rotina de qualquer animal. No caso dos gatos, isso não é diferente. Manter o pequeno felino sempre hidratado faz com que o organismo dele tenha mais facilidade em digerir e eliminar elementos indesejados de dentro do corpo, amolecendo mais a fezes que são formadas.

Além disso, uma boa hidratação sempre precisa vir acompanhada de uma ração de qualidade. Para os gatos que tem problemas com digestão ou eliminação das bolas de pelo, uma ração rica em fibras pode servir de grande ajuda. Isso porque as fibras ajudam o organismo do gato a formar as fezes, eliminando tudo o que for indesejado.

Graminha para gatos

Apesar de poucas pessoas conhecerem os benefícios desse item, a graminha para gatos é ótima para eles. Por ser um alimento rico em fibras, a graminha auxilia no trânsito intestinal do animal, ajudando-o a eliminar as bolas de pelo através das fezes e de forma indolor.

Para dar a graminha ao seu gato, basta deixá-la em um pote, em algum lugar onde ele possa alcançar e comer. Ela servirá como petisco para o seu animal e além de servir como fonte de fibras, ainda o deixará mais relaxado.

Alimentos lubrificantes

Para ajudar o intestino a conseguir digerir bem as bolas de pelo, uma das coisas mais importantes é oferecer alimentos que sirvam de lubrificante para o organismo. Isso quer dizer dar alimentos que sejam ricos em água e gorduras.

A água, como já dissemos acima, ajuda a amolecer as fezes, facilitando o trânsito intestinal. E as gorduras ajudam a lubrificar as paredes do intestino, fazendo com que a passagem dessas fezes seja mais fácil.

Suplementos alimentares

Caso a alimentação e hidratação não seja o suficiente para ajudar o seu gato na eliminação de bolas de pelo através das fezes, outra opção pode ser oferecer suplementos alimentares a ele.

No mercado existem diversas opções de suplementos, desde os mais completos, que ajudam o organismo como um todo, até os mais específicos para eliminação de bolas de pelos, que são ricos em fibras e outros nutrientes bons para a digestão.

Esteja atento para que a bola de pelo não se torne um problema

Gato deitado

Nesse artigo, vimos que a bola de pelo nada mais é do que a eliminação do acúmulo de pelos no estômago do gato. Esse acúmulo é causado pelo processo de higiene do animal que, ao se lamber, acaba ingerindo alguns pelos que ficam soltos pelo corpo.

Para evitar que essa ingestão aconteça em grandes quantidades, você pode escovar o seu gato com frequência e manter os ambientes bem limpos. Além disso, manter a hidratação e alimentação saudável do gato é algo muito importante para fazer com que o corpo dele consiga digerir os pelos e eliminá-los de forma natural e sem causar incômodos.

Mas se, mesmo assim, o gato ainda tiver problemas para eliminar as bolas de pelo, outra opção é recorrer aos cuidados de um veterinário. Em todo o caso, é muito importante prestar atenção no seu felino e cuidar para que ele não sofra com esse processo.

Autor deste artigo

Artigos relacionados


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.


Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Petisco natural para cachorro: receitas, benefícios e dicas

Já pensou em como pode ser interessante dar petisco natural para cachorro? Aqui você descobre os benefícios dessas guloseimas e algumas receitas para preparar.


Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Quantos anos vive um gato doméstico? Veja a média e compare!

Conheça a expectativa de vida de um gato e quais são os aspectos gerais que podem influenciar essa qualidade.


Últimos posts


Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

Cuidador de cachorro: o que fazem, como se tornar e mais!

O cuidador de cachorro é o profissional responsável por cuidar do seu pet quando você precisa se ausentar. Saiba como escolher ou se tornar um!


Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Pássaro preto (graúna): descrição, como criar e muito mais

Você conhece o pássaro preto? Neste artigo será possível conferir quais são as principais características da espécie, as subespécies, além de outras informações


Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Grama para gatos: o que é, tipos, benefícios e como plantar

Você sabia que a grama para gatos afeta o comportamento do seu felino e traz benefícios? Aprenda sobre a planta, formas de cultivo e muito mais neste artigo!


Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Como fazer brinquedos para gatos: veja 32 ideias caseiras!

Você sabia que criar brinquedos para o seu gatinho pode ser muito mais fácil do que imagina? Confira aqui 32 ideias super fáceis para você fazer!


Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Cio de cachorro macho e fêmea: sintomas, como acalmar e mais!

Seu pet está passando pelo cio? Se a reposta for sim, não perca tempo e venha conferir todas as dicas para passar por esse período de oscilações.